A Chave de Rebecca

Ken Follett

Resenhas - A Chave de Rebecca

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luciano.Soares 12/03/2024

Ken Follet consegue criar uma trama bem tensa e cadenciada, além de desenvolver muito bem tanto o protagonista quanto o antagonista.
A narrativa é bem intrigante e dá vontade de não querer parar.
Como pano de fundo um fato histórico da 2ª Guerra Mundial:, um Egito colonizado pelos britânicos prestes a ser invadido por Rommel e seus Afrika Korps.
Follet segue não decepcionando.

Bela 02/02/2024

Com certeza não é o melhor livro do Ken Follett, mas já estava com saudades de ler meu autor preferido, então valeu.

Jeff.FC 03/01/2024

Uma ótima história de espionagem e suspense que prende a atenção do leitor com ajuda da narrativa protagonizada pelo "Herói e Vilão" em um jogo de gato e rato que melhora em cada encontro.

O herói é o típico policial/investigador honrado que tem algumas camadas desenvolvimento boas até, como a maneira de lidar com a morte de sua esposa e a dificuldade de ser pai solteiro em meio a uma guerra, ele é responsável por parte do romance da obra que é explorado melhor ao final, o ponto alto de sua trama é a investigação.

O vilão por sua vez é literalmente um nazi que consegue facilmente ser um personagem odiado da forma mais natural possível por meio de suas atitudes e crenças, é um personagem convencido, inteligente e cuidadoso que sempre está a um passo a frente de seu oponente, e é por isso que os melhores trechos da história são em seu ponto de vista que por sua vez também tem apelações ao romance, porém dessa vez o romance é um ponto de destaque, pois sua parceira é uma personagem tão odiavel quanto, sendo ela a personificação da vaidade, luxúria e ganância, tornando a dupla responsável pelos melhores momentos e diálogos.
Um ponto a se considerar negativo seria a frequente conveniência que o vilão consegue se safar dos apuros, parecendo receber algum tipo de "auxílio divino".
Em nenhum momento a história se torna arrastada mesmo tendo seus momentos de calmaria.

Esse foi meu primeiro livro do autor e com apenas essa obra Ken Follett conseguiu ser um dos meus escritores favoritos, não por essa história em si, mas pela escrita e narrativa excelente que se repete em outras obras com a mesma magnitude.

Iara Pinto Quaresma 29/11/2023

Este foi o primeiro livro de Ken Follett, que li. Nunca havia nem ouvido falar dele kkkkk mas agora já vai entrar pra a lista dos autores favoritos.
Como não gostar deste livro?
Impossível, ele nos leva para o universo do livro com tanta veracidade, que sentimos, desejos, raiva, expectativa, desânimo qdo tudo parece que vai dar errado e o final é o que eu queria.
Excelente, recomendadíssimo

Carlos531 12/09/2023

A Chave de Rebecca
Outro thriller de Ken Follett interessante, divertido e com uma narrativa rápida e empolgante. A história se passa na segunda gerra mundial no Egito durante as batalhas entre ingleses e alemães. Mais uma vez Follett acrescenta na história personagens verdadeiros e vejam só, embora com uma passagem muito discreta no livro, até um personagem desse romance após muitos anos na vida real ganhou um prêmio nobel da paz e é claro, não vou dar spoilier, quem tiver curiosidade e não sabe deve pesquisar. O romance é divertido e embora em alguns momentos Follett dá algumas escorregadas com apelações até certo ponto vulgares, mas para quem gosta do gênero deve ler, não vai se arrepender.

Wagneroliveirrah 02/03/2023

Livro Interessante
Peguei este livro na biblioteca pública municipal na quinta-feira antes do carnaval, justamente para ler ao longo do feriado. No início, demorei alguns dias para engrenar e leitura, por isso levei 10 dias para lê-lo. Mas valeu a pena. Segue um pouco a linha de O Buraco da Agulha, mas tem enredo mais recheado de reviravoltas. Valeu a pena!!

Gabriel1994 17/01/2023

Morra, Alex Wolff!
*RESENHA FEITA NO DIA 26/05/21 NA ABA DE "HISTÓRICO DE LEITURA", REPASSANDO PARA ABA DE RESENHAS*

Gostei muito desse livro mais um do Ken Follett que com certeza está no meu top 3 de autores preferidos! Um livro de Espionagem que se passa na Segunda Guerra Mundial dentro do contexto historico egipcio durante a Campanha Norte Africana onde aconteceu as batalhas de Inglaterra vs Alemanha no Oriente Medio.

Alex Wolff é o espião alemão que entra no Egito atraves do deserto de Assyut com rumo a Cairo onde esta localizado todo o "cerebro" britanico voltado para aquela guerra as portas do Egito e ele tem como objetivo passar infos dos dados de tropa, batalha, etc dos ingleses.

William Vandam é o investigador que vai atras de Alex depois de um fato e suspeitas que levaram diretamente ao espião e ai começa o jogo de gato e rato que o Ken Follett sabe muito bem fazer e contornar para que nos prendemos e continuemos a leitura.

Não é o melhor livro do autor na minha opinião, mas pelo cenario diferente, cultura diferente colocados dentro do livro não tive aquele gosto enferrujado de "mais do mesmo". Foi um livro com suas caracteristicas digno de 4 estrelas!! Gostei e recomendo a todos esta leitura!!
UM ADENDO: Alex Wolff foi um dos espiões mais chatos que o Ken Follett escreveu! O ranço que senti desse alemão desgramento é inconcebível, sério mesmo!

