O Refúgio do Marquês

O Refúgio do Marquês Lucy Vargas

Resenhas - O Refúgio do Marquês

Lizzy 09/11/2015

“Ou parto, e vivo, ou morrerei, ficando. Ficar é para mim grande aventura; partir é dor” (...) Romeu e Julieta
Foi praticamente impossível não associar o Marquês de Bridington ao viril e igualmente inapropriado Edward Fairfax Rochester, de Jane Eyre, o precursor dos heróis sombrios e melancólicos tão idolatrados nos livros atuais. Além disso, outros pontos semelhantes, como um protagonista preso a um casamento infeliz cuja esposa é mentalmente enferma remete ao mencionado clássico, meu favorito de todos os tempos.

Eu adorei a forma como a autora conduziu a trama, a maneira como Caroline ingressou na vida de Henrik, em seu refúgio, com uma ajuda mais do que evidente da mãe do herói que, aliás, rouba muitas cenas.

Uma casa decrépita, um lar negligenciado, uma criança desprezada pela mãe anoréxica e louca, um ambiente mais do que propício para uma jovem viúva sem dinheiro e solitária, com uma mente sagaz e cheia de autenticidade, simplesmente colocar ordem no local e ainda por cima roubar o coração de um homem que já não acreditava no amor. Ah, e sem falar no bronzeado escandaloso do lorde, seus músculos evidentes, e aqueles botões que ficavam inapropiadamente abertos (risos). Quem resiste!

Também achei que a paixão que surge entre Henrik e Caroline não foi tratada com leviandade. A história desse amor proibido foi desenvolvida com maturidade e sutileza. Torcer pela felicidade desses dois não escapará ao leitor, pois são perfeitos um para o outro.

Acredito que para não recair na vulgaridade diante da polêmica que envolve a traição, a autora foi um tanto comedida e explorou menos do que eu gostaria as cenas sensuais. Penso que um pouco mais de erotismo tornaria o livro perfeito. Apesar do enredo ser uma areia movediça e difícil de tratar, a previsibilidade não retira o brilho do romantismo do livro, certamente o seu ponto forte, um presente para as amantes do gênero.

Trecho:

“- O que eu deveria lhe dizer agora? – ela perguntou.
Henrik sorriu, inclinou-se e lhe deu um beijo nos lábios.
- Você só precisa continuar sorrindo”.

Muito romântico! Recomendo!

4.5/5 estrelas.
Lucila 09/11/2015minha estante
Sua indicação já é um bálsamo nos livros recomendados. Com uma resenha assim, é leitura garantida.
Vou ler.
Obrigada.
beijo

Lizzy 09/11/2015minha estante
Obrigada, Lucila, sempre generosa. Eu achei o livro uma graça, romântico, um tanto previsível, mas muito agradável de ler. Espero que goste. Bjs

Lucila 09/11/2015minha estante
Quando é que vc indica livro ruim? NUNCA!!!
Já comprei.
beijinho

Lizzy 09/11/2015minha estante
Ai Lucila rsrs, torcendo para ter sido uma ótima compra para você. Bjs

Jessica A 09/11/2015minha estante
Ahhhhh Lizzy, já tô morrendo aqui de vontade de ler esse livro e vc faz essa resenha maravilhosa! Ohhh mulher, vou ter que vender meu rim no final do mês pra pagar minha fatura do cartão kkkkkkkkk

Lizzy 09/11/2015minha estante
kkkkk, Jessica, vou usar uma frase do Marquês do livro: ?Para alguém como eu, sempre à procura de um refúgio, a leitura é o mais alto castelo existente..." Vale a pena!!!! Bjs

Menina com Livros 09/11/2015minha estante

Alessandra 10/11/2015minha estante
Já tava ansiosa para fazer essa leitura agora então... Senha preferencal na lista dos desejados!² rsrs

Jessica A 10/11/2015minha estante
Mulheeeerrr! Pare de me atiçar kkkkkkkkk comprando em 3...2...1
Que frase linda *-*

Jessica A 10/11/2015minha estante
E tu acredita que eu comprei 3 livros desse na bienal pra dar de presente e nao comprei nenhum pra mim?! É, sou mto lerda

Lizzy 10/11/2015minha estante
Meninas, o livro é cativante, espero que gostem =)

Alana.Cintra 10/11/2015minha estante
Flor, você leu o livro em formato físico ou em outro formato?

