Os Bons Segredos

Resenhas - Os Bons Segredos

Fernanda 22/11/2015

Resenha: Os bons segredos
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/11/resenha-os-bons-segredos-ann-leary.html

Rafaela 04/11/2015

Após ler na capa a seguinte frase, ''É impossível provar que não se é uma bruxa'', acabei criando uma expectativa de haver um quê sobrenatural na história. Mas não foi o que aconteceu, já que o livro é, na verdade, um romance.

Conheceremos Hildy Good, corretora de imóveis, mãe e avó, uma mulher madura na casa dos 60 anos. Ela é ótima em ler as pessoas, e é aí que o fato ''bruxaria'' entra na história. Sarah Good, uma de suas ancestrais, era considerada uma das Bruxas de Salém. Sendo assim, muitos acreditam que seu dom provém de sua descendência sobrenatural, quando na verdade, Hildy nos explica que aprendeu todos os truques com sua tia.

Como corretora, a vida diária de Hildy é bastante agitada. O problema é que à noite ela se sente muito sozinha, então acaba por se render a uma ou duas taças de vinho. Faz cerca de um ano que ela saiu de uma casa de recuperação de alcoólicos, para onde suas filhas a enviaram, ao acreditarem que a mãe bebia um pouco mais do que o normal.

Após vender uma casa para uma nova família que chega na cidade, Hildy começa uma amizade com a mãe e esposa Rebecca. Aos poucos, suas noites solitárias passam a ter a companhia de sua nova amiga, além de um bom vinho.

Mas, como nem tudo são flores, quem sabe essa possa não ser uma amizade saudável, pois a partir daí alguns segredos começam a surgir e, acima de tudo, precisam ser guardados.

Com um clima agradável de cidade pequena, Os Bons Segredos trará uma trama permeada por segredos, que podem se tornar mais difíceis de serem mantidos quando se vive em uma cidadezinha onde todos se conhecem e sabem o que cada um faz da vida.

Leary soube narrar a história com maestria, pois ela não levou o enredo através de uma linhagem única, como era de se esperar. Pela premissa, imaginamos que toda a obra girará em torno da amizade e do segredo existente entre Hildy e Rebecca.

Fugindo do convencionalmente esperado, a autora me agradou e me encantou muito ao abordar todos os aspectos da vida cotidiana de Hildy. Conhecemos seu trabalho como corretora, seus clientes e a forma como lida com seus negócios em meio a crise econômica que vem abalando o mercado imobiliário, além de seu relacionamento familiar e com o neto. Há ainda um romance no desenrolar da história com um amigo da protagonista, que já foi também um dos seus amores adolescentes.

Ainda sim, a autora soube trazer um tema importante a obra: o alcoolismo. Como muitas vezes não convivemos com quem sofre desse problema, é difícil para nós sabermos as atitudes de tais pessoas. A maneira como negam que precisam de ajuda, sempre admitindo que tudo está bem, quando na verdade, muitos acabam tendo lapsos assim como a protagonista, em que ocasionalmente fazem coisas enquanto estão em seu estado de embriaguez, sem lembrar depois de nenhuma atitude e problema causado. Ao mesmo tempo em que é triste ver a maneira como a bebida afeta a vida de muitas pessoas, torna-se também interessante ver esse lado da realidade que por vezes acabamos por não conhecer.

Apesar disso, diria que o que realmente nos move para chegar ao fim das páginas são as confidências da história. Mesmo com o segredo entre Hildy e Rebecca já sendo apresentado a nós no decorrer do livro, a curiosidade vem por querermos saber de que forma tudo terminará.

Tenho de admitir que o final acabou por me deixar entristecida, já que as atitudes de alguns protagonistas acabou levando outros a pontos extremos. Acontecimentos poderiam ter sido evitados se alguns personagens não estivessem tão focados em si mesmos, ao invés de mudar e pensar também nas consequências daquilo que estavam fazendo para com o outro.

