O Diário de Samantha

O Diário de Samantha Ana Monteiro

Resenhas - O Diário de Samantha

Raffafust 05/06/2015

Não torça o nariz se você leu a sinopse e pensou : " Putz, mais um livro de vampiros?". Se você conhecer Samantha vai ver que é fácil ter uma relação de amor com a personagem depois dela ter sofrido tanto. E sim, você pode dizer que não suporta mais protagonistas estilo Maria do Bairro mas essa é vampira, então daremos um crédito!
Logo no início a autora já revela o que acontece com Samantha e o porquê dela estar escrevendo seu diário. Fã de bandas desde novinha ela começou ainda na escola a se reunir com os amigos mais próximos e formaram a NightWalker, banda que reúne todos os rocks que amava ouvir . Quem curte música acho impossível não parar o livro algumas vezes e colocar para tocar as músicas citadas pela autora enquanto nos conta a trajetória da jovem até ter virado vampira.
Exemplo disso foi quando me deparei com a música de uma banda que amava quando mais nova e que perdi a contagem nas vezes que apertei o play e sofri com Soul Asylum,
Sim, era para cortar os pulsos com a voz gostosa do vocalista. Mas voltemos a resenha! Samantha nos conta o como foi perder as pessoas mais importantes da sua vida : os pais e a avó. Para completar ainda tem uma imensa decepção com seu primeiro namoradinho, e é isso que a faz perder todo amor pela vida, e como uma menina em depressão após tanta dor ela não vê outro rumo senão deixar de viver.
Mas é aí que a história toma ares vampirescos. A autora optou por a cada capítulo nos contar o como ela vivia com seu amor vampiro e no como era a vida dela sem ele com seu amor humano : Victor Hugo. Achou confuso? Não é não, difícil é fazer resenha sem contar spoiler! Mas vamos tentar...
Levada por uma força que desconhece ela acaba se encantando com uma casa sinistra e entrando, o que vai acontecer ali após entrar já imaginamos, mas nem por isso deixa de ser bacana perceber o como histórias com os seres sugadores de sangue ainda mexem com a gente. Nicholas é tudo que ela poderia querer, é o que ela vê como sua salvação para aqueles dias cinzentos e sinceramente as partes em que eles estão juntos me empolgaram muito mais do que as que ela está com Victor Hugo, talvez porque tenha sentido falta da autora explicar o como mesmo ele nunca percebeu que sua amada era vampira? Ela dorme em um caixão puxa! Ok, ela nos informa que ela gosta de trocar o dia pela noite, mas nunca ter visto a luz do sol me parece um pouco impossível , mas nada que destrua o que estamos encantados : em saber o porque da atitude de Samantha no início do livro.
A banda da protagonista está bombando, ela faz shows por vários lugares, vai ao Programa do Jô - não pode ir no da Fátima Bernardes por motivos óbvios rs - e está cada dia mais apaixonada por Nicholas, ter virado uma sugadora de sangue não a deixou infeliz pelo contrário, a moça se adéqua bem a situação.
E entre uma música e outra - todas em sua maioria que amo! - a autora vai nos dando as respostas, porque mesmo ela está com Victor Hugo hoje em dia se Nicholas a tratava tão bem? Porque ela não quer mais viver, ou melhor continuar morta-viva se tem o amor de Victor Hugo?
Como todo o livro do gênero há os vampiros bons e os ruins, e para o romance dar pitadas de " aí vem continuação" sabemos que há vampiros que não estão nada satisfeitos dela estar namorando um humano...mas porque mesmo ela não está mais com Nicholas?
Apesar das 540 páginas o livro não nos dá todas as respostas, imagino que a autora tenha preparado um volume 2 pra sabermos exatamente o que ficamos na dúvida! Agora é hora de pedir : lança logo a continuação

giovanna.miriel 25/08/2022

é raro eu curtir livros muito longos, mas o diário de samantha consegue ser cativante do começo ao fim.

