As Correntes do Espaço

As Correntes do Espaço Isaac Asimov

Resenhas - As Correntes do Espaço

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tiago.Evangelista 20/04/2024

Que livro interessante, que início de saga
Excelente! Quanto mais leio Asimov, mais tenho certeza que gênios existem? mesmo quando erram suas suposições.

Weslley 19/03/2024

Asimov nunca erra
É impressionante como até num livro simples, Asimov consegue ser genial. O enredo é básico, porém muito bem construído. Rik é um estudioso que por algum motivo teve a mente apagada e acordou em um lugar estranho sem saber de nada. Uma moça bem humilde e uma espécie de ?prefeito? do lugar começam a cuidar dele e com o tempo ele vai recobrando a memória. Aí ele começa a redescobrir umas coisas perigosas e descobre que é muito importante pro planeta dele. Enfim, um livro que vale a pena demais ??

Devoradora de livros 29/02/2024

A melhor coisa que fiz foi ler os livros do Bom Doutor pela ordem recomendada por ele. A cada livro lido, a gente vai acompanhando a evolução até chegar na fundação. Achei que seria uma leitura mais complexa, este livro, pois mais elementos são inseridos, mas que nada! Leitura deliciosa e instigante!

Marcos.Leste 18/02/2024

Uma Jornada Fascinante
É uma narrativa envolvente e complexa que te transporta para um futuro distante, onde a humanidade se espalhou por diversos planetas. A história gira em torno de Rik, um homem amnésico encontrado vagando em Florina, um planeta subjugado pela exploração de um material valioso chamado kyrt.

Ao lado de Valona, uma nativa de Florina, Rik embarca em uma jornada para desvendar os mistérios de seu passado e do planeta em que se encontra. Juntos, eles se deparam com uma trama complexa que envolve intrigas políticas, exploração econômica e a busca por justiça.

Asimov tece uma crítica social velada ao abordar temas como a opressão colonial, a desigualdade social e a manipulação da informação. Através de personagens multidimensionais e diálogos perspicazes, ele explora as nuances da natureza humana e os dilemas éticos da exploração interplanetária.

O livro é recheado de suspense e reviravoltas inesperadas que te prendem do início ao fim. A escrita é clara e concisa, tornando a leitura acessível e prazerosa.
Gustavo Kamenach 18/02/2024minha estante
Depois da minha excelente experiência com O Fim da Eternidade, estou muito animado para ler todas as outras obras do Asimov

AndrAa58 18/02/2024minha estante
Agora aumentou meu desejo de incluir Asimov nos desejos do ano ?

Rafxelll 12/02/2024

Correntes no espaço foi meu primeiro livro do autor e eu amei, os personagens não tem taaaaanto desenvolvimento mas a trama se sustenta demais e te deixa curioso a casa capítulo

Clara 22/01/2024

Um pouco decepcionada
É o meu segundo livro do asimov e este foi bem chato. Uma história que pra mim não teve nada de mais e que foi bem parada. Penso que talvez por conta do gênero eu não tenha gostado tanto!

Anatalia 16/01/2024

Asimov nunca decepciona, primeiro livro do autor no mundo spaceopera, muito bom que ele explore linha temporais, e multiversos!

Gabes_Ricci 11/01/2024

Gostei mais do que esperava
Meu primeiro livro do autor e realmente, planejo ler mais depois dessa experiência, o livro conseguiu ser super equilibrado mantendo o mistério, a política, e os pontos de vista diferentes como temas interessantes e não abusando de nenhum.

A empreitada do citadino e o epílogo são simplesmente fantásticos, com certeza meus momentos mais apreciados da leitura. Fife, um antagonista (vilão?) de respeito raiz, ações repugnantes, mas seu carisma é surpreendentemente encantador.
Além disso traz muitos diálogos e reflexões interessantes.

Gatilhos:
° Escravidão;
° Xenofobia;
° Morte explícita;
° Assédio? (Um beijo roubado).

Kléver 08/01/2024

Uma Jornada de Mistério e Descoberta no Cosmos de Asimov
"Correntes do Espaço", de Isaac Asimov, é uma obra-prima da ficção científica que combina elementos de mistério, política e aventura em um cenário espacial fascinante. Este livro, parte do Império Galáctico de Asimov, é uma leitura obrigatória para os fãs do gênero.

A história se passa no futuro distante, onde a humanidade se espalhou por inúmeros planetas. O enredo gira em torno de Rik, um homem sem memória, encontrado vagando em um campo em Florina, um planeta conhecido por sua produção exclusiva de kyrt, um tecido valioso. Rik é resgatado por Valona, uma nativa do planeta, e juntos eles se veem envolvidos em uma trama complexa que envolve a exploração do kyrt, intrigas políticas e a busca pela verdade sobre a origem de Rik.

