Condão

Condão Giordano Mochel Netto

Resenhas - Condão

Jonas 20/12/2015

Resenha Condão - Giordano Mochel Netto.
Bom pessoal se tornou um pouco difícil pra mim continuar a leitura do livro pelo simples fato de querer que tudo aquilo, ali dissertado, fosse realidade.
A história se passa no Rio de Janeiro no ano de 2060, onde humanos e drones dividem o mesmo espaço. Os drones são robôs que tem a capacidade de fazer as mesmas funções humanas, entretanto com mais afinco e seriedade. Mas até que ponto eram comandados pelos humanos ? Um surto acontece e os drones começam a cometerem delitos, entre eles, são os assassinatos.
Edwardo acaba presenciando, sem querer, duas dessas tragédias, e resolve se abster, brevemente, do que via.
Ed, Silvia e Jânio vão em busca de resposta e nessa jornada acabam encontrando outros "rebeldes". A humanidade estava ameaçada pela tecnologia, até que ponto a inteligência humana seria capaz para destruir tudo aquilo que construiu com tanto afinco ?
O livro tem muita ação o que ajuda na dinâmica da narrativa, outro ponto que favorece é a ordem dos fatos, que lembra uma rebelião. Tem como base a ficção científica, mas a distopia anda junto ao seu lado.
Achei muito interessante e fiquei esperançoso para que um dia, não só o Brasil, mas o mundo como um todo, seja da mesma forma como o autor trabalhou, um mundo sem desigualdades, onde todos caminham juntos.

KpopBrasil 27/11/2015

Brasil Futurístico.
A história começa no Rio de Janeiro, no ano de 2060. Em um mundo totalmente tecnológico, onde os drones acabaram substituindo a função de algumas pessoas, por exemplo, os policiais, são os drones que tomam conta da segurança da cidade.

Edwardo (Ed) um programador de sucesso e com um dos QI mais alto estava tranquilamente fumando (algo que não era permitido) quando ele percebe alguns drones se aproximando, ele rapidamente apaga o cigarro e se esconde. Os drones chegam perto de dois rapazes e os matam algo que não é aceito pelas regras de Condão (nome que foi dado à organização que criou as tecnologias super avançadas) e é aí onde tudo muda.

Ed tenta fugir, tendo em mente que poderá ser punido caso os drones o identifique no local, ele vai direto para a casa de Jânio (Jan) seu amigo, e os dois tentam descobrir o que aconteceu. Sílvia, namorada de Ed e também amiga de Jan entra nessa incrível busca, e os três vão atrás de informações, algo que os ajude a descobrir o que realmente aconteceu.

No meio dessa busca, o trio conhece várias pessoas que estavam escondidas e se juntam a eles, e todos saem em busca de respostas.

Jeremias é um jovem prodígio que está criando algo terrível e que poderá colocar todas as pessoas (humanos) em extinção, será que vão conseguir pará-lo e fazer com que ele esqueça esse plano de vez? Ou não vão conseguir chegar a tempo?

Condão é uma ficção junto com distopia (dois gêneros incríveis) que se passa em um Brasil futurístico, onde é completamente dominado por robôs, a história aborda tecnologia (as mais avançadas) e também Direito. Eu achei incrível o desenrolar da história, com certeza o autor pensou muito bem nos mínimos detalhes.

Claro que não poderia faltar ação, não é aquela história cansativa, que as coisas demoram a acontecer, é ação do começo ao fim. Só as partes que falava sobre tecnologia (e usava algumas palavras que eu não entendo rs) que eu acabava não entendendo muito bem, mas nada que dificulte entender o que se passa, quais são os planos e o desfecho da história.

Um ótimo livro que recomendo para todos, qualquer idade, vocês vão adorar.

site: http://poeliterar.blogspot.com

Um Simples Leitor 26/11/2015

Cond?o | Resenha
O livro j? come?a com uma a??o muito louca. Amo quando o autor tr?s isso logo no in?cio porque eu fico bem envolvido e n?o consigo parar.
Cond?o ? uma distopia que se passa aproximadamente no ano de 2060, no Rio de Janeiro e tem uma evolu??o tecnol?gica muito grande. Drones s?o usados para a seguran?a p?blica como se fossem policiais, praticamente.

