A Garota No Trem

A Garota No Trem Paula Hawkins

Resenhas - A Garota no Trem

iamdudis 13/07/2022

Thriller psicológico é um dos meus gêneros favoritos tanto literário quanto cinematográfico. Gosto de explorar a mente humana sejam eles, casos reais ou fictícios. É fascinante o quanto um ponto de vista pode ser contraditório e impiedoso com o outro lado.

Livro apresenta três mulheres com ponto de vistas totalmente diferentes, contudo, ambas envolvidas na mesma história.

Rachel é a protagonista nesse livro. Para entender a Rachel deve se ter no mínimo conhecimento de como é uma pessoa solitária e viciada, senão existe consciência sobre isso em você e como entender alguém que está doente, esse livro só irá te irritar e não serve para você.

Diariamente Rachel pega o trem às 08h04min para Londres. Durante as suas viagens, ela observa as casas 13 e 25 e fica obcecada com a vida dessas pessoas. Quando a Megan ?moradora da casa 25? desaparece Rachel acaba muito mais que envolvida. Ela não se recorda de fragmentos dos acontecimentos no dia do 13 de julho (o dia de desaparecimento da Megan).

Os capítulos acabam por ser intercalados entre as três mulheres e conta as suas versões sobre a história tecida de mistérios desde o início. O que aconteceu com Megan? Rachel irá se lembrar o que presenciou? E a Anna? Quem ela é nessa história toda?

A narrativa é construída para lhe fazer odiar essas mulheres e não sentir empatia por elas. Mas, eu senti muito, principalmente pela Rachel. A leitura é fluida e estimulante, a curiosidade para saber o que de fato aconteceu é a melhor parte.

Apesar de eu ter gostado dessa leitura e ter sido prazerosa em vários aspectos, alguns pontos ficaram em aberto. E acabei descobrindo quem era a pessoa culpada desde o meio do livro, rs.

>SPOILERS ABAIXO<

? Começando que os homens deveriam deixar de existir, rs. Sério, só perturbam a vida das mulheres.
? Como as pessoas podem odiar a Rachel? Mds! Ela é uma pessoa doente, dependente química com depressão e viveu por anos num relacionamento abusivo. Fiquei abismada com as resenhas aqui.
? Eu não suporto a Anna, toda a hora se vangloriando do "presente de Deus", sendo gordofobica e narcisista o tempo todo, tenho só pena pela filha dela por ter uma mãe assim.
? Queria saber quem era a pessoa que mexia nas casas e mudava objetos. Não era só a Rachel narrando isso, era também a Megan. Isso ficou muito"?????"
? Como ficou o caso da Megan? O Tom foi acusado de ter matado ela? Não ficou claro, apenas que ele morreu após ter atacado a Rachel.
Adriana 13/07/2022minha estante
Sempre arrasando nas suas resenhas ????????

brenninho 13/07/2022minha estante
oxe bestie tu lê 2 livros por dia?

iamdudis 13/07/2022minha estante
Depende de quantas páginas kkkkk
Normalmente tô lendo um por dia

DANILÃO1505 14/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

maggianni 14/07/2022minha estante
Eu lembro e tenho quase certeza que esse foi meu primeiro Thriller que li e um dos meus preferidos. Como você disse, algumas coisas ficaram em aberto a nossa imaginação o que eu gosto e não gosto kkk. E sim, homem não deveria existir kkk

Francisco Junior 21/07/2022minha estante
Excelente em todos os comentários, a personagem que eu tive empatia foi a Rachel, a pobre da mulher passou pelo o que passou e ainda existe gente dizendo coisa ruim dela, que coisa! Eu tenho ódio da Anna por ela ser uma mulher tão narcisista que só pensa em si e na imagem que acredita que tem. Já a Megan o caso é um pouco complicado, a personagem é muito profunda e tinha alguns momentos que eu sentia pena e até entendia algo, mas no fim dos outros eu tinha uma raiva tão que era fora do normal.

iamdudis 09/08/2022minha estante
Rachel sofreu mais que a Juliette kkkkk

aa 25/12/2022minha estante
spoilers

e outra coisa, quem que fez a denúncia anônima sobre a libby? eu literalmente acabei de ler o livro, mas não vi essa parte sendo esclarecida. e também, qual foi a real memória de quando a rachel pegou a menina e correu? teve um momento nas páginas finais em que ela aborda isso, mas ela estava falando do presente

Daniel1246 24/08/2023minha estante
Sua resenha do livro foi incrível! Você capturou a essência da história de uma forma envolvente e cativante. Parece que estou ouvindo um amigo empolgado me contar sobre o livro. Ótimo trabalho!

