Social Killers - Amigos Virtuais, Assassinos Reais

Social Killers - Amigos Virtuais, Assassinos Reais J. J. Slate...

Resenhas - Social Killers

Andrea 18/03/2021

O perigo nas redes sociais
Neste livro trata sobre casos de crimes cruéis que ocorreram por meio de contato previamente por redes sociais, onde o serial killer planeja e arma contra a pessoa por meio do contato nas redes sociais, até ter a chance do primeiro encontro e fazer o que deseja. Bom para quem precisa de uma dose de realidade quanto a confiar em todo mundo, principalmente neste meio virtual em que você não sabe com quem está falando do outro lado. Adorei.

Layla.Ribeiro 08/05/2022

Como eu gosto de ?True Crime? não conseguia parar de ler as histórias narradas, dos casos citados só conhecia uma que era a do canibal Armin. Os casos são relacionados a redes sociais que direta e indiretamente influenciou os homicidas, o autor apresentou os casos de forma bastante resumida, para mim foi necessário já que a obra é composta por muitos casos, estes também não ficam preso apenas aos EUA o que achei bom, outra coisa bem legal foi o QR code que é mostrado no início dos capítulos que trazem uma interação do público com as tecnologias, porém acharia que deveria estar no final do livro, porque sempre que eu acabava a história eu esquecia do rosto da vítima/assassino e voltava novamente pra ler o QR code, houve outras coisas que me incomodaram na leitura que foi, a introdução do capítulo, principalmente relacionado aos casos do Craiglist, deu-me impressão de está sempre repetindo a mesma coisa e por último o desfecho do livro com um capítulo que ensina o leitor a não cair nas armadilhas da internet, desnecessário para o tipo de público que procura ler estes livros. Contudo, apesar desses pequenos problemas, eu gostei da leitura e de conhecer estes casos horripilantes sobre do que o ser humano é capaz.

Lindenberg 08/09/2021

Deveria ser lido, para ser evitado.
O livro fala sobre seriais killers que se utilizaram da Internet ou outros meios de comunicação para escolher suas vítimas, apesar de ser um tema pesado, a divulgação de como esses criminosos pensam e agem poderia evitar muitas vítimas. É formado de casos curtos e na maioria das vezes solucionados.

Não indico para quem é sensível a fatos com algum teor de violência.

Belinha 05/08/2021

Seria killers.com
Esse livro fala sobre crimes cometidos pela internet. Assassinatos, suicídios, sequestros. Ensina também como se proteger desses crimes. Infelizmente muitas pessoas caem nessas emboscadas e o final nunca é bom.

Michele monique 16/04/2020

Para quem gosta de curiosidade, esse livro e muito bom super recomendo

@gugugb 29/04/2021

Aqui temos um texto enxuto despreocupado com qualquer aprofundamento nas motivações dos assassinos. O foco é a quantidade de casos!
Vale como um bom 𝑝𝑟𝑜𝑓𝑖𝑙𝑒 pra esse tipo específico de crime.

Maria 18/06/2022

é revolucionário? não. mas, também não é tão ruim assim, o engraçado é que nos casos apresentados tem um padrão no histórico de vida da pessoa: problemas na infância que os pais resolveram ignorar ?

o mais bizarro ao decorrer do livro é: "fulano foi condenado no ano de 2006, 2009, 2015 etc", nisso eu penso: CACETE EU JÁ ERA VIVA NESSA ÉPOCA MEUDEEEEEUS, porque os perigos da internet pra crianças e adolescentes são enormes.

sara 05/01/2022

foi a primeira vez que li sobre assassinatos relacionados às mídias sociais e foi bem perturbador, como esperado. tantas vítimas de crimes brutais, simplesmente por entrarem em contato com pessoas que só queriam fazer o mal. esse livro traz a tona e deixa isso claro, como nos tornamos vulneráveis nessa "terra sem lei" que a Internet é. deixa claro como uma ferramenta excepcional de comunicação entre as pessoas pode se tornar uma arma nas mãos de pessoas mal intencionadas. é de partir o coração, acho que se trata de uma leitura extremamente necessária para conscientização da vulnerabilidade que nos expomos ao estarmos "conectados".

