Flávia e O Bolo de Chocolate

Flávia e O Bolo de Chocolate Miriam Leitão

Resenhas - Flávia e O Bolo de Chocolate

Ana 10/10/2016

Para pais e filhos
Quem tem filhos adotivos sabe que às vezes somos questionados por eles a respeito das diferenças físicas existentes e, algumas vezes, as perguntas feitas nos deixam sem saber como respondê-los de uma forma simples e ao mesmo tempo que os satisfaça.
"Flávia e o Bolo de Chocolate" ajuda muito em relação aos questionamentos feitos especificamente a respeito da cor da pele ("Mãe, por que você é branca e eu sou marrom? Eu queria ser branca e não morena"). Para quem passa por essa situação, o livro é excelente! Com um texto simples e imagens que ajudam as crianças a verem que todos somos diferentes, é uma ferramenta que auxilia na hora de mostrar às crianças que o marrom é lindo!!

Aline Marques 11/12/2018

Tão gostoso quanto uma fatia do seu bolo favorito! [IG @ousejalivros]
Ser igual a todos os outros facilitaria tudo. Certo?

Com isso em mente, certo dia, Flávia acorda chateada e, depois de muito pensar e comparar, decide que gostaria de deixar de ser marrom. Se ela fosse branca, pareceria mais com a sua mãe e deixaria de ter uma cor tão feia e sem graça.

Ora, desde o dia em que chegou em casa, apesar de todo amor, cuidado e diversão, teve sua aparência observada e repudiada. Como é que sua mãe não pensou que sua cor seria um problema?

Rita, para não contrariar a filha e fazê-la feliz, decide que elas irão abolir tudo o que é marrom de suas vidas, a começar pelo bolo de chocolate que a pequena tanto gosta. Mas se a cor a incomoda, não há nem o que discutir!

E é assim, se afastando de tudo o que é gostoso, divertido e indispensável (por que não?), que Flávia percebe que a vida precisa de diversidade. Com um novo olhar, nota que todos possuem características próprias e que não existe nada de errado em ser diferente.

As ilustrações de Brasil nos transportam para o aconchego das conversas da infância, aquecendo o coração e fazendo sorrir. O texto de Leitão é dinâmico e sensível, permitindo que os pequenos leitores reflitam sobre sua individualidade e importância, se divertindo no processo.

Um livro para ser lido e relido, compartilhado e exercitado, possibilitando que a empatia se espalhe e floresça.
E se for "servido" com um delicioso pedaço de bolo de chocolate, ninguém irá reclamar!

Leitura compartilhada a partir dos quatro anos e independente aos sete.

Jana 11/04/2020

Tema importantíssimo
Acho que esse é o tipo de livro que toda família deve ter em casa. A história conta rapidinho sobre como as diferenças entre pessoas são importantes e nos fazem únicos, que ser diferente é bom. Adorei as ilustrações (tem muitos cachorrinhos!)

Luna 21/04/2020

Pense num livrinho apaixonante! Nele temos uma mulher que sonha muito em ser mãe, mas a vida não lhe permite engravidar. Ela era uma pessoa boa e querida por muitos, mas a tristeza por não ter um filho ia tomando conta dos seus dias. Até que ela encontrou a solução perfeita: adotar uma criança que não tivesse mãe e que a quisesse. Foi assim que Flávia, ainda bebezinha, se tornou parte de sua vida, se tornou a sua filhinha. Quando a viu pela primeira vez, Rita (a mãe) percebeu que aquela era sua menina, pois se apaixonou por ela naquele instante.

Ao conseguir levá-la para casa, agora legalmente sua filha, Rita logo quis passear com a bebê e mostrá-la para todas as suas amigas, mas ainda que a maioria tivesse ficado feliz por ela, uma tratou de destacar as diferenças físicas entre as duas (a cor da pele) e dizer que seria impossível que aquela fosse a filha de Rita. Embora tenha ficado triste com a observação maldosa, que se preocupava mais com a diferença de cor da pele das duas, ela não se deixou desanimar e criou a filha com todo o seu amor. Elas aprendiam juntas, se divertiam, passeavam, eram muito unidas. Mas um dia...