Anna 05/08/2015

Apesar de ler pouco do gênero presentemente, um bom thriller psicológico sempre me fascina. E quando li a sinopse do livro A garota no trem, ele instantaneamente me chamou a atenção. E não seria para menos, quando finalmente o peguei em mãos, devorei em dois dias.
Como sintetizar tanta genialidade num enredo? Como resumir meus sentimentos em tanta verdade e profundidade numa narração?
Vamos lá!!!!
O livro é narrado em primeira pessoa e é alternado entre três personagens chaves. Um quebra cabeça muito bem calculado desde a primeira página. E eu amei cada nova descoberta, cada pedacinho dessa genial charada muito bem harmonizada.
Paula Hawkins me ganhou pra sempre. Me apaixonei profundamente pela escrita dessa autora tão surpreendente.
O que mais me encantou foi a forma que a autora narra. Não existe mundinho perfeito a caminho. Você se depara com a realidade, a do vizinho, a sua! É tudo tão real, tão íntimo. Eu senti o que ela descreve, eu reconheci a fraqueza, a dor, a fragilidade do ser humano. Eu captei a sensação do vício, não porque eu me coloquei no lugar, mas porque eu também tenho debilidades; todos nós temos e Paula Hawkins foi extraordinariamente primorosa ao atingir o ponto exato da impotência humana.
Por mais que alguns personagens sejam dignos de raiva, as vezes até nojo, eu não consegui odiá-los completamente. Porque eles são tão, tão humanos! Eu senti raiva sim, repulsa, claro! Mas em determinados momentos, senti muita pena, é tudo muito cru, verdadeiro e me vi completamente envolvida.
Quando eu acabei a leitura, fui pesquisar sobre o livro e descobri que
“ A garota no trem, já vendeu quatro milhões de exemplares e foi traduzido para 44 línguas. O livro está na lista dos mais vendidos do “New York Times” há 27 semanas, e no Reino Unido derrubou o recorde alcançado há seis anos por “O símbolo perdido”, de Dan Brown” (http://oglobo.globo.com/cultura/livros/a-garota-do-trem-vira-um-dos-maiores-fenomenos-editoriais-do-ano-na-inglaterra-nos-eua-17073042). E a melhor notícia? A história vai virar filme!!!!!!Simplesmente ADORO quando isso acontece!!!
Preferi não citar os personagens, não quero sinalizar nenhum tipo de spoiler. E eu SUPER indico que você leia. É uma leitura fluida e viciante, vale muito a pena MESMO!

Citação: Uma para tristeza, duas para alegria, três para menina. Três para menina. Fico empacada nas três. Não consigo passar disso. Minha cabeça está repleta de sons, minha boca, repleta de sangue. Três para menina. Posso ouvir as aves, as pegas-rabudas — estão rindo, debochando de mim, um crocitar estridente. Um bando. Mau agouro. Posso vê-las agora, negras contra o sol. Não as aves, outra coisa. Alguém está vindo. Alguém está falando comigo. Veja só. Veja só o que você me obrigou a fazer.

Denise 05/08/2015minha estante
Anna arrasa nas resenhas

Anna 05/08/2015minha estante
Obrigada Denise :D Esse livro merece louros!

