Como aprendemos

Como aprendemos Benedict Carey

Resenhas - COMO APRENDEMOS

Paulinha_a_b 15/03/2022

Um bom livro
O livro é muito bom. Ele é todo baseado em pesquisa científica e experiência o que torna o livro bom mas também torna a leitura um pouco densa, sendo assim um pouco cansativa.
Minha dica é ir lendo bem aos poucos (eu por exemplo fazia sprints de leitura de 20 minutos).

Amanda 19/12/2021

Para aprender melhor
Livro muito bom. Traz informações sobre as pesquisas das ultimas décadas relacionadas a aprendizado de forma leve e prazerosa.

É um livro que deveria ser lido ainda na adolescência, pois traria luz sobre como reter as informações de maneira duradoura.

Acho tb que pais deveriam ler e tentar os métodos com seus filhos, isso poderia ajudá-los muito na fase adulta...

Eduardo 11/02/2021

Uma incrível leitura sobre como o aprendizado funciona, o autor expõe de forma simples muitas pesquisas e estudos sobre o aprendizado e como nosso cérebro funciona. Algumas vezes nos surpreendemos ao descobrir que até mesmo coisas "contraproducentes" são importantes para aprender e memorizar.

Lau 18/11/2020

Terminei o livro "Como aprendemos", do Benedict Carey e segue abaixo três da várias dicas que se pode extrair do livro:

Alterar locais de estudo: variar a hora do dia em que estuda, mudar a maneira de se envolver com o material, ler ou debater, escrever com o computador ou à mão, recitar em frente a um espelho ou estudar ouvindo música: cada uma dessas opções conta como um ?ambiente? variado.

Espaçamento: fazer pausas ? dividindo o período de estudo em duas ou três sessões, em vez de uma ? é muito mais eficaz do que concentrá-lo.

Distrações: uma pequena pausa ? 5, 10, 20 minutos para dar uma olhada no Facebook, responder a alguns e-mails, verificar resultados dos esportes ? é a técnica mais eficaz que os cientistas da aprendizagem conhecem para ajudar a resolver um problema quando nele se empaca.

Fernando 29/08/2020

Você estuda seus livros?
Meus livros são pra mim estudos, portanto, uso as maravilhosas técnicas desta obra pra usufruir ao máximo dos ensinamentos de cada livro.

And 13/08/2020

Como o nome já diz, o livro é uma enxurrada de dicas e explicações sobre formas mais eficazes de retenção de informação. É o conteúdo perfeito para quem está aprimorando seus métodos de ensino e para quem tem algumas dúvidas referentes aos seus próprios métodos.
Apesar de muito intuitivo e de utilidade inquestionável, eu senti a leitura diversas vezes um pouco cansativa, devido a repetição de algumas teorias para que o entendimento seja completo.

jaksonmc 06/03/2020

Mudança de paradigmas na aprendizagem
O livro traz um abordagem diferente sobre os modos de aprendizado, apresentando métodos e desconstruído mitos na maneira com apreendemos e armazenamos informações no cérebro.

Marcos.Wagner 17/02/2020

Muitos estudam errado
Não fomos ensinados a aprender, vamos na escola para aprender quando deveríamos ir para entender, um livro precioso para quem esta estudando

Juliete.Freitas 01/02/2020

Usando o cérebro do jeito certo
Um livro para ser o primeiro de qualquer lista. Te ensina a ler de forma produtiva e asssim aplicar o se aprende em outros livros, ou até mesmo e principalmente para estudar. Seguindo as técnicas você pode não só aprender como provavelmente nunca mais esquecer. Bem útil na hora de aprender uma nova língua né .

altamir neto 24/05/2019

Redescobrindo o aprendizado
O autor, de uma maneira bem leve e até prazerosa, desmistifica vários conceitos de aprendizado aos quais fomos empurrados durante anos, como o foco absoluto em um assunto, e manter de maneira disciplinada o estudo, tanto no tempo ambiente quanto no tempo dedicado.
Através de várias pesquisas de desde o século passado, Benedict comprova que o aprendizado e a memorização se dão de maneira muito mais orgânica, até por conta do funcionamento do próprio cérebro. Conceitos como Intercalação, Espaçamento, Percolação e outros são facilmente assimilados assim que nos damos conta de que "acidentalmente" aprendemos de maneira "errada" durante a vida.
Destaque também para o apêndice, com perguntas e respostas que servem como um ótimo resumo sobre todo o trabalho apresentado.
Estimula o aprendizado tanto para jovens ou adultos. Recomendo fortemente.

