Intergaláctica

Intergaláctica F. P. Trotta

Resenhas - Intergaláctica

Carolina 20/06/2015

Lavagem cerebral da melhor qualidade.
Vou escrever aqui tudo que esse livro não é, pois o impacto que ele teve em mim foi forte e demorei muito tempo pra conseguir dar poder às minhas palavras e escrever algo digno. Vou começar dizendo tudo que Intergaláctica NÃO é: essa NÃO é uma história para pessoas que tem preguiça de usar a cabeça. NÃO é uma história focada em romance, NÃO é uma história para crianças. O que esse livro é: provavelmente a ferramente mais poderosa que já li em termos de prender o leitor e fazer nós refletirmos sobre nosso lugar no universo. A história me moveu, me surpreendeu, me prendeu e acima de tudo, me MUDOU. F. P. criou dois capítulos finais espetaculares, revelando segredos e reviravoltas que estavam na cara o tempo todo mas que eu não previ. O livro já é tão urgente, rápido e sem enrolação que quando o leitor chega ao final se surpreende ainda mais com a reviravolta gigantesca no fim. Não vou dar spoilers, mas não podia recomendar mais. Sublime!
ALDI (Navio dos Livros) 28/11/2015minha estante
Nossa... Amei sua resenha... Agora quero ler mais ainda

Niz @mundo.literario 04/01/2016minha estante
Uau, sua resenha aguçou mais a minha curiosidade do que a oficial do livro. Parabéns!! Já na minha lista.

Bruno.Barros 16/01/2016minha estante
Só a resenha nos mostra o quanto a história é diferenciada, nos envolvendo e nos mostrados lados ainda desconhecidos por nos mesmo. Será uma verdadeira viagem.
Já está na minha lista. o /

Marques 16/01/2016minha estante
melhor resenha, porque definiu o mesmo que aconteceu comigo. e pensar que eu não acreditava em vida alienígena antes desse livro (juro!!!)

Carol.Bonacim 01/02/2016minha estante
Nossa!!! Já estou indo buscar meu exemplar!!!

Pedro Santos 28/03/2016minha estante
Concordo com tudo. Boa descrição

Publisher 15/06/2016minha estante
Manda pra editora apreciar, com certeza nos interessou, a gente quer apreciar e podemos publicar, claro.

Ana Paula 16/07/2016minha estante
que resenha hein!

Carolina 18/11/2016minha estante
Fico feliz que tenham gostado. Estou ansiosa pela continuação mais de um ano depois que li este

Estante Rosa 12/07/2017minha estante
Faloue disse!! Esse livro é sensacional, nacional de qualidade demais

Guerrero (Janika Banks) 15/01/2016minha estante
Honestamente, sinto que vc não compreendeu o final do livro, porque dizer que os saltos foram sem lógica ou desconexos foi o mais doido pra mim, visto que disse na minha resenha que achei eles extremamente bem conectados... tudo que está no livro me parece ser o contato da Amanda com as tecnologias de Nitro. Por isso 2009 está lá, e por isso ela só acorda em 2031. Todos os eventos diretos da Ascensão para com a Amanda estão lá (e eu também li a versão em inglês)....mas realmente deve ser algo de gostos diferentes, porque como assim alguém não gosta da Amanda!! kkkkk

Carlos.Vicente 15/01/2016minha estante
oi Natalia, na minha edição a frase que mencionou como Lina está como Xev. Deve ter sido um erro. procurei furos na narrativa de Intergaláctica mas acredite , não os encontrei ... não se preocupe, sempre tem a diferentona, acontece kkkk

Francesco Procat 15/01/2016minha estante
Na verdade considero a construção gradativa dos personagens um diferencial na obra de Trotta, enquanto que a narrativa não linear nos faz organizar os acontecimentos de forma que a linha de interpretação da personagem de Amanda nos faça mais sentido, sem tirar o mistério por trás de cada pensamento e cada ato, técnica comum no cinema (Tarantino mandou um abraço), que complementa e eleva a qualidade narrativa. P.S. Vale ressaltar que uma narrativa tal como esta nas mãos de qualquer autor poderia gerar um emaranhado incontendivelmente ruim. Entretanto, o autor consegue fazer deste não um oito ou oitenta, mas um oitocentos sem sombra de dúvida.
Algo realmente incoerente é a sua resenha :)

P.S 2 (?) Amanda, para mim, é uma das melhores personagens do sci-fi desde Arthur Dent,

Nascimento 15/01/2016minha estante
oi natália, acho que vocÊ não entendeu a história realmente. é claro que os objetivos eram alcançados sem grande esforço! o livro inteiro faz parte da ascensão. esse é o propósito de tudo! o tempo todo eles estão sendo "trollados". acham que conquistaram algo, quando na verdade é Nitro que está por trás dos panos só assistindo e caminhando com as 7 etapas da Ascensão. claro que Lina em sua vida entediante iria querer se infiltrar na Firma. ela pode não ser próxima de Amanda, mas era melhor amiga de Stryker e Ripley. Stryker não quebrou o sistema de segurança da Firma - A FIRMA DEIXOU STRYKER QUEBRAR A SEGURANÇA. Tudo era parte da Ascensão.

