The Way I Used to Be

The Way I Used to Be Amber Smith

Resenhas - The Way I Used to Be

Ana 18/10/2022

Caramba, esse livro me destruiu
"Eu era apenas uma criança"
Jesus, eden merecia muito melhor, o fato q ela morreu naquela noite é tão doloroso.

Foi tão doloroso ver como ela tava basicamente vazia, ela tava tão perdida, ela tava apenas morta, ver ela dormindo cm tds os caras apenas p "esquecer", como ela ficou viciada em cigarro, festas e bebida, como ela sempre queria ta no controle, pq "ele" tirou a escolha dela nquele noite. O pior é q ela passou 3 anos se matando e ninguem realmente se importou.

Eu fiquei triste pq ela e o josh ñ terminarem juntos, Embora isso foi o melhor p ela, ela precisva de um amigo, e ñ um namorado.

Eu odeio a familia dela, eu odeio a "Mae" dela por ter se importando, por ñ ter deixado ela falar, por ñ ter olhando direito p ela naquela manhã, eu odeio o "pai" dela por ñ ter se importanto mss, e eu odeio o irmão dela por ñ ter deixado ela falar, por ter se afastado qnd mss ela precisou. Eu odeio tds eles por ñ ter protegido ela. Eles apenas ñ se importaram. Ele viram ela cada vez mss destruida e ñ fizeram nd p ajuda ela.

Eu odeio tanto mss tanto "ele" por ter apagado o brilho dela, pq ela confiava nele, ela amava ele e ele apenas a quebrou, odeio ele por ter tirado a inocencia dela, por ele ter apagado aquele lado sonhador dela, odeio ele por ter tirando tanto uma escolha dela quando a felicidade dela.

Hum, umas das triste desse livro é q tem milhares de garotas na mesma situação da eden, é tão triste
clara 19/10/2022minha estante
poxa, mana, podia ter colocado aviso de spoiler ne

Ana 19/10/2022minha estante
Mss eu ñ comentei nenhum spoiler ?

Anna 29/12/2022minha estante
coloca aviso de spoiler p

yelenalover 10/12/2023

The way I used to be
"The way I used to be" é uma intensa narrativa sobre como o trauma afeta e modifica a vida de uma pessoa. A história gira em torno de Eden, que foi estuprada aos 14 anos pelo melhor amigo do irmão e, a partir disso, precisa lidar com o ensino médio pela frente e as consequências psicológicas da agressão que sofreu.

Obs: essa resenha tem alguns spoilers.

Foi difícil ler esse livro. Eu pensei várias vezes em desistir quando estava nas primeiras páginas, mas, ao mesmo tempo, a história me prendeu de uma maneira que foi impossível largar. Não consegui ler de uma vez só, então foram três dias quase torturantes, pois cada página quebrava meu coração de uma maneira diferente.

Não é uma leitura agradável ou fácil. A narrativa é construída por meio de um diálogo interno da protagonista e, justamente por isso, é uma leitura tão cansativa. Eden fica com a mente bagunçada após o trauma, muitos de seus pensamentos e vontades não condizem com suas ações, e isso se torna um pouco inquietante para quem está observando esses diferentes lados de uma única personagem. Mas definitivamente não haveria uma maneira melhor de narrar essa história. A confusão, a mágoa, a frustração, tudo isso mostrado na perspectiva da própria Eden foi o que deixou o livro tão profundo e tocante.

Eu não consegui ficar com raiva de absolutamente nada do que a Eden fez. Ela errou? Sim. Ela foi uma pessoa horrível em vários momentos? Sim, e eu não justifico nenhuma de suas ações. Mas eu simplesmente não consegui ficar com raiva dela ao longo da leitura. Antes de ler, vi várias resenhas (não apenas no Skoob) para ter uma noção do que me esperava, e muitas pessoas falavam como se Eden fizesse coisas imperdoáveis e repulsivas. Bom, para mim, ela fez coisas que até mesmo uma adolescente que não carrega um trauma tão grande faria. Não que isso amenize suas ações, mas eu apenas não quis colocar uma garota de 14-17 anos em uma cruz por reagir a um trauma à sua própria maneira e por SER uma adolescente que não está bem.

