50 ideias de Filosofia Que Você Precisa Conhecer

50 ideias de Filosofia Que Você Precisa Conhecer Ben Dupré

Resenhas - 50 ideias de Filosofia que você precisa conhecer

Vianna 26/02/2018

Leia, mas leia vacinado.
O livro destaca-se pela sua concisão e capacidade de apanhar diversas correntes filosóficas e apresentá-las de forma resumida, e ainda assim permitindo ao leitor compreender adequadamente a ideia filosófica ali proposta. São 50 teorias filosóficas que são apresentadas, cada uma ocupando 4 páginas do livro. Com tão pouco espaço para cada ideia, certamente é um desafio conseguir apresentar cada uma sem ser reducionista, desafio este que o autor consegue cumprir. Pelo menos em relação às ideias que ele admira.
Isso mesmo, porque é exatamente nesse ponto que o autor peca de uma forma que não pode ser minimizada. A parcialidade do autor em apresentar teorias às quais se filia como se fossem grandes insights da humanidade, e fazer chacota abertamente das quais discorda, apresentando-as como absurdos, é decepcionante.
Essa parcialidade já começa na questão racionalismo x irracionalismo. Claramente um irracionalista, o autor coloca o relativismo moral e epistemológico como, senão inquestionável, pelo menos irrefutável (claro, como refutar um sistema de pensamento que afirma não existir a própria figura da refutação?). Bertrand Russel e David Hume são os monumentos intelectuais da filosofia para Ben Dupré.
Mas a pior tendenciosidade se mostra quando o autor trata do campo religião, mostrando-se quase um militante ateísta. Em quase todas as teorias filosóficas não religiosas o autor dedica de 2 a 3 páginas para apresentar a ideia, e de 1 a 2 páginas para apresentar as possíveis críticas a elas. No caso das que admira, ainda tece a defesa da filosofia face às críticas. Nos argumentos religiosos, contudo, na primeira página ele já está atacando-os, quando não na primeira linha, sem apresentar qualquer resposta que aquele argumento possa ter (e conhecidamente tem) às críticas apresentadas. Para se ter algumas ideias:
Apresentação do argumento cosmológico (primeira linha): "Pergunta: Por que existe algo em vez de nada? Resposta: Deus. Tais são o início e o fim do argumento cosmológico, e não há muita coisa no meio." Na apresentação do argumento ontológico, ele já inicia a falar da ideia de forma jocosa, comparando Deus com uma castanha-de-caju, na tentativa de mostrar a incoerência do pensamento. O problema do mal, por sua vez, é tratado como o carrasco imbatível dos teístas desde o início, e as defesas destes são apresentadas como balbúcios de pessoas crédulas e ingênuas que se recusam a aceitar o mundo como ele é; isso em 4 páginas cujas bordas estão cheias de balões citando de forma dramática grandes tragédias que ocorreram na história da humanidade, e que colocam em dúvida a bondade de Deus. O ápice do apologismo anticristão vem no artigo que trata sobre "Fé e Razão", onde a primeira linha do texto já começa assim: "Apesar de algumas heroicas tentativas recentes de revivê-los, a maioria dos filósofos concordaria que os argumentos tradicionais a favor da existência de Deus estão além da ressuscitação". Não é apresentada a (suposta) dicotomia entre fé e razão. A vitória da razão e a morte da fé são proclamadas com toques festivos de clarim.
Também é notável que em todos estes casos, a versão dos argumentos apresentada não é a dos melhores filósofos teístas, já adaptados às críticas sofridas, mas a versão arcaica, original, primitiva, que parece sucumbir flacidamente diante das críticas trazidas por Ben Dupré, como se estas críticas já não houvessem há muito sido consideradas pelos filósofos teístas - e por eles rebatidas. Ben Dupré não ataca os argumentos teístas. Ele cria fantoches caricatos de tais argumentos, e então finge lutar contra eles como se fosse um exímio esgrimista, assemelhando-se a alguém que, sem coragem para enfrentar seu inimigo, desse faz um boneco e o agride, iludindo, assim, a si mesmo, de que está derrotando seu desafeto.
O livro poderia ser muito mais do que é, visto que o autor demonstra um inegável conhecimento da história da filosofia, mas decepciona diante da incapacidade do autor de se manter equidistante em relação às ideias que apresenta. Um leitor de filosofia já acostumado com as teorias aqui tratadas não se deixará levar pelo empreendimento quase caricato de Ben Dupré, e inclusive aproveitará muito do que foi trazido no livro, mas o leitor leigo em filosofia que de forma desavisada pretenda dar os primeiros passos no conhecimento dela através desse livro, corre o risco de sair com uma visão altamente manipulada e tendenciosa das principais ideias da filosofia histórica.
Enfim, leia, mas leia vacinado.
Junio.Coelho 17/09/2018minha estante
Muito bom! Obrigado.

