Meu Destino é Você

Meu Destino é Você Nina Reis

Resenhas - Meu Destino é Você

Falando em livro... 03/07/2015

Simplesmente perfeito
Meu destino é você, é o primeiro livro que eu leio da Autora Nina Reis, e afirmo que comecei com o pé direito. Acabei de terminar a leitura, e precisava tentar colocar no papel toda a emoção que o livro me proporcionou. Um enredo rico em detalhes, com uma escrita impecável, personagens marcantes e acima de tudo, recheado dos mais sublimes sentimentos do mundo: o amor e a amizade. Sou uma romântica incurável, acredito na força do amor verdadeiro, e este livro elevou a minha crença. Theo e Eva são apaixonantes...

O enredo do livro tem como cenário principal a cidade de São Paulo. E é nessa metrópole movimentada que a vida de Theo e Eva se cruza. Em uma manhã que tinha tudo para ser como todas as outras, Theo conhece aquela que entraria em sua vida, mudaria seus conceitos e arrebataria seu coração. E só bastou um olhar para que a alma desse casal se reconhecesse e se apaixonasse. Você acredita em amor à primeira vista?

Eva Martins é uma eximia violoncelista. Uma mulher batalhadora, forte, altruísta, simples e com um coração gigantesco. Aos vinte e oito anos está prestes a alcançar um de seus maiores sonhos: mostrar ao mundo o seu talento. Nada na vida dessa jovem sonhadora e idealista foi fácil. Vinda uma família extremamente humilde, Eva teve que lutar contra vários preconceitos durante sua vida. Com muita vontade, perseverança, persistência e talento, venceu algumas batalhas que a vida colocou em seu caminho, e é com essa mesma força que continua lutando por seus sonhos. A musicista dá aulas em um conservatório, além de encabeçar, apoiar e realizar diversos projetos sociais, sempre tentando levar a diante o poder e a beleza da música. Recentemente recebeu um convite irrecusável: fazer parte da consagrada Orquestra Sinfônica de Londres. Este convite é muito mais do que um reconhecimento ao seu talento extraordinário, era uma conquista, pois seria a primeira violoncelista negra, latina e brasileira a fazer parte de uma Orquestra mundialmente reconhecida.

Theodoro Emiliano Santini é um homem do bem, trabalhador, um cara que ama a família, os amigos e adora curtir sua liberdade, nunca passou por sua cabeça se prender a uma mulher. Pelo menos, não por enquanto. Um homem que carrega nos ombros o poder de um sobrenome de peso, e era esperado que o primogênito dos Santini seguisse os passos do progenitor e assumisse o império da família. Porém, Theo nunca pensou assim. Um homem que enfrentou o pai e lutou por seus sonhos, Theo abomina a fama que vem com seu sobrenome. Formou-se em arquitetura e é um paisagista com uma sensibilidade incrível. Vive em comunhão com a terra e as flores, tem um dom que muitos criticam, e fazem as mulheres mais fúteis saírem correndo quando descobrem seu trabalho, mas que faz de sua vida completa e realizada.

Em uma estação de metrô lotada, Theu é atraído por um par de olhos cor de whisky, que fez seu coração bater mais forte, um sentimento de alegria, felicidade, amor e reconhecimento nasceu, e uma forte atração incontrolável surgiu. Nunca em sua vida tinha visto uma dama com tamanha beleza e magnetismo, que o atraia para ela. Sua dama de pele cor de chocolate derretido e olhos cor de whisky. Eva ficou hipnotizada pelos olhos cor do mar do Caribe do homem que mantinha seu olhar cativo ao seu. E no meio dessa bolha de emoção eles se (re)conhecem. Mas no meio do caos da estação abarrotada de gente, eles se perdem de vista. Theo fica obcecado para encontrá-la novamente, porém muitos desencontros adiaram esse momento.