Asimov, com sua habilidade característica, tece uma narrativa que é ao mesmo tempo envolvente e intelectualmente estimulante. O livro explora temas como a exploração econômica, a ética da memória e a natureza da identidade, tudo isso enquanto mantém o leitor preso em uma trama cheia de suspense e reviravoltas.

Os personagens são bem desenvolvidos, cada um com suas motivações e profundidades que os tornam memoráveis. Rik, em particular, é um protagonista fascinante, cuja jornada de autodescoberta é tanto emocionante quanto emocional.

"Correntes do Espaço" também brilha em sua construção de mundo. Asimov cria um universo rico e detalhado, com uma história e cultura próprias, que serve como pano de fundo perfeito para a história. Seu estilo de escrita é claro e acessível, tornando os conceitos científicos compreensíveis e interessantes para o leitor.

Em resumo, "Correntes do Espaço" é uma obra que não só entretém, mas também faz pensar. É uma demonstração do talento de Asimov para criar histórias que são tão provocativas quanto divertidas. Este livro é uma adição essencial à biblioteca de qualquer amante da ficção científica.

William 28/12/2023

Uma história para refletir sobre o nosso mundo atual.
A história envolve perseguições, intrigas políticas, espionagem e um pouco de aventura entre três mundos. Trantor, a grande potência galática. Sark, o planeta colonizador do planeta Florina, o único da galáxia a produzir a fibra vegetal chamada Kyrt. Lendo a história me fez lembrar muito do nosso mundo atual, dividido entre aqueles que querem dominar os demais, os dominadores e os que são dominados. Não irei entrar em detalhes sobre os personagens, mas gostei da história, principalmente como Issac crítica de forma criativa e inteligente a nossa política mundial, que infelizmente não mudou muito em nossos dias atuais.

Tecio Ricardo 23/12/2023

Primeiro livro da trilogia Império Galático do Mestre Asimov. Aqui vemos uma história de ficção científica, que mostra todo o talento do autor em criar novos mundos fantásticos, que mexem tanto com nossa imaginação que dá até vontade de conhecer.

O começo, por se tratar do início da trilogia, é arrastado, não no sentido de ser ruim, acredito que seja uma característica do autor, já que percebi isso em outro livro. Da metade pro final é que o negócio esquenta e fica muito bom.

Agora é finalizar os outros dois , espero que tenham mais ação e menos falatório.

Recomendo a leitura para todo bom fã de ficção científica e quem quer iniciar nesse estilo maravilhoso. ??

Professor Eddie 09/12/2023

Sempre asimov
Esse livro é muito loko. Ele fala de um espaço analista que foi tirado sua memória e foi abandonado em um planeta que produz o tecido mais caro do universo.

Ver essa história se desenrolar foi surpreendente. Nunca acertaria esse final.

Rodrigo.Macedo 10/11/2023

Sark, Florina, Trantor, kyrt e outros mistérios
Contextualizando: A Terra está radioativa e é um planeta completamente insignificante para os outros planetas da galáxia. A galáxia já possui pelo menos 1 milhão de planetas habitados todos dependentes do governo de Trantor.

A história gira em torno de três planetas: Trantor, Sark e Florina.

Como sempre, Asimov conseguiu criar um ambiente de suspense em que o leitor nunca sabe direito quem é mocinho ou quem é o vilão da história. Uma coisa é fato: todos os personagens antagonistas tem motivos plausíveis para agir como agiram.

O líder absoluto de Sark e o citadino foram os principais personagens. Um com desejo de estabelecer uma ditadura absoluta e o outro querendo libertar seu povo.

A trama que Asimov desenvolveu é excelente. O ponto negativo, como sempre é a falta de calor humano em seus personagens. A sensibilidade, empatia, diálogos tocantes é difícil encontrar. Sem falar na cena ridícula envolvendo a lady de Sark, sem noção.

As mulheres das histórias de Asimov são sempre mocinhas ingênuas, facilmente manipuláveis e que se apaixonam pelo primeiro mané que aparece. Deve ser pela época em que foi escrito 1951.

No todo, adorei o livro. Puro entretenimento. Estou super animado para continuar com esse universo. O próximo será Poeira de Estrelas que fecha essa trilogia do império.

Esqueci de dizer que pela primeira vez gostei de um casal das histórias do Bom Doutor: Rik e Valona.

1 | 2 | 3 | 4 | 5