Criaturas de um dia

Criaturas de um dia Irvin D. Yalom

Resenhas - Criaturas de um dia

Renato Carvalho 31/01/2021

Yalom não decepciona
Depois dos 3 volumes: "O enigma de Espinosa", "O carrasco do amor" e "Quando Nietzsche Chorou", tudo que vem desse psicanalista já é bem vindo. Nesse livro, o autor traz boas conversas do divã, com desafios nem sempre solucionados. Gosto quando há referências de outras obras. Neste caso, me trouxe "Meditações" de Marco Aurélio.

jota 03/05/2021

BOM: Yalom narra casos psiquiátricos relacionados ao medo da morte, doenças terminais, problemas de relacionamento, questões existenciais e outras
Lido entre 26/04 e 01/05/2021. Avaliação da leitura: 3,5

Criaturas de Um Dia contempla dez relatos psiquiátricos sendo que o título do livro foi retirado do último capítulo. Quem aparece em todos eles é seu autor, Irvin D. Yalom, escritor e psiquiatra americano, muito conhecido por Quando Nietzsche Chorou e outros destacados romances. Também publicou várias obras relacionadas a psiquiatria e psicologia, de leitura bastante acessível até mesmo para leitores comuns, como Mentiras no Divã e Vou Chamar a Polícia, dois livros que me agradaram, assim como a ficção sobre Nietzsche. Não é bem o caso de Criaturas de Um Dia, a continuação de O Carrasco do Amor, que li em 2017.

Como aquele, esse também traz histórias sobre pacientes com variados problemas, que buscaram no autor solução para suas angústias ou sofrimento. Nos dois livros são narrados casos psiquiátricos singulares, que Yalom tratou e resolveu totalmente ou ao menos em parte. As histórias tratam principalmente de medo da morte, doenças terminais, especialmente câncer, problemas de relacionamento, de falta de criatividade, questões existenciais etc. Ainda que curiosas, algumas delas me pareceram apenas medianamente interessantes como literatura, mesmo porque são mais destinadas a terapeutas e pessoas com aprofundado interesse na psique humana e no crescimento pessoal. Eu as li apenas para passar o tempo, mas não posso negar que algumas são tocantes, comoventes mesmo.

Esse título, Criaturas de Um Dia, vem de uma citação retirada de Meditações, livro de reflexões filosóficas de Marco Aurélio, imperador romano do século II. Um paciente do dr. Yalom portava sempre consigo seu exemplar. O trecho selecionado diz: “Somos todos criaturas de um dia, tanto os que lembram quanto os que são lembrados. Tudo é efêmero, tanto a lembrança quanto o objeto da lembrança. Em breve você terá esquecido o mundo e o mundo o terá esquecido. Nunca esqueça que logo você não será ninguém nem estará em lugar algum.” Daí que somos criaturas de um dia; comparadas à história da humanidade nossas vidas são extremamente curtas e cada pessoa deve viver de modo digno, pregava Marco Aurélio. O texto traz outras interessantes citações de Meditações e nesse caso o objetivo do psiquiatra foi demonstrar como seu paciente encontrou a si próprio imitando a prática de um antigo imperador.

Os demais casos estão resumidos por Yalom no Epílogo: “Em diversas ocasiões, os pacientes destas histórias se beneficiaram com algo que eu não conseguiria prever. Um paciente me sagra como testemunha de que uma pessoa significativa o considerou importante. A sensação de realidade fraturada de um paciente é reparada por um encontro autêntico com seu terapeuta. Outro nota que a vida real é vivida no presente. A vida de outro paciente é mudada quando lhe recomendo um organizador doméstico. Uma enfermeira é apresentada ao seu melhor eu. Uma escritora emudecida encontra sua voz. Os últimos dias de uma paciente agonizante são impregnados de sentido quando ela serve de pioneira da morte para seus amigos e sua família. Uma paciente, que também é terapeuta, percebe que o diagnóstico pode prejudicar e distorcer a compreensão.” Yalom acrescenta que suas histórias têm fundo pedagógico, são lições vivas de psicoterapia nem sempre encontráveis nos cursos das universidades. Talvez nem nos livros de outros psiquiatras, eu diria. Aproveitem, pois...

Isabel.Costa 06/12/2021

Yalom não decepciona!
Amei esse livro, com histórias sobre as experiências terapêuticas do Dr Yalom e seus pacientes
Inspiração para terapeutas de abordagem humanista; para o público em geral ótima leitura para humanizar a experiência e ideias sobre psicoterapia.
Adoro a escrita desse autor!