Denise 05/08/2015minha estante
Não é de hoje que sou fã das tuas resenhas,adoro que tu fala tudo que precisa sem contar nada

Anna 05/08/2015minha estante
Obrigada Denise! :)

carolzina 09/08/2015minha estante
por mais incrivel que pareça eu gostei da protagonista, como vc disse parece muito real.

sol 18/12/2015minha estante
Esse livro é daqueles q vc lê e vê q sua vida é muito boa, comparada com a dos personagens, kkk

Luciana 14/04/2016minha estante
Anna, quando crescer quero ser como você...rs... sua resenha não solta nenhum spoiler e ao mesmo tempo prende a atenção e nos instiga a ler o livro. Ótima!

Pablo 19/08/2016minha estante
Caramba, agora vou surtar enquanto não tiver esse livros em mãos.

Bela 21/11/2016minha estante
Esse livro e o meu favorito de todos os outros que já li
Este & a menina que roubava livros

Joaquim127 13/09/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso.

Vivi 04/07/2021minha estante
Estou lendo e amando!! Que leitura fantástica.
Tem dores da personagem que mexe comigo e que faz se colocar no lugar do outro. No fundo todos nós temos nossas fraquezas, medos e insegurança e se não cuidamos isso transforma em uma solidão de tristeza e depressão.

resenhasdajulia 24/02/2021

O livro conta a história de Rachel, que faz todos os dias, no mesmo horário, o trajeto de Ashbury para Londres. Nesse percurso, quando o trem para em um sinal vermelho, ela olha as casas, em especial a de número 15. Lá, ela observa um casal, a quem chama de Jess e Jason. Até que, certo dia, ela vê algo que a deixa atônita: Jess estava com outro homem.

Dias depois, Rachel descobre que Jess, que na verdade se chama Megan, está desaparecida, e resolve ir à polícia contar o que sabe. Mas, por ser alcoólatra, ninguém a leva a sério, principalmente quando não sabe dizer onde ela mesma estava na noite do desaparecimento. Ninguém acredita nela. Nem ela mesma.

Antes de tudo, Rachel tinha uma vida ótima, era casada com Tom e desejava muito ser mãe. Porém, quando isso não acontece, a vida dela desmorona e ela encontra conforto na bebida, principalmente quando seu marido a troca pela amante, Anna, com a qual tem uma filha.

A história de Megan é muito mais complicada do que a vida que Rachel fantasiava e, aos poucos, tudo vai se encaixando.

O livro possui o ponto de vista de Rachel, Megan e Anna. Não é uma narrativa linear, ou seja, volta no tempo para que possamos compreender tudo. Começou lento, mas logo me fez querer terminá-lo o mais rápido possível.

Amei!
Madu 02/06/2021minha estante
Amo também ?

Gustavo Rodrigues 18/05/2022

O suspense é até legalzinho, mas o livro é loooooongo demais. Dava pra ter umas 100 páginas a menos.

É meio previsível também. Matei a charada antes mesmo da protagonista começar a pensar nisso. E, falando nela, que muié chata da desgraça ?

É bonzinho, dá pra ler de boa.
Regis 19/05/2022minha estante
Rsrsrs...
Muito engraçado a descrição da personagem. Kkkkk

Rebeca 01/03/2023minha estante
Eu gostei muito desse livro. Achei no início cansativo mas do nada foi começando a ficar emocionante.

Marlonbsan 10/05/2022

A Garota no Trem
Rachel pega o trem de Ashbury para Londres todas as manhãs e observa tudo o que acontece. Principalmente uma casa próxima de onde, antigamente, morava. De lá, ela testemunha algo que muda toda sua vida.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos algumas das personagens principais, mas o destaque é para Rachel. A linguagem é simples, mas apresenta uma densidade considerável.

Seria impossível fazer uma resenha desse livro e não mencionar os personagens, eles são problemáticos, possuem milhares de defeitos e isso é escancarado página após página. Porém, por ser um livro narrado em primeira pessoa, precisamos nos identificar com eles para comprar suas ideias e querer acompanhar o desenrolar da história, mas todos os personagens são insuportáveis e isso me incomodou durante a leitura.

Inicialmente, o livro gira em torno do que Rachel via a partir do trem. Depois passa para o mistério que junta todos os personagens chaves da história. Porém, foca muito no relacionamento entre eles, as banalidades, intrigas, traições e são assuntos que não me prendem tanto, ainda mais com esses personagens.

