Desejo e Honra Tatiane Durães

Resenhas - Desejo e Honra

1 | 2 | 3 | 4

amamjx 21/11/2023

A ladra, Amanda Collet.
?Amanda era uma ladra, não qualquer uma, mas a melhor ladra da região?
Após ser traída por Henrique, seu companheiro que a entregou para a Força Pública, Amanda precisa fugir antes que perca aquilo que tanto zela: a liberdade. Ao entrar em contato com uma antiga amiga de sua falecida mãe, Lurdes, Amanda consegue um emprego na fazenda do Conde de Castro.
A princípio, parece simples: trabalhar de empregada na casa do Conde Leon até que as buscas diminuíssem e ela pudesse fugir dali e se vingar de seu ex-parceiro. Entretanto, situações estranhas e segredos misteriosos começam a ocorrer na casa e atraem a atenção e curiosidade de Amanda, fazendo-a mudar seus planos.

A premissa é ótima e foi o que me atraiu junto ao nome da protagonista, que é igual ao meu. Confesso que entregou o que prometeu:
· Leitura fluída;
· Ótima descrição da ambientação e dos acontecimentos;
· Muita ação, principalmente depois do meio do livro;
· Romance de época gostoso de ler;
· Protagonista esperta;
· Sobrenatural Instigante;
· Bons personagens;
· Religiões diversas abordadas;
· Bons plots.

Não há o que reclamar. Gostei muito e finalizei em 3 dias. Achei que seria uma leitura arrastada por ser de época, mas simplesmente fluiu, e adorei! ?

· ? ? Esse é o problema da humanidade; se preocupar apenas com suas vidas e seus problemas. Não pensar no outro.? ??

Beatriz3293 06/07/2023

Desejo e Honra
Essa história foi linda, não de uma jeito romântico mas ela mexeu comigo, os mistérios que ela faz em alguns momentos o medo que eu tive de algumas coisas, foram muitas emoções mas todas boas.

Os detalhes que a autora escreveu sobre a casa cada cantinho dos cômodos de uma jeito que não fica-se maçante foi incrível.

Os mistérios que teve no começo foi a jóia do livro de uma jeito que fazia você ficar curiosa, mas com medo também.

Amanda e leon só no final eu peguei o romance dos dois e me apaixonei por eles, leon sendo misterioso mas gentil, Sabina eu adorei essa personagem e até o Augusto mesmo ele sendo ranzinza.

Uma das melhores histórias.

Flor do Mandakaru 13/06/2021

Entretenimento na certa
Em seu romance épico, DESEJO E HONRA, a escritora Tatiane Durães, nos leva a adentrar a história de Amanda Collet e o Conde de Leon, em um 1890 conturbado pela abolição da escravatura, o fim da mineração e a chegada do café e dos imigrantes às fazendas mineiras.

Desejo e Honra é um livro com narrativa dinâmica e de fácil assimilação. Um enredo muito bem escrito, desenvolvido e finalizado com maestria pela autora.

Em várias partes da história, me surpreendi fazendo caretas de medo e em outras de espanto!
A jovem Amanda é uma personagem forte deixa o leitor sempre em dúvida sobre seu caráter e sobre até onde ela iria por seu desejo e sua honra.
Alguns elementos do livro me chamaram atenção em particular, dos quais relato alguns, assim, sublimemente para não estragar a curiosidade dos leitores!

“Porque você pode contar o que sou, sabe o que fazem com pessoas como eu? – ela sabia, mas preferiu não falar. – Queimam em fogueiras e depois destroem todos os bens.(...)”

A religião do Conde de Leon, a sexualidade do jovem capataz, Augusto e, o mais importante para mim, o caráter de Amanda.

“Me preocupo, senhor, que ela lhe faça mal – Augusto disse, olhando para o chão.”

Julgo ser incrível a forma como os escritores nos fazem perdoar alguns delitos e amar os personagens, mesmo que humanamente tivessem feito algo que contrarie nossos conceitos.