Se você, assim como eu, vive em uma cidade pequena, ou gosta de histórias que trazem alguns mistérios, Os Bons Segredos é uma ótima pedida. Da mesma forma que traz temas sérios como o alcoolismo, Ann Leary consegue nos envolver na vida de Hildy Good, e eu espero que vocês também tenham a chance de conhecê-la a fim de compreender todos os seus segredos.

site: http://eterna-leitora.blogspot.com.br/2015/11/resenha-os-bons-segredos-ann-leary.html

Paula Juliana 18/10/2015

Resenha: Os Bons Segredos - É impossível provar que não se é uma bruxa - Ann Leary

'' Posso andar por uma casa apenas uma vez e saber mais sobre seus moradores do que um psiquiatra poderia saber sobre seu paciente após um ano de terapia.''

Eis um fato na vida de todo o ser humano... TODOS temos segredos, esses que guardamos a sete chaves, as vezes dentro do coração, ou não... segredos que descobertos podem mudar a vida de uma pessoa, ou de uma família.
O que você faria se fosse descendente de uma das bruxas de Salem? E se todos conhecessem essa história? Como provar que é somente uma história?

''Sou uma velha caipira, a oitava bisneta de Sarah Good, uma das bruxas acusadas, julgadas e enforcadas em Salem.''

Hildy Good é uma mulher a sua maneira, chique, mulher do ''campo'', vivida e SOLITÁRIA, ela mora em uma antiga comunidade em Boston! Mãe de duas filhas, avô, uma vez esposa, agora separada, Hildy durante o dia está cercada de pessoas e a noite é uma mulher só!
Como uma boa corretora de imóveis ela é ótima em decifrar as pessoas e isso não tem nada haver com sua árvore genealógica, pelo menos isso é o que ela tenta deixar bem claro!

''Meu marido, Scoot, costumava me dizer que eu teria sido enforcada como uma bruxa se tivesse vivido em outra época. Dizia isso como uma espécie de elogio, acredite ou não, e é verdade, eu realmente me encaixo no perfil, especialmente agora que estou no lado mais escuro da meia-idade.''

O Alcoolismo!
Hildy acaba se deixando mergulhar na bebida para aplacar a solidão!
Até que suas filhas fazem uma intervenção e a mandam para uma clinica de recuperação.

Os bons Segredos é um drama muito bem detalhado. Conhecemos muitos personagens, são apresentados familiares, vizinhos, as pessoas que convivem e conhecem essa mulher especial, conhecemos essas pessoas por seus olhos!

A solidão é o tema central, a família, a sensibilidade, a sutileza na vida das pessoas.
Hildy era ótima em ler os outros, mas a si mesma e seus problemas não era tão fácil.
A parte física do livro é incrível, sempre acho o trabalha da Companhia editora Nacional impecável. Lindo!
A escrita de Ann Leary é lenta, porém gostosa e descritiva, DETALHADA! Gostei muito de Os Bons Segredos, inicialmente pensei que o enredo iria tender para o sobrenatural, mas encontrei um romance sensível e melancólico, uma busca pela cura e amor!

''Meu primeiro nome é Hilda. Meus filhos sempre me disseram que esse nome soa como o de uma bruxa, mas sou chamada de Hildy. Moro sozinha, minhas filhas estão crescidas e meu marido não é mais meu marido. Falo com animais. Acho que isso já era um aviso.''

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Liachristo 17/10/2015

Os Bons Segredos - Ann Leary - Editora Nacional
Quando recebi este livro para resenhar, não fazia a mínima ideia do que esperar de sua leitura. Não tinha conhecimento do livro e nem mesmo da autora. Por isso entrei na leitura como quem entra em um local desconhecido que nos causa um certo receio, mas onde a curiosidade esta lá também. Isso fez com que a leitura fluísse de uma maneira bem diferente daquelas onde já sabemos o que iremos encontrar, onde já estamos acostumados com a escrita e o jeito do autor.

"Os Bons Segredos" é um livro incomum desde o início. O narrador e personagem principal é Hildy Good, Uma mulher em torno dos seus 60 anos de idade. Uma personagem que tem muitas camadas e questões complicadas em sua vida. Ela nunca é patética e luta por sua independência ferozmente. Só por isso já dá para sentir o quanto o livro é diferente de tudo que eu já tinha lido até aqui.

Hildy Good é uma corretora de imóveis divorciada que viveu toda sua vida na pequena cidade de Wendover em Massachusetts. Ela se orgulha de descender de uma Bruxa de Salém, uma ancestral que morreu queimada na fogueira pelos julgamentos da Igreja que aconteceram em Salém naquela época. Na verdade, os habitantes da cidadezinha acreditam que ela realmente tenha poderes, já que é muito boa em ler pessoas, algo que Hildy sempre nega.

