O Cidadão de Papel

Resenhas - O Cidadão de Papel

1 | 2 | 3 | 4 | 5

mel! 19/10/2022

é
tive que ler pra escola, os temas são até legaiszinhos mas eu achei o livro muito enrolado e me decepcionei um pouco
Dias ð¼ 12/01/2023minha estante
Eu tive que ler ele também.
Achei ele Chato mais gostei rsrs

Laura.Michelangelo 16/08/2022

Devo agradecer a minha professora de português por ter indicado esse livro, pq é excelente para repertório.
Se não fosse ela nunca leria esse livro e, veria como é legal e como não sabia de muitas coisas que acontecem ao nosso redor

mari 10/11/2022

Um mar de repertório
Sendo sincera eu só li esse livro porque o Enem está se aproximando e sempre é falado dele como um repertório incrível, que se encaixa em vários temas. Então, eu li ele e o que eu tenho para falar é que: não me arrependo nem um pouco!
Cada capítulo trata de uma questão diferente e que no fim há duas perguntas para serem pensadas sobre. Eu gostei muito da leitura, me deu novos olhos a assuntos que eu somente ouvia falar e nunca pesquisei nada sobre (como, o que é a inflação?).
Ele mostra a realidade fria e crua do Brasil, um país que tem milhares de meninos de ruas, e que isso é o primeiro sinal que a nossa sociedade está doente.
Eu recomendo tanto lê-lo se você for fazer o Enem neste fim de semana ou se quiser apenas entender mais a sociedade brasileira, com uma explicação que, com certeza, vai fazer você entender.

Cy 04/05/2011

Uma cidadania fácil de rasgar
Gilberto Dimenstein é um jornalista brasileiro autor do livro "A guerra dos meninos", que denunciou ao mundo o assassinato sistemático de crianças no Brasil. O autor também tem outros trabalhos de reportagem importantes, compiladas em forma de livro, como "Meninas da noite" e o próprio "O cidadão de papel".

Como de praxe, em "O cidadão de papel - A infância, a adolescência e os Direitos Humanos no Brasil", Dimenstein escancara através de números e estatísticas o não cumprimento da função do sistema, e a forma como nossa tão prezada cidadania é existente somente no papel. A denúncia de Dimenstein vai além do desrespeito aos Direitos Humanos, assegurados pela Constituição. Ele alerta para o perigo do não enfrentamento dessa realidade que deixa marcas profundas na sociedade - violência, distribuição desigual de renda, mortalidade infantil, condições sub-humanas de existência, desemprego, exploração do trabalho infantil, urbanização, violência doméstica, drogas, desnutrição, tragédia educacional.

O livro, publicado em 1993, foi re-editado em 2009 pela Editora Ática, e recebeu reformulação em alguns números, textos e imagens, além de se ajustar a atual realidade brasileira, principalmente no que diz respeito ao impacto tecnológico mundial. A edição que eu li é a do ano 2000.

"O cidadão de papel" é uma excelente ferramenta de estudo e reflexão que não deveria ficar de fora das salas de aula. Suas edições trazem, inclusive, simples material de apoio ao professor, e a última, de 2009, ganhou até mesmo um site interativo para complementar a reflexão que o livro propõe.

Além disso, a formação de um leitor crítico acaba se tornando uma grande preocupação para o autor, que alerta para a importância de questionar tudo o que se lê e ouve, independentemente de quem tenha escrito ou falado. Como ele, acredito que este seja o primeiro passo para a formação de um cidadão consciente de seus direitos e deveres. Só assim seremos capazes de mudar o conceito de cidadania de papel que vigora no Brasil.

Luíza 18/10/2023

Achei bem educativo. Descobri várias coisas/ estatísticas que eu não fazia ideia sobre o Brasil. Mesmo fazendo um certo tempo desde quando foi lançado, acredito que o Brasil não mudou muito desde 2012

Carla.Parreira 08/10/2023

O cidadão de papel
O livro cita os processos jurídicos que nunca se resolvem, crianças, que não estudam por carência na área da educação, pessoas passando fome apesar do país ser pátria pródiga na produção alimentar, crianças vagando pelas ruas apesar de sermos expoente das artes e do esporte. Estes são alguns dos contrastes gigantes existentes no Brasil. Embora tenhamos uma das maiores economias do planeta, ao mesmo tempo temos inúmeras injustiças para quem se situa aqui. Ainda falta muito para haver dignidade entre as crianças, jovens e boa parte dos cidadãos em geral. Há carência na educação, moradia e alimentação. Isso conseqüentemente gera violência e falta de saúde pública.
O livro nos mostra como, apesar da Declaração Universal dos Direitos Humanos e de todos os modernos códigos legais que regem o nosso país (da Constituição ao Código Civil, do Código Penal ao Código do Consumidor, passando por tantos outros), o Brasil não conseguiu vencer a chaga da desigualdade social e da péssima distribuição de renda. O primordial então está na necessidade de transformar toda a indignação e insatisfação com o que lemos nas páginas dessa obra em ações que revertam benefícios para a comunidade em que vivemos. Concordo com essa idéia, pois pessoalmente acho que não há meios de resolver o problema por completo. A desigualdade social na minha opinião sempre existirá, em maior ou menor proporção e, antes de buscar grandes soluções ou se esconder atrás de projetos e promessas governamentais, devemos agir todos, ou seja, cada um fazendo a sua parte, para construirmos um mundo mais justo e igualitário.

