O senhor dos ladrões

O senhor dos ladrões Carnelia Funke

Resenhas - O senhor dos ladrões

Andrea 08/02/2016

Crianças versus Adultos. Quem ganha?
Em uma Veneza encantadora com todas as suas gárgulas, gôndolas e demais atrações turísticas, um grupo de crianças sobrevive sozinho graças à ajuda do auto-intitulado "Senhor dos Ladrões". Nenhuma delas sabe quem realmente esse menino é, ou se ele é realmente um ladrão, a única coisa que elas sabem é que têm um teto sob suas cabeças, comida e nenhuma ameaça de voltar ao orfanato.
É com esses meninos que estão escondidos os irmãos Próspero e Bonifácio, ambos fugiram das garras de uma tia extremamente controladora que pretendia separá-los para fica com Bo ( o menor com a aparência de um "anjinho"), visto que estes acabaram de ficar órfãos, no entanto a mãe deles contava-lhes histórias sobre Veneza e sobre como ela é mágica... E lá foram os dois desbravar o mundo!
Ao mesmo tempo que conhecemos a vida dessas crianças, somos apresentados ao detetive Victor Getz, um americano que vive na cidade resolvendo pequenos casos de bolsas e máquinas fotográficas furtadas e é contratado pela tia de Prop e Bo para encontrá-los. O mais engraçado é que Victor não quer levar as crianças até a tia, ele é um homem com alma de criança e sente que essa mulher só fará mal aos irmãos.
O verdadeiro clímax do livro surge com um suposto trabalho para O senhor dos Ladrões: ele deve roubar uma asa de madeira que pertence a um carrossel que com o tempo eles descobrem ser supostamente mágico, transformando as crianças que andam nele em adultos e os adultos em crianças. Dessa forma, vocês já perceberam que esse livro vai nos mostrar a constante luta entre a inocência e liberdade infantil versus a arrogância e descrença adulta. Todas as personagens, sejam elas as crianças ou os adultos, tiveram problemas com seus pais ou com a falta deles, resultando assim no desejo de serem autônomos e consequentemente de crescerem para conquistar a verdadeira independência.
Não posso dizer mais nada a respeito porque senão darei spoilers, o que posso dizer é que esse livro é de uma escrita simples, ágil e vale muito a pena ser lido!

site: http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/
juju 14/11/2021minha estante
Parabéns!!! A sua "sinopse" é muito melhor que a do próprio livro!

Daniel.Silva 26/01/2022minha estante
Apesar de ser um bom livro, o final frustra um pouco a expectativa da história.

Danny 07/02/2021

A história flui de uma forma bem empolgante e envolvente, você fica curiosa pra saber onde as aventuras/problemas que os personagens se meteram os vão levar. A autora inicia a história com um poema, onde ela fala sobre o desejo de se tornar adulto e também o de retornar a infância, e podemos presenciar isso acontecendo ao longo do livro com alguns dos personagens, onde uns pensam que se tornando adultos, tudo se resolverá e será melhor, ao passo que outros tem um desejo tão profundo de voltar a ser criança e viver novamente a sua infância, ao ponto de dedicar anos de sua vida tentando concretizar isso.
Adorei o livro, recomendo a leitura...

Lua 28/03/2021

Depois de um milhão de anos terminei "o senhor dos ladrões".
Ele aborda assuntos importantes, mas é bem leve e juvenil. Meu objetivo era ler um livro de crianças pra sair um pouco dos meus gêneros abituais. Me surpreendeu.
?Recomendo MUITO para quem quer ler um livro de crianças, engraçada, leve e muito bom. ?

Heloisa 07/03/2023

Ótimo!
Esse é o segundo livro da Cornelia que eu leio, e não me decepcionou nadinha. Assim como em coração de tinta, a narrativa é super divertida e não deixa de abordar temas interessantes só pq são infanto-juvenis.
Toda criança já desejou ser adulto um dia certo? E todo não desejou ser criança novamente alguma vez?
É exatamente disso que o livro se trata, como os adultos quando crescem esquecem de como era ser criança e passam a negligencia-las.
Ele é dividido em vários capítulos sob ponto de vista de personagens diferentes que levam a um plot muito bem desenvolvido.

