Origens

Origens Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Origens

1 | 2 | 3 | 4

Valdo.Alencar 29/09/2021

Apesar de estudar Astrofísica e conhecer bem o Neil deGrasse Tyson, este é o primeiro livro dele que leio. Escrito em parceria com o astrônomo Donald Goldsmith, "Origens" é um ótimo livro sobre astronomia e astrofisica, cujo objetivo é instruir o leitor sobre vários assuntos e tópicos que tangenciam essas duas áreas. A narrativa feita por Tyson funciona como uma espécie de retrospectiva, pois o autor nos relata como foram os primeiro momentos inciais do Universo até chegarmos a configuração atual. O livro está dividido em cinco partes, sendo que cada uma aborda tópicos diferentes, tais como buracos negros, origem das galáxias, origem da vida, Big Bang, energia escura etc. O texto sobre cada um destes tópicos foi escrito em uma linguagem frugal e sucinta, o que facilita imensamente a compreensão de quem é iniciante no assunto. Para todos os amantes e admiradores da astronomia, essa certamente é uma obra que vale a pena a ler.

Pipuli 31/08/2021

Simplesmente fantástico
Para quem gosta de astronomia e saber como é essa ciência, esse livro é uma excelente leitura.

Ele passa por toda a parte, desde a teoria do surgimento do universo, como foram os primeiros instantes após o big bang... até possibilidade de encontrarmos vida fora do nosso planeta...passando por energia escura, matéria escura, buracos negros, formação de estrelas, planetas e explicando algumas coisas que bem imaginamos que sejam assim.

Mas o que mais atrai e surpreende nesse livro é a linguagem e facilidade de entendimento... Não precisa ser um estudioso no assunto para entender um pouco o que ele quer mostrar.

Italo 17/08/2021

Um perfeito prato de entrada
Se você for leigo (mas não muuuuuuito) e interessado no assunto, esse livro é ideal para você.
O livro possui uma linguagem acessível e até divertida (fazendo com que o "Uma Breve História do Tempo", do Stephen Hawking, seja um livro massante se comparado a ele). O mais genial do livro, ao meu ver, é que essa forma de escrever já citada não o torna raso.

Yuri137 21/06/2021

Leitura penosa e pouco inspiracional
Serão raros os momentos que você se encontrará extasiado lendo "Origens". Diferentes de outros avatares da divulgação científica dos últimos anos, que acabaram construíndo verdadeiras bíblias de conhecimento, responsáveis por implantarem sólidas sementes de curiosidades nos seus leitores (como Hawking e Sagan), Tyson aqui subtrai uma possível abordagem humanista da equação, a trocando pelo "despejo" (na ausência de um adjetivo mais adequado) de conhecimento. Como o título sugere e vemos, a investigação científica ainda infelizmente tem demonstrado estar em nível imaturo o suficiente pra cravar uma hípotese dogmática acerca do início da vida no planeta Terra; e os últimos capítulos que trata especificamente do tópico supracitado se mostra demasiado vago, ainda que tenha coisas interessantes, como a dosada dissecação da hipótese darwinista e outros argumentos (alguns que agora sabemos possuir graves deficiências) adjacentes. O agrupamento do conteúdo em capítulos quase independentes entre si tem seu êxito (eu mesmo lerei um ou outro capítulo futuramente caso a curiosidade seja instigada), mas como você deve ter concluído se leu até aqui, depende unicamente da autenticidade da produção científica confeccionada até então; como por exemplo, os primeiros capítulos se mostram mais enérgicos e interessantes que os últimos, que por sua vez possui os seus problemas como já descrito. Caso compre, recomendo fortemente essa edição da Planeta, pois ameniza o problema da escrita didática que beira o hermetismo devido à utlização de jargões científicos, incorporando uma espécie de dicionário que, se você for esperto, fará do mesmo um instrumento elementar na leitura do livro - o que se mostrará exageradamente necessário.

