Mal-entendido em Moscou

Mal-entendido em Moscou Simone de Beauvoir

Resenhas - Mal-Entendido em Moscou

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carolina Corrêa 02/07/2021

Inicialmente direcionado a ?A Mulher Desiludida?, ?Mal-entendido em Moscou? acabou por virar uma obra independente.
Trata-se da viagem de um casal a Moscou, onde experienciam a decepção com o Comunismo, além de uma briga que os leva a refletir sobre questões sensíveis do casamento.
Inevitável, a todo momento, questionar-se sobre a possibilidade de traços autobiográficos da relação entre Beauvoir e Sartre.

FabAola 01/07/2021

Belíssimo
Simplesmente apaixonada por esse livro. A autora tem uma escrita bastante poética. Já se tornou um dos meus favoritos.

"... No oceano do tempo ela era uma rocha imóvel atingida por ondas sempre novas, sem erodir. E agora a correnteza a levava e a levará até que encalhe na morte. Tragicamente sua vida fugia. E, no entanto, era um gotejar de hora a hora, minuto a minuto. Era preciso sempre esperar que o açúcar se liquefizesse, que a lembrança se apaziguasse, que a ferida cicatrizasse, que o tédio se dissipasse. Estranho corte entre estes dois ritmos. Meus dias escapam de mim a galope, e em cada um deles eu me perco."

pulsaodemorte 29/06/2021

que escrita viciante! não tem nada mais maravilhoso que um bom romance existencialista, nunca tinha lido nenhuma obra de ficção da simone, me surpreendi demais, tô doida pros próximos..

luisa 14/06/2021

primeira vez lendo Simone
tava parado há dois anos na estante, inclusive uma vez eu havia começado a ler mas abandonei. desta vez deu certo, acho que precisava amadurecer na literatura rsrs amei muito! Simone de Beauvoir é maravilhosa mesmo ?

Beatriz 04/05/2021

ah, Simone...
A temática, reflexões, atmosfera, diálogos... Tudo que Simone escreve me faz ficar mais um pouco apaixonada pelas suas obras.
Mal-entendido em Moscou é um livro curto, mas que fiquei com dó de terminar tão rápido. Favorito da vida.

Val Assis 03/05/2021

Livro incrível
Achei a escrita tão real, tão delicada, tão profunda.
Consegui sentir o que as personagens sentiam, descreviam.
Delicadeza é o que representa esse pequeno e tão grande livro.

Myzlen1 01/05/2021

Mal entendido em Moscou
Simone de Beauvoir que sempre traz em suas obras as diversas questões que as mulheres de sua época vivenciavam e muito provavelmente pouco mudou, porém, longe de um romance água com açúcar centradas em um homem, Simone nos apresenta Nicole e André em uma visita à União Soviética e neste ponto inúmeras informações nos são entregues, sempre num comparativo direto com Paris, mas longe de ser esse o ponto central da obra, serve apenas para contextualizar e nos entregar um pano de fundo para as constantes diferenças entre a juventude de Macha e a idade de Nicole que está sempre se comparando (ainda que não haja aqui uma rivalidade, mas apenas um sentimento de nostalgia), além do contraste da sua relação com André que parece estar muito à vontade com tudo e apenas deixando que as coisas sigam seu curso. O livro leva um tempo para engatar, enquanto nos perguntamos eventualmente o que de fato está acontecendo e de repente a coisa toda acontece, mas falemos agora da obra como um todo.
No geral a obra é muito boa, mas tem um nicho muito particular, dificilmente irá agradar a todos, ele segue um ritmo mais lento, um pouco melancólico, mas de uma realidade crua e um timing perfeito, os diálogos são bem construídos e para os que se encontram identificados em algum dos personagens, certamente irá arrancar algum sorriso. Talvez por ter me sentido tocado de forma tão especial que eu tenha essa obra em tanta estima e isso talvez possa obscurecer um pouco minha análise, mas espero que não.
Os personagens são cativantes, todos eles guardam características marcantes e possuem personalidade, ninguém fica orbitando ninguém e não seria surpresa se fosse uma versão de uma história real, Nicole particularmente tem os melhores comentários e pensamentos.
A escrita é fluida, tanto quanto a realidade, não será necessário total dedicação e concentração para acompanhar, sendo um livro excelente para ler numa tarde, numa fila do banco ou do médico, com a particularidade de alternar entre os personagens, mas sem comprometer o entendimento.
No mais, é um livro que fala sobre o tempo, sobre as mudanças, sobre amores, sobre amadurecimento e como nos sabotamos todos os dias ao supor o que o outro pensa, Quando jovens tendemos a imaginar que com a idade seremos pessoas muito diferentes, contudo dificilmente largamos certos vícios ou características por vontade própria, quase sempre estamos limitados, pelo tempo, pela idade, pela própria sociedade, mas se reconhecer nisso e acreditar que está tudo bem sem neuras ou inseguranças também deve ser parte do processo. A verdade é que pouco mudamos, mas aprendemos a lidar melhor com quem somos, mas creio que aqui já estou fugindo bastante do tema.