Assim como eu busquei entender as atitudes da Eden, eu também busquei entender as pessoas ao redor dela, mas foi IMPOSSÍVEL fazer isso com sua família e, principalmente, seu irmão. Na verdade, Caelin foi o único personagem (além de Kevin, obviamente) que me deixou com genuína raiva na história inteira. Como uma pessoa que, a princípio, foi descrita pela Eden como a única que poderia ficar do lado dela em qualquer situação, foi a que menos demonstrou suporte à ela e exerceu seu papel de irmão durante o livro inteiro? Mesmo que ele não soubesse do que aconteceu, ele viu os sinais na Eden e, ao invés de sentar e perguntar para ela o que havia de errado, ele se tornou uma pessoa que constantemente repreendia ela por NÃO ESTAR BEM. Os pais de Eden não são muito diferentes disso. Eles são os típicos "bons pais" que, na verdade, não estão fazendo nada para efetivamente cuidar e proteger sua filha. Ela mesma explica no livro como eles foram, de certa forma, os culpados pelo incidente.

Os amigos de Eden são os únicos, além dela, que eu consegui simpatizar, especialmente Mara. Eles pisaram na bola com a Eden ao longo da história? Sim, mas eu também não consegui esperar reações e responsabilidades afetivas tão grandes de pessoas que acabaram de entrar na adolescência. Assim como a Eden, a maioria deles estava passando por uma "fase rebelde", então é natural que eles achassem que as ações dela ? beber, fumar, se drogar, etc ? fossem coisas normais, coisas que eles próprios faziam. Acho que minha única frustração foi eles não terem sequer pensado que talvez, só talvez, o exagero em suas ações não fosse pura rebeldia. Me deixou triste que Eden e Mara tenham se afastado, acho que foi uma das coisas que mais me partiu o coração no livro. Ao meu ver, Mara deveria ter tido um papel mais importante como suporte da Eden ao invés de Josh.

E aqui vai uma coisa um pouco polêmica: eu não gostei da maneira como Josh foi inserido na história. Ele apareceu no começo, se envolveu rapidamente com a Eden ? eles se conheceram, conversaram, fizeram sexo algumas vezes, ele disse que a amava, eles brigaram... ? e depois, puff, sumiu até às ÚLTIMAS PÁGINAS do livro. Honestamente, eu não gostei nem um pouco que ele foi a pessoa que ela buscou para contar o que aconteceu. Ela não falava com o Josh há 2 anos e, de repente, ele é o único no mundo a quem ela poderia confiar? Foi uma coisa super estranha, como se a autora tivesse jogado ele ali porque fez o favor de afastar todas as boas relações que a Eden tinha, então pegou uma paixão de 2 anos atrás que magoou ambos profundamente porque era a única opção. Para mim, isso é quase a tentativa de criar um contexto "garota se apaixona, tudo fica bem".

Eu gostei que ela não ficou com o Josh no final. Acho que foi a primeira atitude madura que a Eden tomou no livro inteiro: reconhecer que eles não estão prontos para ficar juntos, que ELA não está pronta para algo do tipo naquele momento. Eu fiquei muito, muito aliviada com isso.

Sobre a construção da narrativa em geral, minha crítica vai para a quantidade de eventos desnecessários em comparação com eventos que deveriam ter sido mais elaborados. Por exemplo, eu compreendi perfeitamente o motivo de Eden ter passado a chamar os pais pelo primeiro nome ao invés de "pai" e "mãe", mas isso não foi explicado por ela, é algo que fica subtendido e eu acho que poderia ter recebido um espaço na história para ser desenvolvido. O final também deveria ter sido mais trabalho, ele ficou bastante "rushado", principalmente com a repentina volta do Josh naquele momento.

