Os três ratos de Chantilly

Os três ratos de Chantilly Alexandre Camanho

Resenhas - Os três ratos de Chantilly

Iorany 28/03/2024

Obra incrível
Lembro que li está história quando criança e que eu amei, a história e arte eram incríveis e tive a oportunidade de conhecer o autor, fiz uma pergunta a ele e foi ali que o meu amor pela leitura cresceu mais ainda.

Jeanderson 18/08/2023

Os três ratos de chantilly

Eles eram três ratinhos cegos que andavam pelo mundo todo , que em um belo dia acharam uma coruja e foi aí que pediram esmola para ela ,porque não tinha condições ,eles inventaram uma história para ela ,e ela quis ver se era verdade tudo que eles disseram , ela deu três moedinhas de ouro os ratos loucos para gastar seu dinheiro foram para a cidade chamada chantilly , que lá eles se alimentaram bem

Minha opinião é que esse livro é Muito bom pra quem é curioso e etc recomendo muito excelente livro.

Elias Flamel 07/02/2023

Essência e se arriscar
Livro infantis são a junção perfeita entre o narrar e o ilustrar. A partir deste fato a fábula nacional, de Alexandre Camanho, com um coração francês e temas fortes do Brasil merece elogios e também deve ser parabenizada por ter consigo um diferencial

Entendo que na arte sequencial as palavras são um complemento ao desenho. Já no livro infantil, as duas andam juntas. No belíssimo "Os três ratos de Chantilly" o narrar com doçura, ao melhor estilo era uma vez, divide espaço com um tom nefasto. Trata-se de uma dose bem moderada, sendo perfeita como uma primeira história mais pesada para um pequeno ou pequena dando os primeiros passos na segunda infância. Este feito é conquistado através das ilustrações e uns detalhes precisos na trama.

O trio de ratos de pelo espichado, cegos, com pedaços de lixo consigo e sombras que se misturam a sujeira fogem do clássico infantil onde tudo é belo, pois precisam lidar com a fome. Continuo a citar os personagens e a coruja, o antagonista com traços vilanescos, possui os olhos grandes de um amarelado perverso (no instante que voltei a ser criança com o texto, me encolhi ao gastar tempo com a ilustração do caçador noturno de penas marrons). Dois pontos que combinam com o ar mais maduro da trama onde a pobreza é acentuada para logo depois dar um lugar a um esbanjar e termina com uma lição de moral diferente. A ótima obra de Alexandre Camanho não faz dos ratinhos pobres um grupo de virtuosos e premia pela inteligência em vez de consagrar uma suposta índole intocável.

Arte nacional que sabe utilizar a essência das histórias infantis, escolhe o diferente no encerrar e toca em pontos fortes com sutileza. Deve ser lida e aplaudida.

Pamela 24/11/2017

Os Três Ratos De Chantilly
A história fala de três ratos cegos que andavam pelo mundo inteiro e que um dia encontraram uma coruja e pediram esmolas porque eram pobres. Ela, querendo saber se era verdade toda aquela história, só fez que entregou três moedas de ouro.
Os ratos querendo gastar seu dinheiro, foram para a cidade chamada Chantilly e lá se alimentaram...
Se vocês quiserem saber o que mais aconteceu por lá, leiam o livro até o final que verão se a coruja continuará ou não com sua investigação.
Minha opinião é que a coruja querendo saber se os ratos estavam mentindo, mentiu também para eles.
Nem tudo na vida é sempre verdade ou sempre mentira e os ratos não iriam mentir sobre uma coisa tão séria. Não vale a pena mentir, pois sempre se descobre a verdade.
Pamela Quitério - 7ºAno