A lista de Schindler

A lista de Schindler Thomas Keneally

Resenhas - A lista de Schindler

Bruna 11/03/2024

Achei a leitura cansativa. Muitos personagens e muita história envolvida. Mas não dá para negar que o que Schindler fez ajudou muitos judeus a terem uma chance de sobrevivência.

Luiz 28/02/2024

Qual o legado que estou deixando ?
Vindo de uma sequência de 3 livros sobre o holocausto judeu, (O farmacêutico de Auschwitz, maus e por fim a lista de Schindler) me trouxe bastante reflexão, não sei se dou razão a hobbes quando ele diz que o homem é mau por natureza, possui um poder de violência ilimitado (o homem é o lobo do homem) ou a Rousseau quando ele diz que o homem nasce bom e a sociedade que ele vive o corrompe. Quando entramos nesse tema percebemos o quanto o ser humano é mau, mau por natureza ou simplesmente produto do meio, mas a maldade esta lá.
O holocausto foi um período de horror não somente para um povo, foram milhares de mortos de várias etnias, religiões e raças, foi um período de horror para a humanidade, mesmo que alguns hoje em dia negue, ele existiu. A morte foi banalizada, esquematizada, a morte foi industrializada.
Mas nesses campos de horror ainda podiam brotar esperança, pessoas que não eram mau por natureza e nem deixavam ser influenciadas pelo meio, nesse contexto encontramos Oskar Schindler, alemão sudeto, empresário, casado. Quando a Alemanha invadiu a polonia oskar como tantos outros empresários seguiram as tropas alemães buscando conquistar financeiras como nunca vistas. Realmente ele conseguiu, era um homem influente, todos gostavam da sua presença, oskar logo conseguiu autorização e uma fábrica( tomada de um judeu) para produzir a principio panelas que eram utilizadas nas cozinhas de campanha nas linhas de combate.
Vimos um homem comum, sentir as dores por pessoas que ele não conhecia, não faziam parte do seu dia a dia, pessoas indiferentes, oskar ganhou muito dinheiro com a guerra, mas ao mesmo tempo gastou tudo que podia para ajudar cada judeu que conseguia, no fim sobreviveram com a ajuda de oskar 1200 judeus. Mas o que o livro tras como aprendizado? Qual o nosso real significado na nossa passagem sobre a terra. Oskar era um bon vivant, ele não precisava fazer nada do que fez, o sistema estava ao lado dele, mas mesmo assim ele se arriscou por pessoas que não conhecia, para fazer o bem, oskar tinha varias amantes, bebia quase todas as noites, tinha um magnetismo quase espiritual, todos queriam estar com ele, e ele usou essa influencia para ajudar pessoas, pessoas que ele nunca tinha visto antes, que não eram seus amigos, seus familiares, ninguém do convívio dele. No fim oskar trouxe uma questão profunda: qual o meu legado na terra? Quando eu partir alguém vai sentir realmente minha falta ou sera o choro do impacto? Eu faço algo de importante para alguém?

Oskar simplesmente salvou centenas de pessoas pelo simples fato delas serem pessoas.

Sheron.Fulaneto 07/02/2024

A premissa é interessante, a história de Schindler é sensacional, mas achei a leitura arrastada, mais de 500 páginas em algo que poderia ser dito em 200. Foi difícil terminar a leitura, apesar de ter valido a pena conhecer um pouco mais desse herói controverso.

Capeleti 14/01/2024

Oskar Schindler
A vida de um herói sendo contada com minuciosos detalhes, a história desse livro e linda, uma trajetória por todas as partes, sendo todas eles enriquecidas por enormes detalhes.

A lista de Schindler é mais uma biografia da história do alemão, passando também, pela história dos judeus que foram salvos por Schindler, nada foge dessa história, tudo é devidamente detalhado nos mínimos detalhes.

A escrita se torna um pouco difícil por nomes em alemão, mas logo se torna comum e mais fluido por conta de ser nomes muito presentes na história, e por isso, a leitura fica mais rápida, só fica um pouquinho maçante em alguns momentos, mas nada que vá atrapalhar.

Enfim, concluo dizendo que a lista de Schindler é uma linda história da guerra, enriquecida em detalhes e muito interessante para quem gosta de se aprofundar, é uma leitura que eu recomendo para quem gosta de saber mais sobre os detalhes da guerra.

EduardoCDias 07/01/2024

Veremos tudo acontecer de novo?
Leitura obrigatória em tempos que alguns defendem os crimes do Hamas. Cada livro que se lê sobre as ações dos nazistas na II Guerra Mundial é um soco no estômago. E parece que há gente querendo trazer de volta todo o horror perpetrado contra os judeus. Schindler é um herói a ser venerado. Não era um homem perfeito, mas usou todos os recursos que tinha para transformar o cativeiro de muitos judeus numa experiência mais humana, salvando muitos da morte. E acabou doente e na miséria, mas teve o reconhecimento e a ajuda daqueles que ajudou.