Mesmo com esses detalhes que me desagradaram um pouco, eu amei a história, ela merece 5 estrelas. Eu AMEI o final, achei que foi super condizente com a narrativa e um verdadeiro final feliz, e olha que eu não sou nem um pouco fã de finais abertos. Na verdade, não achei que esse foi exatamente um final aberto, e sim um final que te da espaço para acreditar e ter esperança de que as coisas melhoram para Eden a partir dali.

?He says, dead serious, as if getting taken advantage of would be the worst thing that could happen, as if that wasn't something that happens to girls on a daily basis.? The way I used to be não é um livro que representa apenas garotas que sofreram com o estupro, ele representa garotas que sofreram qualquer tipo de abuso em suas vidas, que sofreram negligência, que apenas precisavam de uma pessoa para reconhecer os sinais e perguntar se elas estavam bem. Pude me relacionar com várias coisas que Eden disse ao longo do livro, e a história dela é muito mais do que o drama de uma adolescente traumatizada, é a vivência de milhares de garotas reais que precisam ser escutadas.
Anaaaa6 22/12/2023minha estante
Sobre o Josh eu senti que ela contou para ele por não ser uma pessoa que de fato estava na vida dela quando tudo aconteceu? como se ela não quisesse decepcionar a família dela

yelenalover 04/01/2024minha estante
faz sentido pensando por esse lado, eu só acho que a reaproximação deles deveria ter sido um pouco mais lenta, sabe?

nic 18/01/2024

Com certeza um misto de emoções
É uma leitura difícil, apesar de ser um dos melhores livros que já li.

Como mulher, é dolorido ler um livro que permite tanta identificação com os sentimentos da personagem principal, e ainda retrata um dos maiores medos de todas nós.
Pra quem for ler, recomendo ver a lista de gatilhos antes, já que o livro além de falar sobre abuso também insere elementos (mecanismos de escape eu diria) que vem em consequência disso.

O livro é dividido em quatro partes, que vai desde o dia em que o abuso acontece até o terceiro ano do ensino médio, totalizando 3 anos de total silêncio da parte dela.
Em quase todos os momentos da leitura, meus nervos estavam tão à flor da pele quanto os dela, o que é um grande ponto pra autora que soube escrever de uma forma muito certeira os sentimentos de tristeza, medo, solidão e a dor de uma pessoa que precisa se redescobrir. É desesperador.

Vi muitas reviews negativas e consigo entender porque muita gente não gostou, mas acredito, particularmente, que abuso sexual seja um tópico no qual não se coloca critério em como a pessoa segue com a vida, é individual. Só uma pessoa que passou por isso pode dizer o que a ajudou a sobreviver, por mais duvidosas que as atitudes possam parecer para quem olha de outra perspectiva.

Além disso, é necessário uma quantidade grande de empatia, e acredito de verdade que isso seja bem equilibrado durante o livro, independente de quantas vezes o processo de cura da Eden pareça retroceder ou não. No fim das contas, até as piores atitudes dela se mostram uma busca desesperada de entender o que aquilo fez com ela e quem ela se tornou quando acabou, de tentar seguir em frente, de buscar normalidade e de lidar com a dor sozinha e em silêncio.

Meu único ponto negativo foi o final, que achei corrido e apressado, e tinham pontos importantes ali a serem abordados como a família dela, o irmão, e principalmente os amigos, que na minha opinião são as brigas mais pesadas. Ainda assim, não é um ponto negativo o suficiente pra diminuir minha nota, já que o livro tem uma sequência.
steven. 18/01/2024minha estante
leu em português?

nic 18/01/2024minha estante
não, em inglês mesmo
mas parece que já tem tradução

Vitorianddrade 11/03/2023

Esperava mais!
Vou começar falando que o livro tem um inglês básico então é um bom livro para quem quer começar a ler em inglês.

