Caixa-Preta

Resenhas - Caixa-Preta

1 | 2 | 3 | 4

LuAraujo 18/03/2024

Gostei bastante.
O autor adota uma abordagem meticulosa para examinar cada acidente, fornecendo um relato cronológico dos eventos que levaram às tragédias, desde os momentos que antecederam os voos até as consequências devastadoras dos impactos. O autor utiliza uma linguagem acessível e envolvente para narrar os fatos, combinando detalhes técnicos com relatos pessoais e entrevistas com sobreviventes e familiares das vítimas, oferecendo uma perspectiva ampla e emocionalmente envolvente dos eventos.

Sarah 15/03/2024

Chocante
Ler esse livro foi um misto de sentimentos, raiva pelo erro humano que levou a morte de muitos, angústia por ler o que o pessoal passou, felicidade pelas que saíram com vida.

Comprei esse livro pois um conhecido tinha indicado, mas demorei para ler pois tenho medo de voar, durante a leitura esse medo intensificou, porém se até as pessoas que sofreram esses acidentes aéreos voltaram a voar, pq eu não voaria?

Em alguns momentos meus olhos encheram de lágrimas e a última história eu demorei para processar.

mariajailza 24/01/2024

Muito agoniante
Foi uma leitura angustiante mas muito prazerosa, adorei a escrita e já procurei mais livros do autor. Dá medo de viajar de avião novamente? Claro, mas é incrível se sentir dentro de um desastre desses. Recomendo se tiver estômago.

Paula 06/01/2024

Tive a recomendação desse livro ouvindo um podcast e tive o interesse em ler, achei bem interessante a maneira como o autor descreve os passageiros de cada voo, seus tripulantes e seus pilotos, senti como se conhecesse eles e estivesse lá quando tudo isso acontecia. Achei desnecessária algumas partes sobre os ferimentos de algumas pessoas, mas recomendo a leitura para quem goste de aviação. Não vou mentir que fiquei com um pouco de medo de andar de avião agora.

Quel Fagundes 24/12/2023

Surreal
A quantidade de informações que esse livro tem é surreal, detalhes e trâmites que muitas vezes nem lembramos que as coisas eram assim. Desastres aéreos, inimagináveis, ainda mais pelas causas.

Adriana854 18/10/2023

Caixa Preta
Eu sempre tive muito, mas muito mesmo de andar de avião. Sempre viajei, e ainda viajo, bastante, mas o danado do medo continua lá. Mas ao mesmo tempo, tenho um certo fascínio por histórias de acidentes aéreos. Considero Ivan Sant'anna mestre, gênio mesmo. O cara sabe tudo! Sem falar que tem o domínio total da narrativa.

TÍTULO: Caixa-Preta - O Relato de Três Desastres Aéreos Brasileiros

AUTOR: Ivan Santa'Anna

EDITORA: Arqueiro

SINOPSE: ONZE DE JULHO DE 1973. O Boeing 707 decola do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para um vôo de 14 horas rumo a Orly, na França. Entre os passageiros, a socialite Regina Lecléry, o senador Filinto Müller e o cantor Agostinho dos Santos. Esse voo, no entanto, jamais pousaria em Orly: a menos de um minuto do pouso, mergulha numa plantação de repolhos, tomado pelas chamas.
VINTE E NOVE DE SETEMBRO DE 1988. Mais uma ponte aérea Brasília-Belo Horizonte-Rio na vida do experiente piloto Murilo de Lima e Silva, que naquele dia comandava o VP-375. Para quem pilotara caças militares, o trecho tranqüilo permitia até mesmo que ele e o co-piloto recebessem um amigo no cockpit para um papo. O céu era de brigadeiro até que um dos passageiros, armado, ordena que o avião seja espatifado no Palácio do Planalto. O desejo do seqüestrador era claro: atingir o Presidente da República, José Sarney. Todos a bordo morreriam juntos.
TRÊS DE SETEMBRO DE 1989. Maracanã lotado para assistir ao Brasil X Chile, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 90. Longe dali, em algum ponto a princípio entre Marabá e Belém, Cezar Augusto Garcez comanda um vôo cego. Perdido em pleno ar, tenta se posicionar. No dia seguinte, a imprensa publicaria: "Avião desaparece na Amazônia".
Em Caixa-preta, Ivan Sant'Anna reconstitui a trágica história desses três vôos. Partindo de um amplo trabalho de pesquisa e uma série de entrevistas, faxes, e-mails, telefonemas, cartas, documentos e laudos, o autor reuniu informações inéditas sobre os episódios e traçou, com mestria de ficcionista, os instantes que antecederam os vôos, acompanhando os principais personagens, retratando os momentos de pânico em que cada um viu a própria vida em risco.

