Só por Hoje e para Sempre

Só por Hoje e para Sempre Renato Russo

Resenhas - Só por Hoje e para Sempre

Paula1735 30/03/2024

O homem por trás do mito
Não sei se realmente o Renato Russo gostaria de ver esse livro publicado como se encontra. É uma obra crua, realista ao extremo, sem rodeios. No livro constam os relatos da internação de reabilitação do músico durante o programa Os 12 Passos. Ele conta com detalhes a rotina da clínica e compartilha, em seu diário pessoal, as reflexões que fazia sobre a própria vida, seus sentimentos e suas escolhas.
No fim, Renato era apenas um jovem mimado que deixou a fama subir a cabeça, e isso o fez tomar algumas atitudes erradas baseadas em seu egocentrismo. Mas nada que uma boa terapia não pudesse resolver, rs.
É um bom livro para se aproximar do mito e conhecer o homem por trás dele. Mas não espere que esse homem seja um herói: era apenas um homem, com seus vícios e virtudes... Também considero uma boa leitura para pessoas que enfrentam problemas parecidos em vida, como o alcoolismo, a solidão e a dependência química no geral. Há sempre uma saída!

Tainá Oliveira 23/03/2024

Eu como fã de Legião Urbana adorei a leitura!
Ler o Diário do Recomeço humanizou completamente o Renato para mim.

Beatriz L 13/01/2024

É tão maravilhoso isso, você vai adorar, é a sua cara. Só por hoje e para sempre! Vamos ser felizes de novo!

Matheus656 10/01/2024

Só hoje e para sempre
Adoro ler biografias de músicos que eu curto ou até mesmo algum aleatório. Renato Russo é um dos poucos músicos dos quais eu admiro muito. Aqui temos um livro/diário que ele escreveu durante seus dias de internação por dependência química e acompanhamos seus pensamentos e processo. Por se tratar de um diário, nem tudo aqui é entendido, tem coisas que ele coloca e é coisa que significa algo para ele naquele momento no qual ele estava escrevendo. É sempre bom ler algo mais íntimo, porém, apesar de eu gostar do Renato, esse será um daqueles livros que não vai ficar na minha memória. É um relato intimista que muitos fãs gostariam de ter, apenas não rolou muito comigo essa leitura.

clarinha :) 27/12/2023

Livro muito reconfortante e ao mesmo tempo doloroso
é possível ver a mente de um dependente químico e a sua constante luta por sobriedade nas palavras de Renato Russo.

Laysa.Juliana 14/12/2023

Eu amo Renato tanto quanto a legião urbana, por mas que eu não tenho acompanhado a banda em seus dias ativos eu tenho um carinho muito grande pela músicas e os rapazes, então decidi ler o livro e entender mais sobre o Renato, uma pessoa que eu me visualizo em certas situações o livro aborda temas extremamente importantes e mostra a superação e a maneira de pensar, só daí descobri o que significa ?só por hoje e para sempre?

Rafaela 03/12/2023

Renato sempre me emocionou e me tocou na alma com suas canções, mas esse livro foi mais intenso. Me senti em uma conversa com ele, uma conversa sincera, nua e crua. Tem muito do verdadeiro Renato nesse livro, é ele renascendo por um breve período (infelizmente). Saí dessa leitura com o coração apertado de ver tanto sofrimento e angústia, mas foi bom passar esse tempo com ele... Me vi sendo aconselhada a seguir com calma na vida, "primeiro as primeiras coisas"; a não me levar tão a sério; a vida, no fim, é boa. Acho que Renato me mostrou que a vida é boa de viver com os amigos verdadeiros, com a família que nos ama, com os amores que nos valorizam. E tudo bem as coisas saírem dos eixos, a gente tem que enfrentar o sofrimento, os momentos difíceis, nossos defeitos e reconhecer que viver não é se entregar ao mal mas nos agarrar ainda mais a nossa coragem interior - "preciso ter coragem para modificar o que posso e partir para a ação"
P.S: me lembrar que: "Sempre em frente que atrás vem gente"

amamjx 18/11/2023

?Espero dias melhores a cada dia. ?????
Como amante da Legião Urbana e do artista Renato, não poderia deixar de resenhar este livro tão significativo para mim.
?Perdi vinte em vinte e nove amizades / por conta de uma pedra em minhas mãos?, rezam os versos iniciais do álbum O descobrimento do Brasil, lançado pela Legião Urbana em novembro de 1993. Menos de seis meses antes, em abril do mesmo ano, Renato Russo dava entrada na clínica de reabilitação Vila Serena, no Rio de Janeiro, não só para se desvencilhar do álcool e das drogas, como também para mergulhar numa reflexão profunda sobre sua vida.