Matheus.Rocha 12/11/2018minha estante
achei muito sensata a sua analise kkkkk

Miguel.Jacques 12/06/2019minha estante
Muito obrigado pela vacina...sou um desses leitores leigos que recém hoje aos 45 anos ingresso a uma pós-graduação em um área na qual não fui graduado....Obrigadoooo

laloarauxo 26/05/2020minha estante
Estou lendo o livro no momento. Sua avaliação foi excelente! Grato pela vacina.

laloarauxo 04/06/2020minha estante
Terminei a leitura e notei a evidente intenção de ridicularizar a fé em Deus.

Douglas 01/10/2020minha estante
Excelente resenha

Adriana 06/07/2021minha estante
Já ia comprar....mas depois de ler sua resenha vou economizar.....Para mim não ser imparcial é um pecado. Gratidão pelo trabalho em escrever

Yuri.Silva 21/06/2023

Ideias brilhantes
Pense em um livro necessário, principalmente quem tem cadeiras de filosofia na faculdade.

O livro, tem questionamentos e ideias maravilhosas, que dá para estudar de início, mas para aprofundar temos que ir mas afundo em outras obras, até por que a ideia do livro e essa, ideias resumidas.

Até presente momento que li o livro, as ideias e capítulos que achei curioso, é altamente interessante, foram ?O navio de Teseu?, ?O teste de Turing?, ?A carne de um homem?, ?A teoria do comando divino?, ?Sobre julgamentos morais?, ?Fins e meios? e ?Punição adequada e adequada ao crime??

Todos esse capítulos que marquei como curiosos e interessantes para mim. Dentre eles na minha opinião, ?Fins e meios? foi o que mais me explodiu a mente. Acho muito bom os exemplos dados para poder explicar e exprimir a ideia do capítulo.

Mas isso é totalmente relativo, é momentâneo, até por que, no momento que estou, as outras não foram tão interessantes para mim.

Para concluir, indico super o livro, principalmente quem quer inicia ou ver resumidamente as ideias filosóficas.

Renato.Germanny 28/10/2023

Coerente
Te fazendo entender mais a visão de alguns termos filosóficos te faz entender com mais liberdade tudo que é apontado em várias ideias espalhadas entre a história.

Jvcsantanna 25/05/2020

Uma boa introdução
O livro traz alguns temas importantes na filosofia de forma sintética e clara, em capítulos curtos que servem como introdução aos temas. Dividos nas áreas de conhecimento, identidade, ética, lógica, ciência, estética, religião e política, os 50 capítulos do livro nos provocam a ler e discutir mais sobre alguns temas muito interessantes.

Pedro 22/05/2022

Dupré resume 50 teses filosóficas em 4 páginas cada, descrevendo a ideia original, exemplos, paralelos atuais, filmes e obras inspiradas na ideia e opina levemente.

A qualidade do material é boa. A qualidade da impressão é boa. A leitura é fluida por conta das apenas 4 páginas para cada tese, mas no geral, um pouco tediosa.
As ideias escolhidas, em sua maioria, foram felizes, bem como a ideia de criar um material introdutório em 4 páginas. Entretanto, por vezes a leitura fica morosa, até nas ideias mais interessantes e com maior impacto. Valeu a leitura, mas não cabe uma releitura.

Marcações de páginas: 21, 37,45,124,138,144,177,185,189.

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "50 ideias de Filosofia que Você Precisa Conhecer" é uma obra do autor Ben Dupré, publicada em 2015 pela editora Planeta. O livro apresenta cinquenta conceitos filosóficos fundamentais para a compreensão da história da filosofia e para a reflexão sobre as questões mais relevantes da vida humana.

