O Ponto de Mutação

O Ponto de Mutação Fritjof Capra

Resenhas - O Ponto de Mutação

Ocandura 08/05/2010

O século 21 é o ponto de mutação
O livro "O ponto de mutação" está mais atual do que nunca. Eu conheci os livros de Capra no final dos anos 80. E confesso que já havia perdido as esperanças de um mundo melhor, sem essa visão cartesiana, mecanicista, industrial, de um capitalismo autodetruidor que se impõe em nome do progresso em detrimento do humano.

Mas parece que nesse começo do século 21, algo se desponta na consciência política-econômica mundial. Capra fala muito de crise, crise como algo que gere oportunidades e nada melhor do que a crise financeira que está passando a Europa e os EUA para desencadear uma consiência ecológica, mais holística, mais justiça social e o tão sonhado desenvolvimento sustentável.

A globalização vem trazendo aos poucos a noção da Aldeia Global, todos conectados um ao outro, como já ensinava a filosofia Zen. A própria internet desmantelando regimes autoritários. Essas consciências estão chegando, e são hoje manchetes de jornal. Estamos finalmente vivendo o ponto de mutação. Grandes mudanças estão em vias de acontecer. Há uma luz no fim do túnel e não é um trem.
Lane 03/07/2020minha estante
Desorganizando para organizar ??

Carolina 15/04/2021

Atemporal!
Esse livro foi pedido na ementa do meu curso de doutorado. Sempre assisti ao filme que tem dele (na graduação e no mestrado) e agora foi pedido, além do filme novamente, a leitura do livro.
Ele é simplesmente genial! Embora desatualizado com relação a dados, super atual com relação a ideia e críticas do próprio autor.
Seu tema central é a história, evolução e forma de se fazer ciência; e fiquei me perguntando pq não lemos ele diretamente na graduação. E logo em seguida entendi o pq. Como leitora e pesquisadora achei demasiadamente tarde conhecê-lo apenas na reta final da minha minha carreira de pós, mas infelizmente meus colegas de graduação com certeza abandonaria ele logo no primeiro capítulo.
Vanessa Bracoli 18/08/2021minha estante
Meu professor passou para ler na graduação

Claudio Partes 18/04/2010

Ampliando a consciência
Este foi meu primeiro contato com o autor, o qual me levou a duas outras publicações dele: "O Tao da Física" e " A teia da Vida". A forma minuciosa com que ele desenvolve suas narrativas, nos coloca dentro da sua linha de pensamento sem exigir vasto conhecimento das mais diversas áreas investigadas.
Considero uma leitura de grande valor para aqueles que buscam novas formas de perceber e relacionar-se com o a vida em toda a sua diversidade.

Ju Padilha 23/03/2009

Paradigmas.
Fui apresentada ao livro por minha querida professora da graduação Vera Abraão, que despretenciosamente nos pediu para ler um capítulo para discussão e aí não pude mais parar!
Foi com ele que aprendi o significado da palavra paradigma (hj presente em qualquer roda de conversa, usada muitas vezes sem a sua grandiosidade!). Paradigma este, que consiste em ultrapassar a visão cartesiana que resumo tudo a pequenas partes independentes, a chegar numa visão sistêmica de mundo, onde as partes só existem porque fazem compõem um todo! Só que nenhuma mudança pode acontecer sem grandes crises... Acredito que qualquer coincidência com o momento atual não é mera semelhança... e temos de considerar que o livro foi publicado em 82!!!

Pri Drum 22/08/2010

Envolvente
Livro capaz de te fazer querer pensar diferente. De querer estar no vértice da mudança.
O que ele propõe é que estamos em constante mudança de pensamento, e o que insistimos em carregar como verdade pode não ser mais o que precisamos entender. Estamos no "turning point" (nome original do livro), pelo menos para nós reles mortais, pois até no tempo que esse livro foi escrito, começo década de 80, os físicos já tinham tirado o pó de suas teorias a bom tempo.