Seu negócio ia bem até que suas filhas fizeram uma intervenção sobre ela, já que Hildy gosta muito de beber. Ela foi para a reabilitação de má vontade, embora ela acredite que não tem nenhum problema e até mesmo consegue parar de beber, por um tempo. Ela acaba se tornando meio reclusa, solitária, e sente muita falta do contato com seus amigos e vizinhos.

A jornada de Hildy como uma alcoólatra segue o que eu imagino ser um verdadeiro círculo vicioso: um sentimento que a deixa triste encontrando consolo apenas no álcool, anos de racionalização e negação e um lento despertar para entender que ela realmente tem um problema. Com sua sabedoria e um humor cáustico Hildy está longe de ser desagradável, e você não consegue deixar de ficar torcendo por ela.

Para ler a resenha completa vá ao Doces Letras.

site: http://www.docesletras.com.br

Clã 04/10/2015

Clã dos Livros - Os Bons Segredos
O romance Os bons segredos, de Ann Leary, é um presente. Com uma maravilhosa narrativa, a escritora nos faz querer descobrir, a cada página, um novo segredo da protagonista Hildy Good.

“ Sou uma velha caipira, a oitava bisneta de Sarah Good, uma das bruxas acusadas, julgadas e enforcadas em Salem...”

“...Meu primeiro nome é Hilda. Meus amigos sempre me disseram que esse nome soa como o de uma bruxa, mas sou chamada de Hildy. Moro sozinha, minhas filhas estão crescidas e meu marido não é mais meu marido. Falo com os animais. Acho que isso já era um aviso. E algumas pessoas acreditam que tenho poderes de intuição, poderes paranormais, o que não tenho. Só conheço alguns truques. Tenho certo tipo de conhecimento quando se trata de pessoas e, como disse, tendo a saber da vida de todo mundo. “

Hildy é uma personagem muito interessante. É mais que uma velha caipira. Hoje é uma bem-sucedida corretora de imóveis da cidade onde nasceu que, sem devaneios, relembra suas histórias e vive o agora da melhor forma que consegue.

Alegrias Hildy tem para contar, dores também. Conquistas pessoais, grandes decepções... Momentos em que prefere estar sozinha com sua taça de vinho.

Hildy é como qualquer um de nós. Talvez aí esteja o sucesso do romance. A história é tão próxima, senão tão parecida com muitas, que nos faz cúmplices dos seus segredos.

Mas, o maior segredo de Hildy não é um segredo para as pessoas mais próximas. É uma preocupação de suas filhas... O alcoolismo. Será verdade ou exagero?

A história vai sendo contruída e se desenrolando no último ano, quando as vendas estão fracas e Hildy vê suas relações afetivas se transformando a cada momento, a cada novo comportamento seu.

Hildy vive o amor pelo neto Grady, a reaproximação com o ex marido Scott, os questionamentos com o amigo Peter, as histórias de tantos anos com Frankie e a preocupação com a família Dwight do pequeno Jake.

Mas é a nova amizade com sua cliente Rebecca que impulsiona o romance.

“ Rebecca já estava intrigada. Para ela, parecia que eu realmente via o passado. Essa é a chave. Foi assim que minha tia conseguiu seu sustento, e é assim que os astrólogos podem fazer leituras que pareciam ser tão precisas. Nós somos tão iguais, mas pensamos que somos tão únicos...”

Cada um de nós carrega segredos de toda uma vida. Segredos que nos constroem ou nos destroem. Segredos que nos dão a impressão de sermos únicos.

Recomendo que leiam, releiam e que guardem bons segredos.

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2015/09/resenha-os-bons-segredos-de-ann-leary.html

Leila 16/09/2015

“Nenhum segredo permanece secreto por muito tempo. ”
O que posso dizer de cara sobre esse livro é que a capa me enganou um pouco. Não é um livro sobre bruxas.

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Hildy. Hildy é uma protagonista diferente do comum, tem 60 anos e tem problemas com o alcoolismo. Poderia dizer que ela é uma anti-heroína, cheia de defeitos. Em alguns momentos, é um doce de pessoa, uma boa amiga e uma avó amorosa. Já em outros momentos, é uma pessoa amarga, cheia de sarcasmo, deprimida e solitária.

