Hellboy - Sementes da Destruição

Hellboy - Sementes da Destruição Mike Mignola

Resenhas - Hellboy: Edição Histórica

Davi.Pontes 20/06/2023

Hellboy é aquele tipo de leitura q cativa na primeira edição, todo o mundo, o humor, as paginas e a arte de Mignola dão todo o tom da história
O Caráter investigativo da BPDP, seus personagens nada normais e suas tramas sobrenaturais são mto insanas e intrigantes
Foi a primeira leitura mas mto longe de ser a única vou continuar adentrando esse universo

HeraclesFowl 01/07/2023

Início da Saga do Hellboy
Mignola ainda com ajuda de Byrne, da o início a história do Hellboy, com sua invocação por Rasputin e o acolhimento dele por Trevor Brutteholm. Somos apresentado ao BPDP com Liz e Abe e ao plano de Rasputin de libertar a Besta Ogdu-Jahrad.

Gabrielle.Oliveira 05/01/2022

Acho que não se faz necessário tecer muitos comentários sobre está obra, nesta primeira hq temos o iniciou da estória de Hellboy, com uma possível origem, as imagem são lindíssimas.
Li o ebook, gostaria muito da edição impressa desta obra.
Recomendo a leitura

Flávio 20/08/2013

[Resenha] Hellboy – Edição Histórica Vol. I – Sementes da Destruição
Hellboy – Sementes da Destruição é uma daquelas histórias despretensiosas que sabe como fazer uma boa introdução de personagens e ainda deixar uma semente do que viria a se tornar um grande épico dos quadrinhos, seja pela mitologia utilizada na série, sua dinâmica, ou mais ainda, pelo seu protagonista carismático.

O personagem é uma criação de Mike Mignola e que desde sua estréia em 1993, tem alcançado enorme sucesso, rendendo prêmios Eisner ao autor, além de ganhar adaptações para outras mídias como o cinema, série animada, games e literatura, se tornando um ícone inconteste da cultura pop. Esse sucesso se repetiu no Brasil, com os lançamentos do herói em 1998, com a Mythos Editora. Anos depois, a editora publicou Hellboy Edição Histórica Volume 1, formato que resgata o primeiro arco de histórias do personagem em uma merecida edição de luxo.

Hellboy Seed of Destruction 017 [Resenha] Hellboy Edição Histórica Vol. I Sementes da Destruição

A narrativa de Sementes da Destruição se dá início com um prelúdio ambientado no final da Segunda Grande Guerra, mais precisamente em 1944, onde conhecemos um grupo de nazistas de uma seção intitulada Projeto Ragna-rok, que visava a destruição do mundo em um aparente ritual diabólico. O plano não sai como o esperado e um jovem demônio acaba sendo invocado, no entanto, surge no meio de um esquadrão de soldados norte-americanos e parapsicólogos que investigam fatos estranhos durante a Segunda Guerra que têm relação com os nazistas. Esse demônio acaba acolhido pelo grupo e recebe o apelido de Hellboy.

Cinquenta anos depois, Hellboy é criado pelo professor Trevor Bruttenholm, um dos parapsicólogos que o encontraram, e se torna um demônio adulto que atua como detetive paranormal do Bureau de Pesquisa e Defesa Paranormal. As coisas saem do controle quando a figura paterna de Hellboy morre logo após uma misteriosa chuva de sapos e a aparição de uma criatura anfíbia. Hellboy e sua equipe decidem investigar e chegam até a sinistra e enigmática Mansão Cavendish, um local inóspito construído sob um lago que pouco a pouco vem afundando. Nesse local, Hellboy encontrará respostas sobre seu passado e sua verdadeira identidade.

A trama, apesar de simples, funciona muito bem. Seus clichês envolvendo grupos nazistas com planos de dominação mundial, ocultismo, detetives paranormais, câmaras criogênicas, entre outras inúmeras referências que parecem saídas de filmes B ou quadrinhos pulp de terror, traz um ar propositalmente trash muito bem vindo à narrativa. Outra referência que viria a se tornar uma assinatura no trabalho de Mignola com Hellboy são os elementos de literatura de terror de autores como H.P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e William Hope Hodgson, além de outros tantos.

0026 [Resenha] Hellboy Edição Histórica Vol. I Sementes da Destruição

A arte de Mignola é o que mais chama a atenção neste primeiro trabalho com o personagem. Todas essas influências pulp são claras em seu trabalho, da mesma forma que o cinema expressionista alemão, seja pela forma como trabalha o contraste entre a escuridão e a luz, seus personagens bizarros, mas também pelo seu traço sujo, gótico, e até mesmo caricato, mas ao mesmo tempo extremamente clássico. Se isso não bastasse, Mignola sabe como poucos criar dinamismo e tensão em seus quadros. Algo que seria cada vez mais lapidado em sua narrativa.

