A cor da Escuridão

A cor da Escuridão Natália Rodrigues

Resenhas - A cor da Escuridão

Vinicius.Correa 16/02/2020

Fechei a parceria com a Natália, autora do livro, a muito tempo atrás. É, confesso, demorei muito tempo para iniciar a leitura, mas me arrependo. Pois a história é fascinante e única. Bem diferente das demais que eu já li. Tudo começa partindo da premissa de que existem dois mundos, o dos humanos e o mundo dos Carmesins, que são nada mais, nada menos, do que humanos escolhidos por Shaya, a deusa do universo retratado no livro, para serem os salvadores da humanidade, manterem a paz e o equilíbrio no mundo. Acontece que com o passar do tempo os Carmesins tornaram-se rancorosos, considerando-se superiores aos humanos, e cansados de tentarem manter o equilíbrio entre a humanidade, que não ouviam seus conselhos, eles mudam-se para outro universo, abandonado suas responsabilidades sobre os humanos e indo viver em um mundo só seu.

Só que durante essa mudança, um casal de humanos sorrateiramente vai junto, entre eles Randolf. Randolf, ficou indignado pela falta de responsabilidade e pelo egoísmo dos Carmesins, e por isso arquiteta um plano para castiga-los, invocando a Escuridão. Algo meio abstrato e nublado que falta explicações até mesmo no livro, mas que de uma coisa eu tenho certeza: Isso não é nada, ênfase no nada, bom!

Com essa premissa iniciamos a história conhecendo os personagens Emmet e Solana. Irmãos muito próximos, já que sua mãe morreu e seu pai mantém-se ocupado, propositalmente, no trabalho. Com toda essa atmosfera de solidão eles acabaram por ficarem mais próximos, um buscando abrigo no outro.

Solana é uma ótima pianista e Emmet um ótimo cantor, o melhor, e a melhor, da região. Mas com o clima esquentando em Fykwen, mundo dos Carmesins, eles são chamados para lá, pois só eles possuem o poder de afastar a Escuridão eminente.

Acontece que durante o transporte entre os dois universos, os dois irmão acabam sendo separados. Emmet vai para o castelo de Randolf e Solana vai para a tutela de Crystal, a princesa dos Carmesins. Ficando os dois em lados opostos um do outro. Acabamos por conhecer os motivos de cada lado, os dos Carmesins e o de Randolf, nesta parte da história. Eu fiquei meio confuso, pois ao meu ver os dois lados estavam certos, mas o que mais me convencia era o de Randolf, mesmo ele sendo considerado o total vilão da história, e realmente dando motivos para ser reconhecido por este titulo.

Um outro ponto interessante do livro é que a escrita é totalmente interligada com as músicas, não só na história como também na escrita em si. A autora utilizou como inspiração muitas músicas, dedicando até mesmo os títulos de capítulos para elas. O amor da Natália é notável, basta ler as primeiras folhas do livro para entender do que eu estou falando. E ela conseguiu com sucesso transmitir sua paixão para o livro.

No geral, é um livro de fácil entendimento, meio cansativo em algumas partes, e complicadinho em outras, mas é o normal de um livro do gênero, nada que de fato atrapalhe. A escrita é bem desenvolvida e o final é surpreendente. Ou nem tanto, isso varia de leitor para leitor ueheuheueh Leia e tire suas próprias conclusões.

Morgana Brunner 18/02/2016

[Resenha] A cor da escuridão - Natália Rodrigues
Oii gente, tudo bem?

Eu vou bem, faltam poucas semanas para que minhas aulas comecem na faculdade. Uma nova etapa estarei seguindo esse ano e espero que tenha resultados positivos.

Este livro no qual irão ler a resenha, é de uma parceria que fechei ano passado com uma autora super fofa e querida, conversamos e tudo mais! Foi bastante atenciosa e tudo que eu precisava ela me ajudava. Fiquei muito contente com essa parceria e espero que seja longa.

Posso dizer com toda certeza, que 2016 comecei com ótimas leituras.
Este livro chegou recentemente aqui em casa e logo comecei a ler e não larguei mais, iniciei em uma segunda e terminei em uma sexta, adivinhem o motivo? Me apeguei.