E-book kindle.

Lucila 10/11/2015minha estante
Livro é mega fofo...... estou adorando.

Lizzy 10/11/2015minha estante
Lucila, e o lorde! Como ele se atreve a ter músculos, um escândalo! rsrs

Helen 10/11/2015minha estante
Que lindinho !!

Cris Paiva 25/05/2018

Foi a minha experiência com a escrita da autora, e posso dizer que no geral eu gostei.
O Refúgio do Marques é uma reescritura de Jane Eyre, dá para reconhecer vários elementos, como o mocinho sorumbático, a criança largada, e a esposa louca no sótão.
Caroline é a parente pobre que foi contratada pela Lady Preston para retirar o filho do buraco onde ele se enfiou e reformar sua mansão caindo aos pedaços, e arrumar uma pretendente para ele, enquanto espera a sua atual esposa, a louca do sótão, morrer.
E ela assume a sua obrigação mesmo que precise passar por cima das vontades do Marques, Henrik, se valendo de sua situação de “convidada” (mesmo que esteja recebendo um salário). E é claro, que durante a sua estada na mansão ela também vai acabar se apaixonando perdidamente pelo marquês, mesmo ele sendo casado.

Eu gostei da história, mas algumas coisas me incomodaram. A autora escreveu um romance de época inglês, mas não tomou os cuidados necessários com a ambientação. A mocinha é muito despachada, todos se tratam pelo primeiro nome há outras coisas que acontecem que são muito fora do lugar para um romance desse tipo, mesmo é claro, que não se trate de uma reconstituição nem nada assim. Só achei fora do lugar para o tipo de história a ser contada. Acho que autora poderia tomar mais cuidado com esses elementos na próxima história da série.
Monica Monte 25/05/2018minha estante
E vc adora mocinhos sorumbáticos né? kkk

Cris Paiva 25/05/2018minha estante
Adooorooo!!! Mas achei esse povo moderninho demais pro meu gosto.

Neide 28/05/2018minha estante
a Lucy Vargas tem problemas com ambientação mesmo, já li outros dela que senti a mesma coisa em relação ao 'despachamento' do povo. Esse tá na minha lista...

Deacon 14/03/2019minha estante
Sua avaliação é interessante.

Wanessa.Basílio 25/06/2020minha estante
Concordo, além disso o romance demora muuuuuito para engrenar, quase 80% do livro e agora surgiu o primeiro beijo.

Jess.Trajano 12/05/2017

LRE - O Refúgio do Marquês
Caroline, uma mulher muito jovem, mas já viúva, era considerada muito bela, afinal apesar de seus 26 anos ainda atraia muitos pretendentes, possuía cabelos castanhos e olhos de cor amêndoa, era uma mulher que não aceitava desaforo, era destemida e um pouco rebelde.

Henrik, um homem que precisava lidar com a dor sobre seu passado diariamente, em seus 35 anos ainda era forte, másculo e agora um completo selvagem, não se importava de fazer o trabalho pesado em sua casa de campo, afinal eram as únicas coisas que o distraiam da realidade sombria em que vivia.

A história começa com Hilde (a marquesa viúva), uma parente distante de Caroline, a convocando para exercer uma função importante, mas que certamente mudaria a vida de todos, afinal era isso que ela realmente desejava, que Caroline fosse capaz de ajudar seu filho a abandonar as sombras e voltar a ser o homem incrível que um dia foi.