O mais incrível, entretanto, é que ele trata de sociedade e cultura no livro, analisando que o pensamento atrasado de nossas aulas de física de colégio é o mesmo que rege a sociedade.

Só uma história: Quando estava lendo esse livro, indo para o colégio no metrô a alguns anos atrás e pensando, "minha nossa, quero estudar física, moderna, quântica, teoria das cordas, etc", um senhor começou uma conversa comigo dizendo "Sabia que eu decidi fazer faculdade de física por causa desse livro? Ele mudou minha vida".
Realmente, ele mudou minha vida também.

Marlo R. R. López 07/01/2011

Uma reflexão para décadas, se não para a vida toda...

Christiane 24/07/2021

Li este livro a primeira vez em 1983 para um trabalho na Universidade. Depois voltei inúmeras vezes à ele e a última foi em 2012 para novamente fazer um trabalho, desta vez para a Faculdade de Filosofia. Também assisti ao filme.

Um livro que continua atual e que merece ser lido. Capra é Ph.D. em Física Teórica e sua tese é de que precisamos mudar nossos paradigmas. Faz uma análise destes visitando o pensamento de Descartes, Newton e de como estas idéias atuam no mundo, dividindo, separando, ao invés de ver o todo. Para Capra o todo é maior que a soma das partes, e ele defende uma visão holística do mundo.
Segundo Capra todas as crises pelas quais passamos sejam políticas, econômicas, psicológicas e sociais se dão porque temos uma visão errônea das coisas, queremos separar cada coisa e na realidade tudo isto funciona junto. Não há como resolver uma questão econômica sem levar em conta o contexto político, o psicológico das pessoas, o sociológico e o ecológico.

Capra parte em direção de uma nova física, com Einstein e a teoria da Relatividade na qual espaço e tempo são inseparáveis. Defende uma visão sistêmica do mundo vendo a tudo como relações, uma teia, e não por partes. A visão holística pensa no futuro, em que possamos deixar algo para nossos descendentes e frear o consumo desenfreado, e desgaste e a destruição da natureza sem pensar ecologicamente. É uma mudança de valores, ética e em nossas crenças, ou seja, trocar de paradigma. Um ponto de mutação, de mudança.

Este livro é para ser lido e relido, estudado e para meditar sobre o que estamos fazendo com nosso planeta, como estamos vivendo, o que realmente tem valor e o que não tem, quais nossas reais necessidades. Vivemos num mundo onde o vazio, a solidão, a violência, a depressão impera, será que estamos agindo da melhor forma? Será que não vale a pena mudar?

João Victor 09/07/2016

I Ching
Interessei-me pelo livro após assistir parte do filme em uma aula de Sociologia. Depois de assistir apenas um trecho, resolvi assisti-lo todo. E depois de assisti-lo todo, procurei pelo livro. Os diálogos do filme são tão bem desenvolvidos que te deixam na expectativa pelo próximo. E quando você lê o livro, entende de onde vem tamanha densidade e riqueza de informações, seja na medicina, psicologia, física, biologia...
Interessante também acompanhar o desenvolvimento das transformações que o livro prevê após três décadas. Indico sem sombra de dúvida.

Moitta 13/05/2009

Yin yang
Completo e extremamente profundo em cada assunto que aborda. Desenvolve e argumenta cada ideia, de forma detalhada e coerente.
O equilibrio de toda uma sociedade se reflete em seus indivuduos, o ponto de mutação é o estudo de como os padrões comportamentais varia de yin para yang, e novamente para yin. Como a fisica se estabeleceu como pilar da sociedade para "explicar" tudo, e como a nova fisica é condizente com antigos textos orientais, com a visão holística do mundo. Fala da fisica, biologia, medicina, xamanismo, psicologia, economia, dando exemplos de como cada um esta mudando de acordo com a mudança de paradigma da sociedade; Para ler devegar, e depois reler.