A história se passa principalmente em volta dos personagens principais Solana e Emmet, que são irmãos inseparáveis.
Suas vidas eram normais, cada um gostava de fazer suas coisas e muitas das vezes um sempre acompanhava o outro, ajudando até nas decisões que poderiam influenciar no futuro de ambos. Mas, uma coisa eles tinham em comum, a música, Solana tocava piano e tinha um dom encantador, já Emmet era um dos melhores cantores que tinha naquele lugar.
"Reagan ainda não havia se recomposto do que havia visto no céu." Pág. 21
Os irmãos nunca tiveram um passado memorável que realmente valia a pena lembrar. Quando Emmet começava a cantar, o passado vinha á tona de todos que frequentavam ou moravam naquela casa. Principalmente de Soran, seu pai, sempre que possível estava evitando ir para a casa e usava o trabalho no escritório como desculpa, para tentar pelo menos se entreter e esquecer do que lhe causara tanta dor.
"De repente, a voz do homem de dourado irrompeu suave e sinistra, numa canção lenta e triste. Outras vozes se juntaram à dele num grande coro de melancolia." Pág. 73
Isso sempre fora um remorso que os irmãos continuam a levar para a vida toda, algo que nunca irão conseguir esquecer e que será inevitável um futuro sofrimento. Com isso, não tiveram mais tanto contato com seu pai como antigamente, quando sua mãe ainda estava viva e trazendo alegria para família. O maior desespero é que ninguém sabia ao certo como Johanna havia falecido, fora um mistério que ao longo da leitura será desvendado.
"As memórias nunca são o suficiente." Pág. 106
Mas, muito tempo atrás alguns humanos foram escolhidos para salvar a Terra de algo muito grandioso que estava por vim, e veio para prejudicar todas as pessoas que ali habitavam, não tivera pena, nem nada. Apenas queria destruir o que estava naquele local e não se importavam com nada que pudera acontecer, nem as consequências, isso era algo impressionante e inevitável que a população não poderia imaginar.
"Um novo rosto tomou sua nula visão, sua expressão depreciativa, olhos que o fulminavam com ódio e desdém. E era a última coisa que veria." Pág. 179
Ninguém ao certo sabia e escondia quem realmente fora as pessoas que tiveram a capacidade de ajudar a resolver essa situação que colocou a vida de todos em risco, era como se fosse um segredo, que nem os irmãos tinham conhecimento sobre a história que realmente havia acontecido a tempos atrás. Quem sabe, fora melhor essa decisão que todos tiveram, esconder o passado de quem poderia sofrer com as consequências!
"-Nunca olvide o que eu lhe disse uma vez: alguns momentos existem para que cresçamos. Não se deixe derrubar. Lute e suba." Pág. 229
Porém, quem tivera essa força toda era Shaya, tinha o poder sobre o Tempo e o Espaço, queria que todos tivessem honra o suficiente para lutar conta algo tenebroso que viria à tona, para que todos pudessem ver com seus próprios olhos, até porque alguns não acreditavam totalmente no que aconteceu, acharam que era um lenda...
"O passado é um monstro que se compraz em nos destruir." Pág, 254
Com isso, os irmãos, Emmet e Solana, foram tomados pela força de Shaya para que fossem resolver tal situação que eles mesmo haviam entrado e não haveria como fugir até resolver tal problema. Mas, como se envolveram com isso?
"-Sou assim, Sol. Desculpe, mas...bem, a Verdade nos muda." Pág. 303
A história toda é completamente maravilhosa de se ler, a autora soube como escrever cada cena, nos proporcionando que conseguíssemos imaginar bem direitinho a cena que estava ocorrendo no livro naquele momento. Apesar disso, tem todo um mistério que vai causando um envolvimento durante a leitura.

Levei uma semana certinha para ler, teria terminado antes se não tivesse tido imprevisto com outras coisas.
Como vocês puderam acompanhar na página no Facebook e no Instagram, mostrei várias fotos de como a edição está impecável, o que esperar da Novo Século, não é? Sempre me surpreendeu e me agradou em todos os seus livros, não tenho o que falar da edição.

Possui desenhos no interior do livro, diante das partes mais importantes que ali contém. A escrita da Natália é encantadora, leve e compreensível. Estou torcendo seriamente para que ela escreve mais livros.

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

Khrys Anjos 08/12/2015

Quando vemos além da Escuridão podemos enxergar as cores da Luz em seu interior
Iniciamos nossa jornada conhecendo Phillippe o príncipe dos Carmesins que é sequestrado pelo humano Randolf. Logo após acompanhamos a fuga da Reagan, filha do Randolf. E em seguida a chegada dos irmãos Solana e Emmete ao Inverso, um mundo "paralelo" ao nosso. Por último nos deparamos com a princesa Crystal.

Estes são os personagens principais desta história mas os coadjuvantes também têm cenas marcantes para desempenharem.

Solana é uma pianista extremamente talentosa e se apresenta junto com seu irmão Emmete, um cantor com voz de anjo.