Gildo 23/11/2015

Terapias de um dia, de uma vida
Sempre me pergunto se sessões de terapia emergenciais funcionam de maneira eficiente. Afinal, o processo psicanalítico é bem mais longo do que as horas de uma única tarde de atendimento. Como o próprio Yalom diz, em outro de seus livros, a chave da psicanálise está na relação entre paciente e profissional. E como poderia ser desenvolvido um laço significativo numa sessão única?

'Criaturas de Um Dia' exemplifica isso, de como um solitário ou poucos encontros podem desencadear resultados terapêuticos no mínimo interessantes. Yalom relata diversos casos, alguns de pacientes antigos, outros que foram indicados, e uns tantos que se aproximaram pela fama de seus livros. A cada um, um processo diferente. Yalom se esforça para esmiuçar o passo a passo de sua lógica, de suas reações diante dos relatos e de como ele traça rapidamente estratégias para fazer com que seus pacientes obtenham alguma sintonia.

Interessante observar que alguns pacientes já participavam de outras técnicas psicanalíticas e vinham obtendo resultados. Mas a diferença de abordagem, por vezes, é um passo importante para uma evolução mais significativa. E Yalom revela que sua própria fragilidade é um instrumento poderoso para criar empatia e agregar sinceridade à conversa. O autor está, nesta época, já com mais de oitenta anos e vai se despindo, ainda que com parcimônia, para seus pacientes. Não há confissões, claro, mas espelhamentos, autorreferências importantes.

O estilo de narrativa de Yalom flui com muita facilidade. É como entrar em sua mente, ver os neurônios se conectando de forma surpreendente. As conexões realizadas parecem óbvias depois de conhecidas, mas são extaordinárias, se pensarmos que foram desenvolvidas em poucos segundos, a partir das sessões de terapia.

O autor não faz um livro de autoajuda, mas cria um romance terapêutico, com referências a literatura, filosofia e, claro, psicanálise. Não há 'dicas' sobre como resolver problemas ou sair de determinadas situações. Mas é possível acompanhar processos de pacientes que, provavelmente, enfrentam questões semelhantes a de qualquer um. Por isso, ler as obras de Irvin Yalom sempre resulta em pensar na própria vida e procurar um novo ângulo para analisar as situações enfrentadas no cotidiano.

Atila.Carlos 07/05/2021

O carinho que tenho por esse autor é algo singular. Cada ano que passa tenho contato com mais e mais escritores em geral e me coloco como fã de muitos deles. Yalom não é um escritor tão badalado dentre os da contemporaneidade, mas se você tiver um gosto sobre psicologia e/ou psicoterapia você DEVE ler esse cara.
Esse livro em específico conta numa narrativa leve e acessível relatos de pacientes em suas sessões, abordando temas sobre casamento, depressão, entre outros, mas principalmente pessoas em contato com a morte. O autor narra as sessões como em primeira pessoa, descrevendo em forma de bate papo, dando voz a seus pacientes. Todavia, a sensação que tive com essa leitura foi que me colocava em uma posição de intruso, tendo acesso aqueles bate papo tão profundos e carregados de sentimentos e emoções.
Ao finalizar a leitura, algumas questões em mim não encontraram respostas, mas isso não ausenta o fato que essas questões foram retroalimentadas. A única resposta certeira que tive tenho é que a vontade de pegar outro livro dele para devorar é eminente.

Yalom, obrigado!

Leonardo 30/03/2024

Uma obra para todos
Uma série de histórias de pessoas atendidas sob a ótica humanista. Serve como apoio pedagógico a terapeutas e alunos, mas também irá agradar aos demais leitores que gostam de histórias humanas.

Jeldefreitas 08/07/2020

A morte
Um livro cujo tema central é a morte. Nos conduz para uma reflexão profunda de como encarar o fim da vida, tanto a nossa quanto a dos outros.

Zihtuan 23/01/2022

Eu gosto de livros de psicanálise e adoro o autor. Adorei esses relatos das sessões e achei muito instigante algumas reflexões que aconteceram por "mero acaso" ou depois de anos de terapia, mas é aquilo né, todo mundo tem algum tipo de batalha pessoal que ninguém conhece.

Achei a leitura simples, fácil, mas optei por ler devagar pra ir pensando um pouco sobre cada parte. Dá pra dizer que é importante não julgar demais e realmente vemos os mundo pelos nossos olhos, não tem como saber mesmo o que o outro enxerga e pensa sobre o que ver... a menos que a pessoa te diga.

