Ilíada

Ilíada Homero

Resenhas - Ilíada

Chiara 16/04/2024

Dificil
Sinceramente, eu nunca tive tanto trabalho pra ler um livro quanto esse, com uma prosa super complicada, nomes que não acabam mais e uma historia de deixar qualquer um perdido Ilíada é um verdadeiro desafio! De inicio foi realmente assustador, mesmo não sendo o primeiro livro nesse formato de poesia épica que eu leio e mesmo eu sendo familiar com a historia, esse livro me intimidou logo de cara, e os dois primeiros capítulos eu sinceramente não entendi nada! E sendo mais sincera ainda eu so consegui seguir esse livro, abrindo o resumo de cada capitulo da wikipedia, pra conseguir me situar, e deu certo! Enfim, apesar do desafio inicial o final realmente foi me puxando pra historia e eu consegui ter uma experiencia mais imersiva. Agora eu pretendo encarar A Odisseia, me desejem sorte!

Andressa 04/03/2024

A história contada é incrível, porém o livro é de difícil leitura, exigindo mais atenção do leitor. O começo é um pouco parado, sendo necessário colocar muito esforço pra continuar a leitura.
Pretendo reler novamente, para poder fazer umas imersão maior leitura.

Dunaz 21/01/2024

Um clássico...
Lembro-me de ter lido na escola. Depois, de ter lido na faculdade.
Eu nunca me canso

Andre 18/11/2023

Algumas dicas.
Não escrevi isto para fins de resenha ou análise da obra. Há certos livros a meu ver que não são para serem comentados pelo valor em si; o que deles se pode comentar é como consegui compreendê-lo ou absorver-lhe a mensagem. A Ilíada é uma dessas obras, primeiramente por ser escrita em versos, forma que deveria ser comum há época quando a transmissão verbal deveria ser a regra e a poesia ajuda na memorização. Então, usarei este espaço mais para colocar como consegui entender razoavelmente esta obra e espero que possa ajudar aqueles que pretendam enfrentá-la. Primeiramente, o conhecimento prévio é importante. Saber como a história começa e termina ajudará no imaginar das cenas, tanto mais que a ilíada pega um pedaço da Guerra de Tróia; logo, conhecer a história de cada um dos cantos de Ilíada antes de começar a lê-los será de muito auxílio; segundamente, ler obras da Grécia antiga antes da Ilíada acostumará o leitor a forma de escrita da obra. Aristófanes, Eurípedes, Sófocles etc. foram alguns autores gregos que li antes da Ilíada, e eles serviram-me como preparativo para encarar a obra de Homero. Por fim, aconselho a encararem não como algo acadêmico nem sob um ponto de vista enviesado, algo que infelizmente acontece quando se lê textos antigos. Leia-a, como posso dizer, com certa dose de paixão; tente lê-la como se estivesse lá; pode parecer bobagem, mas ajuda na imersão (no meu caso até torci para os troinanos... rs). Bem, espero que este texto sirva de ajuda a quem for ler este ivro, mas garanto que a experiência nos enriquece.

JVSales 08/11/2023

Clássico épico
Um magnífico poema épico escrito por Homero. Sim, possui uma escrita muito complexa, mas a leitura vale muito a pena. Trata-se de um mundo de guerra, romances, traições e reflexões.
A trama de Ilíada se ambienta ao conflito dos troianos contra os aqueus, retratando uma oposição principal entre Aquiles e Heitor, e outros grandes guerreiros. Os deuses da antiga Grécia também compõe a história, a tornando mais deslumbrante.
Ilíada também é o tipo de trama que não querer spoiler não é uma opção, você irá receber. Os sonhos e algumas profecias abrem essa realidade e não há para onde fugir. Talvez o prenúncio seja mais divertido em algumas situações. A areté e a timé, representantes do valor e da honra são importantíssimos para os guerreiros da trama, além do ideal heróico que é o tema central da Ilíada.
A representação dos guerreiros e todas as suas glórias tornam a Ilíada o que ela é. Intrigante. Não importa o tamanho ou a forma que o livro foi feito. Tudo compensa. Não é uma história onde há heróis e vilões, certo ou errado. Há apenas o Homem com seus propósitos. E muitos deles são destrutivos. Tudo isso faz da Ilíada um clássico. Um clássico que precisa ser recomendado.

Leonardy.Negrini 18/06/2022

O Mundo Grego ao Alcance
Então nada mais justo e louvável que ir às fontes mais antigas, aquelas que estão talvez no ápice do que é considerado clássico, o mundo grego, a cultura helênica. Questiona-se a existência histórica de Homero, tal como se faz com Buda, Sócrates e o Cristo, porém, estes questionamentos não podem desmerecer a obra no sentido literário.
A Guerra de Tróia, embasada e realizada como uma vingança ao sequestro consensual (?) de Helena, esposa de Menelau, por Páris, troiano. Serão 12 anos de conflito no qual os deuses irão, durante todo o tempo, interferir no conflito devido aos seus preferidos, seus filhos por afeto ou por gratidão pelas ofertas, que envolvem sacrifícios animais, hecatombes.
A Ilíada trará o relato desta guerra até o momento em que Príamo vai à Aquiles resgatar o corpo de Heitor, que sofria um terrível luto por Pátroclo. Os gregos permitirão dias de luto para o povo troiano, para que possam prantear o seu herói antes de retomarem a guerra.
Sendo assim, o filme Tróia, estrelado por Brad Pitt e Eric Bana, traz não só a história de Ilíada, como também fatos de Odisséia, a continuação da história.
Os traços humanos, os sofrimentos e ao mesmo tempo a honra e os valores são muitíssimo interessantes, apesar da leitura em versos ser bastante cansativa pela uso da voz passiva e pelos termos da linguagem antiga.
#lerévida #leitura #Ilíada #homero #vigésimoquintodoano

Karin 14/11/2021

Difícil mas arrebatador.
Comecei a ler a Ilíada por curiosidade e antes mesmo de iniciar fiz uma pesquisa sobre as diversas traduções da obra. Eu queria uma obra fidedigna que me conectasse, da melhor forma possível, com o original. Encontrei esse e-book que é em versos. O início foi muito difícil, pois não estamos acostumados com esse tipo de narrativa e com muitas palavras que tambem não encontramos nos dicionários. Entretanto, a história é impressionante, pois conta de forma minuciosa as batalhas entre gregos e troianos em razão do "sequestro" de Helena por Páris. A batalha se dá ao mesmo tempo por deuses e pelos homens, demonstrando claramente as paixões nesses dois grupos. Fiquei muito surpresa ao identificar um verdadeiro herói da história, que, ao contrário do que é contado, não parece ser Aquiles, mas um ser humano que lutou contra toda a sorte de guerreiros treinados e deuses. Esse homem, apesar de não ter o favorecimento dos deuses, não concordar com as estratégias políticas e com as atitudes de seus irmãos, lutou bravamente pela família, filhos, pais e pátria, até sua morte.
cpreviatti 15/11/2021minha estante

Saulo Barreto 26/06/2018

Um Clássico
Um clássico que deu origem a toda a mitologia sobre Tróia e a Guerra de Tróia. As notas sobre os livros são bem coesas e explanam bem o livro em questão.
Excelente.