é muito fácil gostar da personagem principal e simpatizar com ela. embora ela faça bastante merda e coisas questionáveis, samantha é uma pessoa forte, intensa, corajosa, profundamente emotiva e leal, do tipo que ama com tudo que tem e faz de tudo por quem ama.

como ela é artista, a autora também traz as composições de samantha pro livro, o que foi um toque muito interessante e muito bem vindo.

a trama é bastante envolvente, mesmo nas últimas páginas quando normalmente o livro já deveria estar acabando- na verdade, eu diria que a história vai ser tornando progressivamente mais interessante. eu adoraria ler uma sequência.

agora, olha: é uma história pra quem curte histórias de vampiro. tem todo aquele aspecto do romance com um vampirão bad boy e variaaas cenas de hot que eu pessoalmente achei intragáveis, mas não sei, talvez quem for hétero curta. alguns aspectos também poderiam ter sido melhor desenvolvidos, mas não tira o fato de que é um ótimo livro.

phendragon 21/08/2015

A PAZ DE ESPÍRITO É TUDO O QUE BUSCAMOS
Acho que não falei para vocês que adoro vampiros! Li muitos livros sobre o assunto e realmente sou fã de muitos escritores. O universo vampírico é muito rico e repletos de nuances realmente interessantes.

Mas ler tantos livros sobre o assunto também trás uma desvantagem: Fico muito crítico.

Diário de Samantha é o livro da escritora Ana Monteiro. A história é muito bem escrita, com uma narrativa rica e bastante variada. Conta a história de Samantha, que é transformada em vampira, quando sofre um revés na vida.

Como ela é cantora em uma banda punk gótica, acaba combinando perfeitamente com o estilo, então ela passa desapercebida pela multidão. Claro que a história começa com a morte de Samantha, e ao longo do trajeto vamos descobrindo os motivos e consequências de seus atos.

Para leitores que curtem histórias de vampiros, essa é baseada no universo de Vampire: The Masquerade (Roleplaying game), e fica muito forte os traços de influência do jogo e as referências a Rainha dos Condenados (Anne Rice) e a banda de punk gótico Evanescence.

Um detalhe me chamou a atenção: As letras das músicas. Sim! Todas as músicas que a personagem canta, são descritas (em inglês com tradução em português), o que enriqueceu de forma interessante a história.

Acredito que o leitor que não teve muito contato com esse tipo de história, vai encontrar aqui, um começo bem brando e interessante. Espero que vocês gostem do livro!

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/08/o-diario-de-samantha-ana-monteiro.html

