O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

any!¡ 04/01/2022

Pobre fantasma
? ??? ??????????? ?????, ????.
?Sim, Morte. A Morte deve ser tão linda. Deitar na terra escura e macia, com a relva ondeando acima de nós, e escutar o silêncio. Não existir ontem nem amanhã. Esquecer o tempo, esquecer a vida, estar em paz.?

Minha primeira leitura de Oscar Wilde foi super satisfatória. Um conto rápido que ironiza as histórias de assombrações como conhecemos. Fluído, engraçado e emocionante, perfeito para esvaziar a mente e ainda deixar o leitor com gostinho de quero mais.
Hell 04/01/2022minha estante
Imagina quando ler O Retrato de Dorian Gray, vai se apaixonar demaisssss!!! ?

any!¡ 04/01/2022minha estante
Sem dúvidas! Estava com medo de começar a leitura por conta da minha expectativa alta nele, mas depois desses contos eu finalmente criei coragem kkkkk

Victoria (Vic) 20/07/2020

Maravilhoso
Esse livro estava encalhado na minha estante há anos... fico muito feliz que finalmente tenha lido!

Eu esperava um conto de terror, mas me surpreendi bastante. O livro tem um tom irônico, satirizando os americanos com seu consumismo (através do uso de diversos produtos ao longo da obra) e seu ceticismo em relação ao fantasma que outrora assustava os moradores de sua casa.

Apesar do fantasma de Canterville ter sido um assassino, não conseguimos não sentir pena dele enquanto o mesmo contempla seu sentimento de inutilidade e de que os ?bons velhos tempos? fantasmagóricos acabaram. Sentimos empatia pois podemos nos relacionar. Quantos de nós já não se sentimos assim?

O final é esplendoroso e me deixou com muita curiosidade. Todo o meu amor do mundo para a Virgínia (a melhor parte é a do sangue verde). E meu Deus, que gêmeos horríveis! Enfim, um dos melhores contos que eu já li, recomendo muitíssimo.

miri.miri 28/12/2023

Quem tem medo de fantasmas? Essa família não!
Humor com terror é uma ótima combinação, apesar de eu quase não ver ou ler nada que misture esses dois gêneros. Gostei das cenas cômicas, mas acho que o autor poderia ter exagerado mais nisso da comédia. O final foi mais sério, dando uma densidade pra esse conto. Essa edição melhorou demais a leitura, ótimo tamanho da letra e lindas ilustrações!

Mari 10/04/2021

Comecei sem querer e fui surpreendida
Comprei no final do ano passado e tinha meta de ler este ano, mas n era prioridade. Coloquei o skoob para sortear e deu ele, comecei meio desmotivada mas fiquei surpresa. Todos os contos tinham lição sobre algo, seja sobre o amor, egoísmo ou amizade. O livro é bom, mas não pode esperar que todos os contos terminem de forma clara pq nem todos são assim, contudo é mto bom
Leitura e . 10/04/2021minha estante
Oii... tudo bem?... desculpa interromper sua leitura mas mês que vem faz 1 ano que criei o @leituraeponto no Insta, me ajuda a chegar em 5 mil seguidores antes do aniversário? ? Vem falar de livro comigo?! ?

Mari 11/04/2021minha estante
Vou seguir!

13marcioricardo 18/03/2022

Contos de Oscar Wilde
O Fantasma de Canterville é o primeiro de seis contos deste livro. Gostei da escrita simples e refinada de Wilde. Apreciei também a sua capacidade de desvirtuar a virtude. E é por isso que, apesar do título, o meu conto preferido foi o Amigo Dedicado.

KaillanyMorais 27/07/2022

Muito rapidinho de ler, ótimo para passar o tempo. Leitura fácil, e eu gostei bastante, os contos são muitos bons, super recomendo.

