Hegel

Hegel Paul Strathern

Resenhas - Hegel em 90 minutos

Leo Thomas Monteiro @neo.punk 03/10/2022

Comparado aos outros do autor, raso.
O autor não gosta do Hegel. Eu fui ler querendo aprender um pouco sobre o assunto, já que muitos estudiosos citam o Hegel, mas terminei o livro com pouca bagagem.

Nessa obra, o Paul reclama do jeito que o Hegel escreve, faz críticas à sua personalidade e, só no posfácio que pude entender um pouco do motivo.

Comparado aos outros livros dessa coleção, achei raso. Vou ter que ler mais algum livro pra entender mesmo o básico sobre o Hegel.
Leo Thomas Monteiro @neo.punk 03/10/2022minha estante
Apesar de que, segundo o autor, não há muito a ser compreendido mesmo que busque outras fontes...

Titi 22/04/2023minha estante
Esse autor é HORRÍVEL e RIDÍCULO, ele não sabe diferenciar a sua opinião sobre os filósofos que ele comenta, do que de fato os filósofos comentam. Sem falar que ele deturpa muito os autores, só li 2 livros dele que foram razoáveis, que é o sobre Arquímedes e Berkeley

guirbs 23/08/2022

Interessante demais acompanhar a trajetória de vida e como ela o impulsionou a escrever uns dos maiores escritos dos séculos XVIII e XIX ? que se perpetuam até hoje como obieto de estudo ?, mostrando todas as nuances que fazem a linguagem do autor ser tão complicada e a maneira como o pensamento dele foi sendo transformado. Além de ter influenciado o grande Karl Marx.

Curti o livro e achei de fácil entendimento, com uma linguagem mais simples e que realmente se lê em 90 minutos (haha). Em alguns momentos o autor colocou umas opiniões dele que para mim foram um pouco engraçadas. Com certeza irei ler de mais filósofos.

"É a mente que dá forma ao mundo".

Thiago Araujo 26/02/2020

Leitura para te Instigar
De fato um livro pequeno que é para nos instigar a saber mais sobre Hegel e sobre seu trabalho, achei bem interessante a leitura, talvez em alguns pontos o autor pudesse explicar um pouco mais mas em geral um bom livro para ter um primeiro contato.

Amadeu.Paes 03/02/2015

Para Leigos
É um pequeno livro que, como está no titulo, em até 90 minutos você lê. Para leigos (como eu), é bem interessante esta minibiografia de Hegel, faz-nos descobrir coisas interessantes; frases tais como:

“As coisas acontecem e passam no tempo. Essas coisas não estão só no tempo, mas também são temporais – o tempo é uma forma de existência temporais – o tempo é uma forma de existência.”

“No entanto, narcóticos verbais e formulações hipnóticas não nos deveriam ser impostos como verdades.”

Embora, pelo que entendi, a filosofia de Hegel – que tinha como premissa o idealismo absolutismo (integrar mente, corpo, estado, arte, comportamento e etc); precursor do marxismo – tenha sido suplantado (em boa parte) pela filosofia de Kant – que tem como premissa algo mais empírico.

Entretanto não devemos descartar Hegel, porque pode ser que no futuro suas ideias voltem a tornar a tona, por isso da sua importância. E até para entender o sangrento século XX.

Como eu disse para leigos é muito interessante e no final do livro há sugestões de outras leituras que pretendo em breve lê-las.

Hofschneider 28/10/2020

tem algo de interessante que se possa tirar, mas usa a ideia de tese-antitese-sintese que é simplista e erronia. o escritor tambem expoem muito seu pensamento de forma negativa sobre o sistema de hegel e marx, provavelmente um kantiano que escreveu.

Heros Pena 07/02/2021

História, biografia e filosofia
O autor consegue em um pequeno livro, entregar ao leitor, um resumo da história da época, da vida do filósofo e de sua filosofia.
Um livro para se ler de uma só vez, e sair com um pequeno conhecimento do filósofo e de sua época. Acredito que seja interessante, e estou fazendo isso, a leitura de todos os volumes, assim ao final o leitor terá uma noção da filosofia e de sua história como um todo podendo escolher os filósofos de sua preferencia e se aprofundar no estudo dos mesmos e de suas obras.

Charly.nunes 06/02/2023

Que ódio que nem nesse livro, um livro de pouquíssimas páginas eu consegui entender a filosofia do Hegel de primeira, da pra entender porque o pessoal largou de estudar com ele. Hegel é interessante, se empenhou em sua vida para com sua filosofia teve que passar por apertos, mas parece que ele tem raiva do leitor e quer complicar nossa vida, porque não é alguém escrever desse jeito

Titi 22/04/2023

Esperava mais...
Esse livro não tem tantos erros como o "Aristóteles em 90 minutos" ou "Kant em 90 minutos", mas ele se assemelha mais a uma biografia do que uma exposição do pensamento do autor, esse livro comete leves deslizes, mas não chega a ser nada demais, comparado com os outros dessa coleção que eu fiz resenha, é até que aceitável.

gatoviski 11/04/2024

O inimigo do Hegel.
Este livro é uma fonte de informações curtas da biografia e da obra do filósofo Hegel. Porém, fica claro que o autor não gosta dele. Apesar de tudo, me despertou uma certa curiosidade para tentar ler algum livro do filósofo que, segundo o biógrafo, tem uma escrita prolixa e confusa.