amanda.antonia. 15/01/2016minha estante
Oi Nathalia!
Não estou aqui para te julgar por não gostar da obra, isso é uma questão de gosto, particularmente eu adorei, mas sim para questionar os pontos que você apresentou, a impressão que passa para qualquer leitor que leu Intergaláctica é que você leu superficialmente o livro, ou seja, não prestou atenção na história.
Vou começar pelo o que mais me deixou com a certeza do que comentei acima: Todos os fatos estão interligados, a infância da Amanda até os dias atuais, tudo está conectado e mesmo com as puladas de ano você consegue compreender o que está acontecendo sim e o porquê das atitudes e o jeito dela ser.
A obra do autor Trotta é uma das obras mais diferente que já li por apresentar uma história de filme de ação e não deixa pontas soltas, acredito que você não estava acostumada a esse estilo de escrita pois não conseguiu acompanhar o que estava acontecendo com os personagens. Recomendo que você leia novamente o livro com mais atenção para perceber esses pequenos detalhes que não apenas eu citei, mas muito outros leitores, que por sinal até deram alguns spoilers para você compreender melhor a história.
Abraço e até logo! Espero que compreenda essa mensagem.

Pitty 10/04/2016minha estante
Natália, concordo inteiramente com você. Mas somos a minoria aqui com certeza.

Achei a estória sem desafios, sem uma trama mais complexa. Como você disse muito bem, tudo acontece muito, muito fácil. Como, por exemplo, acordar de uma hibernação de 10 dias e do nada já embarcar em uma nave espacial, voando para um planeta distante? Sem qualquer tipo de treinamento ou conhecimento especializado?

E a explicação no final, de que tudo já estava planejada por essa misteriosa raça que vive a apenas 12 anos luz daqui, foi bem simplória.

Minha edição é Kindle, comprada na Amazon. Talvez não tenha sido revisada. Espero que saia uma edição com uma revisão de texto primorosa, pois tem muitos trechos com escolhas ruins de concordância.

Comparado com outros autores nacionais, como Eduardo Spohr, para mim está bem longe de ser o melhor lançamento de 2015.

Rafaela 27/06/2017minha estante
Concordo com você Natalia, não me agradou a construção de personagens e o relacionamento entre eles. Achei que há muitas ideias misturadas na trama, parece que o autor "atira para todos os lados", tudo acontece rápido demais e leitura ficou cansativa. As reviravoltas não me impressionaram, pois não consegui levar o livro a sério. Também há os palavrões desnecessários e os erros de edição. Acredito que quando uma pessoa não gosta, nem sempre significa que ela não entendeu.

@bardoriano 26/12/2018

Incrível
Amanda Collins, psiquiatra, desperta de um coma causado por uma meningite aguda. Junto traz lembranças de uma incrível odisseia em outro planeta.

No mesmo dia a NASA comunica uma missão espacial para Europa, uma das luas de Júpiter, em busca de vida extraterrestre.

E uma poderosa corporação conhecida como A Firma, planeja sabotar a missão, e buscar um planeta habitável localizado a 17 anos luz da Terra.

Amanda ao acorda, fica pasma ao ler sobre a missão, pois ela sabe quem está por trás da Firma e o que planeja.

Junto com seus amigos Stryker, Ripley e Lina, planejam se infiltrarem na Firma e descobrirem toda a verdade por trás da conspiração. E sabotar o plano, claro.

Num plano para acabar com seu pai, Amanda e cia, vão mergulha numa aventura sem paralelos fascinante, mas com sérios riscos.

Opinião

Que aventura incrível, viagem fascinante e cenário bem criado. Fiquei maravilhado com o universo. Li de uma forma surreal.

Certeza que todos já se perguntaram ou perguntam se realmente estamos só nesse universo. Será que existe vida em outros planetas? Tema maravilhoso e reflexivo que o autor aborda super bem.

Não senti nenhuma empatia pelos personagens, achei alguns rasos, pela Amanda então, apesar de ter gostado da personalidade. Gostei do vilão, bem criado. Sou fascinado em vilões.

Enredo meio termo, pelo fato de partes terem sidos bem feitas e detalhadas, outras ficaram superficiais e os fatos pulavam muito rápidos.

Com uma escrita excelente, o autor nos presenteia com ação, tiroteio, atitudes frias, uma visão sobre o universo, raças evoluídas, batalha e um final cheio de revelações chocantes.

Estou doido pra continuar, pois terminou tenso.

É um sci-fi com fantasia maravilhoso. Esse é o primeiro de 4 livros. Tenho os outros no Kindle e trarei resenha, sei que só melhora.

#resenhabibliomaniaco
Alcione13 26/12/2018minha estante
Vou procurar agora. Amo SCI-FI!!

@bardoriano 27/12/2018minha estante
É muito bom. Espero que goste.

Alcione13 27/12/2018minha estante
Anotei

Rayana 07/01/2016

Morno
O livro é bom(não muito bom,só bom msm), o final é surpreendente! Porém peca muito no quesito de revisão, achei muito cansativa a primeira parte e pior ainda foi encontrar erros de palavras ao longo do livro. Após 2041 o livro fica maravilhoso e eu acabei n conseguindo largar ele pra nada. Eu daria uma nota melhor mas eu fiquei muito estressada com o descuido da editora em revisar o livro corretamente.
Guerrero (Janika Banks) 07/01/2016minha estante
Esse livro é maravilhoso, a revisão é o único ponto ruim dele, mas você devia terminar a leitura antes de fazer uma "resenha" de um livro tão bem revisado...

