O Cidadão de Papel

Resenhas - O Cidadão de Papel

1 | 2 | 3 | 4 | 5

mel! 19/10/2022

é
tive que ler pra escola, os temas são até legaiszinhos mas eu achei o livro muito enrolado e me decepcionei um pouco
Dias ð¼ 12/01/2023minha estante
Eu tive que ler ele também.
Achei ele Chato mais gostei rsrs

vivi 10/10/2022

comecei a ler pro enem e já me ajudou em muitas redações! há quem diga que é um livro muito "sendo comum" ou "coisas óbvias, o que de fato é, porque trata de assuntos que estão muito na mente do cidadão brasileiro.
mesmo assim, gostei bastante dele porque é majoritariamente sobre a garantia da cidadania no brasil, a garantia dos direitos humanos e como deveríamos viver com dignidade, que é o que assegura na constituição.
gostei que ele faz ligações entre um assunto e outro e esses abriram muito a minha mente pra entender as justificativas e motivações de uma evasão escolar, como os índices de desnutrição são calculados e como o mercado cultural pode crescer. recomendo super :)

pydiass 08/09/2022

Um ótimo livro informativo.
?Cidadão de Papel? é um punhado de temáticas brasileiras que possuem uma característica em comum: Insuficiência estatal.
Por mais que estejamos todos com os direitos garantidos na Constituição Federal, não é bem assim no nosso cotidiano. Somos levados, através das páginas, a entender que a nossa cidadania se dá apenas nos textos burocráticos e não na prática.
Os dados são relevantes, atuais e tem indicações de filmes brasileiros que são clássicos no país.

Laura.Michelangelo 16/08/2022

Devo agradecer a minha professora de português por ter indicado esse livro, pq é excelente para repertório.
Se não fosse ela nunca leria esse livro e, veria como é legal e como não sabia de muitas coisas que acontecem ao nosso redor

Miguel.Macieira 12/08/2022

O autor aborda o livro de forma documental, sucinta e direta. Além disso, carrega um repertório cultural sempre ao final dos capítulos, para ilustrar o que foi dito.
No meu ponto de vista, O cidadão de papel deveria ser obra obrigatório nas escolas.

mily!! 21/04/2022

CIDADÃO DE PAPEL
Ele é pura geografia e problemas da sociedade, se vc n gosta de geografia e ja tem problemas demais na sua vida nem chegue perto desse livro. Fui obrigada a ler para a escola e ele é terrivelmente entediante.
Nada contra, mas tudo contra e eu não indicaria para ninguém.

juju 05/04/2022

Obra contemporânea
Li o livro por indicação da minha professora de redação, cuja intenção era nos trazer um maior número de repertórios para serem utilizados para a redação dos vestibulares. A obra é muito fácil de ler, terminando-a no mesmo dia que comecei, além de abranger um conteúdo muito importante.

A obra "O Cidadão de Papel" teve sua primeira publicação em 1993, com algumas outras edições atualizadas após isso. Faltando um ano para completar 20 anos desde sua primeira edição, o livro ainda se encontra como um exemplo de obra contemporânea, que segue representando a estrutura do Brasil e como o país funciona mesmo 20 anos depois de seu lançamento (apresentando números e incidências maiores, até). Uma afirmação preocupante, a pensar que mesmo após duas décadas, nada mudou na nossa nação. Gilberto Dimenstein apresenta então, de forma extremamente didática, dados oficiais que comprovam e mostram explicitamente a estrutura do nosso país e como ela assassina, humilha e subjuga as camadas mais pobres da sociedade, excluindo e apaziguando qualquer chance que elas tenham de se reintegrar na mesma.

Termino a leitura com dois pensamentos em mente: como o Brasil é um país extremamente cruel e violento e como a elite consegue manipular a população de uma maneira tão bem orquestrada que muitos conseguem reclamar que o Brasil está em crise, mas poucos conseguem entender o por quê e o que se passa verdadeiramente no país. Mesmo que o livro seja antigo (para o nosso descontentamento, infelizmente), é uma ótima leitura para ajudar a entender um pouco mais sobre a nossa nação. Indico muito.

Jhé 18/02/2022

Importante
O Cidadão de Papel é sempre citado alusões para a redação do ENEM e em busca de entender mais sobre o conceito de cidadania de papel de Gilberto Dimenstein, fui a leitura.