Cada uma das cinquenta ideias é apresentada em capítulos independentes e contém uma explicação clara e acessível sobre o conceito, acompanhada de exemplos históricos e contemporâneos para ilustrar a sua aplicação na vida cotidiana. O livro é organizado em cinco partes: "A natureza da filosofia", "A filosofia antiga", "A filosofia medieval e renascentista", "A filosofia moderna" e "A filosofia contemporânea".

Os conceitos apresentados vão desde os mais fundamentais, como "ética", "lógica" e "metafísica", até os mais complexos, como "fenomenologia", "existencialismo" e "hermenêutica". O autor aborda ainda temas como política, conhecimento, moralidade, estética, entre outros.

Fichamento:

Dupré, Ben. 50 ideias de Filosofia que Você Precisa Conhecer. Planeta, 2015.

O livro "50 ideias de Filosofia que Você Precisa Conhecer" apresenta conceitos fundamentais para a compreensão da história da filosofia e para a reflexão sobre as questões mais relevantes da vida humana. O livro é organizado em cinco partes, cada uma delas com dez capítulos independentes.

Na primeira parte, "A natureza da filosofia", o autor apresenta conceitos como "o que é a filosofia", "a busca pelo conhecimento", "a ética", "a lógica" e "a metafísica". Na segunda parte, "A filosofia antiga", são abordados temas como "a filosofia grega", "a ética aristotélica", "o pensamento platônico" e "a filosofia epicurista".

Na terceira parte, "A filosofia medieval e renascentista", o autor explora conceitos como "a filosofia cristã", "a filosofia islâmica", "a filosofia escolástica" e "o renascimento". Na quarta parte, "A filosofia moderna", são apresentados temas como "o racionalismo", "o empirismo", "a filosofia de Kant" e "o idealismo alemão".

Finalmente, na quinta parte, "A filosofia contemporânea", são abordados temas como "a fenomenologia", "o existencialismo", "a hermenêutica" e "a filosofia pós-moderna". O autor apresenta uma explicação clara e acessível sobre cada um dos conceitos, acompanhada de exemplos históricos e contemporâneos para ilustrar a sua aplicação na vida cotidiana.

O livro é indicado para todos aqueles que desejam se familiarizar com a filosofia de forma acessível e objetiva, seja para fins acadêmicos ou simplesmente para ampliar a sua compreensão
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Guilherme.Pimenta 11/09/2023

Escolha uma vertente e se aprofunde nela
O livro nos apresenta algumas ramificações da filosofia para estudarmos superficialmente, o autor introduz as principais ideias de pensadores desde os clássicos até os filósofos do século XX.

Le 14/08/2020

muito bom para leigos e inciantes
Leitura bastante interessante para quem deseja uma introdução ao mundo das discussões filosóficas. A linguagem e a didática do autor ao tratar das mais diversas discussões abordadas ao longo do livro são ideais para aspirantes à leituras filosóficas que, como eu, ainda não estão prontos para encarar um clássico da filosofia logo de cara. As abordagens são muito bem feitas e ao partir de um tópico para as diferentes abordagens, ele amplia as visões e possíveis conclusões. Muito interessante! Recomendo uma leitura mais lenta e aos poucos, pois são muitas informações para se absorver em poucas páginas.

Fabi 21/01/2021

Vale a leitura, mas atenção:
Tem muitos momentos excelentes no livro, mas as vezes ele é bem maçante. Vale a leitura, mas exige um pouco de insistência pra ler até o fim.

Luiç 27/05/2023

Interessante
Um bom livro para curiosos. Obviamente o livro não se aprofunda nos assuntos, mas provê um bom ponto de partida para compreensão dos temas abordados.

Rodrigo 03/08/2023

O livro é bem amplo nas ideias que ele traz, perpassa por quase todos os campos, desde ética animal até teste de Turing. Ainda não tenho certeza se vale a pena uma leitura completa do livro ou só as ideias que o leitor julgar mais relevantes, mas em geral é bem mediano.

Lara 22/10/2023

O mais interessante é o conhecimento trazido de forma enciclopédica, algumas partes foram cansativas de ler, mas de maneira geral uma leitura interessante.