Gabi 08/09/2020

Um clássico ou uma perda de tempo?
O livro, como o próprio título indica, traz a história do fantasma de Canterville, cuja presença assombra uma mansão há anos em Londres. A história tem início com a venda da casa e assim a adaptação de uma nova família ao lugar e às travessuras do fantasma.
O terror causado pelo fantasma em episódios passados fica bem evidente não só ao leitor, mas também aos personagens durante todo momento; assim a história acaba enfatizando nada menos do que o lado cômico e satírico da situação.
Apesar de antigo, não é um livro difícil se ser entendido, com exceção de alguns vocábulos ultrapassados. Assim, é uma leitura que pode ser feita rapidamente.
A história pode ser interpretada de maneira até clara, no entanto, ao meu ver, tanta a sátira quanto os propósitos do autor acabam ficando exageradamente implícitos, o que acaba decepcionando o leitor.
Portanto, na minha opinião é uma leitura que só vale a pena pela mínima reflexão e emoção passadas nas últimas folhas.
Contudo, é uma leitura recomendada para os apreciadores de clássicos e aqueles que gostam de tirar suas próprias reflexões e ideias acerca de algo.

@tigloko 02/10/2021

Contos para aquecer o coração. Ou não kkk
Gostei do Fantasma de Canterville, o maior conto do livro. Ele tem um tom cômico, com a ideia do fantasma ser assombrado ao invés dos habitantes da casa. E de forma gradual, ele se torna um conto trágico. Daquele tipo para ficar mal depois de terminar ?

Os outros contos são bons, também adotando o mesmo tom do Fantasma. Lembram uma fabula. De destaque fico com O Príncipe Feliz, mostrando a amizade improvável entre uma estátua e uma andorinha.

A escrita do autor, que não funcionou para mim no Dorian Grey, fluiu bem nesse. Talvez por serem histórias mais curtas, com uma pegada mais infantil.

Recomendo para quem quer conhecer o autor antes do Dorian, para se acostumar com seu estilo.

Edu 30/12/2020

Simples e cativante
Ótima leitura, curtinha, simples e direto ao ponto. O fantasma realmente é cativante, a história te deixa interessado em saber mais sobre aquele personagem. O contexto ao redor da casa e do histórico dela também é bem interessante.

Luiz Souza 24/11/2023

O Fantasma descansou
O livro vai conta a história de uma família que vai morar numa mansão que tem um Fantasma dentro , eles já ficam avisados antes do ato da compra.
O Fantasma não era malvado ,mas os moradores da casa viviam a perturba o pobre principalmente os gêmeos arteiros kkkk.

A alma mais bondosa da família a filha Virginia resolve ajudar o fantasma, ela ganha jóias.

O livro é bem divertido e fácil de ler.

Ótima leitura.

Gabryely2 27/07/2021

São contos rápidos e bem fáceis de se ler.
Oscar Wilde sempre me impressiona com sua escrita e suas histórias e dessa vez não foi diferente.

Flor 16/06/2020

Fantástico
O humor e as críticas de Oscar Wilde são únicas e maravilhosas!!

Fernanda 18/08/2021

O fantasma de Canterville e outros contos
O Fantasma de Canterville e outros contos", de Oscar Wilde, faz parte da Coleção Clássicos de ouro, da Editora Nova Fronteira. Um título que merece sua atenção devido uma escrita única e impecável.

Resenha dispónível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/08/resenha-o-fantasma-de-canterville-e.html

Karmille 25/05/2022

Bons contos, com boas lições
Não irei me deter em comentar cada conto, haja vista que fiz isso ao longo da minha leitura. Mas, esse livro me reforçou o gosto pelas obras de Wilde, elas não são uma simples narrativa com uma história que prende, muito mais que isso estão as lições e as críticas sociais por trás de cada conto. Assim como o retrato de Dorian Gray, considero essa uma obra muito boa e que se possível leiam e conheçam mais um pouco desse fantástico autor.

Marcos.Detanico 30/08/2021

Assombrando um fantasma
Uma história de fácil leitura e muito divertida e satisfatória

resumindo, temos o fantasma de Sir Simon, que por ter assassinado sua esposa, tem sobre si uma maldição que o faz ficar preso àquela mansão por toda eternidade. Por longos 300 anos, temos então o Sr. Canterville tocando o terror em todos os inquilinos que por ventura viessem a morar ali, no entanto, esse cenário muda quando uma família norte-americana vem morar na casa. E o que acontece é o contrário: os vivos é que passam a “assombrar” o “pobre” fantasma, já que nada que este faça, tem efeito sobre eles, sendo até mesmo alvo de pilhéria por parte dos filhos gêmeos do casal.

Clarice 30/08/2021minha estante
ótima leitura, duas estrelas ?

Marcos.Detanico 31/08/2021minha estante
Era três, mas uma leitura divertida, porém arrastada, você gostou?