Iza 13/09/2023

Sobrevivência
Eu gosto muito de livros nesse gênero e esse assunto sempre me tocou muito. São 3 histórias intensas, que mexem com os nossos sentimentos. As vezes agonia, alívio, respeito, compaixão, empatia, medo, enfim... pra quem curte aeronáutica também é incrível. Eu aprendi muito.

lira? 05/03/2023

Surreal.
Que livro bom, finalizei adorando e se tornando um dos meus favoritos! a leitura pode ter se tornado um pouco chatinha, até porque existem muitos termos os quais eu não sei o que significa, e isso me fez ficar confusa as vezes ou até achar meio chato. mas, não colocaria aqui como um livro ruim ou daria uma estrela a menos por isso, até porque é um ótimo livro para pesquisa, trabalho, ou estudo! a forma que foi narrado é algo surreal, a forma que foi escrito as emoções me fizeram quase sentir na pele como as pessoas ficaram.

Iza 20/02/2023

Bom.................
Uma obra onde é apresentado ao leitor três desastres aéreos brasileiros o voo RG-820, VP-375 e RG- 254. Com uma escrita detalhada e focada em todos os envolvidos o autor transmite uma experiência quase vivida de como seria estar nesses voos, com seu desespero e medo pela vida.

Loko 29/04/2022

Mágico
Esse livro me tirou o sono. Achei assustador a forma como pequenos detalhes (cono uma vírgula) levaram à desgraças impressionantes.
O caso do Voo VARIG 357 deixa qualquer um de queixo caído (senti até uma dose de humor na narração). Enfim, recomendo!

lorenayy_ 15/04/2022

O autor traz de forma muito interessante a descrição do acidente, a história de vida das vítimas e todos os pontos de vista da história. Me emocionei em diversas páginas, inclusive lendo dentro do avião.

Dessa 07/02/2022

À saber
Uma leitura curiosa e humana envolvendo tragédias, pra quem é da aviação é interessantíssimo. Ivan relata com bastante riqueza os acontecimentos.

Gizele 31/12/2021

Que livro, meus amigos.
Eu me senti no cockpit e na cabine de passageiros de cada um dos relatos. A tensão que o relato passa eh surreal. O trabalho de pesquisa eh impressionante. Fiquei muito emocionada.

Na historia do voo sequestrado, quando o autor, que escreveu o livro em 2000, fala que nenhum piloto jamais jogaria um avião num prédio, não pude deixar de pensar no 11 de setembro, ocorrido no ano seguinte.

Finalizo 2021 com essa obra fantastica.

Priscila Bennati Santana 10/11/2021

Um avião em chamas pousa em um campo de repolhos, a apenas alguns minutos do aeroporto de Orly, na França; um piloto ameaçado por um sequestrador armado realiza manobras impossíveis em um avião comercial para evitar um "11 de setembro" à brasileira; um avião se perde na noite em cima da floresta amazônica, a mais de 1.000 km de seu destino final, sem nenhuma indicação de onde estava, apesar de ter se mantido o tempo todo em contato com a torre de comando e com outras aeronaves. Ivan Sant'Anna narra 3 dos mais famosos acidentes aeronáuticos brasileiros: o voo Varig 820, que seguia em direção à Londres, com escala em Orgy, e teve que realizar um pouso forçado, praticamente às cegas, devido a um incêncio causado por uma bituca de cigarro no banheiro do avião; o sequestro do voo VASP 375 que seguia de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, quando Raimundo Nonato, de arma em punho, sequestro o avião e matou o copiloto Salvador Evangelista, exigindo que o piloto Murilo levasse o avião para Brasília e o jogasse no Palácio do Planalto; e o pouso de emergência no meio da floresta amazônica, após um erro impensável na rota, ter guiado o avião para o lado completamente oposto de seu destino, ao invés de completar sua rota Marabá-Belém, os pilotos levaram o avião para a região do Xingu e rodaram às cegas até o combustível acabar. Com uma maestria excepcional, Ivan nos transporta a cada uma das aeronaves, nos guiando segundo a segundo pela tensão que se espalha aos poucos pela tripulação e passageiros até chegar em um clímax insuportável. Conhecemos um pouco de cada um dos personagens da história. Nos envolvemos com os verdadeiros heróis que cada uma das narrativas trazem, pessoas altruístas ultrapassando seus próprios medos e dores para ajudar seus companheiros, as vítimas que tinham tanto para contribuir, para viver. Tantos planos interrompidos, tantos rumos inesperados a serem tomados. Um livro muito emocionante, magistralmente narrado e pesquisado com afinco. Uma leitura da qual não se sai da mesma maneira que começou!

Wagner 15/09/2021

Pedimos a todos que mantenham a calma e, tenham um bom final
Já pensou ouvir essas palavras do comandante do seu vôo? O livro relata de forma muito emocionante três acidentes aéreos nacionais. O autor escolheu três casos em que houve sobreviventes para que as versões pudessem ser checadas e comprovadas. Impossível largar antes da conclusão de cada caso. Um breve relato sobre a vida de passageiros e tripulantes causa forte empatia e faz com que torçamos muito por eles.

1 | 2 | 3 | 4