ClAudio121 23/10/2015

Vampiros,Romance e Rock N´Roll
De cara a autora já nos fala que a Samantha morre.Mas Cláudio.como assim???
Foi difícil digerir essa informação,mas por incrível que pareça isso também contribuiu pra que eu quisesse ler,afinal ninguém joga uma bomba dessas logo de cara por nada,alguma coisa tem e era justamente isso que eu queria descobrir.
O livro começa com a Samantha narrando o cenário de sua morte e revivendo algumas lembranças.Já no próximo capítulo alguns meses antes,mostra como ela começou a escrever o diário.Se sentindo ameaçada,ela queria que seu amor humano Victor Hugo soubesse tudo sobre ela,mesmo depois de sua morte.Sendo assim,ela começa a escrever relatando desde o ensino médio,mostrando o que ela viveu pra se tornar vampira até os dias atuais.
A partir daí os capítulos se alternam entre o passado que ela conta e o momento presente.O passado inclusive é retrato no índice com algarismos romanos enquanto o momentos presente não tem nenhuma numeração como vocês podem observar na foto acima.
Já no início,vamos começando a entender os motivos da Samantha ter escolhido essa vida.Ela era uma pessoa apegada a sua avó e após o falecimento dela,isso a abalou bastante.
Aos poucos ela acaba superando isso,principalmente conhecer seus grandes amigos,Dudu,Fraldinha e Azeitona.E após muita insistência de Azeitona pra montar uma banda de rock,Samantha acaba fazendo algumas aulas de canto e resolve se aventurar nesse mundo.
Azeitona acaba apresentando um novo integrante para a banda,o Siri,que acaba se entrosando rapidamente com todos,estando assim a banda formada e em busca de estúdio pra começar os ensaios e já se arriscando nas composições.Finalmente eles conhecem o dono de um bar, o Joca que acaba se interessando pela banda e conseguem tocar por lá todos os finais de semana.
Até aí tudo ia muito bem,tudo muito certo.Os Nightwalkers estavam indo super bem,Samantha envolvida em um relacionamento com o Joca;parecia que nada ia dar errado.
Alguns anos depois,ela acaba sonhando com a sua avó dizendo que a vida dela dará uma reviravolta.No dia seguinte ela sente que sua vida começa a desmoronar:Joca termina o relacionamento entre eles.Algumas horas depois outra notícia que vai virar sua vida de cabeça pra baixo (não vou dar spoiler gente,fiquem tranquilos).
Desnorteada com o rumo que sua vida vai tomando,ela percorre as ruas do Rio até se deparar com um casarão onde ela acaba conhecendo o misterioso e sedutor Nicholas por quem ela acaba se sentindo atraída de imediato e quando a oferta de se tornar vampira lhe é proposta,ela nem pensa duas vezes.E assim começa sua vida imortal.
Ao longo da história os Nightwalkers conseguem o sucesso que tanto almejavam,turnês,respeito.
Como sempre,nem tudo é perfeito.Nicholas acaba se afastando pelo próprio bem de Samantha..
Achando que tudo ia desandar,ela caba conhecendo Victor Hugo,um humano que se apaixona por ela e aos poucos ela acaba retribuindo essa paixão.
Mas com o vampirismo vem alguns perigos,perigos esses que a afastaram do seu grande amor imortal e põe em risco seu amor humano e todos os seus amigos,
Ao conhecer esses perigos ela só tem certeza de uma coisa:sua vida imortal está chegando ao fim,essa é a única maneira de manter a salvo todas as pessoas que ela ama.
O dia do fim está próximo....

Primeiro ponto gente:a Samantha é uma personagem bem emocional,que se abala bastante com os acontecimentos,mas que ao mesmo tempo tem um desejo de proteção com relação as pessoas que ama.Sexy na medida certa,forte quando necessário.Ao virar vampira ela ainda tem esse lado emocional bem presente,porém mais racional e controlado.
De fato gostei muito mais da protagonista vampira do que como humana.Ela vampira é mais confiante,mais certa do que está fazendo,apesar de ainda carregar algumas fragilidades da sua humanidade.
Com relação a escrita da autora,senti uma narrativa poética em algumas partes,dando um certo ar nostálgico dos vampiros de antigamente,aquele certo ar aristocrático.Ela consegue desenvolver bem as partes mais quentes do livro,sem apelar,na medida certa.
Outro ponto:a autora tem um domínio e um conhecimento do que está escrevendo impressionante.Não sobre os vampiros somente,mas com a parte musical também.Várias citações,músicas e menções a bandas e vocalistas de rock famosos.
Depois que eu terminei a leitura fiquei pensando:nossa bem parecido com o filme A Rainha dos Condenados,gostei!
Realmente tem partes bem parecidas,mas a essência da história é bem diferente.Quem viu o filme e gostou vai gostar bastante do livro.
Achei que o Victor Hugo pudesse aparecer mais na história,mas depois do final já vi que ele vai ter um papel importante no próximo livro.
Inclusive quando a autora me disse que teria continuação fiquei pensando como isso seria possível,se ainda teria história pra isso,mas depois que li eu entendi,ainda tem muita história pra ser contada,alguns segredos a serem desvendados e algumas respostas a serem dadas.Tenho algumas teorias,mas deixa quieto hahahahahhahaha
No geral,gostei bastante da leitura,a trama está bem envolvente,com boas doses de suspense,romance e rock´n roll.Talvez uma única coisa tenha me incomodado:achei os capítulos extensos.Tirando isso,achei a leitura bem envolvente,quem gosta de romance e de vampiros vai gostar bastante.Posso dizer que é uma mistura de Drácula,vampiros da Anne Rice com alguns toques sutis de Crepúsculo.
Foi uma leitura bem prazerosa de ser feita,inclusive li escutando muito rock.Vamos ficar de olho na Ana Monteiro que é uma autora muito boa e com certeza ainda ouviremos falar muito dela.