Marques 07/01/2016minha estante
Abandone o livro porque a revisão está te atrapalhando, mas nunca faça uma resenha de algo que você não terminou! Aff....

MARISTELA Carulla 07/01/2016minha estante
oi Rayane , no início, também encontrei problemas com a revisão. porém, logo diminui muito e, se tem algo que esta história não é, é mal construída, pelo contrário - no final me senti burra por não ter notado todas as pistas que o autor foi dando. é realmente muito bem construído mesmo, bjokas !!

Dhiego Morais 31/07/2016

Intergaláctica
Este ano eu resolvi acompanhar com mais atenção os perfis literários do Instagram e os canais do tema no YouTube. Nesse início do segundo semestre ouvi falar de “Intergalactica” e em pouco tempo surgiu a oportunidade de conferir a história.
“Intergalactica” é uma obra de ficção científica, estreia de Franco Poltronieri Trotta, natural de São Paulo. Escrito originalmente em inglês — Trotta foi alfabetizado em inglês, primeiramente —, o livro ganhou a sua versão em língua portuguesa pelo próprio autor; lançado em 2015 pela editora “Livros Ilimitados”.
“Existe uma eletricidade na lua. Um pulsar, uma magia, uma energia. Um transe envolvente diferente do sol. A lua é para o que não é visto, para coisas feitas nas sombras e debaixo da névoa. É para corações selvagens e mentes despreocupadas. É onde os planos são feitos em corredores escuros e segredos são revelados debaixo da fraca luz entrando pela persiana fechada.”
A trama do livro gira em torno de teorias de conspiração, viagens espaciais e descobertas de novos planetas, além de abordar assuntos como a possibilidade de vida inteligente fora da Terra.
O livro inicia em 2009, onde somos apresentados a Amanda, uma garotinha de nove anos, filha de Oswald, um renomado cientista e inventor. A pequena família vive na Islândia, dentro de uma área excluída de Hallormstadur, onde o pai da pequenina tem o seu laboratório. A passagem de tempo que temos para observar a cena é curta, mas pode-se perceber um leve distanciamento do pai para a menina, ainda mais quando saltamos para 2010, onde um fato importante ocorre.
O ano é 2010 e Amanda decide ir ao laboratório de seu pai, após notar algumas luzes estranhas. Pensando que talvez ele tivesse retornado antes do previsto de sua viagem, a menina rompe os limites e direitos e adentra o espaço restrito do trabalho de Oswald. É lá que ela testemunha eventos incomuns e entra em contato com a sua última criação: o Órbita.
Em poucos minutos uma série de coisas ocorrem, o que acaba desencadeando a fuga de Amanda e de sua babá (ou governanta), Shirley.
Cerca de vinte anos se passam e a próxima visão que temos, em poucas páginas de diferença, é a de uma Amanda em estado de coma. Acordando com dificuldades, após uma meningite aguda, a jovem retorna com uma série de lembranças, de memórias distorcidas, pouco compreensíveis. No entanto, ciente de que existe algo de verdadeiro e importante no meio das imagens embaralhadas, ela começa e refletir.
Auxiliada por seus amigos, Stryker, Ripley e Lina, as peças se encaixam com mais velocidade quando ela descobre sobre a expedição espacial da NASA a uma das luas de Júpiter, Europa. Para Amanda, existe muito mais do que o desejo de cruzar fronteiras em busca de vida inteligente. Há algum objetivo mais sombrio mascarado na viagem, e ela parece ter ideia de quem pode estar por trás disso.
Em quase trezentas páginas, Trotta leva o leitor por uma série de cenas e tramas que se intercalam, promovendo uma dose alta de ação e reviravoltas. “Intergalactica” atravessa viagens espaciais, com direito a exploração de planetas e de outras raças; tudo o que uma ficção científica clássica prevê.
Contudo, o romance também possui os seus contras. “Intergalactica” peca principalmente na revisão. Erros de digitação; concordância verbal e de gênero (Ripley é tratada em alguns momentos como “ele”); falas de personagens que se misturam em um mesmo parágrafo, etc. Acredito que parte disso se deva ao fato de que a obra foi traduzida de sua versão original, em inglês. Esses erros se repetem e podem incomodar alguns leitores.
Além disso, por ser o seu romance de estreia, são perceptíveis algumas inconsistências na trama, um furo ou outro na parte científica que pode irritar os leitores mais críticos de ficção científica. Personagens com idades trocadas; Deus Ex Machina e resoluções de alguns problemas de forma descabida são outros exemplos.
Várias personagens são apresentadas, porém, infelizmente não consegui me sentir próximo ou criar empatia por nenhuma delas. Amanda, mesmo, sendo a principal, quando adulta, uma psiquiatra renomada, demonstrou ser um tanto quanto vazia, até mesmo irritante, ou pouco profissional. A personagem que mais demonstrou realidade foi Ripley, e, ironicamente, foi a que menos teve participação.
Acredito que o autor poderia ter aproveitado mais a trama, dividindo-a em dois livros maiores (já que há dois grandes momentos no livro). Com isso, haveria a possibilidade de se aprofundar nas personagens, em suas histórias pessoais e seu psicológico. As ideias são muito boas, todavia, não foram bem trabalhadas.
“[...] É por isso que você deve treinar, domar sua mente. Dessa forma, ela vai sempre mostrar o caminho, especialmente com todos vocês [...]”.
De forma geral é razoável. Para quem gosta de ficção científica e literatura nacional, não custa nada conferir. Leitura é sempre uma questão subjetiva!
Murilo.Oliveira 03/01/2017minha estante
undefined

Felipe.Siqueira 04/11/2017minha estante
Finalmente encontrei alguém que compartilha das minhas opiniões. Ao entrar aqui pra ver as resenhas e encontro todo mundo dando cinco estrelas pro livro, me fez questionar se eu era que estava lendo errado, hehe. Os erros encontrados no texto me deixaram desconfortável. Ótima e sincera resenha.