Sempre tive interesse em me aprofundar na pessoa Renato Manfredini Júnior, ao invés do apenas artista Renato Russo. Assisto a entrevistas, shows, mas nada se compara a este livro: foi significativo, interessante e emocionante.
Em diversos trechos, senti como se o mesmo falasse comigo, como se sentia. Acompanhei acontecimentos que já conhecia por filmes e entrevistas, mas que pude me aprofundar de fato, visto que é o diário dele durante o período na clínica. Triste uma mente tão brilhante e um ser cheio de bondade ter de passar por tanto sofrimento.
Pretendo ler outros diversos livros de Renato, meu eterno ídolo, minha eterna inspiração e motivação para seguir em frente.

Uma leitura que jamais vou esquecer! ?
· ?Xô, imediatismo! Xô, autopiedade!?
Maria15099 18/11/2023minha estante
Renato Russo tem o dom de ser atual independente do ano!

lr.zsr 13/10/2023

É uma emocionante história de amor e superação. O livro aborda temas como perda, recomeço e a importância de viver o presente. A narrativa envolvente nos faz refletir sobre a importância de aproveitar cada dia da nossa vida. Recomendo essa leitura inspiradora para aqueles que buscam uma história tocante e cheia de emoção.

Mara 10/10/2023

"Assertividade"
Renato Russo abrindo o coração e expondo sua alma, suas dores, seus segredos mais íntimos e doloridos. Li com a sensação de que estava invadindo um espaço particular. Fiquei imaginando se ele estaria de acordo com a publicação. Me senti constrangida por ler, mas ao mesmo tempo invejei sua capacidade de expressar tão bem tanta dor e solidão, mas também esperança e resiliência. A palavra que ele mais usa e o que mais busca é "assertividade", e se ele soubesse o quanto foi assertivo em tudo que fez...

Beatriz776 23/07/2023

Esta foi minha leitura durante as férias de julho, em meu ver, a leitura foi O.K; sou muito fã de Legião Urbana, por isso mesmo que o li, é interessante, aborda temas delicados na vida de Renato durante sua internação em Vila Serena. Se você é fã, não deixe de ler ;)

Nath @biscoito.esperto 30/04/2023

"Lembro-me de um depoimento do livreto do Toxicômanos Anônimos. Dizia: 'Se você se suicidasse, estaria matando a pessoa errada'. Concordo plenamente. Eu não era eu. Agora estou começando a ser eu mesmo de novo".
"Só por hoje e para sempre", (subtítulo: o diário do recomeço) é um compilado de diários, anotações e exercícios que Renato Russo fez enquanto estava internado numa clínica de reabilitação devido ao seu uso abusivo de drogas e álcool.

Li este livro pela primeira vez em dezembro de 2018 e ele mexeu muito comigo. Eu tinha acabado de me formar na faculdade e estava sem nenhuma perspectiva do que seria de mim no futuro. Ler este livro, ler sobre os medos do Renato e sobre sua lenta e inspiradora recuperação, isso me deu forças para seguir em frente.

Recentemente eu estava organizando minha estante e me deparei com este livro, lido há tantos anos. Parecia um sinal divino, pois me encontro ainda mais perdida do que em dezembro de 2018.

Reler esta obra foi um processo doloroso, mas acho que me ajudou mais hoje do que no passado. A única pessoa que pode nos ajudar é nós mesmos, mas isso não quer dizer que a gente precise estar sozinho.

"Hoje não dá
Vou consertar a minha asa quebrada
E descansar".

site: https://www.instagram.com/biscoito.esperto/

jonatas 21/04/2023

É muito gratificante ter admiração por um artista e ter a oportunidade de conhecer um pouco do seu íntimo, dos seus pensamentos e perceber como aquilo está presente em suas criações. Esse livro permite isso e é recomendadíssimo para quem gosta do Renato Russo e/ou da Legião Urbana e também àqueles que não gostam, mas que estão abertos à manifestação artística sem qualquer tipo de preconceito.

akarynneautora 12/04/2023

Surpreendentemente, e olha que eu já admirava muito o Renato
Esse livro foi uma agradável surpresa. Muitas de minhas suspeitas (que Renato era sensível às notícias, e que era bom demais pra esse mundo) foram confirmadas.

Saber que para ele era complicado lidar com pessoas insípidas, lavou minha alma. Não tenho nem metade do intelecto dele, mas quero tomar óleo de motor pra suportar a cretinice e estupidez que impera na sociedade atual. Estamos em abril de 2023 e em certos aspectos, o mundo PIOROU muito.

Enfim, sem querer ser verborrágica (mas, já sendo) conhecer um pouco mais da mente de Renato Russo me fez me sentir menos sozinha (?) Obrigada, meu caro.