site: http://livreirocultural.blogspot.com.br/2015/10/resenhao-diario-de-samantha.html

Fernanda 23/10/2015

Resenha: O diário de Samantha
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/10/resenha-o-diario-de-samantha-ana.html

@biaentreleituras 18/11/2015

Um romance sobrenatural que ganha o coração do leitor. Por mais que na sinopse fale que Samantha cometeu suicídio, durante a leitura você deseja que isso não tivesse acontecido, mas esse livro é o diário que ela escreveu para que seu amor lesse após a ela ter se entregado ao sol. Com muita paixão, intensidade e lindas canções, O Diário de Samantha vai te envolver na leitura do início ao fim.

Samantha Walker era uma pessoa praticamente normal, vocalista na banda Nightwalkers e muito estudiosa mas após a morte de seus pais em um trágico acidente, a vida dela mudará completamente. Samantha estava desesperada e desiludida, com a morte de seus pais ela ficou sem rumo, até que encontrou com Nicholas Lacroix, um vampiro irresistível. Nicholas a acompanhava de longe e sem que ela o percebesse, mas quando viu a sua profunda dor pela perda de seus pais, quando entendeu que ela não queria mais viver ele decidiu intervir. Não vou contar os detalhes, mas ele a transforma em vampira e vai dar instruções sobre seu novo estilo de vida.

Com a transformação também surge um amor intenso entre eles, nasce uma cumplicidade única, Samantha se vê perdidamente apaixonada por esse homem que surgiu no momento em que ela mais precisava e agora eles podem passar a eternidade juntos, bem... poderiam.

Nicholas a leva para conhecer o Príncipe Wilhem (o líder dos vampiros no Rio de Janeiro) e sua esposa Annabela (será a melhor amiga de Sam). Ela precisa de alguns dias para aprender e Nicholas a ensina muito bem. Nesse meio tempo, ela não abandona a banda e continua com sua carreira, a Nightwalkers cresce a cada dia e em pouco tempo eles alcançarão sucesso e se tornarão conhecidos mundialmente. Samantha compõe lindas canções e a sua voz é igualmente bela.

Tudo ia muito bem, a banda, o amor, sua vida parecia finalmente se acertar mas algo inesperado acontece, Nicholas diz que precisa se retirar e se afastar dela para o seu próprio bem (como assim?), ela volta a ficar desesperada, Nicholas era a sua vida (ou seria morte? já que ela é uma vampira kkk) e agora estava sozinha, tinha seus amigos mas não seria a mesma coisa. Justamente nesse momento em que ela está tão fragilizada pela partida de seu amor é que surge o Victor Hugo.

Depois de ter passado tanto tempo com Nicholas, depois de ter tido momentos incríveis e intensos ela está perdida, mas Victor Hugo surge para ajudá-la a superar e aos poucos ele ganha o coração da jovem que se encanta com a sua humanidade, algo que ela jamais terá novamente. Ela se apaixona por ele e eles começam um relacionamento, também muito bonito e intenso. Novamente as coisas iam muito bem, a carreira estava um sucesso, o relacionamento com Victor Hugo estava muito bem, porém algo faz com que a situação mude. Ela percebe o perigo a rondando.