Dhiego Morais 05/11/2017minha estante
Opa, Felipe. Que bom que vc curtiu! Pois é, cara, leitura é uma questão gosto, mesmo, porém me espanta, assim como a vc, a quantidade de "resenhas" com nota elevada para o livro.

Beth 18/11/2015

Grotesco
"Intergalática" é uma obra grotesca.
Marques 18/11/2015minha estante
Coitada kkkkkkkkkkkkkkkk Isso lá é uma resenha? Grotesco é sua cara de pau de xingar o livro do ano sem argumento algum kkk

Lorrane Fortunato 18/11/2015minha estante
Ao indivíduo que escreveu essa "resenha" falta uma boa dose de interpretação e argumentos válidos. Ou pelo menos, algum argumento.
Dizer que o autor não tem noção de conhecimentos gerais se referindo a um livro que, desde o começo dá para perceber o cuidado e a pesquisa que envolveram a sua escrita é no mínimo, dizer que não leu um capítulo completo.
Grotesco é o comportamento de uma pessoa que parece que nem leu o livro inteiro ou não fez questão de interpretá-lo e vem avaliá-lo mal e insultar o autor.

Cantodeestante 18/11/2015minha estante
Deplorável alguém se submeter a uma humilhação assim em um site público, não preciso dizer nada sobre isso, bata ler as outras resenhas (que por acaso são resenhas de verdade) para acabar com tudo o que disse.

Qual a leitura? 11/04/2018

Intergalactica
Eu confesso que escrever essa resenha foi muito complicado, pois eu amei o tema do livro, mas não gostei da forma como algumas partes foram conduzidas.
O livro começa contando uma passagem da infância de Amanda com seu pai, Oswald e narra um acontecimento que vai se refletir ao longo de todo o livro.
Em seguida, temos um salto no tempo e já vemos Amanda adulta em um encontro com seus pacientes/amigos Ripley e Strike. Esse encontro gera um outro com a quarta peça do quebra cabeça, Lina. Durante um encontro os 4 são expostos a uma situação que desencadeia todos os acontecimentos do livro. Eles precisam fugir e encontram refúgio no apartamento de Amanda e ela tem a oportunidade de contar a sua história: ela está fugindo e evitando seu pai, que comanda uma empresa, a Firma, de tecnologia, mas que na verdade tem objetivos obscuros. Então, Amanda convence os outros 3 de que eles precisam impedir seu pai de alcançar seus objetivos. Para isso, eles precisam se infiltrar na Firma e quando chegam lá, descobrem que o problema é muito maior. A intenção de Oswald é aproveitar uma expedição à outro planeta para trazer uma quantidade enorme de energia para a Terra e destruí-la. E é aqui que as coisas se complicam, não posso contar mais senão vou dar spoiler, mas vou tentar resumir: viagens para outros planetas; descoberta de vida inteligente; elevação espiritual; outras dimensões; novas formas de energia e vários outros temas que vão atrair qualquer fã de ficção científica. Esse livro é tão acelerado que cada página é uma surpresa e temos que ficar atentos pra acompanhar todos os acontecimentos e não perder nenhum detalhe.
Na minha opinião, o tema do livro é perfeito, muito interessante, mas alguns momentos foram abordados de forma muito superficial, o que pode prejudicar o entendimento de todo o contexto. Na verdade, eu queria que o livro tivesse mais páginas, para que os temas pudessem ter sido mais trabalhados.
É complicado analisar um único livro que faz parte de uma trilogia, eu espero ter a chance de ler os outros livros pra ter uma visão mais completa da história.
E pra finalizar, uma coisa que me incomodou foram alguns erros de concordância, de grafia e de gênero (no começo do livro foi difícil entender se Ripley era homem ou mulher), mas durante a leitura foi ficando mais fácil de identificar. Mas, acredito que esses erros sejam um problema de edição e não interferem, de uma forma geral, na compreensão do texto.
Jéssica Vanessa 02/07/2018minha estante
Eu também demorei muito pra entender se Ripley era homem ou mulher hahahahaha

Alex 28/03/2016

Legal, mas cansativo.
Como descrever esse livro ? Vamos lá, com calma.
Estava esperando muito mais desse livro, por parecer ter uma temática espacial.
O Livro é interessante. Tem uma história até legal, mas torna-se muito cansativa. Achei alguns personagens muito voláteis, no início, por exemplo, uma conversa sem nexo com muitos palavrões, muitos ataques sem sentido, comportamento que não acontece durante todo o livro, vê-se esse tipo de comportamento em vários pontos. Também não entendo porque autores brasileiros inventam personagens com nomes americanos e histórias que se passam fora do Brasil.
A história também torna-se muito cansativa, a narrativa é muito rápida, não fornece muito detalhes. Algumas explicações rápidas simplesmente não dá para entender. Estou acostumado com livros tipo O Físico, Uma Odisséia no Espaço, Operação Cavalo de Tróia, etc... com uma narrativa mais aprofundada, o que não é o caso deste livro. Acho que está mais voltado para o público Infanto Juvenil, onde os fatos acontecem muito rápido e previsivelmente. Além disso, ficou um pouco "largada" a última parte, onde depois de derrotar o grande inimigo a personagem é levada em outra aventura totalmente separada da história principal. Para mim, se o livro fosse mais aprofundado somente na primeira parte, ele seria muito melhor, podendo deixar a segunda parte em um livro separado, uma continuação do mesmo.
Lia Cavaliera 06/09/2016minha estante
undefined