Hilde propõe que Caroline passe um tempo hospedada na casa de campo de seu filho Henrik, pois a casa aparentemente encontra-se em uma situação crítica, poucos empregados que não dão conta de fazer todos os serviços necessários para a manutenção do lugar, ela seria considerada visitante para os demais, entretanto sua verdadeira função era: reformar o lugar, transformá-lo em habitável novamente, contratar pessoas para exercer as atividades básicas de uma casa de campo.

Acontece que o Marquês possuía uma esposa que atualmente se encontrava em estado crítico, tinha sérios ataques histéricos, e passou muito tempo em sua cama, o que agora a impossibilitava de andar, porém um fato que foi omitido de Caroline era que o suposto Marquês tinha uma filha, uma adorável menina chamada Lydia, que notava-se ser carente de afeto materno.

Ao chegar a casa em que precisaria se empenhar para recuperar, Caroline pensou seriamente em voltar atrás, aquilo estava pior do que poderia ser imaginado por ela, a casa se encontrava quase que completamente nas sombras, tudo muito sujo, o jardim a tempos não via um bom jardineiro, a prataria a séculos não era polida e nem pode-se falar do resto da mansão, o trabalho definitivamente não seria nada fácil, mas ela aceitou o desafio, até conhecer o Marquês, um homem que parecia sem vida, completamente acomodado a atual realidade, a princípio tentou manda-la embora, fazer ela desistir dessa ideia, mas com o passar dos dias começou a ver a diferença sendo feita por essa pequena e linguaruda mulher.

Henrik notou o quanto ela e Lydia se deram bem, percebeu também que tudo estava se alterando rapidamente, muitas pessoas dentro da casa que anteriormente não via ninguém, a rotina era corrida, ela buscando pessoas necessárias para os trabalhos na mansão e ele fazendo o que o distraia todos esses anos, trabalho braçal e muito sol, o que a deixava muito irritada, além de começar a acreditar que ele havia de fato se tornado um selvagem.

Mas aos poucos iam se acostumando a presença um do outro, até que não poderiam negar que algo estava surgindo entre eles, mas a Marquesa ainda estava viva, não muito bem mentalmente, mas ainda viva. Henrik tentou se afastar, não queria que a maldição que fatalmente caia sob as mulheres que ele amava, afetasse Caroline também. Ele passou a confiar nela, até que em uma madrugada, após uma crise da Marquesa, uma das fortes, ele simplesmente contou toda a tragédia que aconteceu no seu passado, algo verdadeiramente chocante, mas que ajudou Caroline a compreender melhor toda aquela situação, a partir daí a ligação deles foi ficando cada vez mais forte, mas nem tudo são flores, certo?

Qual era o grande segredo que Henrik guardava? O que será que havia acontecido em seu passado? Como a Marquesa ficou desse jeito? Por que ela não amava a filha? Será que as tragédias deixaram o Marquês seguir em frente? Será que conseguiram tornar a casa habitável?

São muitas perguntas, a história é incrível, muito bem construída, personagens instigantes, super valeu a pena, amei demais o livro, tanto a escrita como a história em si, você consegue se comover com o passado de Henrik, eles a primeira vista parecem tão diferentes, mas ao final do livro você nota o quanto eles se parecem, ambos fortes, com passados infelizes, mas com a chance de mudar o futuro e recuperar o tempo perdido.

Indicação da semana!
Fabíola Karina 03/10/2017minha estante
undefined

Jess.Trajano 03/10/2017minha estante

Fabíola Karina 04/10/2017minha estante
Amei cada segundo que eu passei lendo esse livro!

Jess.Trajano 04/10/2017minha estante
Eu tambémmmmm, livro maravilhoso, mas o segundo não gostei tanto ?

Jhen 18/08/2020

Estou apaixonada!
Que história divertida e gostosinha de se ler. É o meu segundo contato com a escrita da autora e permaneço apaixonada.
Confesso que não esperava me apaixonar tanto por ser um livro mais antigo, mas que nada kk, mais uma vez a autora me surpreendeu com um romance de época sem machismo e sem personagem babaca.