“E o chicote desceu. Uma, duas e três vezes e ela conseguiu controlar o grito que estava preso em sua garganta e o choro que tentava de todas as formas sair pelos seus olhos.”
Neste livro, Desejo e Honra, a Tati nos leva a torcer pela felicidade de Amanda, mesmo ela tendo uma ficha criminal de inúmeros furtos!
O clímax do livro, para mim, começa no capítulo 9 e leva à um desfecho lindo, digno de um romance.

Parabéns, para minha amiga , Tatiane Durães pelo livro e aviso que já estou super ansiosa pelo Faces da Luz :)

site: www.andradeluana.wordpress.com

Marina.leituras.da 23/05/2021

Eu não gostei desse livro… Eu simplesmente AMEI esse livro!

Estava participando de uma maratona literária (20/06 - 04/07) e a autora estava presente em uma das lives e um outro participante estava lendo um livro da trilogia que ela está escrevendo. Fiquei curiosa e decidi procurar sobre os livros dela e acabei achando esse no kindle unlimited.

Não aguentei a ansiedade e decidi encaixar de algum jeito na minha T.B.R. da maratona. Estava desesperada para ler.

Foi uma experiência maravilhosa, a escrita da Tatiane é incrível, você nem vê o tempo passar e quando percebe já leu mais da metade do livro. Pra vocês terem ideia comecei a lê-lo de madrugada porque não me aguentava de ansiedade e acabei lendo 4 capítulos mais o prólogo num piscar de olhos.

Fiquei tão engajada nessa leitura que no dia seguinte até acordei mais cedo pra voltar a ler logo.

Já temos ação logo no prólogo com Amanda descobrindo que foi traída e tendo que fugir.

Quando ela chega na casa do Conde já ficamos presos na narrativa com o mistério que rodeia essa casa e o senhorzinho, você não consegue largar a leitura até descobrir qual é o segredo.

Admito que fiquei um pouquinho decepcionada quando foi revelado o segredo porque pensei que teria mais extravagância em volta disso, mas foi até bem rápido pra personagem assimilar a situação. Também não me senti muito atraída pelo Leon, ele não foi um personagem muito cativante, diria até que ele é um pouco sem sal.

Mas, isso não me deixou com menos vontade de ler, ainda tinham coisas para Amanda resolver.

O que gostei muito da escrita é que a autora descreve os detalhes da casa, das roupas, das pessoas, mas não é algo maçante, pelo contrário, você consegue imaginar as coisas da história sem te deixar no tédio.

Um tópico importante que quero destacar nesse livro é como a autora conseguiu falar um pouco sobre o racismo, mesmo que a história não focasse nisso.

A história se passa na época em que a escravidão tinha acabado de ser abolida, a qual não ocorreu daquela forma heroica que muitos pensam. No livro é mostrado que muitos ricos não concordavam com a abolição e que os negros foram jogados a própria sorte para conseguirem sobreviver, eles também não queriam voltar a trabalhar para os brancos por medo de que nada mudasse.

E como se não pudesse ficar melhor, ela também mostra a situação da mulher, que na época era vista como só responsável pela casa e pelos filhos, mas que nem todas concordavam com isso, como nossa querida Amanda.

Portanto, esse é um livro envolvente e que te deixa diversas vezes com o coração quentinho, possui romance na medida certa e um mistério que te deixa com frio na barriga, vale a pena dedicar algumas horinhas suas pra essa obra-prima nacional.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2020/07/resenha-desejo-e-honra.html

Taatyta 20/04/2021

Saiu um pouco do que eu esperava da história.
Mas é um livro muito interessante
Cheio de mistérios e segredos
Só achei falta da força de Amanda
Me ficou vago a personalidade dela como ladra

Livros, Café e Arte - por Keli 17/01/2021

RESENHA
@tatiane_duraes⁣
Independente ⁣
304 p.⁣
5/5 ⭐⁣

#outubrodearrepiarpl⁣
#maratonadehalloweencp⁣

Amanda é uma ladra, e precisa fugir. Com a Força Pública em seu encalço, a jovem deixa tudo para trás e busca a única pessoa que pode ajudá-la naquele momento.⁣

Dona Lurdes aceita ajudar a jovem e a leva consigo para trabalhar na fazenda do Conde de Castro. A ideia é fingir ser uma nova empregada e se esconder tempo suficiente para bolar um plano e fugir.⁣