vivi 10/10/2022

comecei a ler pro enem e já me ajudou em muitas redações! há quem diga que é um livro muito "sendo comum" ou "coisas óbvias, o que de fato é, porque trata de assuntos que estão muito na mente do cidadão brasileiro.
mesmo assim, gostei bastante dele porque é majoritariamente sobre a garantia da cidadania no brasil, a garantia dos direitos humanos e como deveríamos viver com dignidade, que é o que assegura na constituição.
gostei que ele faz ligações entre um assunto e outro e esses abriram muito a minha mente pra entender as justificativas e motivações de uma evasão escolar, como os índices de desnutrição são calculados e como o mercado cultural pode crescer. recomendo super :)

pydiass 08/09/2022

Um ótimo livro informativo.
?Cidadão de Papel? é um punhado de temáticas brasileiras que possuem uma característica em comum: Insuficiência estatal.
Por mais que estejamos todos com os direitos garantidos na Constituição Federal, não é bem assim no nosso cotidiano. Somos levados, através das páginas, a entender que a nossa cidadania se dá apenas nos textos burocráticos e não na prática.
Os dados são relevantes, atuais e tem indicações de filmes brasileiros que são clássicos no país.

Piter 10/12/2022

O cidadão de papel
Esse livro deveria ser lido por todo cidadão brasileiro!
A escrita de Gilberto é perfeita, sendo de fácil compreensão... isso faz com que o leitor não abandone o livro por falta de entendimento. A forma como ele assemelha assuntos difíceis com acontecimentos dos nosso cotidiano foi perfeito para se compreender oque ele queria passar. Gilberto você é o CARA!
Parece que este livro lavou meus olhos com soro, e me fez enchergar as problemáticas implícitas da nossa sociedade!

mily!! 21/04/2022

CIDADÃO DE PAPEL
Ele é pura geografia e problemas da sociedade, se vc n gosta de geografia e ja tem problemas demais na sua vida nem chegue perto desse livro. Fui obrigada a ler para a escola e ele é terrivelmente entediante.
Nada contra, mas tudo contra e eu não indicaria para ninguém.

Iolanda 27/01/2022

Necessário
Bem eu estaria mentindo se dizer-se que eu queria ler esse livro. Li esse livro por obrigação mesmo, mas não me arrependo de lê-lo. Entendo porque os meus professores recomendaram ele, ele é um livro necessário.

Não vou dizer que concordei com todo que o autor me explicou, porém foi legal ver outros pontos de vistas. Então recomendo que leiam porque tira dúvidas que não nos explicam, mas que são importantes.

Mily!! 08/12/2022

O CIDADÃO DE PAPEL
Horrível, simplesmente horrível. Li para fazer uma prova para a escola, mas como sempre, odiei o livro. Dei meia estrela pq não dá para dar nenhuma
hadascm 24/04/2023minha estante
pq vc odiou?

Venus 23/10/2022

eu gostei bastante só que eu discordo de alguns pontos apresentados , ele acha que pobres devem ter apenas ensino proficionalizante oq eu acho que é só uma desculpa pra manter um ciclo de pobreza mas os artigos são bem escritos

Nandadc 22/07/2023

Leitura necessária!
Um livro bem político e sociólogico, mas não de forma partidária e sim de forma humana. É um bom livro, com críticas e reflexões muito importantes.
Honestamente eu fiquei emocionada em diversos momentos do livro, porque algumas das estatísticas mexeram muito comigo. O mundo real é cruel e uma sociedade sem direitos básicos garantidos é mais cruel ainda.
É uma leitura pesada mas muito importante, gostei de ter lido pois me deu um novo ponto de vista para algumas questões, recomendo!

nana' 06/02/2023

Recomendo demais!!
Não gostei muito do livro pois não estou acostumada a ler gêneros desse tipo, mas ele é importante demais para a sociedade.

A obra retrata os problemas sociais como fome, morte e trabalho infantil enfrentados no Brasil, com citações de outros países que afetaram aqui.

O autor trás resoluções dos problemas, como quando um professor te incentiva a começar a falar a dúvida que você mantinha guardada. Recomendo demais!

1 | 2 | 3 | 4 | 5