Luana.Cris 05/04/2020

Bom livro, mas leitura cansativa.
O livro é bom, a proposta é boa. porém a forma como foi escrita o torna muito cansativo. Da metade do livro em diante, parece que as histórias se repetem. Fica chato.

Ca Agulhari @literario_universo 28/03/2020

Tia Darkside pecou nessa edição...
A temática de serial killers me fascina e esse livro estava na minha meta há anos: finalmente li essa obra de arte da Darkside! Pra começar, preciso tirar o chapéu pra arte gráfica do livro: cheio de QR codes por dentro e de alusoes à internet. As histórias são curtas, algumas com detalhes superficiais mas outras bem repugnantes, porém preciso pontuar aqui a parte textual em si: depois de ler umas 10 histórias, começou a ficar maçante! O início de todo capítulo com um parágrafo entediante de introdução, que dava pra ver que tava ali só pra encher linguiça. Ninguém que está lendo um livro que descreve casos de assassinato e afins se incomoda com a história sendo contada tipo reportagem, direto ao ponto tá tia Darkside? Outro ponto negativo é que essas "pausas" tiraram a linearidade do livro, ele não é uma obra homogênea, me entendem? Parece um amontoado de matérias de jornal que foi jogado dentro de um livro sem o mínimo cuidado de revisão e adequação. Talvez os autores/editores tenham imaginado que as histórias por si só dariam conta de tudo, aliados à capa e à qualidade quase psicopata da Darkside em fazer livros lindos e pecaram nesse ponto: ficou amador. No final das contas, esse livro tão difícil de achar em algumas livrarias pode ser decepcionante pra quem finalmente o lê. Se você puder ignorar os primeiros parágrafos como eu fiz e também a parte final, que ficou chatíssima com "dicas de como não ser enganado na internet", o livro é realmente um prato cheio de casos chocantes. Se esses pontos pesam pra você, sorry!

Resenha originalmente postada no insta @literario_universo

Telma 30/08/2015

Sensacional!

Você prefere um livro que te traga informação ou entretenimento?

Refiro-me ao "Dark Side way of entertainment" (jeito "Dark Side" de entretenimento), claro!

Qualquer que seja sua resposta, esse livro é indicado.

Fiquei prazerosamente surpresa com a chegada desse livro aqui em casa! O livro veio acompanhado de um chaveiro mini canivete suíço! que meu marido roubou rapidamente!!!

Claro que o livro é capa dura, prateado com o chamativo "killers" em vermelho (sugestivo até a última gota dágua!).

A diagramação é luxo e bom gosto de mãos dadas.

Tive que pular a fila de leitura porque comecei a ler como quem não quer nada e não consegui parar!

Comecemos com a citação de Albert Einstein na contra capa:

O Mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

O que acha dessa afirmação?

A quantidade de informação que o livro traz a respeito de crimes virtuais, juntamente com os "alertas", nos deixa perceber que o autor levou o quote de Einstein muito a sério e com isso, temos 33 histórias com temas de canibalismo (esse caso foi controverso, cito abaixo), sequestro, suicídio e assassinato.

Os famosos casos de assassinatos que tiveram seu ponto de partida em anúncios, antigamente em revistas e na atualidade em sites de anúncios e amizade/namoro/sexo (chats virtuais).

É fato que a Internet nos deixa com a sensação de anonimato e a impressão de que podemos ser quem quisermos e fazer o que quisermos. Isso é parcialmente verdade. Hoje em dia a polícia já está mais equipada para prender assassinos reais que se utilizam dos meios virtuais para caçar; mas a maior arma contra tais crimes ainda é o conhecimento e o discernimento.

Os capítulos do livro são curtos e cada um deles é um mini relato (mini, mas completinho) do caso de determinado crime.

Vou contar o primeiro, e o restante vocês terão que adquirir o livro pra saber, ok?

