Mal-entendido em Moscou

Resenhas - Mal-Entendido em Moscou

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

edzlke 02/03/2022

Sensível!
Simone consegue transferir um sentimento a nós que sempre esteve ali, mas nunca pensamos a respeito. O medo da velhice, os desgostos e prazeres do amor, a insegurança ? tudo isso está ali, explicado como o leitor o sente. Presenciamos a disputa de um casal que mais tenta adivinhar a respeito do outro, a falta de comunicação nos angustia, e mesmo quando há o desabafo, ele ainda é incompleto. Pensamos que faríamos diferente, mas não fazemos nunca. São assim as relações humanas.
O desconforto com a velhice e a saudade da juventude é outro tema que merece destaque. Todos os desesperos que temos na juventude estão presentes na velhice das personagens e nos fazem refletir como de fato nunca mudamos, apesar da idade, nosso âmago tende a permanecer inalterado: os anos esculpem nosso formato, não o alteram.
luanabarcelosr 03/03/2022minha estante
Amei a resenha ?

edzlke 03/03/2022minha estante
Obrigadaaa ??

Alessa.Brito 08/03/2022minha estante
Excelente resenha!!!

Renata (@renatac.arruda) 17/04/2016

Um livro menor, mas que bota pra pensar
Essa novela que devia ter entrado em "A Mulher Desiludida", mas foi descartada pela autora, sendo publicada postumamente.

Eu diria que este é um livro menor, com diálogos bem cafonas, mas que traz boas reflexões, ou constatações, sobre envelhecer e se perceber velho ou, como diz a personagem, ser uma pedra parada na estrada mas ter a consciência de sua inutilidade. Embora talvez a intenção tenha sido a de dar um desfecho bonito à crise existencial e romântica que se abate sobre o casal de sexagenários, no fundo é bem triste perceber como o passar do tempo, o envelhecimento, fez com que essas pessoas fossem perdendo tudo: a juventude, o vigor, o emprego (já que aposentados), os filhos (já adultos com suas próprias famílias), o poder de sedução, o desejo sexual e até a noção de futuro, ficando dependentes da relação que cultivaram e da forma com que são percebidos um pelo outro. Não é um grande livro, mas bota a gente pra pensar.

Siga @prosaespontanea no Instagram: https://www.instagram.com/p/BEM8r7VjU2b/
Gabi 29/12/2017minha estante
undefined

ElisaCazorla 19/11/2015

Falar, Calar e o que acontece no meio deles!
Quem nunca imaginou o que o outro está pensando e sentindo e decidiu que esses achismos eram a verdade? Simone de Beauvoir transforma algo tão corriqueiro em um conto delicioso e emocionante. Queria que tivesse mais umas 100 páginas! Muito bom! Gostei muito.

Albert 15/06/2016

Interessante e peculiar
Beauvoir escreveu um livro interessante contando detalhes corriqueiros de um casal de professores sexagenários em viagem a Moscou dividindo crises de velhice, conjugal e existencial e política.

No entanto, senti que a obra poderia alongar mais os desdobramentos da crise acima citada. Infelizmente o livro é curto e poderia dissecar mais os personagens e as consequências dos seus atos. Como tenho certa curiosidade sobre o sistema do Socialismo, esperava de Beauvoir uma melhor inserção dos personagens no contexto do modelo político e econômico que estavam presenciando. A autora leva o leitor a reflexão sobre velhice, relacionamento, política, comportamento... enfim, é um livro peculiar.

Embora a narrativa seja relativamente simples, possui grande variedade de compreensão além do próprio texto induzindo o leitor a reflexões.

Jeanne22 23/01/2017

A primeira obra que li de Simone de Beauvoir e qual não foi a minha alegria e satisfação por tê-la lido. Nela, a autora traz inúmeras questões da vida, dos relacionamentos, principalmente do passar e pesar dos anos. Do amor, do casamento, das realizações, do ser mulher, das escolhas, do detrimento dos outros caminhos. Enquanto André, marido de Nicole, a protagonista, sofre com o desapontamento com a União Soviética, Nicole se questiona sobre os dois, comparando-os e comparando-se a época da juventude, pensamentos desencadeados ao se encontrar com Macha, a filha de André, que exala jovialidade. Uma novela extremamente bem escrita, que nos prende e chama atenção, que nos encontramos e nos identificamos em diversas cenas. É um daqueles livros que devem ser relidos inúmeras vezes.

Renato 17/06/2017

Datado
Linguagem, mesmo o conteúdo. Ficou datado.

Michel Pinto Costa 07/09/2017

Política, intimidade e velhice
O livro é brilhante ao narrar a decepção pelo caminho seguido pelo socialismo na União Soviética, as questões de comunicação de um casal e sobre as dúvidas e medos que chegam com a velhice.

Adriana Scarpin 05/11/2017

Você vê a alma do relacionamento Beauvoir/Sartre neste livro e entende porque durou tanto tempo.

regifreitas 28/11/2017

Escrita entre 1966-1967, esta novela faria parte da coletânea A MULHER DESILUDIDA (1968), mas foi retirada pela autora, ganhando sua primeira publicação somente em 1992, na revista “Roman 20-50”, nº 13, do mês de junho do citado ano.

