O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Ligiamx 18/03/2024

Oscar Wilde, seu doidinho.
Um bom livro. Tem o conto principal que é o fantasma de canterville que eu gostei bastante e outros contos pequenos, entre os contos pequenos meu preferido foi o príncipe feliz. Primeiro livro que li do Oscar Wilde, gostei bastante, ele é um bom contador de histórias.

gabu.haxan 13/03/2024

Um ótimo começo
O primeiro contato com Wilde. li esse livro há mais de 10 anos e decidi reler.

bem irônico, despretensioso e audacioso. trata do fantasma de canterville, o fantasma do tradicionalismo inglês, em guerra com a família Otis, e o modernismo norte americano.

a história é bem mais engraçada do que me lembrava da primeira leitura.

jackie tequila 05/03/2024

"O amor é mais forte que a morte."
C.S Lewis uma vez disse que "um livro infantil que não pode ser apreciado por um adulto não é um bom ligro infantil". Particularmente, eu adoro essa frase porque ela é tão verdadeira e tão aplicável na prática. Quando penso em livros infanto-juvenis que li, já no final da adolescência/início da vida adulta, não posso deixar de concordar. O Fantasma de Canterville é uma dessas obras, e meio que me surpreendeu: de início, parecia apenas uma história boba sobre um fantasma, com nenhum intuito além de entreter. Porém, Wilde, como o grande escritor que foi, coloca um quê de profundidade escondida nessa obra, que se revela mais para o final, com todo o arco de libertação do fantasma.

ester322 26/02/2024

Pensava que iria voltar mais para o suspense com o início do livro, estilo frankenstein e drácula, mas logo transformou-se em uma comédia. adorei o final. a a a a a a a a a a a a

Deh (Taylor's Version) 26/02/2024

Razoável
Uma colega me emprestou esse livro e como é curto, resolvi ler para tentar sair da ressaca.
Na leitura, percebi que já tinha lido uma parte dele no livro de português para realizar uma atividade.
É Legalzinho.

Obs: Pretendo ler "O retrato de Dorian Gray"

Let 20/02/2024

Uma coletânea de contos bem cativantes de Wilde!
Eu gostei muito dos contos, alguns foram bem divertidos como o crime do lorde Arthur Savile e outros refletivos como o amigo devotado!
No geral gostei bastante :D

Babi.Abreu01 13/02/2024

Interessante
Esse é um livro foi uma leitura coletiva com o pessoal da leitura seletiva de clássicos, e apesar de não ser muito fã de contos resolvi dar uma chance pra esse livro. É a primeira obra que leio do autor, e gostei bastante da escrita dele.

Em relação aos contos, achei bem interessante a premissa num modo geral, todos eles têm uma moral, um ponto a se pensar e refletir.
São pontos éticos, morais, sobre amizade, sobre amor, entre outros.
Foram contos que me fizeram refletir bastante em relação a vida num modo geral. Só não dei 5 estrelas, porque um dos contos eu não entendi, não fez sentido pra mim.

Bruna 07/02/2024

Não sei fazer resenha, mas vamos lá!
A Virgínia super fofa com o marido dela no final, tenho certeza que ele a amaria até a morte se pudesse.

Até eu se fosse fantasma queria descansar, imagina viver trezentos anos assombrando a mansão dos Canterville pra ter medo de dois gêmeos ingleses ?!?!?!?!