E é durante uma apresentação da violoncelista no Teatro Municipal de São Paulo que eles se reencontram. Theo nem tenta lutar contra um sentimento inexplicável que ele sente por Eva. Ele fará de tudo para provar a sua dama que quer ela em sua vida, que o amor deles vai resistir ao tempo e a distância. Por outro lado, Eva mesmo encantada com esse sentimento, está mais contida, pois em breve embarcaria para o outro lado do oceano e lá permaneceria por um ano. Será que esse amor vai resistir a esta separação? Será que o destino vai deixá-los viver esse sentimento tão puro?

Um livro regado de superação, de esperança, de amizade, de carinho e de muito amor. A Nina conseguiu criar personagens simples, que os fizeram mais humanos, mais acessíveis, como se vivessem de verdade e fizessem parte do nosso mundo. Um casal que viveu um amor arrebatador, alucinante, puro e sublime. Eu estou simplesmente encantada pela história, ela me envolveu, me cativou, me emocionou e reconfortou. A autora tem uma escrita perfeita, fluente, agradável e inteligente. A leitura tem um toque poético, você sente o amor, as sensações que ela quis passar, a delicadeza que a narração é desenvolvida, que ao mesmo tempo é marcante e forte. Somos apresentados a muitos cenários, entre eles a Casa das Rosas e o Parque Estação da Luz, ambos em São Paulo, a cidade de Cartagena e a Londres. Tudo muito bem detalhado e dentro do contexto cultural da história. Um livro que transborda cultura.

Conseguimos sentir o carinho e o cuidado da Autora ao criar a história. A amizade é outro ponto marcante na narrativa. A Nina abordou também assuntos importantes, como o preconceito racial e social, que infelizmente ainda acontece no mundo atual. Muitos ainda julgam e sentenciam uma pessoa pela cor de sua pele, ou por questões financeiras. A música clássica também é bem vista no livro, e isso me encanta. O livro é narrado na terceira pessoa, e somos agraciados com vários pontos de vistas e várias histórias secundárias. O Theu é um gentleman, um príncipe, que luta por sua dama com todo o coração e alma. Um homem apaixonado, que faz questão de mostrar isso ao mundo, que ama sua mulher sem distinção de cor ou qualquer outra coisa que não seja um amor sincero e verdadeiro. Ele me arrancou suspiros em vários momentos e me deixou extremamente encantada. A Eva é uma guerreira, lutadora, talentosa e que não se deixa abater. Fica magoada quando é vítima de preconceito, mas levanta de queixo erguido e mostra seu valor. Essa personagem é incrível! Ela se doa sem pedir nada em troca, ajuda a quem necessitar, é apaixonada pela vida, pela música e tem um coração do tamanho do mundo. Mesmo tendo enfrentado tantas perdas e obstáculos que a vida colocou em seu caminho, nunca se tornou uma mulher amarga, triste ou sem emoção. Quando está com seu cello, ela desnuda a sua alma e toca até coração mais frio que possa existir.

Meu destino é você, é uma história incrível, emocionante e motivadora. Faz seu coração transbordar de amor e felicidade, e deixa a sua alma repleta de sentimentos bons. O epílogo é lindo, sensível e extasiante, me levou a lágrimas sinceras. E me deixou mais convicta ainda, de que o amor é o alicerce da vida, da família e da amizade.

Confira a resenha na íntegra no blog.

site: http://www.cheirodelivronacional.com.br/2015/06/resenha-meu-destino-e-voce-nina-reis.html
MI 23/07/2015minha estante
A Nina arrasa! Amo os livros dela.

Nina Reis 31/08/2015minha estante
Daiane, obrigada pela resenha linda e comovente! Beijos

adenilza.rodrigues.5 07/07/2016minha estante
Concordo totalmente com você!! Esse foi sem duvida alguma, o melhor romance que já li. Me tornei fanática por Nina Reis.

Brenda Silva 15/06/2020

A história não é muito bem escrita, mas fui relevando. Porém no momento em que a autora utilizou a palavra "mulata" para descrever uma mulher negra, tive que largar a leitura.
Dani 04/11/2021minha estante
Confesso que quase abandonei o livro ao ler o termo.