Ela corre perigo desde que foi transformada mas não sabia, agora esse perigo está mais próximo e ela finalmente entende o que Nicholas estava pensando ao partir, ela começa a temer pela vida de seu amor humano e decide se entregar ao sol. Mas não pode partir e deixar Victor Hugo sem saber o que aconteceu, ela começa a escrever um diário onde conta todos os detalhes de sua vida, inclusive o seu amor pelo Nicholas.

O livro alterna entre passado e presente, deixando a trama ainda mais envolvente. Enquanto ela está escrevendo no diário, as cenas passam a ser no passado, onde ela conta tudo o que aconteceu, mas ela faz pausas e essas pausas são os momentos presentes do vida de Samantha.

Como eu gostei desse livro, ele tem tudo na medida certa! Muita paixão e música boa, Samantha conseguiu me ganhar logo na primeira página e fiquei o tempo todo torcendo por ela, eu queria que alguma coisa mudasse e ela não se entregasse ao sol, mas esse é seu diário explicando os motivos que a levaram a tomar essa decisão. Eu me encantei com o amor de Samantha com Nicholas e fiquei tão triste quanto ela quando ele teve que partir, fiquei com o pé atrás com o Victor Hugo, não por ele parecer ser um personagem ruim, nada disso, mas porque eu gosto muito do Nicholas e sua partida foi muito repentina, depois me acostumei com a ideia e passei a gostar dele também. A escrita de Ana Monteiro é atual, a letra das músicas é linda e todo o universo criado pela a autora é envolvente.

Gente, o final desse livro... sabe quando o autor quer fazer você infartar e interrompe o livro num momento crucial? pois bem, é exatamente isso que Ana faz, o livro termina e você grita: NÃO!!!! mas a boa notícia é que terá uma continuação (estou super ansiosa por isso).

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

Bells 19/12/2015

Resenha: O Diário de Samantha
O livro é dividido da seguinte forma: Nos capítulos que possuem números romanos são partes do diário que Samantha escreveu, já onde não possui é a descrição dos que esta acontecendo no presente com Samantha. O livro é narrado pelo ponto de vista da protagonista, exceto no último capítulo.

A estória esta voltada pra o que levou Samantha a se matar, narrando como surgiu a banda; como ela se tornou vampira; o seu romance com Nichola, o seu criador; e também o seu amor por Victor Hugo e o desaparecimento de Nicholas.

O livro é muito extenso, então a principio não estava prendendo minha atenção, talvez por impaciência da minha parte, já que no capítulo um narra a morte de Samantha e durante praticamente metade do livro mostrava um perigo mais voltado pro instinto. Começou a aparecer cenas de ações no livro após a entrevista no programa do Jô. A parti desse momento o livro começou a prender mais minha atenção.

O Diário de Samantha me lembrou os livros da serie Crepúsculo.

Pra quem gosta de livros de romance sobrenatural, sem dúvida esta é uma boa aquisição, mas não esperem encontrar muita ação no livro, pois não tem. O livro é um romance onde Samantha acaba correndo perigo, entretanto ela não tem provas desse perigo na maior parte do livro.

site: http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-diario-de-samantha.html

