Álbum de Família

Álbum de Família Nelson Rodrigues

Resenhas - Álbum de Família

tomas40 25/01/2024

Apavorante
Esse livro é um verdadeiro álbum de família, onde você abre e descobre fotos antigas mas, se olhar bem, também descobre segredos obscuros
A crítica à "família tradicional" é muito bem construída e aterrorizante, assim como são os segredos contidos dentro dessas famílias
Acho que nem é possível limitar a caracteres o sentimento pós leitura

Vitor 13/12/2023

O Anjo Pornográfico? Auge!
A uma peça que foi escrita em 1945, mas só foi liberada para ser encenada em 1965. A primeira montagem data de 1967.

Álbum tem a característica da essência rodriguiana. Choca os mais alternativos, e isso até nos dias atuais. Visceral, intenso, dramático, satírico? por diversas vezes me peguei pensando que aquela fala foi dita daquele jeito em 1967.

Nelson consegue trazer a superfície os segredos mais obscuros e atemorizantes de típicas famílias brasileiras. Sabe aquelas famílias que são definidas como padrão de moral? Há podres, e diversos.

_5illgabriel_ 09/01/2023

In sexto lugar... a p*taria de Nelson Rodrigues
Confesso que livros que abordam temas polêmicos capturam a minha atenção. Esse livro foi mencionado em uma aula que tive no Ensino Médio sobre teatro brasileiro, ao saber do enredo, tive que ler. Os tabus e os temas absurdos são onde brilham as obras desse autor. Álbum de Família é um retrato de uma família bizarra e a trama se move nos desejos incestuosos e completamente abomináveis e é aqui onde Nelson trabalha para acabar com o tipo ideal (teoria weberiana) da família tradicional, resultando em descrições chocantes e obscuras. Com certeza uma das melhores peças teatrais que eu já li, entretanto, a recomendação é só para aqueles que estão acostumados com esse tipo de literatura.

mafê 09/09/2022

O livro das fofocas
Não pensei que iria gostar do livro, mas amei! Não esperava que uma leitura escolar fosse tão boa, agora quero ler todos os livros do Nelson Rodrigues!
A história em si é só fofoca e babado, agora imagina isso tudo nos teatros brasileiros em 1920, só penso no choque que deve ter sido.

Vinder 03/09/2022

Primeiro livro que leio do Nelson Rodrigues. Censurado por quase 20 anos, álbum de família fala sobre relações afetivas, incesto, machismo e sentimentos viscerais inerentes ao ser humano?

underlou 07/05/2022

Achei que poderia gostar mais da leitura, mas só me interessei mesmo pelos dois primeiros atos. O terceiro e último ato parece apressado, gratuito e pouco criterioso; algumas cenas se isolam das demais e os desfechos são grosseiros. Enfim, o ar provocador acaba por perder fôlego nas ações iniciais.

Contudo, a respeito da família sexualmente abitolada de quem Nelson Rodrigues pinta esse quadro, posso citar uma passagem na qual me parece se concentrar o cerne principal da peça: "Eu acho que o homem não devia sair nunca do útero materno. Devia ficar lá, toda a vida, encolhido, de cabeça para baixo, ou para cima, de nádegas, não sei." De resto, "Álbum de Família" é como aquele álbum mesmo que você não pensa em tão cedo rever depois de fechá-lo.
Qlucas 07/05/2022minha estante
o ultimo período. kk...

emy 27/03/2022

surpreendente
Achei o livro bem confuso no início, acho que por conta do formato ser em atos e com cenas, mas aos poucos fui me acostumando e me apegando mais a leitura. O final de cada ato me deixava mais curiosa pelo próximo e para saber mais e mais. Gostei muito do livro e me surpreendi muito com a leitura!

Arruda 15/03/2022

Passado, Chocado....
Achei incrível a maneira no qual o autor consegue tratar dos assuntos de tal maneira. A peça é trabalhada numa dismistificação da família brasileira.
Cheia de tramas e tragédias familiares "álbum de família" é super instigantes e possui um roteiro que eu nunca tinha lido igual.
Não recomendo pra qualquer pessoa pois o livro é repleto de gatilhos como: pedófila, incesto, suicídio, brigas familiares etc...
QUE LEITURA !

Mariana Dal Chico 04/02/2022

Álbum de Família
Foi escrita em 45, censurada em 46 e só estreou nos palcos em 1967.
Desenvolvida em três atos, o enredo é baseado em um drama familiar com temas polêmicos como incesto, ciúmes, morte e traição.

Minha peça preferida até o momento, a forma como os personagens se desprendem das amarras de convenções sociais, exibindo seu amor e desejo de forma explícita e sem meias palavras, me surpreendeu.

site: https://www.instagram.com/p/CZkbOpHvF2Y/

VicentessNeto 30/12/2021

OH. MY. GOSH.
Faltou energia elétrica devido a um trovão. Fui ler. Ser escritor em 2021, é como ser dramaturgo na época do Nelson, "Seu fundamento examina, os tijolos observa! Busca o cofre de cedro, Rompe o ferrolho de bronze, Levanta a tabuinha lápis-lazúli, lê Assim: seus tijolos não são cozidos, seu alicerce não cimentaram os sete sábios?" esse trecho da Epopéia de Gilgamesh fala um pouco desse fazer. Fui ler e escrever. Isso antes da hora, proveito: preguei uma peça. Rasgante, esse texto é rasgante. Os personagens, sobretudo as mulheres e meninas parecem marionetes a mercê das fatalidades. Ah, é claro você pode remeter a um não sei o quê grego e tal, mas se você conversar com um desses sábios idosos e senhoras eles vão lhe contar como era antigamente e que as aparências de famílias de bem não era bem assim... Talvez hoje em dia tenha piorado mais, ou seja mais fingimentos em nome de uma reputação enquanto o pau tora por trás das cortinas ou debaixo dos panos, Deus nos livre! Os contos e as conversas e o tempo revelam senhoras e senhores.

Anna 08/08/2021

Álbum de família
Genial, mas incrivelmente perturbador. Nunca tinha lido uma obra de Nelson Rodrigues e me espantei com a indigestão de suas histórias, mas é inegável a destreza e habilidade do dramaturgo.

thaisraiz 20/07/2021

O quadro de Jesus Cristo.
Eu li esse texto pra escrever um roteiro intertextual pro clube de teatro da faculdade e que texto pesado, senhoras e senhores.
Meu, em primeiro lugar foi mais ou menos difícil entender a intercalação de falas e em alguns momentos, tudo parecia confuso. Mas esse texto é mt bom e complexo. Com certeza ver ele no teatro deve ser mil vezes melhor do que lê-lo por si só.
O plot twist do final me enganou bastante, pq a a gnt sempre costuma ver o homem como o grande vilão da história.

Gustavogl 03/06/2021

Rapaz! Freud explica essa história! O Nelson tem essa coisa do escândalo que a gente gosta de acompanhar e no qual a gente também se reconhece. Uma família que se ama e se odeia...até demais!

Hilton Neves 14/04/2021

Áspero e doloroso como o cinema de Haneke! As personagens podres nos chocam e nos dão coisas em que podemos pensar, como psicologia ou mitologia.

alex 17/01/2021

Álbum de família, de Nelson Rodrigues
Se segura e vem!

Peça escrita em 1945, mas encenada a primeira vez apenas em 1967 (só na base da censura, né).

Apresenta uma família cheia de conflitos mal resolvidos, e muito incesto.

Na década de 1940, senhores....

Esse cara é pura ousadia, coragem e talento!