Eu gostei muito do livro até a metade, mas da metade para o final eu senti que a autora estava se prolongando muito na história e poderia ter finalizado o livro com umas 100 páginas a menos. Apesar de eu ter sentido empatia pela Éden, eu não consegui sentir uma conexão com ela e na verdade fiquei irritada com várias atitudes que ela teve no decorrer do livro. Então estou decepcionada com a leitura porque eu realmente esperava mais.
golds0 13/03/2023minha estante
amgg, você leu em inglês mesmo?

Vitorianddrade 18/03/2023minha estante
Li simm, o inglês é bem tranquilo.

madrugueilendo 09/08/2021

uma perspectiva de uma realidade dolorosa
Acho que em quesito avaliação, esse é definitivamente um dos livros que eu mais senti dificuldade na hora de avaliar. Foi uma montanha russa MUITO dolorosa, mas que ainda assim me acrescentou muito.

O livro é dividido em 4 partes - cada uma contando sobre um dos anos do ensino médio - narrados pelo ponto de vista de uma vítima de violência sexual.

Acompanhamos desde o momento que Eden foi abusada sexualmente, aos 14 anos, até o último ano do ensino médio, com quase 18, e como 5 minutos dos últimos 4 anos mudam a própria Eden.
É muito difícil acompanhar tal mudança, porque são coisas que quem lê, nunca realmente vai entender, afinal, foi uma situação exclusiva da protagonista, como qualquer outra vitima de abuso, mas foi MUITO dolorido acompanhar a Eden e ver o tanto de vergonha e temor que a mesma carregava dentro de si.

Nesses momentos eu mesma a julgava, e acho que qualquer pessoa que leia o livro vai julgar suas ações. Não são legais, não são boas escolhas, e ela sabe disso.

Não é um livro perfeito. Como eu disse, foi uma montanha russa gigante, partes onde eu chorava junto com a protagonista, com o próprio coração também ferido, e outras que eu não conseguia sentir nada além de raiva pelas próprias atitudes tomadas. Mas a partir disso, muita empatia também.

?All these maybes swimming around my head make me think that ?maybe? could just be another word for hope.?

Não é um livro para todo mundo, mas me tocou de uma forma absurda.

Acreditem nas mulheres.
Sofi 10/03/2022minha estante
O livro é fácil para ler em inglês??

Allyy0 30/09/2023minha estante
Mds ele namorava e ainda ficou com a éden? Senhor

liliquinha 28/01/2022

Sem palavras...
TW: Abuso sexual, uso de substâncias tóxicas e estupro explícito.

Eu não sei como começar a falar sobre esse livro. Na verdade, não achei que era possível alguém chorar tanto lendo como eu chorei. Por diversas vezes pausei, respirei fundo e implorei pra autora mudar o final, mas então eu entendi que foi tão necessário quando poderia ser.

O livro mostra do começo ao fim como a vítima de um estupro tem sua vida destruída. De uma garota alegre, gentil e doce, ela vai para uma garota fria, distante e com muito ódio. Diversas vezes a autora ressalta a vontade de Eden em derrubar sangue, porque ela estava machucada e com ódio do mundo. A trajetória dela com a família é acima de tudo dolorida. Quando seu irmão implora para ajudá-la e tudo que ela quer é morrer. Essa foi com certeza uma das cenas mais fortes do livro.

Joshua Miller é de longe o personagem masculino mais incrível já escrito. Ele foge de todo o padrão de badboy dos sonhos. Ele é um garoto gentil, bondoso e amoroso que se apaixonou perdidamente pela Eden. Ele foi o única a salvá-la, mesmo sem saber.

Confesso que algumas vezes xinguei a autora lell final separado que eles tiveram, mas foi necessário. Eden precisava se curar sozinha. E Josh precisava ter seu final feliz. Talvez se ele tivesse descoberto do estupro antes, às coisas teriam sido diferentes...Eu chorei tanto quando ela ligou pra ele pra dizer que o amava e ele voltou correndo por ela, mesmo após anos. Eles são o tipo de amor que faz você acreditar realmente no amor.