O roteiro de John Byrne não funciona da mesma forma. Byrne parece pouco à vontade com o trabalho que tinha em mãos e não desenvolve o “argumento” escrito por Mignola, tendo em alguns momentos diálogos truncados e que não soma ao trabalho do desenhista, contudo, nada que diminui a importância da obra.

A Edição Histórica da Mythos traz ainda uma série de esboços, galeria de releituras do personagem por outros artistas, além das duas primeiras aventuras do Hellboy que foram produzidas, ambas com o propósito de apresentar o personagem ao público. Imperdível.

site: http://www.vortexcultural.com.br/quadrinhos-e-hqs/resenha-hellboy-edicao-historica-vol-i-sementes-da-destruicao/

Tamara Campos 22/10/2020

Achei a HQ confusa sei lá, não me agradou. Triste porque eu amo o filme.

Estevão 10/04/2020

excelente
merece uma edição impressa na estante, pois fiz a leitura no ebook.

Gárgula 16/01/2020

Hellboy – Sementes da Destruição
O primeiro passo
Foi exatamente no encadernado Hellboy – Sementes da Destruição, da publicação da Mythos Editora, que resolvi conhecer melhor esse personagem que há muito tempo ouvia falar. Criação do mestre Mike Mignola através do selo da Dark Horse. Hellboy surge num mundo próprio, marcado não somente pela arte inconfundível de seu criador, mas como protagonista de uma história que só depois fui perceber a dimensão.

Uma origem peculiar
Em Sementes da Destruição somos apresentados às origens de Hellboy – ou pelo menos do dia zero em que começou a caminhar sobre a Terra. Sua aparição se dá em meio a um ritual orquestrado pelo vilão Rasputim (sim, o mesmo mago russo que atendia à família do Czar) em uma associação nefasta permeada de nazistas, na virada de 23 para 24 de dezembro de 1944 em East Bromwich, Inglaterra.

Por um acaso do destino, apesar do ritual funcionar, o jovem demônio não surge para Rasputim e sim para outra pessoa que se encontra nas redondezas, Trevor Bruttenholm. Esse encontro conecta o destino de Hellboy à toda sua trajetória.

Ganchos para o futuro
Inevitavelmente muitas perguntas surgem para nós, leitores. A algumas são dadas respostas, já outras provocam dúvidas que criam um completo mistério. Evito aqui trazer qualquer tipo de spoiler ao amigo leitor, mas vale lembrar quanto esta revista é importante para entendermos o personagem. Nela são apresentados muitos aliados do protagonista bem como seus inimigos, principalmente os sobrenaturais. Os veremos por muitos e muitos encadernados à frente e todos deixam sua marca no querido Vermelho, como Hellboy é carinhosamente chamado pelos colegas.

Enquanto escrevia esta resenha, fiz uma releitura do volume e senti a mesma atmosfera mística me envolver ao ler histórias do Hellboy. Mais uma vez me peguei imaginando os muitos caminhos que a história nos conduz. Não posso esconder que sou fã do personagem, mas como não ser? Ele é carismático e, por trás do seu enorme tamanho e brutalidade, esconde um coração bom e um amigo fiel. Para nós, leitores, fica sempre a pequena dúvida de quando ele se corromperá definitivamente! Além de tudo Mignola, mestre criador do nosso Vermelho, desenha muito bem e soma sua arte aos seus argumentos muito bem construídos. Percebermos a influência lovecraftniana na história, que escorre forte, na dedicatória do volume:

Glossários – um show à parte
Vale destacar que todo volume do Hellboy possui um glossário riquíssimo em informação adicional como fontes históricas ou origens de determinado termo, pessoa ou lugar. Leia! Tais informações ajudarão demais a entender como a história é embasada em lendas e mitologia, muitas completamente desconhecidas do brasileiro, por serem regionais. Além disso sempre temos uma ou duas historietas bônus, rascunhos e estudos de desenho dos personagens sem falar do material escrito como entrevistas e depoimentos que mostram os bastidores dos vários encontros de Mignola com outros desenhistas e roteiristas. É muito legal poder entender como tudo surgiu.

Esses são elementos incríveis reunidos em um quadrinho muito bem pensado. Ganhou facilmente minha atenção e angariou uma legião de fãs mundo afora.

Dos quadrinhos para o mundo
Hellboy foi criado em 1991 e, eu mesmo, só fui me aventurar no mundo dele mais de uma década e meia após sua idealização. Em 2004 é lançado o filme Hellboy dirigido por Guillermo del Toro (o que não é para qualquer um) e estrelado por Ron Perlman, John Hurt e Selma Blair, entre outros atores.