O problema que Rachel apresenta no livro todo, contribui para que a história funcione e achei a ideia muito boa, já que é uma explicação plausível. Porém, o fato dela ter consciência de seu problema, já que ela narra isso, mas não faz nada para resolver, me incomodou, já que foge um pouco da realidade, pois a negação é o mais comum.

Quanto ao mistério, o livro é um pouco enrolado até ser possível fazer alguma conclusão certeira, mas ali por volta da página 250 já entendi quem era o culpado e as motivações, então o plot depois já estava batido. E o final em si, condizente com os personagens e suas ações, porém não tanto com a realidade.

Não é uma leitura tão fluída, os personagens são complicados, mas possui uma trama interessante, porém, pode ser cansativa, apesar de prender, já que queremos descobrir o que aconteceu.

Davi785 17/09/2023

Muito bom!
Gostei bastante da leitura, teve algumas coisas que me irritaram, mas eu gostei do mesmo jeito kkkk

Em todas as manhãs, Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. E em determinado trecho, o trem para num sinal vermelho, e lá Rachel observa diariamente uma das casas, obcecada pelo belo casal que mora lá. Ela os chama de "Jess" e "Jason", na cabeça dela o casal leva uma vida perfeita. Até testemunhar uma cena chocante.
Pouco depois, ela descobre que "Jess" na verdade Megan, está desaparecida. Rachel vai a polícia e conta o que viu, e acaba participando do desenrolar dos acontecimentos!

A leitura é muito fluída, bem viciante mesmo, escrita ótima, história muito boa e envolvente, sempre queria saber mais e mais da trama. Personagens bons, complexos e irritante as vezes.
(Apesar da Rachel ser uma doida, alcoólatra, intrometida e instável, eu ainda consegui me apegar a ela. Vai entender né kkkkk?)

Recomendo!
Um bom Thriller Psicológico, com uma trama forte e real!
Aline MSS 18/09/2023minha estante
Eu quero ler esse! Acho q já vi o filme, não me lembro. ???

Davi785 18/09/2023minha estante
Eu nunca vi o filme, pretendo ver um dia, quem sabe! ??

cravenbooks. 23/09/2023minha estante
pela interpretação da rachel, me lembrei da lowen de "verity" KKKKKKKK vou ler esse também, me convenceu

Davi785 23/09/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkk

Luiz Souza 09/12/2023

Viagem de Trem
O livro conta a história de Rachel uma jovem de trinta e poucos anos , que todo dia anda no trem na mesma hora e fica de olho num casal que é muito feliz.
Ela idealiza o casal apenas por ver eles sorrindo na varanda de casa através da janela do trem, mas Rachel mas sabe que existem segredos naquele casal bem sombrios.

A história ainda conta com a narração de Megan e Anna , este trilher psicólogico é de arrepiar mesmo.

As narrações de Rachel tem hora que chega a ser cansativo pois ela bebe muito e ainda abusa da paciência da melhor amiga.
E as viagens no trem foi bem umas trinta só faltou dizer o nome das estações kkkkk.

O livro é bem intrigante mas tem uma hora ali no meio que tem aquela famosa barriga , mas perto do fim a história toma fôlego de novo e fica mais surpreendente.

O Tom precisava de terapia com urgência, Anna vivia chamando Rachel de gorda nos seus pensamentos isso me incomodou essa maneira de se referir a rival achei bem desnecessário.

Ótima leitura.

Malu 27/11/2023

"A Garota no Trem", de Paula Hawkins, é um thriller que me cativou desde as primeiras páginas. Fiquei completamente envolvida pela história, ansiosa para descobrir o desenrolar dos acontecimentos. A autora, de forma habilidosa, conseguiu criar uma trama intrigante, que me prendeu do início ao fim.