Edwardo estava ali de boa fumando e pr?ximo a ele tinha mais dois jovens andando e pensou que poderiam estar vindo um festa. Dois drones se aproximaram dos rapazes e achou que naquele momento seria a mesma coisa de sempre, os drones iriam expor o c?digo de Contraven??o Penal e sentenci?-los mas n?o. Ed se abaixou rapidamente ao ver que os drones n?o estavam normais. Se levantou e viu os dois rapazes deitados im?veis no ch?o. Ficou sem saber o que fazer e cheio de d?vidas resolveu correr para longe daquelas maquinas.

J?nio, amigo de Ed o v? na porta de sua casa com o semblante assustado implorando para entrar. Jan o deixa subir e fica louco pra saber o que aconteceu. Ewardo conta tudo para seu amigo e ent?o Jan diz ser algo imposs?vel. Ap?s algum tempo de pesquisa ent?o pode ver que os jovens estavam mesmo mortos.

" - Os moradores da cidade vivem em um estado de aliena??o constante, voltados para o pr?prio mundo. Fechados para tudo que acontece no exterior. Se contentam apenas com o que veem na m?dia. Mas toda ela ? manipulada. Os dados importantes s?o fabricados."

Ap?s ver que n?o est? sendo perseguido pelos drones, Ed decide invadir o sistema Central do Cond?o. V? que sua namorada, S?lvia pode estar correndo um alto risco depois de dar uma quantidade da subst?ncia proibida para ele fumar. Ed corre a casa de S?lvia e sem explicar o que est? acontecendo tenta fugir daquela cidade juntamente com seu amigo.
Na fuga ele explica tudo para sua amada. Eles fogem pelos tubos e pelas linhas de trem desativadas a muitos anos. No caminho que percorrem nem imaginam o que esteja acontecendo fora dali.

Naquele percurso eles se deparam com alguns homens de apar?ncias velhas como idosos juntamente com uma bela mo?a. Ed, Jan e S?lvia imaginam que est?o lascados e que dali pra frente estar?o mortos. Mas a mulher chamada Celeste diz apenas para abaixarem os bra?os e ficarem tranquilos porque eles estavam esperando os tr?s. Como o torpor do momento a ?nica coisa que fazem ? seguir as instru?es daquela bela mo?a.

No caminho para onde est? os levando, Celeste ? avisada por Ed que algo estejam os seguindo. Celeste os d?o instru?es do que vestir para se camuflarem e n?o s?o reconhecidos pelo drone. Chegando ao destino os tr?s fugitivos descobrem que n?o s?o os ?nicos que est?o realmente fugindo do sistema do Cond?o. O Patriarca tira todas suas d?vidas e os revelam os segredos mais sombrios que j? puderam ouvir. Ed, Jan e S?lvia sabem que dali pra frente suas vidas mudar?o e dizem estar preparados para a revolu??o que est? por vim.

site: umsimplesleittor.blogspot.com

Barão 17/11/2015

Mais uma resenha de parceria!

Tenho que começar essa resenha avisando a vocês, queridos leitores, que eu tenho medo das minhas palavras não fazerem jus a esse livro do nosso parceiro Giordano Moche. Aqui, o autor criou uma trama muito bem pensada e (tenho que afirmar) muito bem escrita. Meus parabéns, Giordano, seu livro é espetacular!

O livro Condão é uma distopia (muito bem trabalhada) que se passa num Brasil futurístico, coisa que eu amei. Tudo começa logo após um adolescente prodígio, chamado de Jeremias, desenvolver um software que é capaz de auxiliar o sistema judiciário a trabalhar com mais justiça (okay, até ai blz!). Só que o nosso querido patriota decide aperfeiçoar esse software, criando assim uma nova Era de ordem, erradicando a corrupção, pobreza e fome no Brasil e no mundo, levando-o, com o passar dos anos, a se tornar o líder da nação.

A aventura começa com o jovem Edwardo, um programador de sucesso, que estava aproveitando seu tempo em um velho telhado de um porto, quando presencia dois drones (no tempo atual, a segurança e quase tudo é feita por robôs) assassinarem dois jovens misteriosamente. Porém, isso não é aceito pelas regras do Condão Co, nome dado à organização que criou tais tecnologias futurísticas. Ao presenciar essa violação, Ed fica imediatamente confuso e tenta fugir, pois acredita que ele pode ser punido caso os drones o identifiquem no local. A sua fuga o levará até seu amigo Jânio, com quem ele tentará descobrir o que está acontecendo.