Brenda.Narf 05/02/2024

Tragicomédia muito boa de se ler!
Pelo título ser "O Fantasma de Canterville", parece ser algo de terror, porém, trata-se uma historia divertida. Ainda que o ambiente proporcione essa idea de suspense e terror contém toques de comédia.
O enredo, conta a história de um fantasma que assombra o castelo de Canterville há 300 anos, na Inglaterra. Ele fez dezenas de ex-moradores da propriedade morrer ou até mesmo desenvolver estado de demência nas suas tentativas por espantar esses moradores.
Quando a família Otis, recém chega dos Estados Unidos, compram a propriedade mesmo tendo sido formalmente avisados sobre o fantasma, pois eles dizem que não acreditam em fantasmas.
Durante as páginas do livro vamos vendo as tentativas do Fantasma em apavorar a família e recuperar o seu renome e respeito de fantasma assustador, virando uma tragicomédia.
Um ponto interessante é que durante a narrativa, as comparações entre os costumes dos norte-americanos e dos ingleses são resaltadas e possui um fundo crítico ao patriotismo dentro do contexto onde se apresenta a história.

Renan 04/02/2024

Curto mas intenso
O livro é composto por 8 contos que falam sobre temas sortidos. Gostei de todos, mas acho que o da sereia ???? foi o mais poético e bonito. Menção honrosa para o do filho da estrela que, apesar da trama meio ?manjada?, é divertido também.

Todos os contos são muito bem escritos, bem descritivos sem ser maçante, temas aleatórios mas que prendem a atenção e te fazem querer saber como terminam. Enfim, a leitura é curta (deve ter menos de 200págs - varia da edição do kindle que você pegar) e muito interessante, um livro excelente pra ler num domingo à tarde enquanto está cansado de livros técnicos e quer relaxar um pouquinho.

somelfogeid 03/02/2024

Contos
Para um primeiro contato com Oscar Wilde achei legal, o livro é gostosinho e os contos são bem leves. Entretanto, parece que é quase uma coleção de fábulas, pois TODOS tem uma lição de moral junto, o que cansou um cadin. De qualquer maneira, são boas virtudes e, como deve ter sido escrito para crianças, tá valendo.

Quézia 31/01/2024

Bom!
O fantasma de Canterville é um conto com uma linguagem sarcástica, achei divertido e as vezes engraçado, com um final interessante. O autor faz piadas com os estadunidenses e que em um contesto histórico é bom para aprender!
Sobre os outros contos, no geral é bom, são histórias curtas interessantes e agradáveis de ler, não acho muito extraordinário mas são interessantes e bom para refletir sobre a vida!

Rafa Antunes 31/01/2024

O Fantasma da Mansão Canterville
?Resenha?
? O Fantasma da Mansão Canterville - Oscar Wild | 1901210224
Eu não sou muito chegada em narrativas curtas, acho que por falta de hábito, mas alguns desses contos me conquistaram.
?Oscar Wild é um autor que ainda estou conhecendo. Apesar de cita-lo muito nas minhas redações modelo Enem, não imaginava que algum dia estaria explorando pessoalmente suas obras. E isso é um motivo de muito orgulho pra mim.
?Sobre o conto principal: Como realmente não estou acostumada ao formato, senti falta dos detalhes, de um desenvolvimento. Mas entendo a proposta da narrativa. Achei bem interessante essa desconstrução do Assombrado, ainda mais em um livro tão antigo. Achei engraçado o retrato da família americana. E apesar de curto, o final conseguiu me enternecer.
?Quanto aos outros contos, gostei muito! Uns dois ou três mexeram bem comigo. E acho uma loucura alguém conseguir provocar tantos sentimentos a partir de histórias tão breves. A do Rouxinol, a da Andorinha e o do Gigante foram as minhas favoritas, eu acho.
?Gostei ainda de como o Oscar consegue dar vida a elementos tão diversos e estáticos de forma que faz sentido! Ele dá um contexto que de alguma forma, faz as circunstâncias se tornarem quase incontestáveis.
Nota: ????????
?- Sim, a morte. A morte deve ser tão bela. Deitar-se sobre a terra marrom e macia, com a grama oscilando acima de sua cabeça e ouvindo o silêncio. Não ter ontem nem amanhã. Esquecer o tempo, esquecer a vida, estar em paz. Você pode me ajudar. Pode abrir para mim os portais da casa da morte, pois o amor sempre está com você, e o amor é mais poderoso que a morte.?
- Rafa ?