As Correntes do Espaço

Resenhas - As Correntes do Espaço

1 | 2 | 3 | 4 | 5

bkshadwpjo 25/07/2023

Gostei
Primeiro livro que leio do isaac, gostei bastante, fiquei com medo de não gostar ou achar a linguagem muito dificil mas não foi nem um pouco, INCRÍVEL!!!!

Paulochs 07/05/2023

Intrigas intergalácticas e o rico universo de As Correntes do Espaço
Esse é o primeiro livro que leio de Isaac Asimov, tenho pouca familiaridade com o seu universo, embora tenha reconhecido Trantor da série Fundação (pretendo ler o livro em breve). Mas, falando do livro As correntes do Espaço, nós nos deparamos com uma disputa de poder entre duas potências galácticas, Trantor, um império em ascensão e Sark, um planeta comandado por nobres que detém poder sobre a matéria-prima mais cobiçada e cara do universo, o kyrt, um material que só pode ser obtido em Florina. A partir disso, nós podemos imaginar o seguinte, Sark detém o poder sobre Kyrt e consequentemente sobre Florina. Trantor está expandindo seu poder através da galáxia, mas não pode controlar Florina porque Sark nunca permitiria. Porém, ao adicionarmos um perigo iminente, o jogo muda, é aí que entra um espaçoanalista e sua teoria de como Florina pode ser destruída, a trama se passa com uma investigação por todas as partes envolvidas, um homem sem memórias tentando descobrir quem é, um citadino buscando o melhor para Florina, um embaixador trantoriano tentando conquistar Sark e Florina, e os nobres de Sark tentando manter seu poder.

O livro te prende em todo momento com esse mistério, quem é esse homem e o que ele sabe sobre esse planeta, ao mesmo tempo que o universo do livro é muito cativante e podemos ver similaridades com nossa realidade, mesmo o livro tendo sido escrito décadas atrás, que é uma minoria que detém poder e riquezas controlando uma maioria que detém a mão de obra, uma civilização escravizada para colher e produzir um dos produtos mais caros de toda galáxia, diante disso, nenhum outro planeta ou império faz nada por medo de instigar uma guerra entre mundos. Mas, por trás dos bastidores, há um jogo político para tirar o poder de um grupo de tiranos e passá-lo para outro grupo de tiranos.

Sark e seus nobres são um exemplo de como o dinheiro é mais importante do que a própria humanidade, enquanto os nobres e os sarkitas vivem bem e cheio de riquezas, o povo de Florina é explorado e vive na miséria, sem educação e sem direitos. É algo para se refletir.

Outro ponto que me chamou atenção, é como os detalhes são ricos, por exemplo, como o autor explica o que são "as correntes do espaço" e como ele introduz profissionais que são especializados em estudar esses fenômenos. Além disso, não posso deixar de mencionar como a terra é citada nessa trama e como há a teoria de que a humanidade é oriunda desse único planeta, digo que é uma teoria porque até mesmo os estudiosos desse universo têm suas dúvidas sobre isso.

Por fim, embora o livro tenha algumas partes maçantes, vale a pena a leitura, com certeza vou continuar a trilogia.

site: gostei (0)

Paulochs 07/05/2023minha estante
E pra quem tem interesse em ler As Correntes do Espaço, segue link para amazon: https://amzn.to/42dJHUg

@eu_rafaelfa 02/05/2023

É um bom livro
A leitura é muito melhor comparada aos outros da trilogia e lembra bastante as cavernas de aço, o que deixa tudo mais interessante. Pra mim foi frustrante descobrir o que é as correntes do espaço, más o panorama de trantor novamente da uma animada.