ARMIN MEIWES:

Esse caso me assombrou por anos e acabei por discuti-lo exaustivamente com colegas de profissão... é bastante polêmico e como toda polêmica, temos quem vá de uma vertente a outra extrema. Vou explicar.

Armin Meiwes, tinha como história favorita na infância, João e Maria (isso mesmo, aquela com o casal de irmãos que iam floresta a fora jogando migalhas de pães para achar o caminho de volta e são presos por uma bruxa que começa a engordá-los para comê-los).

Depois de adulto e já com as fantasias de canibalismo desenvolvidas, encontrou um site chamado "The Canibal Café", onde as pessoas postavam suas "fantasias" sobre o canibalismo. Lá ele publicou, no ano de 2000, o seguinte anúncio do que procurava:

"um homem jovem e robusto, com idade entre 18 e 30 anos, para ser abatido e devorado... Caso tenha entre 18-25, você é meu menino... Venha até mim e eu devorarei sua deliciosa carne".

Você responderia? *rindo muito*

Armin recebeu várias respostas.

Um dos caras chegou a ir até sua casa e, na hora de ser "fatiado", ele arrependeu-se, pediu para ir embora e Armin deixou. Pra Armin, tinha que ser consensual.

Em Fevereiro de 2001, um engenheiro de 43 anos chamado Bernd respondeu ao anúncio:

"Eu me ofereço a você e deixarei que se sacie do meu corpo ainda vivo".

Trocaram várias mensagens depois disso e chegaram ao dia do encontro. Fizeram sexo. Bernd tomou umas pílulas pra dormir dadas por Armin (entre outras coisas) e ofereceu-se.

Armin tentou arrancar o pênis de Bernd na base da mordida, mas não conseguiu, então decepou. Fritou com alho, sal, pimenta e um pouco da gordura do próprio Bernd e tentaram comer juntos. (como Armin queimou o pênis, acabaram dando para o cachorro).

Enfim... Após 10 horas de perda de sangue e sofrimento de Bernd, Armin o matou para que ele deixasse de sentir dor. Desmembrou-o e colocou-o no freezer. Alimentou-se por quase 2 anos dessa carne e, quando ela terminou, pôs novo anúncio no mesmo local, procurando mais carne humana e contando o bem sucedido encontro e acabou sendo preso em seguida. A polícia encontrou vídeo em sua casa com as cenas do assassinato.

Ele foi levado a julgamento é aí que entra a polêmica: muitos achavam que ele deveria ser inocentado ou ter a pena reduzida, já que Bernd não foi forçado a nada. Bernd quis que tudo aquilo acontecesse. Outros achavam que prisão perpétua era pouco.

O caso só teve desfecho em 2006, depois de muita polêmica social.

Essa é apenas uma das muitas histórias reais e assustadoras, que poderiam ser a minha história ou a sua história, que estão narradas neste livro, de modo brilhante.

Ao final o autor nos diz como as autoridades conseguem caçar criminosos na Internet (ou outra mídia) e também nos ensina como obter segurança na Internet, como são feitas algumas das abordagens e quem está mais suscetível a elas.

Por fim, fiz minha mini pesquisa. Entrei num site de amizade virtual, com o nome de ARMIN e abordei uma garota... conversamos muito e ela estava pronta para ir para a web cam e louca por um encontro real.

Vamos dificultar mais as coisas para os criminosos virtuais?

Indico esse livro para toda a população mundial, maior de 16 anos!

Clique na imagem acima e saiba onde encontrar o livro para compra.

Se quiser ver as imagens, vá ao link abaixo.

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2015/08/resenha-social-killers.html
Silvana 30/08/2015minha estante
Real e assustador...parece conto de terror... perplexa é pouco para descrever o meu estado ao ler esse trecho do livro...ainda mais para quem tem filhos. Ainda estou atônita... Mas é bom ficarmos por dentro dessas loucuras que nos cercam.