Crianças sobrevivendo sozinhas, um carrossel mágico, um detetive com um casal de tartarugas e outras coisas inesperadas aguardam os leitores de O Senhor dos Ladrões, não os deixem esperando!

pâm 25/06/2020

A importância de dar valor a cada fase.
A história começa com dois irmãos que fogem para Veneza após a morte da mãe e de receberem a notícia de que sua tia só adotará um deles. Próspero e Bo sempre ouviram as histórias da mãe sobre o lugar, que jurava que a noite todas as estátuas de leões alados ganhavam vida e protegiam os moradores da cidade. Ela falava sobre o encanto de se viver num lugar tão pertinho do mar, e isso acabava fazendo com que eles imaginassem Veneza como o seu cantinho do mundo. Quando os meninos chegam a cidade, eles conhecem outras crianças órfãs. Eles não conhecem todas as histórias por trás do que as levaram a viverem na rua, mas eles acabam virando uma família. Uma família sustentada pelo Senhor dos Ladrões, que mesmo sendo criança também lhes abrigou em um cinema abandonado e consegue sempre objetos roubados de grande valor para serem trocados por dinheiro para manter todos alimentados e com o mínimo de vestimenta básico, já que o inverno é sempre cruel. Até que ele é chamado para um roubo que promete um valor enorme como recompensa e que pode mudar a vida de todos: uma asa de madeira de um carrossel mágico que faz quem anda voltar a ser criança ou se tornar adulto.

Eu achei esse livro simplesmente incrível! Por ele se passar em Veneza, já ganhou meu coração logo de início. É meu sonho visitar esse lugar e me senti as próprias crianças cada vez que um cenário era descrito, e a parte em que os irmãos conhecem a neve me emocionou muito. A relação entre eles é muito bem explorada, não existe uma dependência exagerada, até porque Bo é um ótimo personagem. Mesmo sendo o mais novo do bando, a autora consegue definir muito bem aquela criança que - todo mundo conhece uma - já mostra personalidade própria desce cedo. A autora no final esclarece o que aconteceu com cada um dos personagens, e isso faz com que nenhuma ponta fique solta. Não é segredo pra ninguém que eu amo a Cornelia, e ela nunca me decepciona. O livro é lindo!

site: instagram.com/chimarraocomlivro

Mah 17/05/2022

O senhor dos ladrões
O a história é bem leve e divertida, acabei demorando um pouco para ler pois no meio da leitura acabei entrando em uma ressaca literária, mas por sorte a história do livro foi me envolvendo cada vez mais e eu consegue voltar a ler.
Eu achei os personagens extremamente únicos, cada um tem que lidar com os seus próprios problemas, mas mesmo assim eles ajudam uns aos outros.
Nunca tinha lido nada dessa autora, mas agora fiquei curiosa e ansiosa para conhecer outras obras dela.

aquino4 10/07/2022

O Senhor dos ladrões e um carrossel
Nunca fui tão enganada por um título, quando eu li o título vi a capa só pensei que ia ser sobre o senhor dos ladrões, é descrito no livro sobre também mas não é tão profundo. Até a metade do livro eu estava entendo a história mas a outra metade só pensava o porquê do carrossel, tudo bem eu entendi que a principal fala dos personagens é que queriam ser adultos mas essa parte do carrossel foi meio estranho, mas também não conseguiria pensar em uma parte melhor que essa só que ainda é estranho

Em relação aos personagens, Victor, Scipio, Próspero são os meus favoritos, mesmo que o Scipio tivesse mentido pro grupo passo um pano pra ele, Victor é o meu amor inteiro, todas partes dele, todas mesmo, eu amei todas ainda mais quando demonstrava ele cuidando de Bo, uma relação de pai e filho, Próspero é a razão do livro, se não fosse por ele em algumas partes o grupo teria se dissolvido várias vezes, e o Barbarossa pqp personagem chato pelo amor de deus

PehYan 09/03/2024

O brilhante esconderijo das estrelas em Veneza
Uma história deliciosa de se acompanhar, principalmente do início até o começo do fim. A construção até o final é MUITO boa, mas o final em si não me agradou tanto, eu pessoalmente esperava um final grandioso. Mas o livro inteiro é recheado de passagens marcantes e diálogos que prendem.

! SPOILERS A SEGUIR:

Além de que na parte ali a partir de quando o Victor descobre a verdade sobre o Scipio, eu quase me desfiz várias vezes, com as discussões entre as crianças, a triste vida do Scip, a relação entre o Bo e o Prop; sem falar então na parte mais pro final, que dá TUDO errado na vida deles: são percebidos pelo conte (Renzo), quase tomam tiro da Morosina, Vespa e Bo somem, descobrem que o dinheiro do conte era falso, perdem de vez o esconderijo das estrelas... E ainda quando finalmente o Bo volta, o Prop tinha ido embora e quase virou adulto com o carrossel.
O final é até cômico, Barbarossa criança com a Esther (que não dura muito, e o próprio Ernesto começa a se entitular de Senhor dos Ladrões), o Scipio (adulto) virando detetive para trabalhar junto com o Victor... Enfim, é com certeza um bom livro.

Pedro H. T. Mandú (23/11/2023)