*Comentário feito hoje dia 17/01/23*

Renata Rezende 02/01/2023

Muito bom!
Livro pequeno, os outros do Ken Follett que li são enormes, dinâmico e muito envolvente. Conta uma parte da 2a Guerra que ocorreu no Egito, especificamente, no Cairo. Inglaterra tentando defender o Cairo e os Alemães tentando conquistá-lo, com ajuda dos egípcios nacionalistas.

O livro tem base em uma história real.
Gostei muito!

clichesliterarios 26/12/2022

Cenário espetacular e personagens mais ainda!
Eu adorei esse livro!
As personagens são incríveis, os romances, as intrigas, a perseguição do espião, tudo!
Mas acho que o ponto alto desse livro com certeza é o cenário. O autor foge do clássico cenário europeu e mostra os efeitos da Segunda Guerra no Egito. Então o livro foge dos bombardeios que a gente lê sempre e mostra a dominação inglesa no Egito e como os egípcios são vistos e tratados por seus colonizadores.
E nesse cenário, Ken Follet mostra mais uma vez o "outro lado" da história, apresentando uma perspectiva que muitas vezes esquecemos. Então por exemplo, Alex Wolf não é um fascista simplesmente porque ele concorda com os ideais de Hitler, mas porque seu ódio pelo que os ingleses fizeram com o seu país, faz com que ele apoie a única força capaz de livrar seu país do domínio britânico.
Então mais uma vez, esse autor incrível consegue contar uma história com personagens incríveis, bem desenvolvidos e que defendem até a morte suas crenças.

Alemão 16/07/2022

A chave de Rebeca
Com certeza um dos melhores livros de Ken Follett!!! Uma leitura de tirar o fôlego, onde não é possível parar de ler!!! Super indico a todos os leitores!!!

Regiane @agentejaleu 27/06/2022

Follet não decepciona.
Alex Wolff é um espião alemão por trás das linhas inimigas na Segunda guerra mundial. É conhecido pelo codinome Esfinge. Foi enviado ao Norte da África em missão para obter informações sobre os passos do exército britânico.

Em sua rota , as coisas saíram de controle, e em Assyut, para não ser descoberto, eliminou um soldado britânico, o que desencadeou uma busca a ele. Mas Wolff é muito liso?  Consegue despistar com certa facilidade e escapa .

Vandam é um oficial da inteligência Britânica, o único que pode deter Wolff, e para isso recruta toda ajuda possível , até uma jovem que para fugir da miséria, deixa a cidade natal Alexandria e vai tentar a vida no Cairo.

Elene acabou se sujeitando a ser mantida pelos amantes que arranjava, que pagavam seu aluguel e despesas. Agora que a esposa descobriu, o amante a largou e ela sem conseguir emprego, aceita a proposta de Vandam de ficar de olho e ouvidos abertos e toda informação repassará para ela.

Wolff é ousado, mesmo sendo perseguido, vai a restaurantes caros jantar com sua amiga , amante e cúmplice Sonja, a dançarina mais famosa do Cairo. E ele está hospedado na casa-barco dela, onde escondeu um dos rádios transmissores que usa para enviar as informações.

Ele utiliza um código cifrado e o livro Rebecca de Daphne Du Maurier é a chave para decifrá-lo. Vandam está chegando perto de Wolff mas não consegue prendê-lo. Wolff continua enviando os planos dos britânicos para Rommel e com isso as forças alemães estão sempre um passo a frente.

O tempo está se esgotando e Vandam precisa interceptar Wolff, encontrar os rádios transmissores e decifrar o cód. Nesse caminho vai enfrentar perigos e precisará manter a calma para lidar com tudo isso.

Mas Vandam no meio desse rebu todo acabará se envolvendo com Elene, após ficar viúvo e criando o filho sozinho, o que pra época não era nada comum, não quis se casar novamente . E Elene pela primeira vez sentirá que pode ser amada e não somente usada.

? Follet consegue me surpreender a cada história. Esse foi escrito em 1980 mas é tão atual e moderno. Tem de tudo: ação, espionagem, perseguição, ménage, fet1ches sex4ais, pai solo e muito mais.

Guilherme Dehon 08/06/2022

Bom, mas não empolgante...
Não chega a ser uma estória surpreendente e o início é um tanto arrastado, porém tem uma melhora gradual mas sem muitas surpresas.

A idéia da estória promete mais do que entrega, e está muito longe por exemplo das tramas muito bem construídas de As Espiãs do dia D, O Homem de São Petesburgo e O Buraco da Agulha...

O caráter histórico da obra, ficou muito a quem e foi sufocado pela excessiva exploração da sensualidade de alguns personagens, mais do que da própria trama em si.

Apesar de não ser uma estória sensacional, ainda assim foi boa... Mas não empolgante.
RAINERI, Eder. 01/12/2023minha estante
Excelente comentário. Pensei exatamente assim como você descreveu.

Marcio 14/05/2022

Espionagem
Nesta trama, Follett, nos apresenta uma excelente história de espionagem, ocorrida no Cairo no norte da África, no período do início da 2° guerra.

Le Storrer 22/03/2022

Gostei demais do livro.
Conta a história da guerra no Egito entre os ingleses e os alemães, principalmente no deserto.
A trama tem como enfoque a perseguição de Vandam à Wolff, um agente secreto nazista.
Não recomendo a leitura a menores de 16 anos, já que contém cenas de sexo.

Mari 04/02/2022

Uma história interessante
Não me conectei com a história, apesar de gostar do tema se investigação. Não consegui gostar dos personagens, acho que não teve um bom desenvolvimento. O livro conta uma história de espionagem no Egito durante o período de ocupação da Inglaterra e a tentativa da Alemanha de tirar os ingleses durante a 2a guerra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5