Janise Martins 01/07/2022

Criaturas de Um Dia

A leitura desse livro levou-me a ter uma experiência nova. Nada de homens lindos, gostosos e ricos, pois é! Hehehehe… Aqui os personagens, na sua maioria, são idosos e estão fazendo análise(terapia). E nessas análises passamos também a nos analisar, pensar, refletir, mas de maneira natural. Sem imposição ou manipulação.

Aparentemente é um livro leve, mas não é. E as 176 páginas não são lidas tão rapidamente.

É um livro que conta a história de pessoas com problemas com a ansiedade da morte, da perda de entes queridos e o significado da vida. Pessoas com ajuda de um psicanalista a encarar seus demônios.

Gostei da experiência, mas outra agora só daqui a alguns anos hehehehe…

E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2022/07/criaturas-de-um-dia.html

Cynthia Leite 22/08/2015

Apaixonante
livro incrível! muito gostoso de ler, excelente para terapeutas, pacientes e para pessoas reflexivas
Yalom dá um show de honestidade e simplicidade.
Li numa tacada só!

Sergio.Aquino 12/12/2017

Cada vez melhor.
Romanceando suas experiências profissionais, este brilhante autor, com magistral didática, nos ensina a lidar melhor com nossas emoções e questões existências. As histórias e soluções reais merecem ser saboreadas e assimiladas. O autor nos leva através destes contos a constante autoanálise. O capítulo X é fantástico! Que Marco Aurélio seja o paradigma da frequente autoanálise em busca da melhoria continua.

Ingrid 10/01/2021

A cada história uma pausa pra degustar e se recuperar
Um livro curto para o tamamho da vontade de continuar lendo mais. Cada história e cada intervenção terapêutica de Yalom fazem com que eu me conecte, ao mesmo tempo, com meu lado humano e meu lado terapêutico também. Acho que essa leitura de uma abordagem humanística me aproxima cada vez mais daquilo que eu acredito: cada ser humano é único com seus próprios dramas existenciais. Não existe receita pronta pra lidar com cada um. Não é possível resumir um ser a um rótulo.
Esse autor é tão incrível que, vergonhosamente, confesso: chego a sentir inveja! Mas como minha própria terapeuta diz, "transforme a inveja em inspiração". E é lindamente inspirador a forma como essa escrita me toca. Que saibamos viver nossa vida com toda autenticidade, plenitude e prazer que precisamos pra nos sentir vivos. Afinal, somos todos criaturas de um dia.

Karlesy 20/01/2021

Emocionante ??
Entrar novamente em contato com Irvin Yalom, depois de 10 anos de formada em Psicologia, me fez explodir em sentimentos lindos sobre toda minha expectativa, experiência e desafios em toda essa trajetória como psicologa clínica. Lembrei de todos os outros livros que li deste terapeuta tão inspirador e humano nos primeiros anos de minha graduação e no quanto me causava ansiedade para iniciar logo o trabalho de escuta e acolhimento daqueles que iriam me procurar quando me formasse. Quanta expectativa, quanta ansiedade, quanto sentimento junto e misturado. Em resumo, depois de 10 anos, foi uma delícia reencontrar Yalom e suas histórias maravilhosas de processos existenciais, prezando sempre pela honestidade no vínculo entre paciente e terapeuta ??
"A coisa mais valiosa que tenho a oferecer é a minha presença. Apenas esteja com ela. Pare de tentar pensar em algo sábio e inteligente para dizer. Desista de procurar alguma interpretação explosiva que fará toda diferença. Sua função é oferecer sua plena presença. Confie que ela achará as coisas de que precisa na sessão."
Terminando esse livro muito emocionada e tendo a certeza que fiz a escolhe certa ?

Monica.Guimaraes 25/01/2021

Amo tudo o que ele escreve
Nesse livro ele conta dez história de atendimentos, cada uma em um capítulo.
Alguns atendimentos são de apenas uma sessão, outros maiores.
Podemos ver um olhar humano para os problemas existenciais de cada paciente, cada um buscando uma coisa e cada um sendo tratado e olhado individualmente. Uma terapia muito além de técnicas e teorias.

Izolda 04/01/2022

Primeiro livro que leio sobre psicanálise, apesar de fazer terapia há mais de 10 anos. São contos de sessões de terapia que dizem muito sobre perda, luto, medo da morte, medo da vida. Vale muito pra quem quer se conhecer mais e ter uma vida com mais significado. Cativante!