The Impostor Queen

The Impostor Queen Sarah Fine

Resenhas - The Impostor Queen

neo 02/04/2016

Outro livro que me decepcionou um tanto.

Veja só, a ideia é muito interessante: um reino onde a magia é dividida em magia do fogo e magia do gelo, onde somente a rainha, a Valtia, pode controlar os dois, sendo a mais poderosa de todos. A magia da Valtia, porém, sempre acaba matando-a jovem e escapando para a próxima rainha, a Saadela, que só se torna Valtia quando a antiga morre. A protagonista da história, Elli, é uma Saadela, e logo no início da história sua Valtia morre mas os poderes dela nunca chegam em Elli, o que faz com que ela seja considerada uma fraude.

Elli foi a única coisa boa desse livro, basicamente. Ela é uma protagonista muito boa. Mimada desde que foi descoberta como a nova Saadela, Elli sempre teve uma vida privilegiada, tendo gente pra fazer tudo pra ela o tempo todo. Mas quando ela é obrigada a fugir, ela começa a ter que fazer as coisas por ela mesma, e o amadurecimento dela foi muito bem feito. Foi de longe a melhor parte do livro.

Os outros personagens, porém, são super unidimensionais. Até mesmo Mim, seu primeiro pseudo-par romântico (yeep, Elli é bissexual) e Oskar, o segundo par romântico, não passam de tropes. O relacionamento entre Oskar e Elli em especial é super chato, sendo mais contado do que mostrado.

O personagem que mais me irritou, porém, foi o Sig, o poderoso dominador do fogo (Oskar é um dominador do gelo). Ele é basicamente uma caricatura que a autora usou para mostrar o quão legal o Oskar é. Veja bem, Sig odeia os Elders do templo da Valtia e da Saadela, porque eles meio que obrigam todas as pessoas que produzem magia a viver lá com eles, coisa que ele não quer (ele já fugiu de lá). Sig quer que eles sejam depostos, que o templo seja destruído, enquanto Oskar é todo o cara da paz. Foi uma ideia que poderia ter dado certo, claro, mas do jeito que foi feita não me convenceu nem um pouco. A narrativa já estava condenando Sig antes mesmo de ele aparecer, o que tirou muito da tensão da história.

O meio de The Impostor Queen sofre do mesmo mal de Truthwitch. Nada além do ordinário acontece, e é bem chato. O plot é bem, simplista. Não há nada de novo ou de inesperado.

Enfim, The Impostor Queen é uma história que tinha muita chance de dar certo, mas que acaba sendo morna e um tanto sem graça. 3.0 estrelas.

site: http://chimeriane.tumblr.com