Leve, divertido e bem fluído. Ótimo para nos trazer sorrisos e aquecer o coração.
Thaise 18/08/2020minha estante
Tem uma história muito bonita *-*

Jhen 19/08/2020minha estante
Muito mesmo *-* me apaixonei por esse casal e pela história deles.
Que lindos

Thaise 19/08/2020minha estante

Nív 22/09/2017

Tô muito apaixonada pela escrita da Lucy Vargas. Pela primeira vez, em muuuuuito tempo, que eu não devorava cada pedacinho de um romance de época. A ultima vez foi com O chá do amor (QUE É LINDO E O FAVORITO DA MINHA VIDA, LEIAM!!!)
Sabe, não foi aquela coisa irracional que acontece na maioria das vezes e que em TODAS as vezes me fazem revirar os olhos de PREGUIÇA, tipo, ahh a mocinha viu o mocinho e dane-se o resto blabla o mundo parou blabla o cabelo dele ao vento blabla... NÃO! Foi um amor como deve ser: construído com o tempo, com ações, demonstrações etc, não foi uma coisa irracional e possessiva (como os mocinhos costumam ser). Gostei muito de como a razão foi levada em conta e por isso apaixonei tanto pelo livro ;)

QUERO TODOS OS LIVROS DESSA MULHER
dclp to nervouser
PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 23/09/2017minha estante
Fiquei curiosa, quando estiver no clima pra romance de época, lerei :)

Nív 23/09/2017minha estante
Bruna, é um livro gostosinho de ler! Espero que goste (:

Duda 07/03/2019

Uma história que não me prendeu. Terminei só por curiosidade mesmo.
Deacon 14/03/2019minha estante
Isto não é resenha, é opinião! Não compreendo a necessidade da pessoa postar um troço desse: é para sujar as avaliações do autor? Aparecer de algum modo? Leia em volta e veja como são RESENHAS.

Nanda 29/02/2020

Uma história bem construída, com personagens cativantes e com um belo romance. Leitura super agradável.
Marcos Vinicius Tk 29/02/2020minha estante
Boa noite, estou fazendo uma pesquisa para a faculdade, você poderia me ajudar respondendo uma pesquisa sobre o site https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebuYVa7ejzxKrygcjb-8ZILQqlvCU46z_Rot7kLZMAKJoLrA/viewform?usp=sf_link

Aiesca.Rayane 13/07/2017

Agora você é meu refúgio, e com certeza, o mais belo.
Que livro maravilhoso!!! Uma história que nos prende, faz com que você deseje devorar o livro em apenas um dia (como eu fiz, rs!). Um Marquês assombrado por segredos do passado e uma Viúva cujo casamento foi resultado de uma armação ardilosa e no meio desses dois: um casarão maltratado, uma criança rejeitada pela mãe, uma Marquesa louca e obcecada! Uma linda história de amor, mas com um pé de realidade! Aquele tipo que você pensa que realmente ter acontecido com duas pessoas se não fosse por alguns detalhes muito loucos e surreais!!! Apaixonada por mais um livro!! ???
Fabi129 17/07/2017minha estante
ja adc este livro
tb gosto de livros de épocas que são séries =)

Colapso literário 02/05/2021

Um romance diferente.
Esse livro me lembrou um pouco de Verity. Achei aquela mulher bem louca.
O amor que o marquês tem pea filha e lindo. Um romance leve e de leitura rápida.
Jessi Dante 12/09/2021minha estante
Também fiquei pensando na Verity rsrs

Portal JuLund 28/12/2015

O Refúgio do Marquês, @EditoraCharme
Romances de época são sempre encantadores, quando peguei o livro da Lucy Vargas pra ler, esperava me deleitar em palavras deliciosas e não foi diferente do que imaginei, o mundo construído no livro O Refúgio do Marquês se torna nosso próprio refúgio, com cenas engraçadíssimas e personagens envolventes, você experimenta um pouco de todos os sentimentos, vai da raiva a paixão em segundos, assim como se compadece da triste situação de alguns personagens, não se trata apenas de um livro para ler, mas sim um livro pra sentir.

