O Cérebro e a Felicidade

O Cérebro e a Felicidade Rick Hanson

Resenhas - O Cérebro e a Felicidade

Raul 01/01/2023

Razoável
Não é um ótimo livro, mas toda leitura traz alguma experiência positiva. No caso deste livro, algumas dicas realmente ajudam, outras nem tanto. Não achei a metodologia aplicável na íntegra, mas uma passagem ou outra nos ajudam, sim.

Ricardo.Borges 05/06/2022

?Mais vale acender uma vela do que maldizer a escuridão?
Este é um daqueles livros cheios de altos e baixos. Particularmente, não curto regras para lidar com situações pessoais abstratas e intangíveis, por isso a longa leitura da ?receita de bolo? do TEAA não me detiveram como, supostamente, era o esperado. Há, no entanto, algumas situações narradas que, por serem bem colocadas, fizeram muito sentido - como quando o autor menciona que ?ordens delicadas para você mesmo podem ajudar? - já que penso que toda ajuda é sempre bem-vinda em nossa trajetória humana na qual, segundo o próprio autor em seu posfácio, nosso cérebro foi armado na Idade da Pedra para, posteriormente, se tornar uma arma nuclear. Ao mesmo tempo, penso que a sistematização da obviedade da condição humana, com suas forças e falhas, vitórias e hesitações, são experiências inevitáveis e, assim, passar por elas não requereria um ?manual de instruções?. No livro, há frases um tanto óbvias como ?incorpore experiências gratificantes?. Ora, creio que todos buscamos isso, de fato, com disposição e determinação para encarar de frente a vida como ela é, com seus obstáculos e conteúdos. ?Ao se deparar com um desafio, as experiências [?] vão ajudá-lo a entrentá-lo de maneira receptiva?.
Próximo ao final do livro, ele insere o ?amor?, cautelosamente, mas com um papel de absurda importância, pois baliza outros sentimentos, sejam individuais ou associando-o a outras pessoas, o que já seria o suficiente para justificar frases como ?ressentimento é como tomar veneno e esperar a morte dos outros?.

bru 11/04/2021

Recebi a indicação desse livro há alguns anos, quando ainda estava na pós..

Talvez, se tivesse desfrutado da leitura naquele momento pudesse fazer um pouco mais de sentido, agora, passado alguns anos, como tenho mais conhecimento, ficou um pouco chato e redundante.

A melhor parte é sobre a neuroplasticidade, pois, particularmente é algo que me atrai muito.

Não vejo tanta facilidade de aplicabilidade das dicas nesse momento (fator pandemia) e como ainda teremos alguns bons anos para nos recuperarmos, não vejo tanto sentido.

Cleyde leitora 09/02/2021

Super recomendo ?
Comecei a ler esse livro após recomendação da minha professora de meditação , apesar do meu preconceito em relação à esses gêneros de livro. Eu sempre procurei a tal da felicidade na minha vida mas não conseguia senti-la. Fiz vários anos de terapia para me entender melhor mas sempre o consumismo permanecia me infernizando. Então iniciei essa leitura e fui praticando o que o escritor recomendava para a melhora do bem estar e consequentemente a felicidade. Realmente quando estamos acostumados a pensar como sempre fizemos, é difícil manter o novo jeito de olhar para o mundo mas eu fui praticando e os pensamentos negativos foram ficando menos frequentes. Até as minhas noites de sono melhoraram significativamente. Nessa época de pandemia em que vivemos, eu acho que vale a pena tentarmos para que os desafios tornem mais leves. Além de tudo, livros sempre nos ensinam algo novo. Não é um exercício fácil mas eu acredito que quando estamos dispostos a mudar a nossa vida para melhor, todo esforço será recompensado e tem coisa mais valiosa que cuidar da nossa própria vida e do bem-estar? A felicidade é muito mais que ter algo material como sapatos, perfumes...
Que o amor transborde para todos ??

Sarah.Almeida 29/02/2020

Achei o livro bem cansativo mas gostei da técnica, ja estou colocando-a em prática