Firsts

Firsts Laurie Elizabeth Flynn

Resenhas - Firsts

Ivy (De repente, no último livro) 19/08/2016

Um livro "diferente" de tudo o que já li em romance juvenil
Firsts é uma novela que gerou sentimentos contraditórios em mim. Confesso que começo esta resenha sem saber exatamente o que deveria escrever. Os sentimentos são tão mistos que não sei se conseguirei expressar em palavras o efeito que esta novela teve em mim.

Aqui somos apresentados a Mercedes, uma protagonista muito diferente à tudo o que eu já havia lido. Mercedes é uma garota da secundária, que por traz da sua fachada séria, calada e discreta, oculta um segredo que apenas ela e alguns garotos do instituto realmente conhecem: Mercedes se dedica a ajudar garotos virgens. Ela se oferece para ser a primeira vez destes garotos, ensinando à eles todos os truques necessários para que os mesmos possam depois oferecer à suas respectivas namoradas uma primeira vez mais satisfatória à elas.
Absurdo? Incomum? Surreal?

É, pela minha cabeça também passou tudo isso enquanto lia esse livro. A verdade é que com essa temática diferente e até ousada, a leitura acaba nos deixando mais curiosos à cada capítulo.

O comportamento de Mercedes é uma verdadeira incógnita para o leitor por grande parte do livro. Sabemos desde o princípio que ela sofreu um grande trauma e a garota apenas se justifica dizendo que deseja que outras garotas possam ter uma primeira vez melhor do que a dela, razão pela qual ela acha justo e válido ser a "professora" dos meninos em sua primeira vez.

Eu não esperava que esse livro fosse me prender. À princípio, a história toda é tão surreal que por muitos momentos pensei em deixar o livro, pois eu não conseguia entender a protagonista, me resultava impossível simpatizar com ela, e a narrativa em primeira pessoa deixava tudo mais difícil já que as justificativas de Mercedes me pareciam difíceis de tragar. Por muitos momentos, seu comportamento me tirava do sério e a falta de noção da jovem mesclada até mesmo com uma certa frieza e arrogância me deixavam curiosa para saber como a autora finalizaria essa história de uma maneira que ao menos em parte justificasse o comportamento de Mercedes.

Devo dizer que agora, após terminada a leitura e conhecer os motivos por trás de Mercedes, eu consigo entender quem era a personagem. Eu posso até entender em parte a razão de sua reação e até mesmo seu raciocínio.

Firsts não é um simples romance juvenil. É um livro sobre conflitos, sobre lares desfeitos, sobre fracassos e traumas, medos e segredos, abandono familiar, bullying e rejeição.

Mercedes é uma protagonista que consegue despertar no leitor os mais diversos sentimentos: asco, repulsa, raiva, lástima, carinho, respeito e compaixão. É uma personagem humana, com dores muito presentes, que esconde seus medos em seu comportamento liberal, que oculta seus segredos nas páginas de seu diário, dividindo com páginas de papel suas experiências mais profundas.

Além de Mercedes, conheceremos outros personagens que conseguem igualmente despertar no leitor questionamentos e sentimentos. Meus preferidos foram Zach e Faye, os amigos de Mercedes, e também sua mãe, Kim, que apesar de ser uma mãe ausente, é um personagem interessante ao representar quão confuso pode ser fazer o que é certo quando não temos a exata noção de como realmente agir.

Algo que gostei muito é que, apesar de o sexo ser um tema bastante presente na novela de Laurie Flynn Elizabeth, a autora escolheu deixar de fora as cenas eróticas. Firsts é um livro leve, que pode ser lido por todas as idades já que sua história não traz cenas de conteúdo adulto.

Resumindo, Firsts é um livro que recomendo ler sem preconceitos e sem julgar, sem se prender à nenhum dos padrões comuns de comportamento.
É um livro que nos faz refletir ao apresentar-nos uma protagonista "diferente", que comete erros e se comporta de uma maneira que, aos nossos olhos, talvez não seja exatamente a mais correta.
Com um final doce e coerente, o livro consegue não apenas prender o leitor, mas fazê-lo refletir sobre atitudes, escolhas e consequências.

site: http://aliceandthebooks.blogspot.com.br/2016/08/review-90-firsts.html

Grumpy Readers 24/05/2016

História ousada e divertida
Primeiramente, eu tenho que agradecer ao Netgalley e à St. Martin por me fornecer a ARC, em uma base de leitura-para-avaliação. Adoro esse serviço e qualquer outro que signifique livro grátis para mim, rs.

Este livro narra a história de Mercedes, quem vive em uma família disfuncional. Seu pai saiu de casa quando ela era mais jovem – e depois de nomeá-la segundo um carro –, sua mãe nunca está realmente casa, exceto para pressionar por dietas pouco saudáveis ​​e dar conselhos, não muito adequados à idade, e a pessoa que ela costumava amar a usou, enganando-a para dormir com ele. Quando ela tinha treze anos.

Com esse histórico, ela decide ajudar outras meninas a terem uma melhor primeira experiência sexual, ensinando seus namorados virgens como tratar uma certa garota.

Para a resenha completa, visitem nossa página!

site: http://grumpyreaders.blogspot.com/2015/10/resenha-firsts-laurie-elizabeth-flynn.html