Antes de entrar no universo de Caroline e Henrik devo dizer que se ainda não teve a chance de ler o livro da Lucy Vargas, leia, recomendo a leitura, nesse universo literário com excelentes escritoras internacionais – Lisa Kleypas, Julia Quinn, Loretta Chase – Lucy tem uma escrita magnifica, ela te amarra com uma história bem desenvolvida e cheia de surpresinhas que te deixa com sede de mais.

Leia resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/o-refugio-do-marques-editoracharme
Portal JuLund 11/05/2016minha estante
O Refúgio do Marquês , resenha II @EditoraCharme

Sou fã incondicional de romance, e se for romance de época então a tietagem eleva as alturas, o problema é que só encontrava autores estrangeiros nessa sessão das livrarias. Então qual minha surpresa no evento de abril da Editora Charme descobrir um livro nacional com esse tema.

Os olhos de Lucy brilhavam ao comentar do livro, falou que o Henrik era mais cavaleiro do que cavalheiro, que destoava de todo requinte e pompa da época, que andava praticamente despido aos olhos da sociedade, por não fechar os primeiros botões da camisa e não usar lenço? Fiz o que todas fariam, após todas as apresentações adquiri meu exemplar e pedi autografo *-* Fiquei de tietagem até agora, viu como romance de época deixa boba,rs. Prometo falar somente do livro agora, ou pelo menos tentar.

Resenha completa:

Mari - Pequenos Retalhos 30/01/2016

Eu gostei do livro, achei as personagens bem desenvolvidas e fui envolvida pela história ao ponto de me importar em saber o destino dos personagens e quais as surpresas que poderiam vir em seu caminho.
Porém, acredito que alguns pontos foram falhos. Faltou um pouco de aprofundamento na história, que pareceu simples demais em vários momentos. Também senti falta de algo surpreendente, porque consegui visualizar o desfecho do enredo muito antes do final.
Mas no geral gostei do livro sim e gostaria que mais pessoas dessem oportunidade para autores brasileiros.

site: http://www.pequenosretalhos.com/2016/02/17/acabei-de-ler-o-refugio-do-marques-lucy-vargas/
Emi 17/02/2016minha estante
Exatamente como me senti lendo o livro.... Parecia que estava faltando alguma coisa acontecer e nunca acontecia... Mas concordo que não é uma história ruim... Leitura leve.

Inspirada por Livros 10/08/2016

Um grande romance de época nacional
Desde que foi lançado pela Editora Charme, eu estava namorando este livro. Mas com o dinheiro curto, acabei deixando naquela listinha imeeeensa de livros para comprar e ler. SQN. No último evento da Charme na travessa do BarraShopping, aproveitei que a Luciana Vargas estava lá, comprei e autografei esse romance de época muito lindo. Totalmente diferente daqueles outros em que a donzela em questão vive arrumando planos para prender o rapaz.

Neste livro, a Baronesa de Clarington é viúva e foi incumbida pela Marquesa viúva de reformar a mansão e, quem sabe, dar um jeitinho no seu filho, o Marquês de Bridington, aquele selvagem, que vive usando roupas inapropriadas e é cheio de mistérios.

Ela tem um passado doloroso e não tem papas na língua, enquanto ele, por viver há anos no campo, tornou-se um pouco rude e esqueceu um pouco a etiqueta. E ainda tem o péssimo hábito de usar suas blusas com uma botões abertos, para a loucura da Caroline.

Para vencer todas essas barreiras, eles precisarão provar do que o amor é capaz.
Margot 28/09/2016minha estante
undefined

Malucas Por Romances 07/07/2015

Querendo dar um tempo nas leituras hots que amo, peguei O Refúgio do Marquês para ler. A pouco tempo descobri essa minha paixão por romances de época, adoro viajar em outra época na leitura, me imagino lá, com aqueles vestidos lindos e tudo rsrs.

