As Ferramentas Intelectuais dos Gênios

As Ferramentas Intelectuais dos Gênios I. C. Robledo

Resenhas - As Ferramentas Intelectuais dos Gênios

13marcioricardo 22/02/2023

Curto e conciso.
Livro bem pequeno com quarenta dicas para quem quer saber sobre os padrões que levaram alguns dos maiores gênios da humanidade a mudar o mundo. Para quem já leu vários livros de desenvolvimento pessoal, não acrescenta nada. O autor podia desenvolver mais.

Iancaha 14/04/2022

Grande pequeno livro
O livro apensar de ser pequeno contém um conteúdo muito forte, o que é de se surpreender já que a sua linguagem não é complicada ou em entonação de auto-ajuda.
É um livro que eu não esperava nada mais, no final, ganhei alguma coisa.
Uma leitura ótima, fácil e rápida.

Astrid8 25/09/2022

Livro simples e bom
Eu não dava nada por esse livro e li mais por tédio, mas ele apresenta conselhos que são bons na prática.

C. Robledo estudou a vida dos maiores gênios da humanida e nota padrões/hábitos que os grandes pensadores tinham em comum e reúne eles nesse pequeno livro.

Fábio Perrucci 28/05/2020

Rápida e excelente leitura
O livro "As ferramentas intelectuais dos gênios, 40 princípios que o tornarão mais inteligente e o ensinarão a pensar como um gênio" é bastante enxuto, porém, em suas 36 páginas traz um conhecimento rico sobre os padrões de pensar e agir dos grandes mestres. Recomendo!
Tata 30/06/2021minha estante
E acbei de baixar o app

Tata 30/06/2021minha estante
Eu tenho que espera as pessoas lerem pra eu depois ler???

Liny Arguilera 01/07/2021

As Ferramentas Intelectuais dos Gênios
O livro é muito bom, com poucas páginas, mas repleto de conhecimentos incríveis, são coisas que podem ser levadas para uma vida toda, e aplicar em várias áreas da coisa mais incrível do mundo: a própria vida.
Tudo é importante, são princípios que parecem básicos, mas são desafiadores, além de conhecer envolve ação, colocar aquilo que aprendemos em prática, então é um livro que parece desafiar seus pensamentos, e lhe faz enchegar uma luz para querer aprender cada vez mais.

elle carmo 01/07/2021

mini mina
o primeiro comentário que fiz acerca desse livro foi "geralmente eu tenho preguiça de livros assim, mas acredito que em todo lugar tem algo a se aprender, então vamos lá", ainda bem que fui além do pré conceito que tenho acerca desse tipo de temática, de que são um monte de dicas estilo coaching.

robledo é respeitoso, não impõe seus aprendizados como regras, nem trata o ser humano como uma máquina que precisa chegar no seu mais alto nível de produtividade. o conteúdo é bem simples e prático. é uma mini mina de ouro. recomendo.

eis as palavras do próprio autor:

"é claro que nem todas as circunstâncias são semelhantes. um princípio que funciona bem em um caso pode não funcionar tão bem em outro. você deve ser sábio ao avaliar quais os princípios seriam mais úteis em sua vida agora. os melhores princípios são aqueles que você pode aplicar e tirar proveito. são aqueles que iluminarão um caminho melhor, e lhe trarão grandes recompensas. os próprios princípios são, naturalmente, inúteis, a menos que você os aplique."

Juliaa13 01/09/2021

Necessário
Eu gostei bastante desse livro, me fez refletir vários assuntos importantes e precisos para se tornar um "gênio".
Recomendo muito!! Leitura rápida e valiosa, apenas leia!

TalesVR 10/02/2021

Autoajuda semi-útil
Esse não é meu tipo preferido de livro, aliás nem lembro da última vez que li autoajuda, porém aleatoriamente esse título apareceu em uma lista que estou seguindo e resolvi dar uma chance. Alguns princípios são interessantíssimos e outros nem tanto, para fins de fixação vou listar alguns que julguei úteis:

1. Identifique como você aprende melhor: atualmente a internet permite uma série de formatos de estudo, identifique qual você se identifica mais. Livros, podcasts, vídeos no YouTube, seja o que for, existe uma ou mais formas que você se adapta melhor pra estudar, use-as.