Conta a história do casal Nicole e André, professores aposentados, que passam por uma crise conjugal, durante uma viagem à Moscou, onde vão visitar Macha, a filha do primeiro casamento de André. A narrativa transcorre alternadamente sob o ponto de vista do marido e da esposa, dando uma clara ideia da contradição entre os pensamentos e as ações dos personagens. Ambos sentem o peso da idade chegando, a frustração de carreiras que chegam ao fim sem grandes realizações, o esfriamento da antiga paixão. Contudo, a falta de diálogo que se instala entre eles, resultando no tal mal-entendido explicitado no título, é o ponto forte da obra - como a não verbalização dos sentimentos podem ir se acumulando até próximo de um ponto crítico na relação. Visceralmente realista!

Outro ponto tratado na novela, sendo este o que a enfraquece, é a decepção do casal, intelectuais de esquerda claramente inspirados na autora e em Sartre, com os rumos seguidos pela União Soviética. São pinceladas de crítica social sobre aquele contexto histórico (1963), através da observação desiludida do dia a dia do país comunista.

Não é uma obra excepcional, mas provoca boas reflexões.

Dreh 21/02/2018

Um livro para se guardar!
Um casal de professores aposentados que moram em Paris vão visitar a filha de André em Moscou, o marido, que ele teve no primeiro casamento. Até aí, tudo parece ser normal. Uma viagem para eles descansarem e visitar alguém que não viam há algum tempo. Só que Nicole e André não conseguem se comunicar direito, eles não dialogam para resolver os conflitos de casal. E é que chegamos ao título do livro, mal-entendido. Sim, eles vão passar por um grande mal-entendido e o final acaba vindo com uma lição valiosa que todos deveriam guardar para si.

Um livro bem curto que com certeza você conseguirá ler em um dia, em algumas poucas horas. Recomendo a leitura desse livro, mas cuidado com a linguagem, apesar de ser um pouco mais fácil do que qualquer outro livro clássico, ainda assim precisa de atenção para ser completamente entendido e não abandonado na estante.

Sanoli 18/06/2018

site: http://surteipostei.blogspot.com/2018/06/mal-entendido-em-moscou.html

Bantim 03/07/2019

Profundo
De uma forma natural e com propriedade, a autora revela aspectos intrínsecos do raciocínio humano ao envelhecer. Questionamentos, certezas que se tornam incertas, relacionamento, companheirismo e, claro, mal entendidos. Torna palpável a forma como atos e palavras podem ser mal interpretados em momentos de fragilidade e incerteza do ponto de vista de dois protagonistas que, por falta de comunicação, se confrontam por acreditar na ideia criada por si do que o outro pensa.

Mariana Dal Chico 13/10/2019

“Mal-entendido em Moscou” de Simone de Beauvoir, foi meu primeiro contato com a autora e o livro escolhido para discussão do mês de setembro para o Leia Mulheres Jundiaí

Fui pega de surpresa com a leitura fluida e narrativa envolvente, esperava que fosse um pouco mais truncada, mas nem por isso o livro deixa de trazer muitas questões no que tange ao “mal-entendido”, não apenas o de comunicação entre o casal, mas também em um retrospecto geral das expectativas que criamos ao longo da vida sobre o que queremos fazer e ser.

Apesar de trazer a estrutura conhecida da falta de comunicação do casal que gera um problema a ser resolvido - e essa composição sempre me incomoda em livros, apesar de ser algo comum na vida real -, a autora consegue dar outro formato com sua resolução e ao desenvolver personagens maduros.

Grande parte do livro se passa dentro da cabeça dos personagens, é uma leitura reflexiva, quase não há cenas de ação, reviravoltas e ápices. Em alguns momentos a mesma reflexão é recorrente e acaba deixando a leitura um pouco repetitiva.

O envelhecimento é um dos temas principais e como a narrativa é feita sob a perspectiva de Andre e de Nicole, podemos ver a diferença de pensamento sobre a senilidade entre homens e mulheres. E aqui a autora aproveita para discutir o papel da mulher na sociedade e insere diferenças entre sua geração e a de Macha (filha de Andre em um relacionamento anterior ao seu).

A autora aborda de forma magistral as diferenças entre teoria x prática, não apenas sobre o funcionamento do comunismo na União Soviética nos anos 60, mas também sobre feminismo, relacionamento familiar.

“A cada ano ele ficava mais bem-informado e se sentia mais ignorante. Os pontos obscuros, as dificuldades e as contradições se multiplicavam ao seu redor” p. 33

É exatamente assim que me sinto, quanto mais busco conhecimento, percebo que nada sei.

As contradições, essas me assombram!

Gostei bastante da leitura, mas não entrou para a lista de favoritos, no entanto, me deixou ansiosa para ler romances e não-ficção da autora.

site: https://www.instagram.com/p/B3jxF_0DeVr/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6