O Pastor

O Pastor Frederick Forsyth

Resenhas - O Pastor

J. Silva 24/01/2023

O Pastor. Um Conto de aviação e de Natal
Esse pequeno conto de natal de Frederick Forsyth, lançado em 1975, é uma história bem curta e muito diferente de suas outras obras, nela seguimos um piloto partindo da Alemanha Ocidental a caminho de casa no interior da Inglaterra e o infortúnio que enfrenta.

Por uma pane elétrica o caça militar passa a navegar sem qualquer orientação e em meio a densa neblina. Nesse cenário de desespero e terror, o piloto é auxiliado por um segundo avião. Daí o nome pastor; pastor é o avião que socorre outro avião com sérios problemas técnicos, guiando-o até a segura aterrissagem.

Esse pequeno livro nos mostra que uma história não precisa ser longa para ter um significado especial e ambiente esperançoso e de mistério.

patita 06/04/2011

Tocante.
Um livrinho minúsculo, pelo qual a gente não dá nada. E, apesar disso, passou a ser um de meus favoritos.
É a estória dos intermináveis e tensos momentos de um piloto da Royal Air Force pilotando seu avião que apresenta uma séria pane em todos os instrumentos e no rádio. Totalmente incomunicável, tendo sobre sua cabeça o vasto céu e logo abaixo apenas a imensidão do mar e completamente perdido no nevoeiro, tem certeza de que não voltará a ver sua família. Tocante, este livro me comoveu profundamente.
C r i s 08/04/2011minha estante
Me deu muita vontade de ler, vou procurá-lo.

Daniel.Malaquias 28/03/2020minha estante
Excelente livro, apesar de curto, ele é bastante emocionante.

Catarine Heiter 27/08/2023

Uma pequena história, mas uma grande surpresa! Com sua escrita direta e descrições perfeitas, o autor consegue imergir o leitor no contexto do aviador em apuros. O clima, a tensão, o desespero, a dúvida, o alívio, a incredulidade; tudo isto é sentido de forma intensa a partir de tão poucas palavras. Excelente trabalho do Forsyth.

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL2023, na categoria ‘História que se passe no Natal’

Schädell 08/07/2010

Forsyth faz esta história de forma brilhante.
Em pouco tempo de história, e descrevendo de um jeito minimalista sensacional, ele se utiliza da descrição bem apurada para criar um ambiente e um clima tão fascinante para o leitor, que força - o leitor - a terminar o livro de uma só vez.

É um livro para se ler em uma noite de insônia que trará esta história para nunca mais ser esquecida.

O título é contraditório no início, e totalmente sem sentido. Mas ao final da obra, ele se justifica, e mostra que a escolha não poderia ter sido melhor.

Aconselho a todos que procuram iniciar na leitura e gostam da parte técnica de aviação como para quem gosta também de histórias curtas sobre a véspera natalina.

cris 26/03/2021

Amei reler esse livro, nu
Devorei o livro em menos de uma hora, é um livro super fininho e impressionante!

Conta a história de um piloto de avião voando no natal, e descobre problemas terríveis no sistema elétrico do avião. A narrativa te envolve e o fim do livro é simplesmente incrível.

Gostei muito de reler!

Cervethion 19/04/2012

Leitura indispensável! Um convite à reflexão sobre os verdadeiros valores da vida!

RaissaNantes 21/01/2014

REALMENTE SURPREENDENTE...
Lá em casa é um tal de Frederick Forsyth isso, Frederick Forsyth aquilo... Minha mãe é fã desse cara. Eu tenho O Dia do Chacal, porém ainda não tive a oportunidade de ler, tanto porque ele fica na fileira dos fundos da minha estante e o que os meus olhos não veem eu não pego para ler. Enfim, eu estava visitando o site do Submarino e minha mãe me perturbou até eu comprar O Pastor... (sim, ela reclama que eu compro livros demais e do nada arruma um que ela quer... Vai entender, né?)

A primeira edição tem cerca de 70 páginas e esse exemplar da BestBolso, tem 112 páginas, fazendo da história em si, um pequeno conto de suspense natalino, que aliás é muito bom.

CONTINUE LENDO MINHA RESENHA NO LINK ABAIXO:

Leandro423 09/10/2022

Bacanunha pra passar o tempo
E um livro de contos, bacaninha.. as histórias que ne agradaram foi a primeira, do próprio pastor e a história da bomba com a prostituta.... nao foge muito ao que é frederick forsith

C r i s 12/09/2014

Esta resenha contém spoiler
Um amigo leitor aqui do Skoob me recomendou este livro a um tempo já. Esses dias em visita a um sebo aqui em Maringá o livro simplesmente caiu na minha frente, comprei e li. É sobre um piloto que está em apuros numa noite de Natal e quando ele constata que está prestes a morrer a certa altura do livro descreve "Era difícil e muito triste morrer aos vinte anos, com a vida inteira pela frente."
É engraçado porque a minha irmã morreu voando em um acidente aos vinte anos. Nada é por acaso. Minha irmã sempre me deu de presente livros de aviação com mensagens de liberdade e que a morte não separa ninguém, principalmente quem está ligado por algo superior as coisas do mundo físico. Muito especial esse livro.
efinco 24/12/2016minha estante
Por que do título? Obrigado

CrisVieira~ 19/01/2017minha estante
Acho que você vai ter de ler o livro para descobrir, efinco. ;)
E sinceramente, eu achei uma ótima leitura e uma boa resenha a sua, C r i s.
Abraço e boa leitura!

Ratinha de Biblioteca 05/04/2020

Perfeito para a noite de Natal!
Esse pequeno livrinho pode ser lido "em uma sentada", não só porque se trata de uma novela curta, mas por ser uma leitura instigante do início ao fim! Como os acontecimentos ocorrem na noite de Natal, é uma excelente leitura para o final de ano, ou presentear alguém que goste de ler.

Arthur 11/08/2020

Lindo livrinho
Um belo conto de Natal, com a precisão e estilo de Forsyth. Livro de menos de cinquenta páginas, mostra seu lado "contador de histórias". Contém pequenos clichês, é verdade, mas a história do resgate do piloto solitário na Noite de Natal é uma leitura que recomendo fortemente.

Almir Junior 28/05/2022

A última linha me pegou legal
"Preciso de 60min de combustível pra não morrer, tenho 80, vai dar certo."

Achei realmente que ia surgir um pastor pregando no meio do avião. Fui enganado.

CRIS 12/05/2011

Uma história emocionante que nos leva a uma viagem incrível. Um pq livro, aparentemente inespressível, mas surpreendente.

Bruno 30/08/2016

Pior livro do Forsyth
História e escrita fracas. Parece que ele escreveu esse livro de forma forçada, sem vontade alguma.

Gabi 18/04/2018

Tocante
Estória curtinha do Frederick Forsyth, tocante e comovente sobre como nunca estamos sozinhos, não importa o lugar, o tempo, a condição. Amizade, empatia, habilidade e paixão para voar.