No entanto, a presença de Amanda naquela casa desperta algo misterioso e, de repente, a jovem se vê diante de um segredo que vai além de sua compreensão.⁣

⚘ Neste livro nacional, a autora nos traz um romance de época longe do convencional. Aqui somos envolvidos por uma trama instigante enquanto acompanhamos uma ladra que precisa fugir, mas que passa a presenciar estranhos acontecimentos na mansão onde se esconde; quando objetos somem e trocam de lugar misteriosamente e uma estranha figura vaga pelos corredores da mansão do Conde, tudo o que Amanda quer é descobrir quais segredos as pessoas daquela casa tentam esconder dela.⁣

Como se não bastasse, o lindo e charmoso Conde Leon se mostra cada vez mais interessado por ela e Amanda se vê dividida entre sua vontade de fugir e seu desejo de permanecer mais tempo ao lado dele.⁣

⚘ Com uma escrita fluída e agradável de ler, eu nem percebia estar virando as páginas. Além disso, a mistura de romance de época, mistérios sobrenaturais, um romance fofo e tramas de ferver o sangue torna toda a história uma delícia de se ler.⁣

Eu até gostaria que a parte final tivesse se desenrolado mais devagar, para não parecer corrida, mas bem verdade, este detalhe me fez incapaz de largar o livro até chegar ao final, então podemos considerá-lo como um ponto a favor. 😂🤭⁣

Para quem deseja um romance nacional com pitadas de sobrenatural, vai de Desejo e Honra que não irá se arrepender! 🥰⁣

site: https://www.instagram.com/p/CHGw1hIjMkz/?utm_source=ig_web_copy_link

Ana do Café com Leitura 25/10/2020

Desejo e Honra
Amanda era considerada a melhor e mais cuidadosa ladra da província, em Monte Fino/MG. Tal ofício, aprendera com seu pai.
Defendia-se como ninguém.
Era boa no uso de espadas e adagas, arcos e flechas, inclusive no manuseio de armas de fogo.
Era um período transitório no Brasil, entre o término da escravidão e a chegada dos primeiros imigrantes no país.
Traída por Henrique — seu parceiro e amante — encontra Lurdes, uma antiga amiga de sua mãe, que a conduz à fazenda dos Castros, onde começara a trabalhar auxiliando na cozinha, conseguindo fugir dos agentes da Força Pública.
O que afinal de contas haveria acontecido ao seu parceiro de trabalho?
Amanda precisava de respostas.
Para ela, em princípio, tudo tratava-se apenas de traçar um plano de fuga, até que conhecera Leon, dono da casa e filho do Conde .
A partir daí, a jovem ladra começara a sentir-se extremamente atraída por seu patrão, que guardava um segredo importante.
Passa a notar, sentir, que coisas estranhas começaram a lhe aguçar a mente, quem sabe, dispersando seu foco inicial.
Uma história forte, embasada a detalhes históricos importantes à narrativa, com linguagem apropriada e bela construção de cenários, assim como boa estruturação no processo de criação dos personagens.
Desejo e Honra foi um romance que eu sinceramente gostei muito de ler!
Mistura magia, ação e amor, pitadas em doses perfeitas e necessárias, em minha opinião, à uma construção cativante e atrativa aos leitores que se encantam por tal gênero literário.
Além de tudo isso, vale enfatizar o belíssimo trabalho de arte, a capa exuberante, uma diagramação linda, feita pela própria Tatiane Duraes, e que é condizente com a sua proposta.

site: https://www.cafecomleitura.com/2020/10/642020-desejo-e-honra.html

Bya Soares 16/09/2020

Desejo e Honra
Leon Castro um homem honesto, justo e com um bom coração.
Amanda uma mulher inteligente e a frente de seu tempo.
Amanda e Leon tiveram seus caminhos cruzados, eles se vêem determinados a superar seus passados e ter um futuro feliz juntos.
Obs: mistérios envolventes.

