Herland

Herland Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - Herland

nostarie 24/05/2018

Um bom livro pra quem já leu Utopia (até a estruturação dos capítulos me lembrou um pouco a obra).
O desfecho é facilmente previsível, mas os diálogos e questionamentos dos "forasteiros" com as "sábias e ingênuas" mulheres da terra são, a meu ver, o principal objetivo do livro.
Não é uma leitura muito agradável, por ser no ponto de vista de um homem numa terra cheia de mulheres. Muitas vezes quis ver o ponto de vista delas, mas o livro precisava desse "olhar antropológico" para fazer sentido. O próprio narrador, sendo um "meio-termo" entre seus dois amigos, se mostra a pessoa mais adequada para narrar a experiência em Herland.
Uma coisa que me incomodou foi a ausência da sexualidade das mulheres. Um país centrado somente na maternidade e "sisterhood", como se o amor entre duas mulheres fosse impossível. (Claro que, pela época em que o livro foi lançado, isso é facilmente compreensivo).
É uma obra feminista, com algumas questões um pouco datadas e outras que continuam atuais, um livro para refletir as relações entre os sexos e entre as mulheres dentro e fora da esfera do feminismo.