"Sabe tão bem quanto eu que o passado gosta de nos atormentar. Mas foi você que me disse que não é preciso viver sob a sombra dele."

O Refúgio do Marquês conta a história de Caroline que foi viúva aos 26 anos. Com seu futuro incerto aceita o pedido de uma parente distante para reformar a casa do Marquês Henrick. O Marquês de Bridington é um homem selvagem que vive muito tempo recluso no campo e que tem um passado doloroso, que quando descobri fiquei de boca aberta.

"Fazia muito tempo que eu não sentia nada, Caroline. E você mudou isso de todas as formas, irritando-me, instigando-me, aborrecendo-me, divertindo-me. Eu sou o culpado."

Quando eu vi que era de uma autora brasileira fiquei super empolgada, não tive dúvidas pedi logo para resenhar. Ultimamente estou um caso de amor e ódio com autores brasileiros mas a maioria eu amo, juro! Nunca li nada da autora mas posso dizer que me surpreendeu. Esse livro com certeza daria um belo filme ou série.

[...]

LEIA O RESTO DA RESENHA NO BLOG

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-refugio-do-marques.html

Vânia 15/08/2015

O Refúgio do Marquês
Lady Hilde Preston, marquesa viúva de Bridington, era uma mulher de atitude. Ela sabia exatamente o que queria e como fazê-lo; e por isso, ela não pensou duas vezes em mexer uns pauzinhos para revirar de cabeça para baixo a vida de seu filho.

É claro que o destino deu uma mãozinha ao fazê-la receber há alguns meses a carta de uma parente distante, se é que poderia classificar Caroline Mooren como parente já que ela era filha de um primo em segundo grau da marquesa. Mas isso era um mero detalhe. Usar o parentesco como desculpa para o que ela planejava fazer era perfeito.

(Continue lendo no link abaixo)

site: http://aborboletaquele.blogspot.com.br/2015/08/esquenta-bienal-lucy-vargas-o-refugio.html

Stephanie 14/02/2024

Henrik e Caroline
Desde o início tive a vibe Jane Eyre que não me abandonou até o final do livro.
Ainda não tive o prazer de ler Jane Eyre, mas vi a série da BBC, que acredito ter sido muito bem adaptada.
Henrik é um homem recluso que vive tentando se esconder da vida e das escolhas que fez. Ele não quer sentir...
Caroline é convidada para viver na casa do marquês para arrumá-la. Fazer a casa funcionar novamente para que a marquesa viúva possa encaminhar pretendentes para o marquês se casar novamente assim que ele ficar viúvo.
Caroline é uma viúva que se casou por conta de uma armação do seu ex-marido. Então, ela também não tem vontade de se casar de novo, mas como não tem muito dinheiro, aceita o convite para viver lá como uma convidada.
Caroline chega mudando tudo. Ela é determinada e vai fazer aquela casa voltar a ter a glória que não deveria ter perdido. Ela contrata pessoas e começa a mandar na casa como se fosse a dona, ainda que soubesse que não era.
E então temos as interações com o marquês. Eles se encontram nas refeições e quando Caroline resolve sair atrás dele.
A casa começa a mudar, Lydia, a pequena filha do marquês, volta para casa. E, bem, ele também vai ter que começar a parecer mais com um cavalheiro... ainda que ele seja atraente com a camisa aberta um botão, botas de trabalho e dourado do sol.
Ainda temos a esposa do marquês, Roseane. Uma mulher que se tornou inválida por conta própria. Meio louca e perturbada que tenta fazer valer sua vontade nos gritos e exigências.
E assim vamos vendo Caroline prestando mais atenção em Henrik. Henrik prestando mais atenção em Caroline até os dois descobrirem que não estão vivendo um amor platônico...
E aí?
Será que tudo isso vai dar certo?!