"Flávia começou a chorar:
- Mãe, eu quero ser como você.
- Como assim?
- Não quero ser marrom!
- É mesmo? Por quê?
- Eu quero ser branca como você.
- Mas por quê? Você é linda do jeito que é, toda marronzinha - falou a mãe."

Mesmo a mãe mostrando o quanto ela era linda e incrível do jeitinho que era, Flávia não se deixou convencer. Na sua opinião ela era feia por ter a pele marrom e queria ser branca como a mãe. Disse que tudo o que era marrom era feio e nada no mundo a fazia pensar diferente. Será que não?! É aí que o livro fica MARAVILHOSO pela maneira única e sensível que a Rita faz a filha abrir os olhos e enxergar a beleza de ser como era. Não vou dizer como ela faz isso, pois eu amei descobrir lendo. Só posso dizer que se tornou um dos meus livros queridinhos!

site: https://www.emocoesaflordapele.com/2020/04/amoras-emicida-flavia-e-o-bolo-de.html

Victor_leitor.mirim 01/05/2020

Bolo um tanto diferente ?
Gostei. Porque mostra que a cor das pessoas não importa, e sim o coração... Recomendo.

Aline 17/08/2020

Adoção e racismo de forma leve
Livro que fala de forma delicada e leve sobre adoção e empoderamento negro. Foi o livro preferido da minha filha (6 anos) por um bom tempo. As ilustrações são bonitas e enriquecem muito o texto. Apesar de toda crítica que existe sobre ser um livro escrito por uma autora branca, achei que ajudou bem a puxar a discussão com meus filhos sobre racismo, protagonismo negro etc.

Suzana 28/05/2021

-Faz um bolo de chocolate para mim?
- Bem marrom?
- Bem assim, da minha cor! -disse Flávia, orgulhosa.

Fofo d+.

EllenIsal 21/09/2021

Incrível
Um livro perfeito para ensinar as crianças que elas devem amar a sua cor, não importa qual.
Pois somos todos iguais!!!
É um livro incrível eu amei.

Rafaela 22/12/2021

Apesar de ser uma história curtinha mostra que ninguém é igual à ninguém e que cada um tem características diferentes.

Flávia 13/09/2022

Flávia e o bolo de chocolate
Eu adoro esse livro, é um dos meus favoritos. Minha irmã deu pra mim de presente quando eu era mais nova, fico feliz de reler essa história

Léa 27/12/2022

As diferenças se igualam
Primeiro livro que leio dessa autora e super recomendo, muito bom! A mensagem de que não importa a cor da pele de cada pessoa o que importa é que todos somos iguais é muito linda! História muito fofa!

Antonio Maluco 21/05/2023

Chocolate
O livro conta histórias de uma garota que queria ser e agir de outro jeito pra entrar na sociedade...

Ana.Florentino 25/07/2023

ADORO
ADOROO, AMOO, um livro que aborda assuntos sensíveis e extremamente importantes para a sociedade, como por exemplo a adoção e questões raciais. Durante minha infância li várias vezes esse livro, nunca me cansava, sempre me emocionava!
Minha mãe sempre comprava livros infantis para influenciar a leitura e principalmente (os que eu mais gostava) os que lutam contra qualquer tipo de preconceito.

Stephanie 19/10/2023

Aceitação
Quando comecei ler para minha filha não imaginava do que se tratava , depois vi que era sobre desigualdade , aceitação ... Gostaria inclusive de ter o livro físico.. indico muito para as mamães lerem para os seus filhos.

Cih 05/03/2024

DESSERVIÇO
Achei que o livro falha em não falar nada sobre racismo e preconceito famílias adotivas. A solução da mãe para o problema de Flávia é muito ruim e não leva em consideração a identidade racial da criança (bem coisa de branca salvadora), ignorando a questão real: RACISMO. Acho que o livro tenta iniciar questões importantes, mas a abordagem é muito rasa. Existem livros muito melhores para falar de preconceito e racismo, como por exemplo Quinzinho, Os cabelos de Cora, A cor de Colarine, O black Power de Akin.