Roger Santos 08/04/2021

Visão geral
Livro muito bem escrito, dando uma visão geral de todos os pontos cruciais que nos levaram chegar até onde estamos, o autor revela bastante detalhes e com muito cuidado para o público leigo, não sou da área mas não tive dificuldade na leitura.
Recomendo!

Jacques.Bourlegat 24/03/2021

Origens
Na antiguidade, os filósofos pré-socráticos, há 2500 anos atrás, já haviam estabelecido que a observação da natureza poderia levá-los à compreensão dos fenômenos físicos que regem o cosmos de maneira ordenada e racional. Buscavam o princípio (arché) das coisas.

De certo modo, a filosofia foi a "arché" da ciência, em sua tentativa de racionalizar uma visão de mundo, até então, enraizada em mitologias com narrativas sobrenaturais, estabelecendo a base de qualquer explicação para esses fenômenos físicos.

Neil deGrasse Tyson e Donald Goldsmith, elaboram nesse livro uma perspectiva baseada nas evidências científicas que temos até o presente, ou seja, à luz das descobertas científicas, efetuadas desde os filósofos pré-socráticos, revistas e corrigidas segundo um método científico rigoroso, também aprimorado com o tempo, concretizou-se um "conhecimento" sobre o mundo.

Com ferramentas e o desenvolvimento tecnológico, consolidamos esse conhecimento em um "consenso científico".

Então, os autores nos contam a história que descobrimos.

De uma incrível explosão que deu origem a tudo, do modelo do Big Bang, ao mundo subatômico da mecânica quântica com suas leis heterogêneas, passando pela teoria da relatividade, um universo que se expande, galáxias que se formam, estrelas que nascem e morrem. Poeiras de estrelas se espalham e formam outros elementos. Cometas, asteróides, luas e planetas.

Não sabemos exatamente como, mas nesse nosso planeta, as probabilidades estão ao nosso favor, surge a vida!

Portanto, este livro é uma ode à magia que existe em toda a nossa história possível graças ao avanço científico. Uma ode à História da origem do universo e de tudo que o anima... a vida!

Guy 12/03/2021

Um excelente livro para quem tenha interesse em descobrir como algumas teorias inspiradoras surgiram que fazem parte da nossa vida hoje em dia !

Carla 14/02/2021

O assunto tratado é muito interessante, entretanto fui pensando que leria algo numa pegada Carl Sagan, mas foi bem menos didático, o texto pode ser bem maçante às vezes. Abandonei por um tempo e voltei a ler, foi aí que a leitura fluiu. Mesmo assim, recomendo, é interessante o suficiente pra aguentar a escrita meio chata.

Laís 10/02/2021

Recomendado para os curiosos pelas "origens".
Confesso que precisaria ler mais umas duas vezes, no mínimo, pra compreender todos os pormenores tratados, já que, apesar de deGrasse ser um exímio escritor e divulgador científico, a astrofísica é bastante complexa. Aliado a isso, minha única crítica é com relação ao comprimento dos capítulos, com alguns bem longos, o que exige do leitor muita concentração com as evidências científicas e que acaba deixando -o cansado muito rápido. Fora isso, a narrativa é fascinante! Destaco a última parte, sobre a origem da vida na Terra e a existência ou não de vida fora dela. Tal tema sob a perspectiva de um astrofísico me foi inteiramente nova e instigante.

Raphaw 14/09/2020

Vamos falar sobre ciência?
Eu gostaria de um pequena pincelada em um assunto antes da resenha em si.(então qualquer coisa é só pular isso aqui shhashf) Uma das críticas que mais cheguei a ver sobre este livro é o fato de ele estar desatualizado - e realmente está - a questão a qual nos devemos atentar é que o livro foi publicado originalmente em 2004, e o exemplar que ao menos que eu tenho em mãos é de 2017!!!! Isso me fez olhar toda a minha estante em busca da data de publicação e a data em que chegou aqui no Brasil(só os de ciência no caso), e tive o espanto de perceber que alguns tinham diferença de 6 anos, 8 anos e pasmem 17 anos!!! Isso me fez refletir muito sobre como a ciência é difundida e divulgada aqui no nosso país, não vou me prolongar mais, só queria deixar essa reflexão e esse desabafo.