MI 23/07/2015

Amor nunca está fora de moda
Escrever uma resenha sobre um livro que que cativa cada pedacinho do seu coração é uma tarefa difícil. Porque muitos podem achar que a avaliação não é confiável... mas, vou tentar mesmo assim. Bem, comecarei pela Eva. Ainda bem que a Eva é uma mulher diferente das mocinhas que vemos em alguns livros. O que, fique bem claro, é um elogio kkkkkk. Eva, uma musicista reconhecida por seu talento, valente, sensível, lutadora e uma mulher com sonhos como qualquer uma de nós. Theodore (Theo ♡) Um paisagista, amante da beleza e suavidade das flores, um homem que construiu seu próprio caminho não se deixando conquistar pelo óbvio ou expectativas alheias. Eles, cada um a seu modo, foram trazidos pelo destino a um lugar despretensioso e esbarraram no amor! Se conseguir, imagine o resultado do encontro das flores com a música. Quanta beleza se formará das formas coloridas em notas, do perfume dos sons vibrantes e saberá que não há clichê que descreva a poesia das flores adornadas pela beleza dos acordes da alma.
Nina Reis 31/08/2015minha estante
Michele, sua linda! obrigada pelo carinho! Beijos

Camila.Barbosa 04/03/2017

Emocionante
Um livro para exaltar o amor verdadeiro e tudo o que ele pode construir e alcançar.
Narrado em terceira pessoa, o livro descreve os acontecimentos na vida de Theodoro e Eva. Logo de cara, percebemos como ele ama profundamente seus amigos e família, o quanto ele é dedicado ao seu trabalho e que ele é determinado.
Eva é uma das mulheres mais simples e fortes que tive o prazer de ler. Violocelista e professora de música, ama o que faz e ganha o reconhecimento que merece, podendo mostrar o seu talento fora do Brasil.
O cenário é na cidade de São Paulo, mais precisamente na estaão do metrô. Os olhos castanhos mais incríveis se encontram com os olhos de um intenso azul. Os dois sentem uma coisa que não souberam colocar em palavras, uma coisa intensa, profunda e diferente de tudo o que já tinham exerimentado.
Mas uma confusão de papéis, pessoas e estações erradas, acabam separando os dois e cada um segue seu caminho, mas sem esquecer dos poucos momentos que passaram na companhia um do outro e das poucas palavras que trocaram.
Eva não quer pensar no encontro que teve com Theo, ela tem outras responsabilidades, outros objetivos na sua vida, e ficar pensando no rapaz de olhos intensos seria se prender a vida que ela tem ali.
A frase: homem certo no momento errado parece ser perfeita para descrever a situação que ela se encontra.
Theo fica determinado em encontrar a bela mulher de olhos cor de Whisk de qualquer maneira e os desencontros são quase tão bons quanto o encontro. Mas é bem quase mesmo, pois o encontro desses dois faz o coração disparar e os diálogos dos dois fazem tudo ganhar um tom tão real que é quase como ser transportado para o livro e assistir a cena diante dos olhos.
Theo se entrega de corpo, coração e alma para Eva, e ela mesmo sentindo algo inexplicável, não consegue se entregar por completo.
As lições de amor, companheirismo, superação, fé são escritas de maneira clara e muito calma. A escrita é inteligente e altamente envolvente. Os cenários são simples, bem descritos e nos levam por um passeio por todos os lugares (destaque para Cartagena), detalhes culturais sobre os lugares e pessoas enriquecem a história num nível incrível. Os diálogos diretos e apresentados nos momentos corretos fazem com que a leitura flua de uma maneira natural. A musica é muito presente na narrativa e posso dizer que é a cereja no bolo mais do que saboroso que é esse livro.
E prepare os lencinhos, a história é emocionante e o final é de arrancar lágrimas e mais lágrimas. Um livro extenso, mas que vale cada palavra. Leitura recomendada para todos os momentos!
Nina Reis 16/08/2017minha estante
Nossa...
Estou sem palavras para descrever a emoção de ler a sua resenha!
Não sei usar o Skoob e por isso, dificilmente apareço por aqui, por isso minha demora em ler sua resenha.
Obrigada pelo carinho por esse casal tão especial!
Obrigada pelas palavras gentis e principalmente, obrigada por dar uma chance a essa humilde escritora.
Beijos de Luz!