Clio0 20/12/2023

Esse livro foi em parte inspiração para a obra de Steven Spielberg, porém as duas são bem distintas.

Keneally procurou fazer uma biografia mais fiel aos relatos sobre Oscar Schindler, o empresário responsável pela salvação de dezenas de judeus durante o Holocausto. Assim sendo, não há partes emocionantes com o intuito de levar o leitor à lágrimas que não sejam pelo ocorrido histórico.

Schindler é descrito em partes como um oportunista e um mentiroso, capaz de tomar dinheiro dos mesmos judeus que lhe confiavam quanto de destruir as próprias indústrias para sabotar a máquina de guerra nazista.

É interessante, mas não deve ser confundida com uma obra historiográfica.
Shirlosa 06/01/2024minha estante
É um dos meus filmes preferidos, vou procurar o livro

myhtuck 11/12/2023

A lista de Schindler
"Trabalhando aqui, vocês estarão a salvo. Se trabalharem aqui, irão até o final da guerra com vida."

Nota: 5/5

Andre.S 02/12/2023

Maravilhosa narrativa sobre a vida de Oskar Schindler, personalidade que salvou milhares de Judeus dos campos de extermínio na Polonia, durante a Segunda Guerra Mundial. Este livro é um documento riquíssimo em que o filme homônimo de Steven Spielberg foi baseado.

Caio.Lincoln 21/11/2023

Um Final Inesperado
Essa foi uma daquelas leituras que mexem com o âmago da gente. A Lista de Schindler é um livro que te prende do começo ao fim, em meio a angústia que os personagens passam em um momento tão triste da história: a perseguição dos judeus pelo regime nazista.

E eis que nos deparamos com Oscar Schindler: homem ambicioso; que se deixa levar aos prazeres da carne, e que faz parte de todo esse sistema de extermínio, mas que no decorrer da história se compadece dos judeus por se deparar com tamanha crueldade.

Oscar se torna uma parte importante da história, pela sua luta em salvar a vida de pessoas inocentes, colocando em risco ls seus negócios e a sua própria vida.

Confesso que a cada capítulo, eu torci e desejei que cada vida perdida tivesse sido poupada, e não apenas as 1.200 que se instalaram na fabrica.

Mas é um livro que trás reflexões, e a memória daqueles que se foram por conta de ideologias nefastas sem propósito nenhum.

Joao 27/10/2023

De arrepiar
Antes de mais nada, faz-se necessário mencionar que os arrepios que senti, durante a leitura desta magnífica publicação, foram de sentimentos bons, pois fiquei perplexo com os atos de Oskar, Madristch e Tristch, além de muitos outros soldados, oficiais e afins que, ao lhes cair a ficha do que estavam fazendo parte, não pouparam esforços para ajudar as vítimas do 3º Reich.

O livro, apesar de possuir quase 450 páginas, possui uma leitura fluida, que não cansa o leitor, pelo contrário. Quanto mais se lê, mais se quer ler. A estrutura do texto, o acabamento da obra e a tradução realizada deixaram tudo ainda mais perfeito, pois Thomas Keneally, com seu jeito de escrever, já havia fornecido o norte do que ser feito.

Penso que muitos escritores, depois de realizarem diversas pesquisas, encontrariam dificuldades para fazer uma obra como essa. Tudo nela se encaixa perfeitamente bem. Há muitos ensinamentos, sim, porquanto trata-se de um livro de história, porém há momentos, também, de risadas, suspense e, como não poderia faltar, tristeza e lágrimas - chorei.

Enfim, Thomas, a fim de nos explicar tudo o que aconteceu, começa o livro não no início do holocausto, porém no meio dele, a fim de nos mostrar um pouco do que veremos: oficiais SS, Herr Direktor, judeus/judias, subornos e bebidas.

Após o mencionado prólogo, iniciaremos nossa jornada, através da qual descobriremos quais foram as pessoas responsáveis por ativar o modo ?salvador? em Oskar, bem como foram conduzidos os salvamentos, negociações, homicídios (leia-se genocídio), julgamentos, prisões e fugas.

Para finalizar a publicação, já no epílogo, o escritor, como não poderia deixar de ser, mostra-nos como foram os dias posteriores de Oskar e Emillie, sua esposa, depois da guerra. Informando-nos sobre os percalços que passaram, viagens que precisaram fazer, novos negócios que iniciam, julgamentos em que compareceram e homenagens que receberam.

Para finalizar essa resenha, além de recomendar a leitura para todos, aproveito para externar todos os meus pesares paras as vítimas do holocausto e das guerras atuais, incluindo, aqui, civis palestinos, israelitas, sírios, jordanianos, russos, armênios e ucranianos. Saibamos que estamos todos no mesmo barco, então não há motivos para divisões ideológicas. Como dizia Antoine de Saint-Exupéry, em o Piloto de Guerra, ?cada um é responsável por todos?.