Colecionando Planetas 27/08/2020

Caraca...
Eu acabei de terminar o livro é só consigo pensar: meu Deus o que foi isso? Sério gente a história foi crescendo e tomando proporções gigantescas. O que começou com um simples mistério acabou culminando em algo muito maior.
A gente teve escravidão, feminismo, até mesmo fantasia e mistério. Fora que o Leon é um lorde de tão gentil e incrível.
Amei muito a obra, só não sei 5 estrelas porque gostaria de um pouquinho mais de dados históricos. Mas de resto: perfeição de livro.
Só digo uma coisa: esse livro não é nada d que você imagina e vai te surpreender.

naflavia 12/07/2020

Não tenho o costume de ler romance de época mas acredito que esse fuja completamente do clichê. Com uma ladra procurada como protagonista eu já imaginava que a história seria fora do comum, mas acabei me surpreendendo com o tanto que a autora conseguiu aprofundar a história com acontecimentos que para mim não foram nada maçantes, fluíram muito bem. Comecei o livro sem muitas expectativas e terminei extasiada com o quanto fui surpreendida.

jeeeh.carool 30/06/2020

[Opinião] @love_books2
Como sempre Tati a me surpreende com a escrita e com as histórias, sou fã de carteirinha dessa mulher!

Esse livro é bem curtinho, foi reescrito recentemente e a versão atualizada está disponível na Amazon, comecei a leitura dele novamente e posso dizer que já sei que vou amar (dnv).

Ary Almeida 17/05/2020

Desejo e honra
Você tem medo de assombração? ?
Eu não, lido numa boa. Já a Amanda nunca tinha visto nada que fugisse da zona comum até que coisas estranhas começam a acontecer na casa onde trabalha e ela pira.
Tá, mas vamos voltar um pouquinho pra você entender melhor essa história. .
Amanda foi treinada pelo pai para ser uma ladra super competente. Até aí tudo bem, ela conseguiu. Mas após a morte do pai, seu parceiro que fazia juras de amor à garota, decide traí-la.
Fugindo por telhados e ruelas vazias, Amanda consegue ajuda e vai trabalhar/se esconder na fazenda de Leon de Castro.
É lá que as coisas estranhas acontecem. O sinhozinho culpa os ratos, mas ela não acredita. Vê o espírito da falecida esposa de Leon andando pelos corredores, sonha com a mulher, vê objetos mudando de lugar... Uma loucura. ?
Eu juro que comecei a ler esse livro achando que era apenas mais um romance de época. E sim, ele é um romance; Amanda e Leon são ótimos um para o outro, mesmo ela sendo uma ladra e ele sendo um homem certinho. Mas o livro é repleto de uma fantasia inesperada que vira a cabeça do leitor desprevenido.
Sou fã de fantasia e MUITO fã de romance, talvez por isso o livro tenha me prendido tanto.
Contudo, algumas coisas me incomodaram, como a religião de Leon e dos seus funcionários, que poderia facilmente ser cortada do livro. Não fez muita diferença na história.
Mas também não é nada que atrapalhe a experiência literária.
?Desejo e honra? é aquele romance que começa devagar e, quando você menos espera, não consegue mais desgrudar do livro. Sério, eu li 150 páginas em poucas horas.
Além do mais, é um livro nacional.
A gente precisa valorizar o que é nosso.
Eu sei... também adoro escritores gringos, os meus favoritos são estrangeiros, mas isso não significa que não tenhamos ótimos escritores por aqui também. É tudo uma questão de dar uma chance.
Por isso, leia mais livros nacionais. E se quiser começar por um, fica a dica: Desejo e Honra.

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

Século 19. Minas Gerais. Amanda é uma das maiores ladras do estado, mas ela não rouba um barzinho, lanchonete, ela rouba casas de pessoas importantes. Seu pai foi o maior ladrão do estado e deixou essa habilidade para a filha.

Ela foi traída pelo seu ex companheiro, Henrique. Ele denunciou ela e agora a polícia está atrás dela. Ela se esconde na casa de uma amiga, Alicia. Alicia é costureira e prostituta, Amanda já a salvou de um cafetão, coisa que ela não costuma fazer. Então a garota deve-lhe um favor.