Joanne.G.P. 30/06/2020

Romance maravilhoso! Minha única ressalva é que o fim dos personagens secundários não ficou claro

Dani 16/11/2021

Livro extenso, mas é um romance gostosinho de ler.
A princípio, achei que não conseguiria ler uma história tão longa, mas admito que a leitura foi muito fluída. A história é bem bonita, muito romance e personagens incríveis até demais. É ótima pra quem gosta de um bom livro em que os personagens são todos lindos, ricos, poderosos e perfeitos. Sério, é um pouco irreal nessa parte. Mas é um livro e entendo que as pessoas querem ler é sobre coisas boas mesmo.

O Theo é perfeito, e a Eva, nem se fala de tão maravilhosa. Agora, não posso deixar passar problemas no livro que, de verdade, me fizeram pensar em parar de ler, como o fato de o termo mulata ser usado várias vezes e de forma, por vezes natural. E, ainda, a dificuldade que a autora tem em escrever que a pele da personagem é NEGRA ou PRETA. Ao invés disso, o termo utilizado é "pele cor de chocolate derretido" como se tentasse amenizar a cor da mulher, sei lá. Além disso, várias vezes a beleza negra é enquadrada como exótica. Eu sou negra e me senti dessa forma lendo esse livro. Por isso fiquei muito feliz ao ler outro livro da autora (Se eu não tiver você), mais recente, em que ela realmente se refere à personagem como negra (apesar de ainda usar o termo exótica para se referir à beleza da mulher negra).

Confesso que senti falta de outros personagens negros mais presentes na história. Mas como parece que ela só vive cercada de gente rica, linda e poderosa (com exceção dos alunos da comunidade), acho que autora não quis colocar que uma pessoa negra pode ser assim também, pelo menos na história da ficção.

Eu sei que as pessoas evoluem com o tempo e quem sou eu pra dizer se uma pessoa deve ou não evoluir ou, ainda, cobra essa evolução. É que eu gosto muito de ler romances e romance com mulher negra como protagonista é raridade.

Patrícia Rammos 02/09/2017

Meu Destino é você
Um dos melhores livros que li na vida !!!
É sobre ser empoderada, ser feliz, amar e ser amada...
Estava (estou) há algum tempo tentando encontrar livros com protagonistas negras e , felizmente, encontrei esse, que muito mais do que uma aula de representatividade, fala de amor, sem objetificar a negra, como muitos fazem.
A história de amor de Eva e Theo é tão LIIIINDA, tão real, tão emocionante !!! Tipo, amor a primeira vista, no momento errado, que se transforma no certo, mesmo contra tudo e contra todos.
Nina Reis é uma autora bem sensível !!! Feliz feliz em encontrá-la.
Falo mais nesse vídeo => https://www.youtube.com/watch?v=juPARP8apj0&t=129s

site: https://www.youtube.com/watch?v=juPARP8apj0&t=129s

Paloma 02/11/2020

Romance muito bonito, mas achei muitas partes repetitivas, só conclui a leitura porque não tinha visto o número de páginas.

Tati.Chaves 10/10/2017

Lindo
Uma história tão linda em que você termina de ler chorando...obrigada Nina Reis por sua criatividade e sensibilidade e por nos presentear com uma história de amor tão linda, eu não consegui parar de ler e de me emocionar, levarei Theo e Eva pra sempre em meu coração.
Esse livro é incrível e a sua escrita é maravilhosa.

Garotas Devorando Livros 15/08/2018

[...]

A leitura do livro é agradável, leve e autora consegui me transportar para dentro da história e confesso que fiquei apaixonada por ela e falo que se você quer um livro para ler e ficar suspirando, então Meu Destino é Você o ideal para isso.

[...]

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG!!!

site: http://www.garotasdevorandolivros.com/2018/03/resenha-meu-destino-e-voce-nina-reis.html

cmorais 10/08/2020

Lindo!!
Que livro lindo!! Vai ficar marcado para sempre em mim!! Leitura maravilhosa! Super indico!