Blog Metamorfose 22/07/2016

RESENHA: Intergaláctica
* Acredite ou não, os fatos que citei, não são spoiler são apenas o começo desse livro! *
Oswald é um cientista ambicioso especialista em Energia. Desde criança Oswald já era um prodígio da ciência, um inventor que faria Thomas Edison ter inveja.

Amanda é uma psiquiatra renomada que trabalha em um dos mais famosos laboratórios de neurociência. Amanda fugiu de casa e de seu pai Oswald aos seus 14 anos quando ele quis transformá-la através de seus experimentos.

Após duas décadas sem contato com o pai, Amanda se vê obrigada a ir trabalhar com ele para impedir um plano miraculoso de Oswald que pretende uma autodestruição iminente da Terra e de seus habitantes, exceto por seus escolhidos.

Em meio a toda esta conspiração esta a nova missão espacial organizada pela NASA para a Europa, uma das luas de Júpiter, a missão que tem por objetivo buscar vida extraterrestre mal pode imaginar que também esta para dar a Oswald o combustível que ele precisa para colocar seu plano em ação.

Amanda deseja impedir Oswald e conta com a ajuda de Ripley e Strayker, pacientes e amigos, e Lina, uma amiga recente com a qual ela se identifica. Juntos eles se infiltram e iniciam uma operação para descobrir o que Oswald pretende fazer e como pretende para sabotá-lo.

Porém, o caminho é longo, o plano é complexo e os prós são poucos perto dos contras que se acumulam a frente de Amanda e sua equipe.

Intergaláctica é um livro de ficção científica envolvente, muito bem escrito e que surpreende de uma maneira indescritível.

Acredito que vocês já saibam, mas... Enfim, eu não costumo ler ficção científica, pois normalmente os autores costumam exagerar, viajam e esquecem de detalhar e dar base para que a história não pareça ficção e sim transmita ao leitor aquela dúvida 'Será que isso é mesmo uma ficção? Parece tão real!'. Sempre penso que um livro que deixa margem para duvidarmos que tal mundo, personagens e história um dia ocorreu, então, não foi tão bem escrito. O verdadeiro livro envolvente é aquele que nos transporta a outros mundos, nos aproxima de personagens e nos leva a vivenciar a história como uma realidade indubitável... E Intergaláctica é este livro!

O autor conduz o leitor com maestria através de uma história muito bem estruturada, personagens fortes num misto de espionagem e ficção científica. Tem como ser melhor? Eu acredito que não!

Contudo, é inevitável não atribuir a classificação máxima para Intergaláctica aqui na resenha e no meu skoob, colocar em um local de destaque em minha estante e é claro recomendar esta leitura épica.

Prepare-se para embarcar na maior expedição planetária da humanidade, prepare-se para conhecer Intergaláctica!

site: http://soujovemliterario.blogspot.com.br/2016/07/resenha-critica-intergalactica-f-p.html
Juliana 22/07/2016minha estante
Ele faz parte dos livros que compõem a minha meta. É ótimo saber que tem tido avaliações positivas ;)

Ray 05/02/2016

Achei que iria gostar, mas na verdade AMEI!!
Sabe aquele livro que você olha a para e fica tipo, super empolgada mas com medo de se decepcionar no meio do livro? então... eu fiquei exatamente assim quando comecei a ler Intergaláctica, mas acabei me surpreendendo bastante pois o livro foi muito melhor do que imaginei, a leitura bem fluente e sem aquele ponto cansativo do livro, ele não lhe dá a vontade de deixar ali um pouco e uns dias depois continuar a leitura, ao contrário, você fica sem conseguir parar de ler hehehe, aquele velho e tão conhecido "só mais um capítulo...." ao fim de cada capítulo, além de várias viagens que fiz ao longo dessa leitura sem sair do lugar, simplesmente super empolgante esse livro, recomendo muito.

Bem, o livro começa mostrando a vida de Amanda quando ela era criança , e o seu difícil relacionamento com o seu pai Oswald, que é cientista. O livro tem alguns "pulos", mas sem deixar nada sem ser explicado, mostrando vários pontos principais na infância de Amanda que foram necessários para entender o que viria adiante, como por exemplo... Quando ela curiosamente entra na sala que seu pai costumava ficar bastante tempo lá realizando algum tipo de experimento, e algo lhe chama atenção, era uma esfera brilhante que ela foi se aproximando e a pegou, nesse momento um alarme soa e vários soldados e helicópteros surgem tentando impedi-la de levar o objeto quando a mesma sai correndo da sala com a esfera nas mãos.