A autora aborda o tema do alcoolismo de uma forma bem realista. Para mim, esse livro é um alerta em forma de ficção contra o alcoolismo, que todos deveriam ler. É impressionante como o álcool pode transformar uma pessoa. Nunca convivi com alcoólatras, por isso não imaginava que pudessem acontecer tantas coisas ruins. Fiquei chocada com algumas situações descritas no livro.

Tirando o problema com o álcool, Hildy é uma pessoa legal e batalhadora. Valoriza as amizades e gosta de ajudar os outros.

Jack, ex-namorado de Hildy, também é gente boa. Um cara simples e rude, mas muito trabalhador, honesto e amigo. Ele se preocupa de verdade com Hildy e, apesar de tudo, ainda gosta dela.

Como o título do livro sugere, há muitos segredos na história. Parece que Hildy tem que guardar todos – os seus e os dos outros. Um dos segredos que Hildy guarda é sobre sua nova amiga Rebecca. Este segredo vai trazer muita dor de cabeça a ela.

Se você pensa que a história é apenas um drama, está muito enganado. A partir da metade do livro, começa um suspense bem tenso. A cada capítulo, você tenta descobrir o que está acontecendo e fica tentando adivinhar o desfecho da trama. O final é bem surpreendente, pega você de surpresa. É o tipo de livro que mexe com o leitor, perturba (fiquei pensando nele por vários dias...).

Recomendo a leitura para quem gosta de drama com uma dose de suspense.

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

Vanessa Meiser 31/08/2015

Para começar, classifico este livro como um romance comovente, emocionante e bem-humorado. Com estes ingredientes, eu tinha a absoluta certeza de que iria adorar o livro e foi exatamente isto o que aconteceu!
Hildy Goog é corretora de imóveis, uma das melhores da região, mora numa cidade pequena, porém turística devido à praia que recebe muitos visitantes e interessados em comprar casas milionárias.
Hildy é uma senhora bem ativa, mesmo já tendo chegado à terceira idade. Separada, mãe de duas filhas, e com um neto pequeno, Hildy 'luta' para se livrar do rótulo de alcóolotra, na verdade ela luta para esconder que mesmo depois de tendo passado um tempo internada (por decisão das filhas) ainda não abandonou a bebida. Ela mantém em casa um estoque de vinho e bebe quando está sozinha. O problema é que Hildy não lembra de nada o que faz quando está sob efeito do álcool, ela é capaz de sair de carro, de ligar para as pessoas, das mais variadas ações sem lembrar de nenhuma delas no outro dia, mesmo quando as pessoas afirmar que ela fez tudo aquilo.
Além do vício em bebida, Hildy é vista como uma 'bruxa local'. Isto se deve à habilidade que ela possui de interpretar palavras e gestos muito melhor do que qualquer psicólogo renomado e também ao fato dela ser a oitava bisneta de Sarah Good, uma das bruxas de Salem. Na verdade, ela não possui nenhum poder paranormal, mas sabe mesmo como arrancar confissões das pessoas que ficam admiradas com seu talento.
Dentre os personagens principais deste livro, temos Rebecca, uma nova moradora da cidade, uma mulher misteriosa e ao mesmo tempo amistosa que se identifica com Hildy e faz dela sua melhor amiga. Além dela, há Peter Newbold, o psiquiatra local e que também mantém um bom relacionamento de amizade com Hildy.
Não posso esquecer de mencionar o peculiar Frankie, o faz tudo da região. Ele exerce várias funções, possui uma equipe que faz consertos nas casas, caminhões que recolhem o lixo e por aí vai. É um homem de bom coração, mas sem muita higiene e vaidade, ainda assim, desperta alguma coisa em Hildy...
A escrita da autora é tão leve e fácil de se ler que você não consegue largar o livro, mesmo não havendo nenhum graaande acontecimento na trama, é mesmo uma história baseada no drama de sua personagem principal, nas mentiras que ela precisa inventar e sustentar para que sua família e amigos não descubram que ela nunca conseguiu se livrar do seu vício.
O tema é um tanto forte, mas o livro me deixou leve e relaxada, méritos à autora e à editora pela brilhante ideia de publicar a obra no Brasil. Obrigada Companhia Editora Nacional!

site: http://balaiodelivros.blogspot.com.br/