Henrique Vaz Martins 11/03/2023

Super fácil leitura e entrega uma experiência única se você já leu eu robô e a saga dos robôs... Como livro independente ele é bom, mas nada demais. Sua genialidade está na conexão com tudo o universo

Bernardo155 27/02/2023

Eletrizante
Scifi é total fora da minha zona de conforto, mas essa era a ideia e adorei a história, não sei se todos focam tanto em alguns personagens como esse, mas foi o que mais me pegou, eu adorei o fato do Rick ter se esquecido de tudo e ver ele se lembrando com o tempo de tudo e os plots sao muito bons, mas a parte científica é política não me pega e falando seriamente, não entendi direito kkk
Mas tirando esses pontos é muito boa e não fica parado em nenhum momento

Raphael Trivelati 26/01/2023

Uma boa historia
O livro apresenta uma narrativa um pouco diferente das séries dos robos, no início parece um pouco confuso, porém a medida que a história se desenrola as partes começam a se conectar.
O autor como sempre usa de fatores científicos, de política e psicogia para desenhar o cenário de sua história.

Gustavo Simas 16/10/2022

Recuperar a memória para ação anticolonial
Asimov continua a exercer a criatividade ao especular sobre o que seriam "correntes do espaço", novas e demais termos em voga na Física à época da escrita do livro. Como um engenheiro de profissões, inventa a função de "espaçoanalista", um analisador do Nada, e põe Rik como protagonista sem memória que desempenha esta função.

Vamos interpretando o contexto e entendendo o cenário com Rik, que vai recuperando a memória aos poucos, mesmo que estejamos na vantagem por alguns passos a frente. É acertado, mesmo que sem profundos desdobramentos, trazer o tema de colonialismo (com o planeta Sark explorando o planeta Florina apenas para obter um recurso muito valioso no universo, o kyrt). Isto além de xenofobia e opressão numa ficção que permite muitos paralelos com o tempo de agora e de então.

De todo modo, não é uma obra muito inovadora, que comova ou que se destaque na literatura de ficção científica. É uma aventura comum, legal de passar o tempo, porém que tem o benefício de estar inserida no universo asimoviano (junto das obras da série Fundação e de robôs do Asimov).

Dave.Christian 24/09/2022

Mais uma trama a lá Asimov
Uma boa história de tramas conspirações e investigação vem no estilo Asimov?
Se passa no Asimoverso mas nós compactuo que os 3 livros se tratem de uma trilogia do império? eles não tem muita ligação, apenas se passam no universo do início do império galático

Lucas1806 28/08/2022

Ótima introdução para a série do Império Galáctico
Pra quem quer começar a ler Isaac Asimov, recomendo esse, pois não faz parte de uma sequência, assim como Pedra no Céu e O Fim da Eternidade, pode ser lido em qualquer ordem. É uma emocionante aventura do terráqueo Rik, que perdeu a memória e foi encontrado em um planeta-colônia, cuja principal atividade é a colheita do kyrt, um material semelhante ao algodão usado principalmente para a confecção de roupas para as classes mais abastadas. O colapso dessa atividade poderia abalar todo o império, onde os humanos conquistaram e colonizaram inúmeros planetas. Vemos um planeta com sua população explorada por potências colonialistas, algo já visto pela humanidade em diversos períodos da história, e que provavelmente se repetiria se a humanidade se expandisse pelo espaço.
A aventura é empolgante, há um romance bem desenvolvido entre Rik e sua amiga Valona, os aspectos sociais e políticos estão presentes nas relações entre as diversas classes de seres haumanos, e o clímax envolve uma solução de mistério ao melhor estilo Agatha Christie.

Gabs 14/04/2021

Isaac e os mistérios!
Que reviravolta! Final surpreendente. Não imaginava que fosse terminar dessa maneira. Os livros do Isaac sempre com esse ar de mistério e tecnologia

Dominique.Auler 03/04/2019

Se passando milhares de anos no futuro, Asimov nos apresenta uma galáxia à beira de uma crise política. Mais do que um panorama geral, a narrativa de cada personagem mostra sua visão sobre os eventos, dando ao leitor todos os pontos de vista sobre a situação.

Em As Correntes do Espaço, a dinâmica apresentada entre os planetas é de um mundo que domina outro e, com ele, a única fonte de um recurso muito importante na galáxia.

A divisão de classes nesses mundos é tema recorrente no livro todo, assim como a disputa de poder entre o planeta dominante e a república de Trantor, que busca se estender por toda a galáxia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5