A resenha: Devo dizer que como entusiasta da cosmologia tive apenas algumas dificuldade em alguns assuntos, mas pelo contrário que se possa pensar me fez gostar muito mais dele(o ponto é que gosto de rachar a cuca pensando e pesquisando ajshaj), gostei bastante do jeito da escrita, se fosse para comentar algo que não me agradou muito seria o fato de parecer querer se tratar com um público já bem informado sobre as pautas científicas,sendo assim provavelmente não engajando pessoas novas no ramo. Por se tratar de um livro desatualizado em suma eu não recomendaria a compra do livro, porém se você já o tiver em casa ou queira ver a evolução da ciência sobre os tópicos abordados e de própria escrita do autor aí sim eu recomendo! As imagens são incríveis e o glossário ao final é bem recomendado pra consultas rapidinhas sfjhsahfjah

Bu 26/08/2020

Dinâmico...
No mesmo formato que seus outros livros, fácil compreensão, e deixando bem a vontade mesmo quem não conhece o assunto, muito bom pra quem deseja iniciar. Não é assustador e bem divertido. Vale muito a leitura.

Reccanello 23/08/2020

Um vislumbre do Cosmos
Neste livro, Neil deGrasse Tyson e Donald Goldsmith traçam o roteiro de uma ampla jornada científica aos aspectos macro e micro do universo. Partindo do Big Bang e passando pelo início da vida na terra e a busca por vida (qualquer tipo dela) extraterrestre, os autores avançam até a primeira imagem do nascimento de uma galáxia e seguem até a exploração de Marte, sem deixar de fora eventos como a descoberta de água em uma das luas de Júpiter.
===
Ainda que o livro não se compare a Cosmos de Carl Sagan, seus autores entregam o que prometem: uma rápida, divertida e abrangente visão do conhecimento atual (ok, atual de 2004) sobre a vida, o Universo e quase tudo mais, e, mesmo sem nos dar uma resposta fundamental, mostram o impacto que tal conhecimento tem sobre nossa sociedade moderna.

site: https://www.instagram.com/p/CZkuPJWgjb9/

Derick.Guerra 11/07/2020

Leitura simples e reflexiva
Com certeza é um livro que vou levar para a vida toda. Simplesmente fantastico (um pouco desatualizado, pois o livro original é descrito em 2004, mas com informações e entendimento bem acessiveis).
Fala um pouco de tudo, desde o universo, planetas, estrelas... evolução da terra, evolução da vida, e faz perguntas muito instigantes sobre vidas em outros planetas. É um livro que te mostra varios pensamentos intrigates, com base em ciência

Danilo Quirino 27/05/2020

Com uma leitura agradável, mas as vezes levemente confusas dentro do tópico abordado, explico, as vezes um inicio de capitulo aparenta ser sobre determinado assunto, há uma leve explicação sobre mas quando percebesse mudou o foco sem muitas vezes dar um melhor entendimento para o leitor. O livro peca para mim em um detalhe, por ser um livro para a divulgação da astronomia, muitas vezes o autor não coloca uma base tão solida para explicar o que deseja, sendo necessário já ter lido algo mais básico antes.
Por fim, é uma leitura que agrada a todos que querem saber um pouco mais sobre origens de diferentes aspectos da nossa existência, desde a criação deste universo, as estrelas e outros corpos celestes, além de nas partes finais, explicar levemente nossas origens como seres humanos, como vida e a possibilidade da vida em outros cantos do universo.

1 | 2 | 3 | 4