izi 03/01/2016

Uma estória vampiresca diferenciada
O Diário de Samantha
O livro é um romance escrito pela autora Ana Monteiro e composto por diversos capítulos no total são 38 em geral não são grandes e publicado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira.
A estória se passa no Rio de Janeiro e começa com Samantha Walker narrando a sua morte o que torna algo estranho já que normalmente a morte é dita no final do livro e isso me fez pensar que não seria tão legal a continuação felizmente fui totalmente surpreendida.
Nos próximos capítulos descobrimos sobre a vida de Samantha antes da usa morte sobre o seu amor pela avó, a ideia de ser cantora, quais seus melhores amigos ( que aliás tem apelidos estranhos), o surgimento da banda Nigthwalkers, a morte de seus pais, o seu amor por Nicholas Lacroix um homem muito lindo, sua transformação e tantas outras coisas.
O livro nos revela o passado e o presente da vida de Samantha o que nos faz saber os mistérios da sua vida passada e seus pensamentos atuais entendemos o seu amor por Nicholas seu amor do passado mais aquele a quem ela vai sempre amar o homem que surgiu no momento em que ela precisava ter alguém para lhe dar forças mas quando ele tem que partir Sam se sente totalmente desprotegida e ela encontra o Victor Hugo aquele homem mortal que a fez ter um forte carinho e atração por ele até mesmo se tornar capaz de morrer para salvar a sua vida então ela escreve no diário tudo o que Victor precisa saber sobre o motivo da sua partida.
Apesar de ser um livro sobre uma protagonista vampira a autora soube nos mostrar algo diferente e moderno não àquela estória clichê vampiresca. Ao longo da leitura vemos as letras das diversas músicas cantadas por Samantha o que dá um toque bem legal e diferente a leitura, além disso, tem a versão em inglês e a tradução de cada letra para o português.
Eu estou maluca para ler a continuação já pensei mil vezes no que poderá acontecer espero que seja tão bom quanto o primeiro.

site: @livroscartasepoesia

Loly Fonseca 05/01/2016

Não é apenas mais um livro de vampiros
Samantha era uma adolescente extremamente estudiosa e que possuía poucos amigos, mas foi com esses poucos que decidiu montar uma banda, os Nightwalkers, que mais tarde se tornariam uma das bandas mais famosas de rock do Brasil.
Após um doloroso acontecimento, ela conhece Nicholas, um vampiro que a acompanha de longe a muito tempo, e ele, vendo que a garota estava decidida a se matar para acabar com a dor, decide transformá-la.
O livro inicia-se com Samantha, já vampira, resolvendo por fim a sua vida para garantir a segurança de seus amigos e Victor Hugo, seu amor humano. Sam vem sofrendo uma série de ameças por vampiros que desejam atingir o seu criador.
Com a decisão tomada, ela resolve escrever um diário explicando ao namorado a sua condição e as situações pelas quais passou, para que ele entenda e possa a perdoar por deixá-lo. Neste diário ela conta desde a sua adolescência até os primeiros acontecimentos em que ele estava presente.
Tenho que confessar que eu não compraria o livro caso não fosse a própria autora me apresentando ele na Bienal do RJ. Afinal, o primeiro pensamento foi "mais um livro de vampiros e ainda envolvendo rock 'n roll?", realmente não é nem um pouquinho a minha cara. Mas após começar a leitura, não me arrependi em momento algum de ter dado uma chance.
Não é apenas mais um livro de vampiros, aqui temos uma volta a algumas coisas dos vampiros clássicos, como o fato de queimarem com a luz do sol, e a sua velocidade sobrenatural, assim como a capacidade de voar e de controlar as mentes humanas. Isso já me conquistou um pouco mais, já que a visão romantizada da coisa ficou cansativa.
Mas o que me conquistou, acima de tudo, foi a história de entrega de Samantha pela música e a decisão de acabar com sua vida apenas para salvar os que amava. É uma história forte e que envolve demais. Os acontecimentos ainda quando adolescente justificam toda a força que a personagem tem. Sam não é mais uma daquelas mocinhas vítimas que temos em muitas histórias, ela é forte e luta arduamente pelo que quer.
A história é extremamente envolvente, e não consegui parar de ler enquanto não terminei. O desenrolar da história mostrando fatos presentes misturados com o capítulos que Samantha escrevia do diário, contando fatos do passado, tornou a leitura bem dinâmica e muito menos cansativa.
Um fator negativo só foi o tamanho do livro, que possui 540 páginas, sendo que alguns acontecimentos menos relevantes poderiam ser retirados tornando uma leitura mais rápida.
E uma única coisa que ficou presa na minha cabeça foi o que aconteceu após o final. Não direi o que aconteceu para não soltar spoiler, mas fico me perguntando se houve algo a ser feito.
O livro ficou maravilhoso e essa capa eu achei simplesmente fantástica. Indico a qualquer um, que goste de rock ou alguém que esteja disposto a vencer esse preconceito inicial por ser um livro de vampiros, e encontrar uma história linda e repleta de emoções e superações. Vale a pena conferir!