Hawkins possui uma escrita envolvente e detalhada, o que torna fácil imaginar cada cena e se conectar com os personagens. Rachel, Anna e Megan são personagens bem desenvolvidos, cada um com suas peculiaridades. Confesso que, em algumas ocasiões, suas atitudes me irritaram e me deixaram perplexa, mas em certo momento, somos capazes de compreender as motivações por trás de suas ações. Essa dualidade de sentimentos despertada pelos protagonistas torna a história ainda mais interessante e realista.

O plot do livro é simplesmente surpreendente. A cada capítulo, eu mudava de suspeitos e criava teorias sobre o desfecho, mas conforme me aproximava do final, algumas peças do quebra-cabeça começaram a se encaixar. Mesmo assim, o desfecho ainda me chocou e deixou uma marca profunda.

Além disso, "A Garota no Trem" carrega uma mensagem forte, especialmente para as mulheres. Através da história de Rachel e suas experiências, é possível compreender e refletir sobre questões que acontecem diariamente com muitas mulheres.

Ao descobrir que o livro foi adaptado para o cinema, fiquei empolgada em assistir ao filme e comparar as duas experiências. Tenho certeza de que será interessante ver como a história ganha vida nas telonas.

Em resumo, "A Garota no Trem" é um livro excepcional, capaz de prender o leitor do início ao fim. Com uma trama envolvente, personagens marcantes e um plot de tirar o fôlego, é uma leitura capaz de prender o leitor e proporcionar uma montanha-russa de emoções.

Silvana137 27/10/2022

Sensacional
Amei esse thriller,é uma escrita perfeita, me prendeu do começo ao fim.
A história se desenvolve uma narrativa e leitura envolvente, arrebatadora, que faz vc querer ler mais e mais, juntei as pistas, fiz teses e mais teses e no final acertei um pouco, mas ficou alguns fios soltos que foram esclarecidos e unidos de forma coerente .
Me assustei, temi,fiquei perplexa,
Realmente Paula Hawkins consegui criar uma história aterrorizante e assustadora, com lógica mesmo qdo tdo parecia sem sentido, realmente supreendida.
#indico sem dúvidas ..

José 22/01/2022

Surpreendente
Tinha certo preconceito com o livro até assistir o filme e perceber o quanto a história é intrigante e necessária. Agora lendo o livro confirmo o quanto boa a história é, recomendo demais!

max.rhythm 20/01/2023

Nada realmente incrível
Gostei, é um bom livro pra quem gosta de suspense e realmente prende você, mas não é do meu tipo de livro

Leitora sem sentido 26/06/2022

Você não conhece ela, mas ela te conhece.
Li sem expectativas, então não me decepcionei.

Gostei porque você lê rápido, e por conta dos capítulos pequenos a leitura não para, então, não é uma leitura parada nem difícil.

Esse livro faz você andar pela rua prestando atenção a cada pessoa, porque pode ser que quando você não está vendo, alguém está te vendo. Que alguém conhecesse você. Mesmo você não a conhecendo.

O final, achei um pouco sem graça pois descobri já na metade do livro o que tinha acontecido, mas mesmo assim, valeu a pena a leitura.

??A personagem principal é alcoólatra e eu tenho familiar que é, então sei como é complicado tudo isso, e por isso, acho de extrema necessidade comentar não é simplesmente "parar". O vício pode destruir a sua vida e das pessoas ao seu redor, e acredito que a autora conseguiu mostrar isso sem parecer forçado. ??

Carolina 11/08/2015

A Garota No Trem
Fiquei pensando em como começaria esta resenha pois é difícil resenhar um livro quando você não tem uma opinião concreta se gostou dele. Mas mesmo assim vamos lá, quem sabe chegamos a alguma conclusão no final.

Primeiramente este livro foi um grande sucesso internacional inclusive tendo seus direitos vendidos para Dreamworks, então esperem um filme em breve.

O livro conta a história de Rachel, uma alcoólatra, que pega o trem da manhã sempre no mesmo horário. Em determinado trecho o trem para e Rachel começa a acompanhar à distância a vida do casal Jess e Jason, como ela mesma os apelidou. Uma pequena obsessão começa a nascer aí, quando Rachel imagina a vida perfeita que este jovem casal leva.