Se tornou meu livro favorito e meu casal favorito também, mas quero ressaltar que é um livro extremamente sensível. Te desperta MUITOS gatilhos e mesmo que sejam abordados da forma correta, ainda assim são tristes e perturbadores.
Sofi 10/03/2022minha estante
Vc leu em inglês? Se sim vc achou fácil a leitura??

Beatriz 28/06/2023minha estante
Este ano vai lançar a continuação, o livro vai se chamar ?The Way I Am Now?, e vai contar o que aconteceu depois.

Rebsoliver 21/02/2023

It?s a fucking crime scene.
Descobrir este livro através de uma recomendação entusiástica do BookTok me faz refletir sobre a importância de comunicar as obras de forma mais precisa. O título que prometia ser o "melhor livro já lido" divergiu bastante das minhas expectativas, o que impactou a minha experiência literária, já que a autora abordou a temática de maneira distinta.

Em vez de reiterar a sinopse, direciono-me à análise literária. A protagonista Éden é um poço de dor e agonia, cujas páginas transbordam sofrimento, tornando a leitura notavelmente densa. Toda a trajetória do livro, eu aguardava o momento em que ela enfrentaria diretamente sua dor, ansiando pelo mergulho profundo na sua experiência. A complexidade da sua jornada não me permite julgar suas escolhas; a individualidade das formas de lidar com adversidades se evidencia.

Embora em diversos momentos eu tenha sentido raiva da personagem, especialmente diante de suas decisões questionáveis, compreendi que cada indivíduo enfrenta o sofrimento de maneira única. Senti-me desconectado dela em algumas situações, desejando que reagisse de outra forma, mas isso serviu para reforçar a mensagem de que cada abordagem é singular e subjetiva. Éden, uma jovem desamparada, carecia de uma rede de apoio.

A família e amigos dela causaram frustração em mim, pois não perceberam que ela estava perdida em si mesma. A ausência de aberturas para comunicação reflete como, muitas vezes, as pessoas sofrem em silêncio ao nosso redor, ocultando seus tormentos. Essa narrativa ressalta a verdade de que, em última instância, somos os únicos capazes de nos salvar.

Josh, um personagem notável, demonstrou preocupação e foi o único a perceber o desalento de Éden. No entanto, sua função não era resgatá-la. Embora desejasse um final diferente, recordo-me de que o livro não versa sobre ele, mas sim sobre a jornada de Éden.

Esta obra me proporcionou uma dor que transcende palavras. Obras assim nos instigam a compreender as situações difíceis que os outros enfrentam, mostrando que não nos cabe julgar, mas sim compreender, assim como em "É Assim que Acaba" e "Garota em Pedaços". Tais livros iluminam facetas do enfrentamento pessoal que podem nos ajudar a enxergar de maneira mais compassiva as lutas que todos nós enfrentamos na vida.
golds0 13/03/2023minha estante
amgg vc leu em inglês msm?

Bren 01/11/2021

Todo mundo precisa ler esse livro
Eu engoli esse livro! É simplesmente perfeito tem uma escrita super fluida e é tão lindo e triste ao mesmo tempo! Aborda coisa tão importantes e necessárias, todo mundo deveria ler

yumiarakawa 10/03/2024

The Way I Used To Be
Meu deus. essa leitura demorou muito, eu precisei de muito tempo para processar o que estava acontecendo. eu até achei que não iria chorar, mas chorei muito? para ser sincera acho que vou até acordar com olho inchado amanhã! mas, esse livro é incrível. com certeza vai entrar na lista daqueles livros que você automaticamente se lembra quando alguém te pergunta qual
foi um livro que te mudou. eu me identifiquei com a edy tantas vezes durante o livro, as vezes me via nela. o que aconteceu com ela nunca aconteceu comigo, mas entendo tudo o que ela sente. a autora tem uma escrita perfeita? mas, não recomendaria esse livro para todo mundo!! ele é um livro muito forte e não sei se todo mundo consegue ler, vou provavelmente recomendar ele para pouquíssimas pessoas. enfim, ele é um livro incrível que vale muito a pena ler!! com certeza me ensinou muitas coisas que queria ter aprendido antes