O Cidadão de Papel

O Cidadão de Papel Gilberto Dimenstein

Resenhas - O Cidadão de Papel

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcos774 03/04/2024

É um livro bom para quem, assim como eu, está estudando para o Enem, pois ele pode ser usado como repertório coringa e foca num tema bastante importante

Yasmin.Moraes 13/03/2024

Cidadão de papel
Um bom livro introdutório para as questões sociais. Ele consegue dar um bom panorama dos principais temas que envolvem a cidadania e sua dimensão social. Um bom livro, cumpre bem o que se propõe.

karolinekelly 16/02/2024

Gostei da leitura, trouxe várias reflexões sobre assuntos atuais, adorei pensar mais sobre esses tópicos. A presença de gráficos, rankings e números, por exemplo, deixou a leitura bem mais dinâmica, ficou mais fácil visualizar a grandeza dos temas abordados no livro.

Alessandra 14/01/2024

Gostei da leitura, os temas são bem complexos e abordados de uma forma bem simples é perfeito para os jovens se atentarem para os problemas do Brasil. Se usado em sala de aula já dá uma reflexão das mazelas do nosso povo.

Bruna3306 21/11/2023

É um livro excelente, como diz o título do livro fala sobre cidadania na sociedade, problemas que nosso país sofre até os dias atuais. Eu aprendi bastante sobre os direitos humanos principalmente na parte da educação onde eu amo estudar sobre. É isso, leiam o livro, ele vai te dá muito conhecimento sobre nosso país.

Luíza 18/10/2023

Achei bem educativo. Descobri várias coisas/ estatísticas que eu não fazia ideia sobre o Brasil. Mesmo fazendo um certo tempo desde quando foi lançado, acredito que o Brasil não mudou muito desde 2012

Clara 15/10/2023

Um pontapé para a informação, reflexão e indignação política
Li a um tempo, e foi um bom e importante livro para o meu crescer como cidadã mesmo. Li por conta da redação do Enem e acabei mergulhando de cabeça nos contradições sociais apontadas pelo Gilberto. Acredito que é um livro para te introduzir a reflexão do universo das críticas sociais e políticas sociais da vida. Recomendo.

Lelê 08/10/2023

Bem informativo
Tenho certeza que faz bastante diferença nas redações
Foi bem rapidinho de ler, não achei ruim não, só alguns artigos que ele fez são chatos. A única coisa bem ruim é que ele defende pontos de vista muito pessoais e que nem têm a ver com ele (tipo o número de filhos máximo que uma mulher deve ter e a questão do aborto)

Carla.Parreira 08/10/2023

O cidadão de papel
O livro cita os processos jurídicos que nunca se resolvem, crianças, que não estudam por carência na área da educação, pessoas passando fome apesar do país ser pátria pródiga na produção alimentar, crianças vagando pelas ruas apesar de sermos expoente das artes e do esporte. Estes são alguns dos contrastes gigantes existentes no Brasil. Embora tenhamos uma das maiores economias do planeta, ao mesmo tempo temos inúmeras injustiças para quem se situa aqui. Ainda falta muito para haver dignidade entre as crianças, jovens e boa parte dos cidadãos em geral. Há carência na educação, moradia e alimentação. Isso conseqüentemente gera violência e falta de saúde pública.
O livro nos mostra como, apesar da Declaração Universal dos Direitos Humanos e de todos os modernos códigos legais que regem o nosso país (da Constituição ao Código Civil, do Código Penal ao Código do Consumidor, passando por tantos outros), o Brasil não conseguiu vencer a chaga da desigualdade social e da péssima distribuição de renda. O primordial então está na necessidade de transformar toda a indignação e insatisfação com o que lemos nas páginas dessa obra em ações que revertam benefícios para a comunidade em que vivemos. Concordo com essa idéia, pois pessoalmente acho que não há meios de resolver o problema por completo. A desigualdade social na minha opinião sempre existirá, em maior ou menor proporção e, antes de buscar grandes soluções ou se esconder atrás de projetos e promessas governamentais, devemos agir todos, ou seja, cada um fazendo a sua parte, para construirmos um mundo mais justo e igualitário.

Nandadc 22/07/2023

Leitura necessária!
Um livro bem político e sociólogico, mas não de forma partidária e sim de forma humana. É um bom livro, com críticas e reflexões muito importantes.
Honestamente eu fiquei emocionada em diversos momentos do livro, porque algumas das estatísticas mexeram muito comigo. O mundo real é cruel e uma sociedade sem direitos básicos garantidos é mais cruel ainda.
É uma leitura pesada mas muito importante, gostei de ter lido pois me deu um novo ponto de vista para algumas questões, recomendo!

Laila 22/06/2023

De extrema importância os assuntos e reflexões oriundas da leitura desse livro. Linguagem clara e consisa, fonte de muito aprendizado.

Felipe Juan 05/06/2023

Uma noção rápida para vários temas atuais relevantes.
O livrozinho é super direto, curto, e de fácil compreensão.

Não tenho ideia de como teve gente que conseguiu achar chato (só consigo imaginar no simples fato desse livro ter sido uma leitura obrigatória na escola dessas pessoas).

Ademais, a linguagem é tão descomplicada que sinto a minha mãe, não-leitora de livros, ser capaz de conseguir consumir esse livro. Nada de termos complicados - aqueles que são, inevitavelmente, serão explicados - e cada assunto está bem compacto, o que evita se distrair ou ficar sobrecarregado.

A relevância desse livro não é nem um pouco à toa - incluindo, o porquê ser tão fácil de usar como repertório na redação. O Gilberto Dimenstein conseguiu o melhor que poderia em criar um livro que fosse acessível a todos, para mostrar a importância desses assuntos.

Uma pena, embora tenha uma certa popularidade, essa ficar mais entre quem já conhece sobre, e não àqueles a quais esse livro se tornaria o primeiro contato com esses temas.

Tami.Melo 24/05/2023

Por isso só leio ficção
Entendo que é um livro importante para o vestibular e etc, mas não deixa de ser chato pra caramba.
Essa é a resenha, só isso

Mirielle0 14/05/2023

O Brasil noggers kkkk
Gostei do livro, assuntos importantes e relevantes até os dias de hoje.Confesso que li por ser um bom repertório para o enem.

1 | 2 | 3 | 4 | 5