Espelho dos Olhos

Espelho dos Olhos Nicolas Catalano

Resenhas - Espelho dos Olhos

Marcio Silva 05/10/2015

As manhãs jamais serão esquecidas
Primeiramente somos apresentados a Remi, um cientista muito conhecido, que dedicava a sua vida em fazer experimentos para assim criar uma nova especie de ser humano, mas algo sai de seu controle, pois umas de suas filhas acaba bebendo uma amostra que ele havia criado e ele vê aí o resultado de seu experimento.

Para ver até aonde ele poderia chegar, contratou pessoas para serem suas cobaias, mas seus experimentos acabaram sendo revelados ao público e assim todos queriam provar! Com o tempo acabou surgindo uma série de requisitos, pois a população foi dividida em classes e as mesmas foram divididas em subdivisões. Esses só poderiam exercer sua função através da escola talental, que só poderiam estudar aqueles que teriam como pagar.

Além do mais aconteceu uma tragédia com a população, pois o território foi dividido em cinco ilhas e que para os novos alunos pudessem estudar "nesse escola", anualmente um grupo de buscadores, vai em cada ilha para fazer as inscrições.

E é numa dessas buscas que descobrem Evangellyne "nossa protagonista", uma glorificadora que vive muito feliz com seu pai na ilha em que mora! Todo ano quando acontece essas buscas, ela se esconde pois não aceita ir para essa escola, mesmo não tendo condições e muito menos por que ainda não teve sinal de sua subdivisão, achando assim que não pertence a nenhuma classe.

Continue lendo>>

site: http://umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br/2015/10/resenha-15-espelho-dos-olhos.html

Vinicius.Correa 18/09/2015

Esse livro foi simplesmente épico. Não poderia haver outra palavra para definir. Na verdade, pode: Magnifico, incrível, sensacional. Mais um livro da editora Novo Século sob o selo Talentos da Literatura Brasileira. Publicado pelo autor Nicolas Catalano com uma escrita envolvente que nos carrega ao reino de Stravância, parece um nome de uma cidade Russa, mas ok... Um reino governado por uma rainha pra lá de mandona, onde a classe social das pessoas é realizada através da cor dos olhos. (Pera ai, isso me lembra algo, sim, me lembra a resenha do livro O Segredo do Elfos, o qual também encontramos uma sociedade monárquica dividida pela cor dos olhos. Mas isso já é outra história...)

As pessoas do reino de Stravânsia são divididas por diferentes Classe de Talentos: Os Vocalizadores com os seus profundos olhos roxos, os Arcanos e seus olhos vermelhos, os Guerreadores de olhos amarelos, Os Sirens com olhos azuis, os Glorificadores juntamente com os olhos verdes, os Pintores com o neutro cinza, rosa aos Acrobatas e castanho aos Guardiões. Além desses também há o resto, os que não possuem habilidades, ou seja, os Sem-Classe, de olhos pretos.

A história é apresentada através do ponto de vista de Evangellyne Allins, uma garota que estranhamente nasceu com os olhos verdes, sendo assim, deveria ser uma Glorificadora. Mas há algo de errado, pois apesar dela possuir os olhos verdes ela não possui as habilidades provindas deles. Contudo, Evangellyne não se deixa abalar, porque mesmo que ela tivesse tais habilidades ela não iria ir à escola Escola Talental para ganhar o Certificado Comunal Humano e enfim ser considerada alguém.

"Assim, ao ouvir a palavra 'triste', apenas sei que sou o oposto de seu significado; bem, na verdade, considero-me uma garota aventurada. Apenas sou livre como um pássaro que voa entre as brisas geladas e alegres da vida. Ninguém ousaria me controlar. Eu garanto: Meu espirito é incontrolável." - Pagina 25.

Evangellyne é convicta com aquilo em que acredita. Forte em suas opiniões e forte em sua personalidade. E algo que definitivamente ela não gosta é do governo ditatorial da rainha Scherzer. As inúmeras leis criadas pela rainha beneficiam apenas os da Elite, ou seja: Aqueles que possuem Classe de Talento juntamente com o Certificado Comunal Humano. As pessoas que não o possuem são vistas como um nada na opinião da rainha. E Evangellyne é totalmente contra essa injusta rotulação.

"Gostaria ao menos de poder voar daqui, obter a paz mental. Não viver neste mundo cheio de incertezas, onde a rotulação entorpece a alma." - Pagina 38.