Sendo perseguidos, Ed e Jânio são obrigados a fugir, levando consigo a namorada de Edwardo, Sílvia, que possui uma grande parcela de culpa no que está acontecendo com eles. E é nessa fuga que os personagens acabam descobrindo que nem tudo o que pensavam sobre o líder da nação, Jeremias, e o Condão é realmente a verdade (existe muito mais por baixo dos panos kkk!).

Acho que se eu falar mais alguma coisa estragará a leitura de vocês! (tenho esperança de que após essa resenha vocês irão procurar esse livro para lerem). Afinal, há muitas revelações interessantes no livro, é muito legal acompanhar os personagens em suas descobertas sobre o universo em que vivem. O Giordano dá as explicações gradualmente ao leitor, respondendo na medida certa as dúvidas que a história levanta, sem deixar nenhuma ponta solta (aleluia!).

Tenho que falar que é justamente aí que se encontra o ponto alto desse livro: a escrita e a contextualização. Os detalhes que nos são entregues são tão completos e desenvolvidos que fica difícil não imaginar esse Brasil futurista dominado pela tecnologia e pelas máquinas, sendo o maior exportador de softwares do mundo (é muito bem pensado!).

Porém, não vá achando que a leitura de Condão é tão leve quanto a de outras distopias teens que se encontram por aí, as descrições citadas servem para posicionar muito bem o leitor, mas, em alguns momentos diminuem o ritmo da leitura, já que em várias cenas ocorrem explicações detalhadas, sem que haja muita ação dos personagens (tenho que falar que para ler esse livro, você tem que estar disposto mesmo!).

Eu adorei cada personagem criado pelo Giordano, porém me identifiquei mais com o professor de história, Jânio, o melhor amigo do protagonista. Ele tem uma preferência por objetos e hábitos “antigos”, o que em um mundo futurístico é bem legal. Também tenho que falar que eu amei as invenções criadas pelo autor nesse Brasil evoluído, eu amaria ter um computador com no mínimo um petabyte (não sabe do que estou falando? Tá, posso lhe explicar!). Um petabyte equivale a um milhão de gigabytes, então isso é tipo: Uaaau, quanto espaço! Isso é uma das muitas coisas bem pensadas pelo autor nesse livro que eu adorei.

Concluindo aqui a minha resenha, Condão é uma obra que eu ainda estou absorvendo (me deixou com uma tremenda ressaca literária, não é para menos). Se por um lado gostei muito da história e dos caminhos que a obra tomou, por outro, senti que a leitura se tornou um tanto quanto carregada pelo vocabulário exigente. Sendo assim gente, eu recomendo a leitura desse livro para aqueles fãs de ficção científica que estejam atrás de uma obra bem escrita e bem ambientada, mas que possam ler esse livro sem pressa, e de maneira compenetrada, para que as informações que a história desperta possam ser realmente bem aproveitadas.

site: meninoliterario40.blogspot.com.br

Gramatura Alta 29/09/2015

Ficção de primeira
Através de um software que, inicialmente, teria como função o aperfeiçoamento do sistema judiciário brasileiro, Jeremias, um jovem prodígio da informática, foi além do planejado e revolucionou todo o país. Através do Condão, nome dado ao programa desenvolvido por ele, erradicou a fome e a pobreza, melhorou o sistema de saúde, criou drones que cuidam da limpeza e segurança, e definiu novas leis para todos no Brasil. Tornou-se o líder da nação.

Sem problemas, as pessoas passam a acreditar nas propagandas do governo e, aos poucos, ficam alienadas a ele. As relações humanas são abolidas, como o namoro, casamento, fidelidade, a criação de famílias estruturadas. Deixou-se de viver em coletividade, para viver individualmente.

"Nesse momento, Jan teve um sobressalto e seu coração disparou. Ficou com vontade de gritar que não era estéril, mas na verdade não sabia. Fora os encontros em simuladores, teve apenas três namoradas, uma delas no colégio. De resto, só encontros esporádicos. Nunca engravidara nenhuma delas. Mas não deixaria que a raça humana fosse extinta. Tentaria. Imploraria, se precisasse."

