O Poder da Empatia

O Poder da Empatia Roman Krznaric

Resenhas - O Poder da Empatia

Adriana Barbosa 13/03/2024

"O poder da empatia"
"O Poder da Empatia", escrito por Roman Krznaric, explora a importância da empatia na construção de relações mais profundas e na promoção de mudanças sociais positivas. Krznaric argumenta que, ao nos colocarmos no lugar do outro, podemos desenvolver uma empatia transformadora capaz de impactar não apenas nossas vidas pessoais, mas também o mundo ao nosso redor.

Carol 03/01/2024

Um contexto histórico de atos de empatia
O autor nos apresenta fatos históricos sobre a evolução do conceito de empatia e suas aplicações em diversos momentos da história da humanidade.

Exemplos práticos são mencionados para nos auxiliar na compreensão da aplicabilidade de sermos empáticos: desde o entendimento do conceito quanto às formas de praticar a empática.

Um ótimo livro para quem, como eu, já leu muitos livros direcionados ao ?eu?. Esse livro, expande nosso olhar para o outro. Ao invés da introspecção, nos mostra a ?outrospecção?.

Leiliane R. Falcão 28/11/2022

Sobre empatia e algumas coisas mais
Toda vez que eu ouvia a palavra empatia, sempre me lembrava de algo que ouvi muito ao longo da vida: não faça com os outros aquilo que gostaria que fizessem. Por muito tempo carreguei essa crença comigo, mas neste livro do Roman Krznaric, fundador de uma das instituições que eu mais admiro (The School of Life), encontrei uma definição praticamente perfeita para o termo: "empatia é a arte de se colocar no ligar do outro por meio da imaginação, compreendendo seus sentimentos e perspectivas e usando essa compreensão para guiar as próprias ações."
O que Krznaric propõe neste livro é justamente usar diversas ferramentas relativamente simples (o diálogo fora da nossa bolha, por exemplo) para dar um salto imaginativo de empatia, e assim olhar o mundo com os olhos do outro, com as suas dores e delícias.
O livro é recheado de historias de pessoas que foram extremamente ousados nas suas experiências empáticas (pesquisem pela Patrícia Moore, por favor!), e que conseguiram mudanças significativas em suas comunidades. Ler essas histórias me trouxe um sentimento tão bom. É muito poderoso compreender que através do exercício da empatia temos o poder impactar vidas e a capacidade de transformar o mundo. O poder da empatia foi uma das melhores leituras de 2022. Recomendo com força!

Jean Bernard 02/11/2022

Um Pingo de Esperança que pode ser Cultivada
Comecei a ler esse livro para meu estudo sobre Literatura e Empatia. A surpresa foi muito maior do que já esperava. O autor nos leva numa viagem sobre o poder da empatia para a humanidade. Estudos de diversas áreas são apresentados e exemplos reais de pessoas e casos empáticos. Sem nunca pontuar as vozes contrárias ou críticas, mas sempre dando seu entendimento sobre o assunto. Além de importante, uma leitura agradável e cheia de história.
Um Livro que Realmente me Mudou!!!

Tuca 18/01/2022

Terminei odiando a empatia
Li esse livro para fazer um trabalho da faculdade, e ele tá entre uma das piores coisas que eu já li na minha vida, prolixo demais, tem umas metáforas muito toscas, faz umas alusões muito desconexas, no geral parece um monte de informação jogada. Uma versão nova do conceito ""gratiluz"", que nesse caso tudo se resume em seja empático, e todos os seus problemas desaparecem.

Letícia.Felix 16/06/2021

A leitura é muita fácil com uma linguagem bem acessível, mas achei a abordagem de alguns tópicos um pouco superficiais.
Indico pra quem quiser ter uma visão geral do assunto.

Ana Clara 04/02/2021

O poder da empatia
Apresenta 6 hábitos das pessoas altamente empáticas com grandes exemplos para ilustrar tais hábitos. As histórias de empatia apresentadas no livro são mto envolventes.