Além de Alicia abrigar Amanda, ela manda uma de suas tias arrumar um trabalho para ela. É aí que surge um novo destino para Amanda: a casa do Conde de Leon. Amanda ficou designada a ajudar na cozinha. Mas assim que o Conde bate o olho nela, fica vidrado.

O Conde é viúvo, depois da falecida Condessa Cassandra, ele não teve mais ninguém. Quando ele bate os olhos nela, fica vidrado, ele não costuma se importunar muito com os empregados. Mas pela beleza da jovem, ele procura saber mais sobre ela.

Amanda está convicta de que não quer se envolver em nenhum relacionamento, principalmente por ouvir tantas repreensões das pessoas que trabalham junto com ela. A única que apoia ela é Sabrina, sua companheira de quarto e também irmã de Augusto, melhor amigo do Conde. Que demonstra não gostar muito de Amanda, e sempre que tem a oportunidade manda ela sair dali.

Coisas vão acontecendo e o inevitável acontece: o Conde de Leon se apaixona por Amanda. Ele está disposto a fazer de tudo para dar paz e felicidade a garota, mesmo sabendo de seu passado sombrio.

Quando olhei para a capa desse livro, não dei nada, cheguei até pensar que não iria gostar. Mas esse foi um daqueles casos que você acaba se enganando quando julga pela capa. Ao contrário do que eu pensei, Desejo e Honra é um livro maravilhoso, que enquanto eu lia, queria cada vez mais.

Não tenho o que reclamar da escrita da Tatiane, meu primeiro contato com a autora e a leitura fluiu bastante, não enrolou, mas também não foi muito rápida na narrativa.

Os personagens foram muito bem construídos, achei o Conde de Leon um amorzinho, e torci bastante para o romance dele com Amanda. Amanda foi uma personagem que eu também gostei bastante, quando acontecia alguma coisa de ruim com ela, eu sentia tudo na minha pele e ficava aflita. Um personagem que eu não gostei foi Augusto, não fui nem um pouco com a cara dele do começo ao fim do livro.

Enfim, Desejo e Honra é um romance de época misturado com um pouco de magia e aventura. Gostei bastante do livro e super recomendo ele.

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

www.pactoliterario.blogspot.com.br
www.instagram.com.br/pactoliterario

Pop Literário 08/04/2019

Romance Histórico com Fantasia? É melhor que a encomenda.
Amanda , é uma mulher esperta, inteligente e ladra. Sua infância foi marcada por ensinamentos que teve de seu pai, aprendendo a manejar e lutar com espadas, atirar, e o mais importante de todas as lições, é sair e entrar em lugares sem ser notada. Todas essas lições à fez ser uma ladra temida e procurada por onde passava.
Não tendo mais seu pai por perto, Amanda, teve que dar “vários pulos” para se sustentar e não deixar que ninguém a subestimasse por ser mulher, que naquela época - por volta de 1890- era considerada por vários nomes agressivos. Mas, Henrique, não teve medo dessa reputação que Amanda carregava, ele se aproximou, envolveu e jurou amor. No entanto, o que Amanda não imaginava que ele seria um traidor.

.....

Leon, o Conde de Castro, é um homem bondoso, charmoso e sagaz. Um homem que trás em sua história marcas de tristezas, após a perda prematura de sua mulher, Cassandra. Levando-o a se fechar para encontrar outra pessoa, em função disso empenhou-se em engrandecer o patrimônio da família, ou o que ainda o restava.

No entanto, essa tristeza estava com os dias ou horas contados para acabar, pois não imaginou que uma jovem, linda e observadora, o faria se sentir interessado em conhecer essa moça que tinha pensamentos totalmente avançados para aquela época.

Amanda começa suas atividades na cozinha no casarão do Conde de Castro, mas Amanda não suspeitava que adentra-se em uma casa cheia de mistérios.

Os segredos, insegurança pelo novo e a vingança são alguns dos vertentes que rege os destinos de Leon e Amanda. Estariam eles dispostos a enfrentar tudo para seguir em frente com as suas vidas? Ou isso, acabaria destruindo ambos?

Confira a resenha completa no site:

site: https://www.popliterario.com/2019/04/desejo-e-honra-tatiane-duraes.html

1 | 2 | 3 | 4