A desigualdade social na história é obvia. Enquanto os da Elite, possuem muito, os Sem-Classe possuem quase nada. Fato que apesar de ser fictício pode ser visto sem muita dificuldade em nossa sociedade atual.

"Elas nem sequer se preocupam com o preço! Apenas continuam a comprar e comprar como se isso fosse certo e coerente. Mas eu sei que não está." - Pagina 85.

Evangellyne passa por poucas e boas e encontra-se em uma difícil situação: Ela deve ir contra sua vontade à Escola Talental deixando se ser quem é. Agora com cabelos curtos e escuros, com uma nova cor artificial nos olhos, ela deixa de ser Evangellyne e torna-se Eva Banshester. Junto com seu nome, muda também sua personalidade. Eva deixa de ser a pessoa livre que um dia Evangellyne foi. e torna-se uma pessoa neutra. O reflexo mais obscuro de sua antiga personalidade.

"Um espelho oblíquo foi criado, martelado e fragmentado em meu coração. Mas esse espelho não é igual àqueles que refletem o que somos, mas, sim, àqueles aqueles que refletem nossa parte mais oculta e triste. Meu Deus, acho que surtei. Eu sou Eva." - Pagina 111.

Continue lendo >>>>

site: http://decidindose.blogspot.com/2015/09/espelho-dos-olhos-resenha.html

Vivs 13/09/2015

Uma Distopia Excepcional
Quando recebi o email do Nicolas e li a sinopse de Espelho dos Olhos eu vi potencial na história. Uma distopia baseada na cor dos olhos? Onde a heroína tem que se submeter a uma escola tirana e lutar pela vida de seu pai? Interessante não? E ai o segundo pensamento foi, “mas mais uma distopia?”, apesar de amar muito o gênero as vezes tenho a 1impressão de
que a receita de sucesso de Jogos Vorazes seguida por Divergente e tantas outras já ficou repetitiva e que não há mais o que criar. Bom, eu estava mais uma vez completamente errada, existe sim o que criar e como surpreender em distopias e Nicholas fez isso muito bem.

Evangellyne vive em um mundo futurista dividido entre pessoas com Classes de Talento e pessoas Sem Classe. Tá, calma, eu já explico bonitinho. Muito antes do tempo dela, um cientista (maluco) fez experiências por muitos anos tentando encontrar uma forma de evoluir a raça humana, até que um dia ele, ao tentar nas suas filhas, chegou ao resultado que esperava. Elas agora possuíam habilidades sobre humanas e a única coisa que as diferenciava era a cor dos olhos. Esse mesmo cientista então criou um sistema inteiro de governo baseado na cor dos olhos e nas habilidades que cada cor a presentava. Os que não tinham habilidades especiais e possuíam olhos pretos são denominados de “Zero Classes” e todos os com habilidades pertencem a uma classe de talento.

Bom, depois de muitos anos da morte desse cientista e de uma guerra é nessa realidade que Evangelyne vive. Nascida com olhos verdes em uma ilha muito pobre ela é da classe de talento chamada Glorificadora, mas nunca desenvolveu nenhuma habilidade pertencente a sua classe de talento, por isso não tem a mínima ambição de frequentar a Escola Talental, onde todos os que podem pagar e têm olhos coloridos estudam e aprendem dominar suas habilidades. Claro que tudo isso muda repentinamente quando a habilidade da sua classe de talento se manifesta e ela se vê chantageada por um homem muito perigoso que tem o pai de Evangelyne como refém.

No começo eu tive dificuldade em me inserir na realidade da protagonista e muitas vezes em entender suas reações que as vezes pareciam deslocadas e exageradas, mas no decorrer do livro Nicolas constrói uma civilização incrível e um ambiente impressionante.Senti que os personagens, apresar de a primeira vista superficiais, ficavam cada vez mais reais e eu fui me apegando a eles pouco a pouco. Confesso que me surpreendi e me encantei com todo o sistema criado pelo autor, o governo e o funcionamento das classes e da elite são complexos, de forma que poderiam facilmente ser reais mesmo em suas injustiças.

Mas posso esperar para o segundo livro “Espelho de Sangue” e recomendo o primeiro para todos que gostam do gênero, já que é um livro em que é perceptível o talento que o autor tem com as palavras e uma história cativante.

site: https://corujasdebiblioteca.wordpress.com