sophie 24/04/2021

simone de beauvoir
simone! a grande esposa de sartre que juntos formaram um casal esplêndido, filósofos esplêndidos e escritores esplêndidos. nesse livro, observamos cenas comuns do cotidiano, como a convivência a longo prazo com seu cônjuge; e que, às vezes, pode gerar problemas.

Suilane 21/04/2021

Mal entendido em Moscou
Uma discussão interessante sobre os desentendimentos de um casamento, os atritos na comunicação e alguns dos efeitos da ausência dela.
A autora também aborda a questão do envelhecimento de maneira muito sensível e apresenta os dois lados da história: qual a percepção de cada um sobre o tempo, além de mostrar como surgem os mal entendidos e quais os sentimentos e inseguranças rompem a partir deles.
Essa é a minha primeira leitura de Simone de Beauvoir, e asseguro que foi uma leitura tranquila e envolvente.

Priscila 08/04/2021

Li para participar de um grupo literário que nem fui, mas...
Não teria sido uma das minhas próximas leituras, mas fiquei feliz por ter lido e quero ler mais dela. Fiquei impressionada em como ela e os sentimentos humanos e as situações quotidianas.
Recomendo!
Curto, mas vale a pena.

Thami 05/04/2021

Rápido e certeiro
Esse romance curtinho é mais um incrível recorte sensível da autora sobre as pessoas e suas relações mais íntimas, com seus parceiros mas principalmente consigo mesmo. Pra quem gostou de A mulher desiludida, esse texto era pra fazer parte do livro, mas ficou de fora. Amei!

Dayse.Carla 04/04/2021

As partes da história em que há conflitos (conversas) entre o casal, parece tão real, é como estar em um relacionamento independente da idade e perceber que os maus entendidos podem acabar com tudo de uma hora para a outra.

JW 22/02/2021

Um casal e Moscou; Moscou e um casal
Aquela não era a primeira viagem de Nicole e Andre a Moscou durante o regime soviético. Sendo assim, era quase impossível eles não traçarem as diferenças encontradas enquanto eles transitavam pelas mesmas ruas e praças de outrora. “Mal-entendido em Moscou” não é um livro sobre decepções políticas, embora as use em alguns momentos como analogia para se referir as decepções sentimentais. Moscou não era mais a mesma tampouco Nicole e Andre eram os mesmos. O que é envelhecer? Como é envelhecer a dois? É um livro curto, mas que trata de maneira bem honesta sobre desilusões. O final dessa novela carrega a beleza intimista que Simone de Beauvoir sabe construir tão bem.

@jen_deusex.machina

Flavio Rocha 15/02/2021

Uma dose de Beauvoir
Uma narrativa curta e potente que trata de política, de filosofia, de amor, de vida...
Um casal sexagenário em visita à Rússia é levado a refletir sobre as bases do seu relacionamento duradouro a partir de um ruído de comunicação. Há diferença entre amor e hábito com o passar dos anos? O que esperar da vida quando se passa dos 60? Simone de Beauvoir trata dos impactos da idade, das reflexões sobre as experiências e dos resultados de uma vida construída a dois. Uma novela bastante instigante.

Thais 06/02/2021

"Poder conversar é uma grande sorte. É compreensível que, nos casais que nao sabem se aproveitar das palavras, os mal-entenfifos formem bolas de neve e acabem por estragar tudo entre eles"

Uma leitura fácil e rápida, mas que aborda temas que, dentro de um relacionamento, são extremamente complexos. A insegurança, a falta de diálogo e o envelhecimento são pontos que acabam se tornando tabu na vida a dois, mas Simone de Beauvoir aborda todos eles de uma forma leve, mas que nos faz refletir.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6