Eloísa Cristina Fernandez 15/01/2023

Visão Sistêmica gostoso demais
Excelente livro para refletirmos como todas as questões que temos estão amarradas umas às outras, estou fazendo fichamento por isso no momento me encontro relendo a obra para anotações.

Biu.V 06/04/2009

Visão holística
Considero um bom livro, lí, em 1982, como um livro que iria mudar o mundo só que o tempo passou e as pessoas, no mundo, continuaram com seu pensamento cartesiano em detrimento a visão holística que o livro propõe. Como não acredito mais em mudanças radicais as idéias inseridas no livro perderam um pouco a graça."Ponto de Mutação" Ainda não é o livro que veio para mudar o mundo!

Gabriel 23/04/2013

Mudança de paradigma
Li ha muito tempo, é um livro digamos, denso e pesado, com letras pequenas kk

O mais importante é que ele introduz uma noção de mudança de paradigma nas suas crenças e pontos de vista sobre o mundo. Com muita referencia a ciencia tradicional e questionamentos sobre método cartesiano e cientifico ocidental, aborda a fisica quantica como a nova forma de se encarar a realidade, com suas relatividades e possibilidades não como um assunto de conversa mas como uma forma de realidade a ser vivida.
Faz tempo que li, acho que é isso, muito bom.

Leostuepp 12/04/2010

Como vivi intensamente os anos 60 e 70.
Como vivi intensamente os anos 60 e 70, época de minha infância, adolescência e juventude, gosto do que escreve Fritjof Capra, aliado ainda ao fato de eu ter sido professor de Física, se bem que só da parte da Mecânica, me faz querer ver como o autor consegue fazer estas abordagens que nos parecem tão distantes:o pensamento cartesiano na Biologia, na Medicina, na Psicologia e na Economia.

E estes conceitos de espaço, de tempo e de matéria desenvolvidos pela Física subatômica.

É um livro denso, que em muitas partes fica difícil de ser entendido.

Já faz bom tempo que o li, devo fazer nova leitura, o que já está programado para ainda este ano.

Silvio 16/07/2011

É um livro extremamente didático, informativo e formador, que leva a uma séria reflexão; sai das mesmices tradicionais e do modismo atual.
Em algunas pontos a leitura e a compreensão é pouco lenta e difícil, o que o torna um pouco entediante; contudo, tal tédio é compensado pela totalidade do livro.
Ele faz um breve resumo histórico de várias ciências, tais como: Física, Química, Biologia, Medicina, Psicologia, Economia, Ecologia etc. e tal; isso exige do leitor algum conhecimento dessas ciências. Mostra também como tais ciências se relacionam entre si e são interdependentes; mostra como todas elas influem na existência de todo o cosmo e na vida humana, o que é a essência do livro.

"Ao término de um período de decadência sobrevém o o ponto de mutação. A luz poderosa que fora banida ressurge. Há movimento, mas este não é gerado pela força... O movimento é natural, surge espontaneamente. Por essa razão, a transformação do antigo torna-se fácil. O velho é descartado, e o novo é introduzido. Ambas as medidas se harminizam com o tempo, não resultando daí, portanto, nenhum dano" I Ching

Segundo ele, já estamos no ponto de mutação, tais mudanças já estão ocorrendo, o que nos dá a mais robusta esperança para o futuro. Em outras palavras, a qualidade de vida vai melhorar cada vez mais; a natureza não será destruída e a humanidade não perecerá. Uma boa dose de otimismo para nossos tempos!

Abramo 19/04/2013

O autor faz divagações até interessantes sobre holística e diversos outros pontos, sugerindo que a visão mecanicista, cartesiana e especializada do mundo tem que mudar ou está mudando, mas parece que há um excesso de idealização e 30 anos depois da obra, não há grandes indícios de que tal mudança esteja de fato ocorrendo