Fiquei surpresa ao descobrir que o livro na verdade se tratava sobre uma análise cuidadosa e muito atenciosa as crianças moradoras de rua e/ou pobres. Apesar de ser antigo e talvez por isso, alguns dos seus dados já não condizem com a realidade, ele continua muito relevante. Tanto como documento histórico da época em que foi escrito, quanto para reflexão do que mudou (e adianto que foi quase nada) da década de 90 para 2022.

Não sei se a alusão caberá a minha redação desse ano, mas tenho certeza que o que aprendi aqui ser a indispensável para toda a minha vida.

Iolanda 27/01/2022

Necessário
Bem eu estaria mentindo se dizer-se que eu queria ler esse livro. Li esse livro por obrigação mesmo, mas não me arrependo de lê-lo. Entendo porque os meus professores recomendaram ele, ele é um livro necessário.

Não vou dizer que concordei com todo que o autor me explicou, porém foi legal ver outros pontos de vistas. Então recomendo que leiam porque tira dúvidas que não nos explicam, mas que são importantes.

Elizabete 20/01/2022

Só leiam
Os dias que passei lendo tive a certeza que esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Estudei a vida inteira em escola pública e em raros momentos foram abordados temas nesse nível, mesmo os mais básicos. Fiquei triste em alguns trechos por me ver e ver muito das pessoas ao meu redor nas palavras do autor. Pra muita gente só parece básico e informativo, mas vai muito além. Não gosto muito de algumas leituras quando a pessoa não sabe a vivência na prática de alguns assuntos, mas o livro consegue demonstrar com verdade que nem tudo é fácil, principalmente em relação às oportunidades e as dificuldade da vida. Enfim, a leitura vale. Quem tem filho adolescente é uma ótima recomendação.

mare 01/09/2021

é um livro muito bom, cita e explica muitas questões sociais da realidade brasileira bem importantes. eu adoro essa teoria do cidadão de papel, encaixa muito bem em várias redações, eu uso bastante aliás. só não dou mais estrelas porque teve uma parte do livro que eu não sei se entendi errado, mas se entendi certo, não gostei muito do comentário. não deixa de valer muito a pena a leitura.

rasquel 29/06/2021

Apesar do livro ser um pouco antigo, os assuntos tratados nele permanecem na nossa sociedade. Eu não vi o ano de publicação quando comecei a leitura, e quando vi que era de 2004 fiquei bem surpresa, porque ele é muito atual. Tem uma linguagem muito fácil de entender. Fez com que eu refletisse muito sobre como nem tudo que está na nossa constituição entra de fato em vigor, como ela às vezes nem saí do papel, muitas vezes por negligência do próprio estado. Livro muito bom.

Julia_ 08/05/2021

Leitura ainda atual.
Mesmo escrito anos atrás, o livro segue falando da atualidade brasileira de forma perfeita e levantando o questionamento necessário. Somos mesmo cidadão ou somos cidadãos de papel? Dentro de um país desigual, marcado por injustiças, não é possível a existência de uma cidadania verdadeira e Gilberto vai analisar está realidade brilhantemente através da discussão acerca da infância brasileira.

Camiyuki 07/05/2021

Acho que esse livro deveria fazer parte da literatura obrigatória, eu simplesmente amei e é de extrema importância todas as questões nele tratadas.
A Constituição garante diversos direitos e a teoria é linda, mas, infelizmente, isso não ocorre de maneira plena na realidade, assim como é retratado no livro: a cidadania e nossos direitos permanecem inertes no papel, ou seja, muitas vezes não são colocados em prática, por isso "O CIDADÃO DE PAPEL". É nosso dever tirar a cidadania do papel e fazer com que nossos direitos e deveres sejam cumpridos.

Marcelle.Francelin 25/04/2021

É uma grande reportagem
Acho li num momento em que EU não estava muito bem então só fiquei adiando ler e de qualquer forma só li para usar de repertório.
Importante é, mas pela diferença de tempo, por mais importante que era cada notícia, fiquei lendo sem ânimo nenhum.
Pelo menos acabei!
Se for ler recomendo que intercale com outro do seu interesse ou leia tudo em um dia só.

1 | 2 | 3 | 4 | 5