Exato, Silvana.
Cada caso é mais estarrecedor que outro (de diferentes maneiras), mas a gente não pode esquecer de que, por vezes, a realidade supera a ficção.
Esse livro é pesado mas muito didático e informativo.
Muitos beijos em vc.

Silvana 31/08/2015minha estante
Pois é Telma... estou acostumada a ler somente ficção. Acrescentei alguns livros sobre fatos reais na minha estante mas ainda não os li. Mas, com certeza, esse livro irei ler, pois aborda um tema que não estamos acostumados a lidar, ou melhor, que não há um padrão de "bons modos" para seguirmos. Sempre escutamos dos nossos pais para não darmos "papo" aos estranhos na rua, não aceitarmos nada que um estranho nos oferecer, não aceitar carona etc... e também passamos esses cuidados para os nossos filhos. Mas, quando o tema é virtual, por maior cuidado que a gente tenha, aconselhando e acompanhando, ainda fica uma insegurança muito grande, pois não sabemos como lidar, nos sentimos impotentes, desinformados, não sabemos como dar a devida orientação para aqueles que nos cercam e que amamos, pois o "mundo virtual" é mais amplo e parece que fica um "vácuo". Realmente, quanto mais informação tivermos, melhor, afinal, vamos dificultar as coisas para esses predadores virtuais. Um grande abraço.

Telma 31/08/2015minha estante
É exatamente isso, Silvana!
Seu comentário bem poderia ser a parte final da minha resenha. Excelente!
É como lidar comum possível inimigo, invisível.
Até que ponto controlar os filhos, sobrinhos e como fazê-lo? Difícil. Por isso aposto na informação que o livro traz.
Um abraço apertado em você!

Silvana 31/08/2015minha estante
Obrigada Telma, pelos comentários e pelas informações preciosas. Um grande abraço para você também!

*smack* beijo estalado, Silvana

Ângelo Von Clemente 19/01/2022

Antologia de casos criminais relacionados ao acesso direto as redes sociais, salas de bate papo, anúncios em sites, etc.
Mostra como o advento da tecnologia pode vir acompanhada de extrema perversidade, quando utilizada largamente por indivíduos que se utilizam do anonimato para dizer e fazer coisas que normalmente e provavelmente não o fariam.

Existe aqui um convite a reflexão sobre os limites da exposição dentro das redes sociais, e os perigos que estão por detrás dela. O enfoque da moral está na mensagem de "não encontrar indivíduos que você conheceu na internet", tendo exemplos notáveis do porquê isso seria potencialmente perigoso, mesmo com as devidas precauções.

Ao final, os autores dão conselhos sobre segurança online, e é possível tirar algum proveito de tudo isso. Sabe-se que existe na internet uma face obscura e doentia, que aplicativos de relacionamento podem ser utilizados por indivíduos mal intencionados, entretanto creio que se você conhece alguém pelo período mínimo de 1 ano, tem provas conclusivas de que está falando de fato com aquela pessoa (não um fake) e por constância descobre a índole do indivíduo, é óbvio que o quadro é diferente.

Estar acompanhado, avisar a localização a outrem, marcar sempre em locais públicos e movimentados; todas essas são medidas básicas de segurança a serem tomadas, e geralmente funcionam muito bem.

Amante de livros 04/01/2023

Você realmente conhece todas aquelas pessoas listadas como seus amigos?
Cometer um assassinato não se resume ao ato criminoso em si…

Enquanto um vampiro precisaria ser convidado para entrar, um psicopata on-line não vai perder a oportunidade de entrar quando encontra janelas abertas…

Se o velho ditado “quem vê cara não vê coração” for mesmo verdade, o que se pode dizer sobre todos aqueles avatares sorridentes que você adicionou?

Você realmente conhece todas aquelas pessoas listadas como seus amigos?

Gabi Ruggin 02/09/2020

Chocante
O livro traz histórias reais sobre crimes que foram cometidos.
Achei bem interessante o fato do livro ter um QRCODE em cada novo capitulo com as imagens dos criminosos.
As Historias sao chocantes, tristes e que pode despertar varios gatilhos, cuidado.