2. Se permita ampliar seu campo de conhecimento: aqui eu concordo bastante com o autor, vivemos em uma era de super especialização que faz com que achemos até mesmo um absurdo o conhecimento de mais de uma área, vide o conflito entre Humanas e Exatas. Absolutamente nada impede que você leia ou tenha conhecimentos sobre diversas áreas, mesmo que aparentemente distintas.

3. Foco: o autor faz um convite para que você foque no que está fazendo como se tudo fosse importante. Leia cada livro com o respeito que ele merece a partir das informações nele contidas. O conhecimento é uma experiência única que merece ser desfrutada, o que remonta à Filosofia de Aristóteles e de Einstein.

4. Exceção do foco: nem tudo merece uma observação profunda, podendo ser descartada ou suavizada. Como diria Freud nessa situação: ''às vezes um charuto é apenas um charuto''. O mundo é cheio de questões complexas, não transforme coisas banais em algo que elas não são.

5. Partilhe: o último princípio é uma máxima universal que você vai encontrar em quase todas as tradições religiosas e filosóficas: o exercício do crescimento pessoal está ligado ao quanto você partilha e faz uso do seu conhecimento. Ajude quem quer ser ajudado a crescer junto de você.

Por fim, é um livro super curto que não fará mal a ninguém e não tomará nem 30 minutos do seu dia, é um coach anti-coach já que ele fala até pra tomar cuidado com quem você escuta, o que concordo demais também.

Kel59 30/03/2022

Interessante
Um compilado de informação interessantes! Algumas bem interessante, outras, nem tanto. Mas é uma leitura interessante para passar o tempo.

Nicole886 28/12/2020

Reflexivo
É um livro no mínimo reflexivo, apresenta ideias que precisam ser colocadas em prática pelo leitor, alguns princípios abordados são bem intuitivos, o autor sugere que devemos procurar conhecimos profundos ao invés de conceitos gerais, no entanto creio que alguns princípios expostos por ele são bem genéricos com ideias, como, "não desista, vença os obstáculos".
Além disso, alguns princípios podem se resumir numa mesma ideia, isto é, alguns deles forem repetitivos na minha visão.
Apesar das críticas construtivas pretendo por algumas ideias em prática e espero que isso possa me proporcionar uma outra perspectiva.

RCDV 13/06/2021

Interessante e útil
O autor reúne uma série de práticas e hábitos dos grandes gênios para auxiliar a modelar seus comportamentos mais promissores.

meireles 21/08/2022

Livro curto, conteúdo forte.
A leitura pela leitura não basta. O conteúdo deste livro deve ser digerido, internalizado e sua orientações seguidas. Da pra sentir o intenso desejo do autor de abençoar os leitores.

Lisboa 20/11/2021

Tô inspirada
O livro trás conceitos básicos que te ajudarão a perceber melhor o mundo ao seu redor e sua mente.

O mais importante que tirei desse livro foi que os gênios pensam, tentam, falham, pensam e tentam de novo. Eles não desistem, portanto não posso desistir. Em algum momento as coisas se ajeitam e tomam seu rumo.

Thiago Sousa 25/02/2022

Não recomendo.
Livro com linguagem bem informal. De verdade, não leiam!! São princípios seguidos de princípios sem nenhuma ideia de como aplica-las no dia-a-dia.

Rafael1905 22/01/2022

Sinceridade
O livro não cumpre o que promete. Ele apresenta princípios um atrás do outro completamente desconexos um do outro, e são mais noções do que práticas de fato, se você quer aprender a estudar melhor e a ficar mais inteligente saiba que existem livros muito melhores do que esse. É uma leitura que ao meu ver não agrega muito.