Em seguida tem mais um pulo para uma cena em que o pai de Amanda tenta fazer uma experiência com ela, e ela percebe que ele está passando dos limites, logo adiante já estamos na fase adulta de Amanda, em que ela está em coma e tem um daqueles tipos de sonhos "pós-morte", seus pacientes e amigos, Ripley e Stryker, a ajudam e os dois juntamente com outros personagens embarcam em uma grande aventura. Quando descobrem que de uma expedição a Europa, a lua de Júpiter está sendo anunciada, os quatros - Amanda, Ripley, Stryker e Lina ( amiga de Stryker ) - começam a bolar um plano e tentar se infiltrar na "Firma" , uma organização liderada por Oswald, para poder impedi-los de fazer o que Amanda pensa que ele está tramando.

Nesse ponto percebemos um grande amadurecimento nos personagens que nos surpreende, mostrando serem mais capazes do que aparentavam, enquanto isso a terra aguarda pela confirmação se realmente existe ou não vida marinha nos oceanos da Europa , e os quatros planejam entrar na Firma como agentes disfarçados para poder se infiltrar na mais ambiciosa exploração da humanidade: Uma secreta operação da Firma para uma segunda terra localizada 17 aos luz do nosso lar , mais conhecida como Gliese 581 g.

Curiosidades_

-> O verdadeiro Gliese 581 g

site: http://estante-da-ray.blogspot.com.br/
Ray 06/02/2016minha estante
Resenha completa no Blog! ;)

Alexandre Barcelos 02/08/2016

Final extremamente imprevisível, que vende o ritmo estranho do livro
O jovem autor consegue juntar várias referências pop, da ciência e de crenças numa obra que mostra uma terra do futuro onde a busca por energia e pelo desconhecido se juntam num cenário maior. A segunda Terra está além de uma jornada de ritmo intenso que, logo, chega ao aparente fim.
A complicada relação entre Amanda e o pai se apresenta em níveis muito maiores quando uma simples questão familiar é colocada de maneira enveredada numa complicada disputa de poder, onde pessoas são manipuladas e a verdade nem sempre é a que se mostra.
Apesar de possuir algumas inconsistências na narrativa e algumas questões envolvendo uma descrição da personagem principal no início de sua idade adulta, que pode cansar o leitor no primeiro terço do livro, o resultado final é positivo. A jovialidade do autor faz com que ele apresente um texto fresco e rápido diretamente destinado a leitores também jovens que gostem da mistura de Sci-Fi, aventuras e fantasias envolvendo o universo.
Marques 02/08/2016minha estante
Concordo!!