Em 2008 temos uma continuação cinematográfica com Hellboy II: O Exército Dourado, sequência que acabou cancelada. Um reboot da história acontece em 2019 intitulada novamente como Hellboy e dirigida por Neil Marshall e estrelada por David Harbour e Milla Jovovich dentre outros atores.

Além da filmografia, Hellboy gerou spin-offs em quadrinhos de sua história com personagens muito bons como os agentes do BPRD, Frankenstein, Abe Sapien e alguns outros, provando o quanto o mundo do personagem é vasto e rico.

Olho novamente o encadernado e penso se Mignola previu todos os caminhos que seu personagem iria alcançar. Provavelmente não.

Um personagem para ser apreciado
Hellboy é sem dúvida alguma um personagem que possui sua história muito bem escrita e já se encontra no rol dos personagens icônicos. Que tenhamos mais e mais de suas aventuras tão cheias de cultura e influências como as que pude ler nestes quinze anos!

Se pretende começar a ler Hellboy, este encadernado é o seu primeiro passo. Uma opção é o Hellboy Omnibus Volume 1. Sementes Da Destruição que concentra este encadernado e mais algumas histórias, lançado recentemente.

Espero que sua leitura seja tão mágica e espetacular quanto foi a minha.

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula em 18/08/2019

site: https://cantodogargula.com.br/2019/08/13/hellboy-sementes-da-destruicao/

reyder 21/06/2018

Origem Secreta
Ótima HQ para quem, como eu, só conhecia o personagem pelo cinema. Criação máxima de Mike Mignola, Hellboy é aqui apresentado de cara com texto e arte que remetem o leitor imediatamente ao clima "lovecraftiano" que dá o tom até o fim da história.

A edicao, além do arco de histórias principal também possui duas histórias curtas e uma entrevista com o autor. Fica a vontade de conhecer mais da obra e das aventuras do Garoto do Inferno.

Soph 15/11/2021

Cara que veio do inferno vs Caras que fazem o inferno
História sobrenatural na qual o MC bate em nazistas por aí. Tem coisa melhor?
A arte é bonitinha, não surpreendente, mas o design do Hellboy e do Rasputin são os elementos de mais carisma na comic.

Rinaldo 29/08/2021

Hellboy
Umas das primeiras aventuras de Hellboy, sua suposta origem, inimigos quase indestrutíveis e arte e argumentos viscerais de Mignola.

Paula1735 08/11/2020

Um bom demônio está entre nós
Em resumo um herói diferenciado que você precisa ler.
Amor a primeira vista, é meu caso com essa edição do Hellboy. Se arrependimento matasse, eu estaria morta... Fico me perguntando porquê nunca dei importância ao personagem antes, porquê sempre deixei pra depois?!
Falando agora dessa criação do Mike Mignola, nesse primeiro volume da edição história temos o início e a apresentação do personagem, o roteiro é dinâmico e bastante fluido, a arte não é nada de incrível, mas combina com a bizarrice do que é proposto, além das cores serem ótimas também. Hellboy é digamos que aquele filme de ação, que não tem um conteúdo que te faz refletir, mas trás boas referências e te diverte muito bem.
Quanto a edição, a editora Mythos caprichou: capa dura, folha de boa gramatura, colorido, ótimos extras compostos de uma entrevista com Mike Mignola, contos extras do Hellboy e galeria de capas, tudo muito caprichado. A edição digital não fica para trás, está ótima a formatação e resolução da imagem. Único ponto negativo é o preço, como sempre muito caro para a quantidade de páginas, então vale a pena esperar promoção ou pegar o digital.

Em resumo Hellboy é uma leitura excelente, é compra sem arrependimentos.

Jonas 02/10/2022

Uma das melhores HQs que já li
O universo de Hellboy é simplesmente incrível, os personagens são carismáticos, as ilustrações bem feitas, os diálogos ótimos, etc. No geral, é uma HQ bem engraçada com ótimas cenas de ação e um toque de elementos sobrenaturais, além de ser um ponto de partida para começar a ler Hellboy.
A história me empolgou e o final me deixou bastante curioso.

Lucas 23/06/2019

Hellboy vol.1
Nunca pensei que seria tão bom uma leitura em quadrinhos de um livro do Hellboy,principalmente o início,recomendo este livro,pois me deu oportunidade não só de conhecer o grande herói da MYTHOS,mas também os seus companheiros Liz e Abe.
Tenho que admitir que antes eu odiava o Hellboy,mas essa hq me fez mudar de idéia.

Inlectus 18/03/2019

Bom.
Quadrinhos inteligentes.

Joao Felipe 09/12/2016

Uma Nova Descoberta
Gostei muito da apresentação do hellboy, é um personagem magnifico.