Maiash 29/08/2020

Livro necessário
Faz alguns meses que li este livro, talvez a resenha fique comprometida um pouco. Mas gostaria de levantar pontos muito interessantes sobre empatia. Existem dois tipos de empatia, a afetiva e a cognitiva. A cognitiva pode ser aprendida, inclusive os bullies possuem alta empatia cognitiva, pois eles sabem exatamente o que machuca suas vítimas, e quando mais praticam o bullying mais aprendem sobre ela. Outro faro interessante é que ao praticar a empatia não de deve se imaginar no lugar do outro e sim imaginar o outro no lugar dele mesmo. Ou seja, não podemos julgar alguém por não conseguir executar algo que conseguimos, pode ser que a pessoa não tenha a mesma percepção. Outro exemplo, pra entender melhor os dois pontos levantados. Uma criança que vê seu irmão mais novo chorando, no intuito de interromper o choro, entrega seu brinquedo favorito ao irmão, porém este continua a chorar, então em outras tentativas o irmão mais velho consegue consolar o irmão mais novo com um outro brinquedo, que seria o preferido do bebê chorão. Vejam bem, no primeiro momento o mais velho se imaginou no lugar do mais novo e entregou aquilo que o faria parar de chorar, mas a percepção de melhor brinquedo é totalmente diferente para o irmão mais novo. Outro estudo interessante é que é mais comum mulheres com maior empatia afetiva, não generalizando, é claro. Leiam, há relatos de experimentos muito interessantes e análises de celebridades famosas como Che Guevara e Madre Tereza.

@aloeliane 04/01/2020

Necessário!
Aprender sobre a softskill Empatia é algo que todos nós precisamos. Esse livro me levou a refletir muito sobre o que eu espero da empatia e como posso ser uma pessoa melhor!

Bruno 17/06/2019

Empatia nossa de cada dia
A empatia não é apenas nos colocar no lugar do outro, nos imaginando como tendo uma formação e histórico de vida como o dele. Precisamos desenvolver uma perspectiva compartilhada, nos colocando na pele dele e experimentando como nos sentiríamos passando pela mesma situação em nossas próprias vidas. O primeiro passo para isso é buscar compreendê-lo, entender os seus anseios, para, assim, buscar contribuir para que ele os alcance e evitar ser obstáculo para o mesmo. Para desenvolver a empatia, devemos começar nos esforçando para pô-la em prática todos os dias em nosso cotidiano e observar exemplos de pessoas empáticas e aprender com elas.

Heloisa Motoki 07/05/2019

Para quem gosta de dados históricos
O livro tem boas referências sobre empatia, para mim faltou um pouco de prática pq ele se aprofunda em dados históricos.

Bya 26/07/2018minha estante
Adoreeeei o panorama geral e as ressalvas!! pra fazer pensar a quantidade de coisas que são englobadas em ser empático, são muuuuitas facetas! quero leeer :D

Lay 27/07/2018minha estante
Nossa, que resenha boa! Me deu vontade de ler, inclusive com as críticas e ressalvas! Empatia é algo que permeia o âmbito social como um todo, mesmo que esse livro não seja perfeito, um primeiro passo com esse livro já pode ajudar muita gente (e me incluo nessa galera XD).

Monique 27/07/2018minha estante
Vi uns erros desse corretor trol! Hahaha mas que bom que deu pra passar a mensagem que senti do livro!

Ewerton.Costa 27/11/2017

Ótimo
Começa com um teor mais científico e depois passa por alguns exemplos práticos do impacto da empatia em nossas vidas. Fiquei impressionado, em alguns momentos do livro, ao descobrir como a empatia é intrínseca ao ser humano e como foi direta ou indiretamente responsáveis por revoluções, questões históricas e sociais. A leitura foi realmente muito válida.

Victor.Mazzei 03/04/2017

excelente
Krznaric é um historiador voltado para estudos de criatividade e empatia. Nele, discute como o olhar e respeitar o outro pode colaborar para uma sociedade mais justa e melhor de se viver.