Marques 18/11/2015

Na minha opinião, de longe o melhor lançamento nacional de 2015
O que me deixou fascinado logo de início foi a ambientação. A história começa na Islândia e a rica descrição dos cenários me fez sentir o frio daquela região. O autor tem uma habilidade incrível de te levar para dentro da história, te fazer visualizar o ambiente e assim te aproximar dos personagens. Acho mágico quando isso acontece. Logo no início a história dá alguns pulos no tempo, que me deixaram um tanto desnorteado, mas logo a ação se fixa numa determinada época, que é o ano
2031 e então temos mais tempo para conhecer os personagens, que são muito bem delineados.
A primeira impressão que se tem da personagem principal Amanda é a de uma jovem sofrida, mas muito forte, que enfrenta seu pai por motivos que nos vão sendo apresentados aos poucos. Porém, já na idade adulta, Amanda se torna uma pessoa amarga, cínica e rancorosa, o que me gerou uma antipatia instantânea. Coloquei na balança seu passado traumático, mas mesmo assim a
arrogância da personagem é insuportável. Mas temos o contraponto que é Lina, uma jovem cujo destino se cruza ao de Amanda. Lina é desiludida com a vida, mas ao invés de reclamar, ela apela para o humor. É uma pessoa que consegue rir de si própria, o que contrasta com toda a seriedade de Amanda. Lina quer um sentido para sua vida, e o encontra após ser colocada numa situação crítica, envolvendo Amanda e mais dois amigos, Rypler e Stryker. Rypler é uma ex fuzileira naval que, paradoxalmente tem uma alma gentil e bondosa. E Sryker, personagem fascinante, é um gênio da computação de temperamento extremamente explosivo. Por várias vezes ele entra em conflito com Amanda, dadas às suas personalidades fortes e o resultado sempre é de soltar faíscas. Conforme é abordado em um de seus diálogos com a amiga, que é também sua psiquiatra, Stryker se refugia na previsibilidade dos números, para se preservar do medo que o desconhecido lhe causa. Ele representa na verdade toda uma geração que tem medo de seus próprios sentimentos e busca somente aquilo que consegue controlar.
O ritmo do livro é eletrizante. Franco não nos dá trégua, muito menos aos seus personagens, e antes que uma situação se desenvolva, surge outra logo por cima, mudando os rumos dos acontecimentos e nos levando por uma viagem imprevisível. Quando achamos que conhecemos o mote do livro, quando um poblema é colocado e começamos a tentar prever quais serão as atitudes dos heróis, surge uma nova dificuldade para ferrar com a vida dos personagens e nos deixar afoitos em saber que rumo as coisas vão tomar.
O livro trata dos assuntos mais diversos: vida após a morte, abusos da ciência e a existência de vida fora da Terra. Mas uma das questões principais é o egocentrismo. Até onde uma pessoa pode ir para alcançar seus objetivos? Quantas vidas podem ser sacrificadas para satisfazer a ambição de um único ser? Qual o valor da vida e das questões morais quando estão em jogo os delírios de um megalomaníaco? O livro te faz pensar no quão pequenos e frágeis, nós,seres humanos somos, em como a nossa raça é vulnerável e manipulável devido ao interesse de uns poucos. Oswald, pai de Amanda, o grande vilão do livro, representa o sentimentos mais mesquinhos do ser humano. De um egoísmo doentio, ele só pensa em seus próprios interesses e relega o resto do mundo à destruição. Uma triste metáfora do que a humanidade sempre passou para atender os caprichos de uma parcela mínima da população que é aquela que detém o poder. Mas não é só o mal que tem força. Amanda e seus companheiros são incansáveis em sua luta pra sabotar os planos de Oliver, representando aí a esperança, a amizade e o coragem. Amanda, que no início do livro não ganhou minha simpatia, cresce conforme os acontecimentos vão se sucedendo e conquistou o meu respeito.
Tenho de ressaltar alguns pontos negativos. Primeiro, a revisão que está péssima. À cada cinco páginas há um erro, e são erros gritantes. Um toque aí para a editora se atentar mais, pois quem sai mais prejudicado nisso é o próprio autor, que mesmo tendo potencial, pode perder leitores. Muitos leitores são exigentes e colocam o livro de lado quando há muitos erros de digitação, acentuação e até concordância. Foram muitos mesmo. Além disso, a sintaxe de Franco em alguns momentos é um tanto desajeitada, tornando algumas frases difíceis de compreender. E por final, há uma passagem , logo no início, onde Amanda rende um grupo de cinco agentes armados, inclusive matando um deles. Franco se esforçou ao escrever o trecho, inclusive deu detalhes lance a lance dos movimentos dos personagens, para que o leitor compreendesse como a personagem conseguiu tal façanha, num perfeito roteiro de cinema, mas não me convenceu. Senti uma influência de séries como Nikita, por exemplo, que tem seu valor, mas dentro de um determinado contexto. Uma mulher sozinha e desarmada vencer cinco caras, foi forçado.
Mas detalhes a parte, o livro é um grande aventura não só para quem lê, mas certamente, para o autor quando a concebeu. Digo isso porque Franco foi ousado, misturando elementos de realismo fantástico, ficção científica e questões e fundo existencialista, criando um mundo no futuro e também tentando impiedosamente destruí-lo. A descrição da catástrofe que assolou (ou assolará) nosso planeta devido às manipulações de Oswald, além de habilmente concebidas, são atordoantes. Faz pensar sobre o caminho que a humanidade está tomando. Quanto ao tema de vida fora da Terra, Franco foge aos clichês, não se limitando somente a demonstrar o quanto outras culturas tem a nos ensinar, mas também mostrando que mesmo em nossa insignificância perante o universo, também temos algo com o que contribuir em sua evolução. Além disso, expõe de maneira tanto direta como indireta, o quanto nossas convicções são criadas pelo medo. O quanto nos iludimos chamando de verdade, o que é apenas uma cortina de ilusões erguida para nos proteger daquilo que tememos: o desconhecido. E o quanto essa rede de proteção é prejudicial à nossa própria evolução.
Intergalática é uma sequência de surpresas que te faz virar as páginas febrilmente, uma obra que o instiga a devorar cada página. Franco brinca com o leitor, surpreendendo-o à cada instante e mexendo com as suas convicções. Uma obra pra ser lida com a mente aberta.
Estante Rosa 12/07/2017minha estante
Linda resenha!!

Ronaldo 29/06/2015

Uma viagem alucinante que devorei em menos de três dias Resenha completa no link:

Sr. Tito 13/09/2015

Resenha - Submerso em Palavras
Olá, submerso! Resenha saindo do forno!

Pense que você está em um futuro não muito distante. Imagine que o mundo está esperando por um dos maiores eventos espaciais. Seu próprio pai é seu inimigo. Você e seus amigos são alvo de pessoas poderosas. O perigo está à espreita. Acaba de descobrir que a Terra em que vive é nada diante da imensidão de planetas. Esse é o contexto do science fantasy INTERGALÁCTICA, do autor F.P. Trotta, parceiro do blog.
O livro inicia no ano de 2009, no qual Amanda Collins, a protagonista, ainda é uma criança de 9 anos. O leitor começa a compreender um pouco da vida da personagem, conhecendo Oswald, o pai dela, e Shirley, a empregada, que para Amanda era uma grande amiga. Ao meu ver, uma mãe. Oswald não faz o tipo "paizão". Ele é mau, uma cientista louco que tenta usar Amanda em um de seus experimentos. É o pai que todos desejariam ter, não?

"Amanda abriu os olhos e se viu em uma sala branca, com um corredor no fim: ela imediatamente se localizou, estando dentro da sala à esquerda do laboratório de seu pai. [...] Ela tentou se mover, mas notou que estava amarrada à cadeira: tentou abrir a boca, mas notou que sua boca também havia sido presa. Seus músculos estavam imóveis e então ela viu Oswald andando em sua direção sorrindo."

Bruscamente, Trotta nos direciona para o ano de 2031. Amanda, já adulta, dirige uma grande empresa especializada em neurociência. Mas uma meningite atrapalha sua vida, pondo-a em um coma. Seus amigos, Ripley e Stryker, presenciam o seu despertar. Nada normal. A mulher, totalmente fraca, fala de um sonho bastante estranho que teve enquanto em coma estava.