site: #desafioalfabetoliterário
Ana 20/01/2016minha estante
Obrigada, Lorena! Me emocionou, quando vc disse que o que te conquistou foi a entrega da Samantha pela música. Eu amo música e seria como ela, se tivesse dom pra cantar ou tocar algum instrumento. Que bom que gostou o livro!!! Já estou trabalhando na continuação. :)

LUA 31/01/2016minha estante
Oi Lorena,
Eu sou fã de vampiros, mas vampiros "reais" não dos que brilham ao sol.rs.
Não conhecia o livro, mas gostei de saber que embora você tenha tido uma resistência inicial, ele acabou te conuistando seja pela música ou pela reflexão que ele passa.
Vou colocar na lista.
bjs
Luana
Obrigada por participar do #desafioalfabetoliterário

A Garota do Livro 25/01/2016

Você tem preconceito com historia de vampiros? Então pule a resenha. Você gosta de historias de vampiro? Então leia com carinho.
O livro começa com o fim de Samantha, uma vampira se expondo ao sol e se tornando cinzas, mas o que será que a levou a fazer isso? Como ela virou vampira? Isso a gente descobre ao decorrer das páginas através do diário de Samantha, que ela deixa pro seu amado Victor Hugo.

Samantha é uma garota estudiosa e que ama sua família, um triste dia ela perde sua avó mas ela a encontra em um sonho falando que ela vai precisar ser forte e que ela vai superar tudo. Com os seus amigos ela acaba por formar uma banda, o Nightwalkers (que trazem muito rock'n roll pro livro), mesmo sua mãe não concordando muito com isso. Um dia fatídico, Samantha perde o resto da sua família e só pensa em como destruir sua vida, e nesse dia ela encontra Nicholas, um vampiro que é apaixonado por ela e que a abraça (transforma em vampira)...

Anos depois, na segunda parte (contada simultaneamente), Nicholas não está mais com ela, agora era está com um humano chamado Victor Hugo, que não sabe da sua verdadeira identidade, e agora ela sente que está sendo perseguida e teme que firam Victor para atingi-lá. E ela decidida a proteger o seu amor mortal, decide colocar no papel sua historia. Mas continua vivendo, fazendo shows com a banda e temendo por seu amigos.

Acho que já contei demais, agora pros e contras.

O livro é legal, recheado de letras belas e muita poesia, com a melodia seria perfeito. Nicholas é apaixonante, um fofo (mas não consegui imaginar ele com 40 anos - mesmo sendo centenário).
Mas vou dizer que têm algumas atitudes de Sam que são estranhas, ela não parece achar muito estranha virar vampira nem algumas outras coisas, ela age como se tudo fosse normal, mas enfim a autora teve seus motivos.. Outro contra é que o livro acaba sendo repetitivo e as vezes entediante por causa de tantos pensamentos e conversas iguais as outras.
Ele também não trás aquela sensação de mergulhar na historia graças ao número de explicações que dão uma quebra de pensamentos, e acaba com o momento leitor e livro.
Trás algumas coisas legais de vampiros, como evitar o sol, lacaios e beber sangue, mas pra fã de vampiros é difícil desvirtuar algumas ideias já presas ao nome, como a estaca e tal.
As vezes ela se perde no que quer passar tipo na sinopse diz erotismo, romance e rock'n roll, eu achei tudo meio médio.

site: http://a-garotadolivro.blogspot.com.br/

Patrick Rosário 05/10/2016

Resenha: O diário de Samantha - Ana Monteiro (Corujando nos Livros)
O autor que cria uma história rica em detalhes e, ainda por cima, mescla com origens fictícias, sem a deixar banal ou bobo, é digno de reconhecimento. Ana Monteiro, autora de O diário de Samantha, conduz isso com maestria. A realidade gerada sobre os vampiros, nesse romance, é algo digerível e maduro, titulemos assim.
540 páginas repletas de musicalidade, descobrimentos, ideologias inteligentes sobre a sociedade atual, amor em suas ramificações, amadurecimento pessoal, cenas hot e por aí prossegue.

