Um Holograma para o Rei

Um Holograma para o Rei Dave Eggers

Resenhas - Um Holograma para o Rei

JefersonBarbosa 06/08/2015

A história de um homem em busca de sua própria vida perdida no deserto.
Dave Eggers é norte-americano e autor de diversos livros de sucesso como O Círculo e Uma comovente obra de espantoso talento, além de trabalhar como editor e roteirista, como por exemplo, do filme Onde Vivem os Monstros. Um Holograma para o Rei chega ao Brasil depois de três anos de seu lançamento e sucesso no exterior, e já com uma adaptação cinematográfica em andamento, com Tom Hanks no papel principal e direção de Tom Tykwer.

A história se passa na Arábia Saudita, na qual acompanharemos a trajetória de Alan Clay, um eterno americano vendedor de bicicletas, que está no país para uma conferência com o rei, para vender a tecnologia do uso de um Holograma para videoconferências ao vivo. O grande problema é que o rei nunca aparece para a apresentação do produto.

“Kit,você diz que sua mãe não mudou, porém não é verdade. Mudou centenas de vezes. É importante saber que, no caso dos adultos, embora haja um desenvolvimento contínuo, nem sempre há uma melhoria. Há mudanças, mas não necessariamente crescimento. [Pág. 172] “

O livro é singular por apresentar uma serie de fatos psicológicos e memórias, num ambiente no qual nada acontece. Ao mesmo tempo que temos a sensação do enfado, somos bombardeados por tensões, problemas e várias conexões com o passado. Alan Clay é um homem com mais de 50 anos, cheio de problemas e dívidas, que espera nesta transação com o rei a solução de toda sua vida.

Quando comparamos os projetos deste homem, aos planos da futura cidade da Arábia Saudita, percebemos muita semelhança. Um deserto de preocupações e várias incertezas quanto ao futuro do projeto. Um ambiente onde tudo pode dar certo e errado, os planos da cidade dependem exclusivamente das ações do rei, assim como o sucesso da vida de Alan depende apenas dele. Alan vai encontrar a razão de viver na vida das pessoas mais inusitadas e o sorriso da vida escondido atrás situação tão simples. A história de um homem em busca de sua própria vida perdida no deserto.

O livro levanta ainda diversos questionamentos quanto ao desenvolvimento de países emergentes que dominam o mercado da mão de obra e tecnologia. Além de colocar os Estados Unidos numa posição de Xeque-mate. Uma leitura extremamente rica e cheia de nuances.

Para saber mais detalhes confira no vídeo (Acesse o Link da resenha) as minhas opiniões sobre os aspectos positivos e negativos do livro. Não esqueça de inscrever-se em nosso canal.

site: http://cineeterno.com/2015/08/um-holograma-para-o-rei-dave-eggers.html

Talita 12/10/2015

Me arrisco a dizer que é o pior livro que já li.
Foi por causa dele que saí buscando um site de pessoas comuns, leitores que leem e depois transmitem suas opiniões aos outros. Cansei das críticas comerciais. Assim cheguei ao Skoob.
Vamos ao livro: Um americano falido financeiramente, separado, e com uma filha para sustentar, consegue um emprego de executivo comercial para representar uma empresa de tecnologia. Sua missão é fazer uma apresentação para o Rei da Arábia Saudita e vender serviços para a cidade que está sendo construída por ele.
A equipe passa muitos dias na Arábia esperando pelo rei, que aparecerá de surpresa sem agendamento prévio. Neste transcorrer de semanas o protagonista Alan Clay conhece algumas pessoas, e é isto que o livro descreve.
Ele é um homem derrotado, deprimido, inseguro, irresponsável, desatento às responsabilidades profissionais, do começo ao fim do livro não superou nenhuma de suas dificuldades nem tampouco trilhou caminhos interessantes para fazê-lo. Senti-me frustrada pois as histórias e encontros nada trazem de instigante, não têm informações históricas, nem culturais da atualidade, nem reflexões, não inspira, nem ao menos comovem em algum momento. E termina tão desalentador quanto começou.
Além disso, em alguns momentos tive a impressão de que o autor pula partes e deixa lacunas, dando a impressão de que se perdeu na sequência da narrativa.
Desestimulante, desinteressante.
Sil 20/08/2017minha estante
Obrigada por sua opiniao. Beijos

Camila Faria 21/03/2016

Um empresário em apuros financeiros decide tentar a sorte em Jidá, na Arábia Saudita, onde pretende fazer uma apresentação para o rei Abdullah e vender um sistema de teleconferências holográficas. Isso o ajudaria não só a pagar a faculdade caríssima da filha, mas também a realizar algo de bom e surpreendente com a sua vida. O livro é engraçado, é tocante, é tenso… e o cenário é um deserto insólito, uma cidade quase fantasma, cheia de promessas, mas com uma realidade bem dura. Gostei muito ~ e o final é maravilhoso, um retrato do mercado de negócios contemporâneo. Fiquei sabendo que vai rolar adaptação para o cinema esse ano, com o Tom Hanks no papel principal. Mas se vocês puderem ler o livro antes, vale muito a pena.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-6/