Um dia Rachel vê Jess com outro homem que não Jason, e pouco depois Jess, ou melhor Megan, desaparece misteriosamente.

Daí por diante Rachel parte em busca de respostas para o desaparecimento de Megan, inclusive indo à polícia para contar tudo que viu. Por seu comportamento imprevisível, Rachel não é uma testemunha confiável, por isso ela resolve por si mesma investigar o caso.

É difícil fazer resenhas de thrillers sem dar spoilers mas o que está descrito aí acontece bem no começo do livro, então não vai prejudicar sua diversão.

O livro é narrado por três personagens, Rachel, Anna (atual esposa do ex-marido de Rachel) e Megan (a desaparecida) além de misturar um pouco a ordem cronológica dos fatos.

Por que não sei se gostei? Porque o livro em si é um pouco deprimente, Rachel (nossa protagonista) não é a pessoa mais carismática do mundo, ela é alcoólatra, vive perseguindo o ex-marido e mente compulsivamente para justificar sua conduta. É difícil se identificar com um personagem desses. Rachel é aquele tipo de pessoa que você quer pegar pelos ombros e sacudi-la e dizer "sua louca, você estava indo bem. Pare de fazer isso." Sem contar a vergonha alheia que senti em vários momentos.

E conforme vamos conhecendo os outros personagens vemos também que todos tem sérios problemas de caráter, então não sobra muito para gostar.

Quanto à escrita, a autora mantém o suspense até o final, a escrita é fluída e o desfecho é interessante, mas nada que eu não suspeitasse quanto estava chegando perto do final do livro.

Compará-lo à Garota Exemplar chega a ser um sacrilégio, pois no meu ponto de vista a única comparação plausível é que ninguém no livro é exatamente como aparente ser.

A Garota no Trem é aquele tipo de livro que você tem que ler sem expectativas e aí quem sabe você possa realmente gostar dele.

site: http://primeiroscapitulos.blogspot.com.br/
Victor Piacenti 20/08/2015minha estante
VOCÊ REPRESENTOU TUDO O QUE EU SENTI LENDO!

Beth 21/08/2015minha estante
Realmente, Carolina, mas como eu tinha expectativas, não gostei do livro. Os personagens não são bem estruturados (todos têm problemas mentais) e a narrativa é rasa. Por isso gostei da tua resenha.

Becca.Lodoli 01/05/2016minha estante
Concordo com vc! Não tem como se identificar com esses personagens. Fui com muita expectativa e me decepcionei....

Isabelle.Lima 16/01/2017minha estante
Os motivos que te fizeram não gostar do livro foram justamente os que me fizeram ficar fascinada.
A instabilidade de Rachel, as variadas facetas de cada personagem, a decadência, os desvios de caráter, é tudo muito humano. Pois somos assim, imperfeitos, errantes.

Diego 22/12/2020minha estante
Eu geralmente ñ venho aqui comentar, mas a minha decepção foi tão grande a eu tive q vir. Eu fui ler com tanta espectativa pelas boas críticas e comentários q reaçmente achei a seria do nível de Garota Exemplar, mas tá bem longe. O desfecho é compltamente previsível, sem criatividade e ñ tem as reviravoltas q tanto prometeram.

Laura449 03/11/2023

A GAROTA NO TREM
Li em dois dias.

Quase infarto de ódio com a protagonista, que não sabia de nada, lembrava de nada, fazia nada, enchia o rabo de cachaça a cada linha, mas tava lá no meio das coisas e só fzia a pessoa endoidar sem entender nada.
Mas acho que era a intenção da autora, pq as coisas COMEÇAM a fzr sentido, e do nada vem essa enrolação com a protagonista.

Mas enfim, valeu a pena, gostei, não consegui parar de ler.

Principalmente pq eu já desconfiava do plot, mas a enrolação que eu falei, me fez ficar meia maluca, então não tive certeza de nada. Deixei várias coisas passarem inclusive, que fiquei passada com a cruel intenção de alguns personagens?
Janine 03/11/2023minha estante
O filme é muito bom