Desta maneira, tenhamos em mente que em uma guerra todos saem perdendo, não somente aqueles que estão na zona do confronto. Seres humanos de todos os países, uni-vos.

Marcus.Santana 27/09/2023

Um livro rico em informações sobre a Segunda Guerra Mundial.
A Lista de Schindler nos surpreende por ser um livro rico em informações sobre a Segunda Guerra Mundial.
Este livro foi escrito pelo Thomas Keneally e publicado em 1981 e conta a história de Oscar Schindler, um empresário alemão contrário ao regime de Hitler durante o período de sua ascensão ao poder na Alemanha nazista, culminando na segunda guerra mundial que salvou centenas de judeus graças ao seu carisma que encantava a todos, é um homem surpreendente.

Oscar Schindler colocou em prática o plano de tentar salvar o máximo de judeus possíveis alistando-os para trabalhar para ele. Daí surge à lista de Schindler e os nomes que iam parar naquela lista representavam uma chance de sobreviver, uma esperança de salvação.

O livro é bem rico em informações sobre ele, os sobreviventes e outras pessoas que foram envolvidas direta ou indiretamente na história. Contem uma narrativa impressionante e detalhista. Uma história de humanidade e esperança em meio ao caos e horror que foi a segunda guerra mundial e o extermínio de judeus.

Os relatos de judeus sobreviventes coletados por Keneally deu origem ao seu famoso livro, que foi filmado e se tornou o premiado clássico do cinema em 1993.

Gabriela 22/09/2023

O que dizer Oskar , um ser humano incrível. Que ajudou a salvar várias vidas. Como todo ser humano tinha seus defeitos.

Julia 19/09/2023

Aquele que salva uma só vida, salva o mundo inteiro.
"Não esqueçamos os sofrimentos no Egito, não esqueçamos Haman, não esqueçamos Hitler. Mas, em meio aos injustos, não esqueçamos os justos. Lembremos Oskar Schindler."

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto o regime nazista enviava milhares de prisioneiros para Auschwitz, o industrial alemão Oskar Schindler abrigava centenas de judeus em sua fábrica, de onde ele finalmente os transferia em segurança para a Tchecoslováquia. Um lugar na lista de Schindler significava a única chance de sobrevivência para um prisioneiro judeu.

Oskar Schindler, um herói do Holocausto, é retratado de modo comovente pelo romancista Thomas Keneally, que passou dois anos entrevistando sobreviventes beneficiados por Schindler em sete países.

Lua 16/07/2023

Leitura obrigatória para quem quer saber mais da 2 Guerra M
Tenho esse livro a muitos anos e nunca havia lido. Na minha cabeça, eu já sabia do que se tratava (por ser uma história muito conhecida e eu já ter visto o filme), mas a narrativa surpreende. Para além da história de um mito, como Schindler, é um olhar sobre o Sistema em tempos de guerra.

Desde o início o autor parece que não quer celebrar esse único homem, ariano, milionário, que usava da mão escrava judia para ganhar fortunas e parte dessa fortuna ir para ajudar essas mesmas pessoas. Pelo contrário, o autor parte das histórias dos judeus sobreviventes, a partir de como eles narram essas histórias. O autor preza pelas vozes realmente importantes.
Acho o livro muito a frente de seu tempo. Hoje, já discutimos sobre essa imagem do "branco salvador". Essas pessoas privilegiadas (brancas) que ganham fama, amor, honrarias em cima do sofrimento de minorias.

Schindler foi humano em tempos de guerra e isso o transformou em herói. Contudo, os verdadeiros gênios estão escondidos por trás dele, são judeus que trabalhavam em suas fábricas, seja na administração e gerenciamento ou na mão de obra. Schindler tinha a cara, o charme, a ética, a malandragem e definitivamente, o dinheiro.
Schindler era um pilantra (pois é, chocante), mas usou sua pilantragem para ajudar (minimamente) centenas de pessoas.

Schindler alimentava um sistema corrupto. Com seu dinheiro, financiou muitos nazistas, mas em troca, recebia olhares desviados para o que estava fazendo em sua fábrica. Muitos alemães usariam (e usaram) isso para cometer crimes ainda maiores contra a humanidade, mas Schindler optou pelo contrário: Usou a corrupção para ajudar os perseguidos.
A Lista de Schindler foi um esquema organizacional onde Oskar Schindler tinha a frente, mas a base era judaica.

Nunca, em hipótese alguma, resuma essa história numa simples estrutura onde um herói onipotente salva centenas de miseráveis judeus milagrosamente. Fazer isso é tirar a complexidade humana de uma das histórias mais magníficas do século XX.