Ao chegarem em Fykwen descobrem segredos guardados por muito tempo por seus pais e que precisarão fazer uma escolha: lutar ao lado da Luz ou da Escuridão.

Os Carmesins são seres humanos agraciados pela deusa Shaya com alguns poderes especiais. Eles no início eram os guardiões da humanidade mas se deixaram levar pelos sentimentos mesquinhos da nossa raça e resolveram ir viver em um mundo onde eles imperavam sozinhos.

Porém levaram um casal de humanos "comuns" na bagagem e foram mordidos por sua própria criatura. Randolf quis se vingar e atraiu a Escuridão para o Inverso.

Enquanto precisam se defender de ataques dos Lykhannas passam por transformações em suas almas. Os segredos revelados se mostram apenas como uma pequena parte do iceberg na superfície. O que se esconde por baixo da vista é muito mais profundo que qualquer buraco negro.

As provas pelas quais os irmãos são testados os levam a uma jornada crucial: o encontro com o seu verdadeiro EU. O caminho do conhecimento os conduz a encruzilhada da escolha.

Mas não são apenas os dois irmãos "humanos" que passam por estes testes. Os irmãos carmesins Phillippe e Crystal também têm suas próprias lições a serem aprendidas. Assim como a Reagan.

No decorrer da trama vamos acompanhando a evolução de cada um deles. Cada limite que eles transpassam. Cada marca que fica gravada em seus espíritos. Cada momento que os tornam melhores como seres humanos.

Quando estamos caminhando em direção a Luz é inevitável nos deparamos com a Escuridão afinal para que exista a Escuridão é necessário que aja a Luz. Já repararam que quando acendemos uma lâmpada o aposento fica sempre com um cantinho escuro? Assim acontece com nossa alma.

A Luz vai prevalecer mas a Escuridão também fará parte de nós. O modo como lidamos com este pedacinho é que fará toda a diferença. Podemos ignorá-la correndo o risco de sermos devorados por ela ao fazer isso ou podemos discipliná-la para que fique acomodada sem nos causar tantos danos.

O medo do desconhecido nos faz agir como monstros pois é da natureza humana atacar antes de ser atacado. Nós alimentamos sentimentos ruins que se transformam em monstros tenebrosos e que nos mordem por dentro.

Somente aquele capaz de vencer a si mesmo pode se considerar um campeão. E como se faz isso: Vendo a cor da Escuridão. Olhar para dentro de si sem ter vergonha de ver seus defeitos. Procurando melhorar e evoluir por si mesmo e não para agradar aos outros. Superando os limites. Deixando a Luz irradiar de dentro para fora.

Eu fiquei completamente encantada com a maneira da autora Natália escrever. É de uma maturidade que muitos autores mais velhos não possuem. Acredito que sua idade espiritual está muito mais adiantada do que seus 17 anos terrenos.

As lições que cada um dos personagens aprendem são lições gratificantes para os leitores também. Quem tiver a coragem de absorver estes ensinamentos chegará ao final da leitura deste livro com as energias completamente recarregadas e sua Luz expandindo.

A explicação que ela encontrou para a existência dos dragões foi a melhor que já li em toda a minha vida (vou torcer para ela estar certa e quem sabe finalmente encontrar a minha estrela cadente e voar no meu dragão).

Esta leitura é recomendada para todos os que estão a procura da evolução. E pode ser passada para cada membro da família pois jovens e adultos irão ter experiências incríveis. Sabe aquela história que você quer partilhar com os amigos? Esta com certeza é uma delas.

A cor da Escuridão pode ser revelada de várias formas. Porém nenhuma delas será verdadeira se não vier do coração. Uma música pode nos levar para um mundo novo. Podemos através dela abrir portais. E quando deixamos que as notas venham de nossa alma a Luz se faz presente e nos motiva a ter esperança.

Uma das primeiras coisas que faço ao pegar um livro é verificar os agradecimentos do autor. Nesta parte já podemos ter um pequeno vislumbre de sua essência. E a da Natália é linda. Ninguém chega ao topo se não reconhecer a ajuda que obteve para galgar cada degrau. Ser grato ao outro por esta ajuda e expressá-la mostra a grau de evolução da pessoa. Então só posso dizer que a Natália me conquistou desde a primeira folha do livro.

Então vamos mostrar a Escuridão todas as cores que a Luz pode lhe proporcionar. Que nossas vidas sejam preenchidas por notas musicais e nosso futuro pautado nas escolhas certas. Aquelas que trazem Paz ao nosso coração. Um sorriso para o rosto. Um brilho para o olhar. E o amor de um príncipe, por que não?

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2015/09/resenha-cor-da-escuridao-natalia.html