Rafael.Said 21/03/2019

Aprenda mais sobre aprender
O livro de Carey traz pesquisas científicas que demonstram técnicas que melhoram o aprendizado, além de fornecer informações sobre como o aprendizado ocorre. Ideias sobre o aprendizado, que foram transmitidas através de gerações, mostraram-se errôneas quando a neurociência se desenvolveu e ampliou o conhecimento científico sobre a aprendizagem.
Contando algumas vezes sua própria história, sobre quando pensava que aprender era uma tarefa que exigia uma autodisciplina aplicada, o autor fala que foi mais influenciado pelo medo de não se enquadrar entre os inteligentes do que propriamente pela curiosidade e questionamento.
É interessante o fato de que, quanto mais usamos nossa memória, mais a alteramos. Ao lembrarmos um fato do passado, a que vez que contamos sobre o fato, mudamos um pouco a forma como aquilo ocorreu. Nenhuma memória é capaz de existir da mesma forma duas vezes, pois “o filtro do esquecimento bloqueia alguns detalhes relevantes e muitos outros irrelevantes”.
Quando uma informação é aprendida, ou você a usa ou ela ficará inacessível em algum lugar da memória, que só será acessado se você estudar aquela informação novamente. Como vivenciamos muitos fatos e lidamos com uma quantidade muito grande de informações que só aumenta, o esquecimento se faz essencial para que possamos aprender novas habilidades.
Uma forma eficiente de retomar memórias antigas, é criarmos pistas que lembram aquela informação. A mudança de rotina também ajuda na conservação da memória. Outra forma importante de aprendizado e retenção na memória, explicado pelo autor, é o espaçamento do estudo, ou seja, estudar a informação com intervalos de tempo. Crey dá o seguinte conselho: “para aprender e reter palavras estrangeiras, definições científicas ou outras informações factuais, é melhor estudar o assunto um ou dois dias após o primeiro contato; em seguida, uma semana depois; então, cerca de um mês mais tarde. Depois disso, os intervalos se tornam mais longos”.
O livro traz algumas outras técnicas que ajudam no processo de aprendizado, como o intercalamento de assuntos, um boa qualidade de sono, dentre outros. Para quem procura aumentar a eficácia, ou compreender melhor, o processo de aprendizado, vale a pena a leitura do livro.

José Tiago 26/08/2018

COMO APRENDEMOS.
Benedict Carey é um jornalista, repórter e escritor norte-americano, que busca entender a forma como o cérebro absorve uma imensa gama de informações e consegue separar o que poderá ser necessário em determinado momento.

A teoria do esquecimento, do espaçamento, do sono; são algumas utilizações do nosso cérebro para o armazenamento de dados de maneira eficiente. O autor conceitua cada uma delas de forma que possamos compreender em quais situações serão mais vantajosas. O mais interessante do livro é o fato de ser trabalhado com análise de dados e inferência, sempre trazendo um grupo controle e um grupo teste, suas correlações, seus viéses e criando dinâmicas práticas para o leitor, como a memorização de poemas usando poucos minutos do dia.

Esse livro me serviu para entender como conseguia algumas memorizações mais rápidas e fáceis do que outras. Também para saber enfrentar qualquer tipo de conteúdo, por mais rebuscado que seja, usando técnicas que surtem efeitos impressionantes no processo de aprendizagem.

PS.: O livro possui um apêndice com 11 perguntas respondidas pelo escritor. Isso facilita uma compreensão do que foi abordado.