Isso, até que Edwardo, um programador, está fumando no telhado de um edifício e presencia o assassinato de dois jovens por drones, o que contraria a programação dessas máquinas, bem como as leis do Condão. A partir daí, inicia-se uma perseguição frenética, que envolve o melhor amigo de Edwardo, Jânio, um professor de história, e Sílvia, uma biogeneticista que namora Edwardo.

Conforme o trio tenta escapar, descobre as brechas que levam o sistema atual do governo para uma trama complexa engendrada por mentes mais inteligentes do que as deles. Toda a perfeição do sistema é colocada em dúvida, bem como o custo que a população está pagando pela suposta perfeição em que vivem.

Existe uma crítica voraz por trás da obra, que aponta para como as pessoas são facilmente manipuladas, e em como todo o bem tem seu preço. Aquele ditado que afirma que o poder consegue corromper, e o poder total, consegue corromper totalmente, é perfeitamente exemplificada quando chegamos ao final do livro.

"Então tudo parou. Homens, drones, androides. O próprio tempo pareceu parar. O ar, a água do rio. Tudo. Sentiram a mente invadida. Começara."

Às vezes, as boas ações, por melhores que sejam, ou por melhores intenções que tenham sido executadas, podem cobrar um custo demasiado alto. Não só pelo que abrangem, mas, também, pela forma como o resultado corrompe quem as executa. Não existe o bem total, nem o mal total. Tudo no universo existe em equilíbrio, do contrário, um lado exterminaria o outro. É uma lei da natureza. Quando algo se sobressai, ela compensa. Da mesma forma são as decisões humanas. A curto ou a longo prazo, o que fazemos de bom ou de mau, retorna para nós.

A distopia futurística criada por Giordano Mochel Netto é minuciosa, muito bem escrita e curiosa, por se passar em um país que necessita demasiado de um Condão, caso este não tivesse seu lado perverso, que corrompe todo o sistema e a população de uma forma bem mais sutil e perigosa do que o branco e preto de nossa sociedade atual.

site: http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/2015/09/resenha-condao.html

Ainã 03/09/2015

Eu adorei o livro, espero que todos tenham a oportunidade de ler, me identifiquei muito com os personagens. Este livro realmente não é do tipo que você lê e esquece. Uma certa feita o Giordano me disse que escreveu o livro, para que ele ficasse na cabeça das pessoas por umas semanas e queria que ele gerasse discussões. Fico feliz em informar que em mim ele gerou as duas coisas, e não sei por quantas semanas vou ficar pensando nos rumos desta história. Segundo livro, venha logo por favor!
Confiram minha resenha completa no link:http://www.tendadoslivros.com.br/2015/09/resenha-livro-condao-giordano-mochel.html

site: http://www.tendadoslivros.com.br/2015/09/resenha-livro-condao-giordano-mochel.html

Vinicius.Correa 02/09/2015

Apenas ao acompanhar um noticiário na TV percebemos que nossa sociedade está começando a ficar cada vez mais envolvida com a política, deixando de ser assunto apenas dos mais velhos e sim, também, dos mais jovens. Protestos, paralisações e greves estão ocorrendo cada vez com mais frequência, Por quê? Creio que a sociedade atual não esta deixando-se cegar-se em relação a situação de nosso país. Reclamar pelos erros do congresso deixou de ser um tabu e sim um direito, uma obrigação. E como urram os protestantes: "Chega de corrupção".

Corrupção. Como acabar com ela? E como seria viver sem ela? São questões como essas que são abordadas no livro Condão, de autoria do Giordano Mochel.

O livro é ambientado em um Brasil futurístico, onde todos os erros como a corrupção, analfabetismo e a fome são resolvidos. O país é controlado por um software de justiça, o Condão. O programa foi criado por Jeremias, um jovem prodígio que deseja a justiça a cima de tudo, e foi com essa ambição que ele criou o Condão, o programa foi adotado pelo país e com isso foi responsável por acabar com qualquer tipo de corrupção, colocando todos políticos corruptos na cadeia.

Jeremias atingiu o status de lider e disseminou tudo de errado no país. Criou escolas, novas tecnologias de transporte, enfim, transformou o Brasil inteiramente, pra melhor. Essa era de paz e progresso passou a ser conhecida como "Era do Ouro"

Continuar lendo:

site: http://decidindose.blogspot.com/2015/09/condao-resenha.html