A história se passa no Brasil, e já inicia nos apresentando uma cena apavorante com a protagonista, Samantha, reflexo de uma série de acontecimentos que acompanhemos durante o progresso da história.
Samantha era uma garota comum, até que a vida a empurrou para a fama. Ela tornou-se vocalista de uma formidável banda de rock, os Naghtwalkers. Mas, a vida não nos propõe somente coisas boas, sendo assim, ela recebe a triste notícia que seus pais morreram num trágico acidente. Numa mistura de emoções, ela acaba conhecendo Nicholas, vampiro que se interferiu em sua vida, propondo ajudá-la com aquela dor, a transformando em vampira.
A narrativa não segue uma ordem linear, pois o livro é intercalado entre duas fases: o passado, não tão remoto, onde Samantha vivia o ápice do amor com Nicholas, e o presente, onde Samantha está escrevendo tudo o que está acontecendo, em seu diário, para o humano Victor Hugo, seu atual namorado. Atual namorado? como assim? Explicarei.
Tudo estava maravilhosamente bem, até que Nicolhas decide fugir, sem explicações, para salvar Samantha de um terrível mal. Tudo torna-se muito dolorido, mas Victor Hugo entra no romance e estrutura o famoso triângulo amoroso literário na vida da protagonista.
Os vampiros estão infiltrados no meio da sociedade, mas "nenhum humano" têm ciência da existência deles. A lei do sigilo deve ser mantida, porém, o diário de Samantha fará o oposto, por amor. Através desse diário, compreendemos os motivos de Nicholas ter se ausentado misteriosamente, conhecemos os vilões na trama, adentramos na área emocional de Samantha, a compreendendo melhor, e entendemos a atitude de memorizar tudo.
A autora não gerou algo sem profundidade. O livro nos instiga a ter uma nova perspectiva sobre os vampiros, uma perspectiva madura e não tão remota. E talvez por esse motivo, eu senti que a leitura se arrastou, ficou massante, muitas ramificações repetitivas e cansativas, mas existem leitores que amam os demasiados detalhes, então pensemos...
A história revela lindas atitudes provocadas pelo amor. O amor que causa renúncia. O amor que resulta em liberdade de escolha. O amor que respeita e compreende, mesmo sendo uma posição anormal.
Com relação a diagramação, achei mediana. Todavia, a arte de capa, nota 10. Belíssima.

Por fim, recomendo esta leitura para os leitores que não têm problemas com cenas hot, com riqueza de detalhes, com páginas repletas de composições da protagonista e com vampiros no período contemporâneo.

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/2016/10/resenha-o-diario-de-samantha-ana.html

Glau 21/12/2016

Maravilhoso!
O livro é fantástico. Por se tratar de vampiros, não foge muito da realidade antiga que ouvimos de vampiros, pois eles queimam em contato com sol e a cruz lhe dão algum desconforto, porém, existem vampiros de bens, como os tradicionais vampiros do mal.
Samantha é uma garota decidida, porém sentimental. Luta com determinação pelo seu sonho, e alcança o topo do sucesso...
O final do livro ficou em aberto, nos deixam arrancando os cabelos sem saber o que iria acontecer, mas a historia vale a pena ser lida, realmente toca o coração do leitor.

Renata 11/09/2020

Adorei, história de vampiros mas foge o estereótipo das histórias comuns.