"- Eu juro que lembro disso vividamente... E então de cima, algo tão lindo, tão perfeito... [...] Eu podia lhes dizer todos os adjetivos do mundo para descrever a beleza daquele lugar em que eu me achei. Era vibrante, vivo, etéreo, superior, magistral. Parecia que meu corpo todo flutuava em êxtase. Embaixo de mim, um campo. Era brilhoso, verde, tão verde, tão que nem a Terra. Mas ao mesmo tempo não era aqui. [...]"

Nesse meio-termo, o mundo treme em expectativa com um dos eventos mais importantes da NASA: a expedição para a lua de Júpiter. Oito astronautas em busca de vida extraterrestre. Mas tal fato gera muita polêmica. A humanidade começa a criar especulações, enquanto os mais conservadores e religiosos começam a contestar tudo isso, em uma ignorância, ao ver de Amanda e também do autor, à infinidade de possibilidades do Universo. Amanda, por sua vez, mostra-se extremamente excitada, visto que anima-se bruscamente após despertar do coma com a notícia da expedição.

"Eu sei que existem muitos outros mundos. Muitos mares e florestas. Uma infinidade de tipos, raças. Eu não consigo entender como chegamos tão longe como sociedade com mentes tão estreitas, uma estupidez alucinante."

E então a trama passa por uma série de reviravoltas. E quando digo "reviravoltas", não estou brincando! Tudo mudo de uma para outra. Verdades vão à tona. Mentiras e segredos são desintegrados. Creio que vale avisar a vocês que o Trotta é especialista na fina arte de trollar um leitor. Digo, algo acontece no decorrer da estória. Sofremos com o fato, aí depois descobrimos que não é verdade e nos sentimos um completo idiota! Ha-ha.
O leitor faz uma viagem sem igual por planetas, conhecendo diversas formas de vida, costumes e sociedades em demasia. Com isso, o autor nos lança a mensagem de que nós, terráqueos, não somos absolutamente nada comparado à vastidão de mundos e galáxias que nos rodeia. Que por milênios nos sentimos os donos do Universo e superiores à tudo e todos. Lendo Intergaláctica, começamos a entender que não é bem assim.
O que falar do vilão da estória? Submerso, eu tenho que aplaudir o Franco! É muito, mas muito difícil me fazer odiar um vilão, visto que sou fã de vários. Davi sendo das trevas. Mas sério, Oswald ganhou de mim meu ódio eterno. Eu simplesmente sinto vontade imensa de esganá-lo, talvez pelo fato do mesmo ser pai da Amanda. Ou seja, pai e filho se detestam! Isso achei bem interessante, divergindo do senso comum.

Sobre os personagens:

Amanda: Destemida e corajosa, a protagonista é simplesmente demais! Conhecedora da mente humana e bastante crítica, a mulher é bastante inteligente e determinada. Diferente das protagonistas mais recentes, Amanda não perde tempo com romances e mágoas. Ela não perde o foco e vai até o fim.

"- Ninguém acha que podemos. Ninguém acreditaria que viríamos a conseguir executar algo assim - disse para si mesma, abrindo os olhos e vendo seu reflexo. - Exatamente por isso que vamos seguir em frente."

Stryker: É um dos pacientes e amigo de Amanda. Muito divertido e animado, o rapaz é hacker, sendo bastante útil para missão do grupo de amigos.

"- Pode acreditar no que estamos fazendo nesse exato momento? - perguntou Stryker. - Cruzando um oceano alienígena junto de um grupo que acabamos de conhecer, o primeiro contato entre civilizações inteligentes que aconteceu na humanidade, e aqui estamos nós, parecendo quase... normais."

Lina: A nova amiga de Amanda busca por um sentido para sua vida. Apesar de possuir muito dinheiro como fruto de seu trabalho, sente-se um fracasso, por assim dizer. Como se o que tanto almejou, nunca tivesse acontecido. Embarcando nessa missão, tudo muda.

Oswald: Líder da "Firma", sempre foi uma criança prodígio. Desde pequeno, já mostrava-se apto para criar coisas. Essa habilidade desenvolveu-se a ponto dele tornar-se uma das pessoas mais poderosas do mundo. Infelizmente, usou seu talento para a maldade.

"Colaborou com o governo militar contra a a guerra no Iraque, construindo a maior parte das armas de fogo."

Muitos personagens poderiam ser citados, mas esses são para mim os mais marcantes. Amanda, juntamente com Stryker, Lina, e também Ripley, se aventura em uma missão fora do normal contra forças que querem destruí-los. Tal embate cresce, atingindo proporções gigantescas. Mais uma vez, Franco surpreendendo o leitor.
Sinceramente, não consigo encontrar defeitos! O livro foge de clichês, não é nem um pouco previsível. Podemos tecer uma infinidade de teorias acerca do final, e nenhuma delas chegarão perto da verdade. Não dá para prever a conclusão!
Por isso indico, sem exitar, Intergaláctica, de F.P. Trotta. Um livro original, instigante, surpreendente, que possui uma boa dosagem de ação, ciência e fantasia. Tudo na medida certa, prendendo quem o ler ás páginas. Então, o que está esperando? Garanta urgentemente o seu exemplar antes que seja tarde. Mundos e seres te aguardam nessa aventura surreal!

site: http://blogsubmersoempalavras.blogspot.com.br/