História da vida

História da vida Edmac Trigueiro

Resenhas - História da vida

Sara 10/11/2022

esse me deixou com o coração quentinho, a origem e a evolução da vida na terra é uma das coisas que mais me fascina e esse livro faz um apanhado muito bom de tudo sem precisar de muitas páginas, vou sempre querer ter ele em mãos pra reler e me lembrar do quão especial é a vida e o fato de existirmos

Amanda 17/09/2022

História da vida
Leitura simples e objetiva, cumpre a ideia proposta pelo autor. Achei bem resumido, aborda os principais pontos da evolução e mostra claramente como os estudos de Darwin e Mendel se completam. Bem didático!

Cdmm 29/05/2022

Educativo.
Um apanhado simples da sequência da vida na terra até o homem. É um resumo das nossas aulas de ciências, biologia, pré-história, etc com alguns poucos aprofundamentos. Muito interessante se ter em casa para os filhos lerem, já que é uma leitura rápida e fácil. Mesmo sem ilustrações, qualquer um pode ler e procurar imagens no Google. Gostei.

Leandro506 19/05/2022

Segundo livro da trilogia
Sucinto, de forma clara e objetiva, o autor apresenta uma viagem ao longo dos fatos científicos e bem esclarecedor.

FabioMartineli 14/01/2022

Acessível e cativante
Assim como seu livro anterior (História do Universo) a clareza de linguagem cativa o leitor a prosseguir na leitura.

Há uma contextualização histórica precisa e sucinta, explicação a fundo do conteúdo com linguagem acessível, deixando uma ponta para seu próximo livro (História do homen).

Leitura possui um fio condutor do primeiro ser vivo, até a expansão doa hominídeos pelo mundo.

Cheio se exemplos e citações de especialistas na área.

Luiz.Ricardo 22/12/2021

Livro-aula
Conteúdo riquíssimo sobre a origem da vida na terra, sua evolução impulsionada pela seleção natural até chegar a nossa espécie. Adorei o capítulo dedicado ao Darwin.

Uma verdadeira aula de biologia evolutiva básica. Mas não uma aula chata, e sim daquelas que fluem e você nem vê o tempo passar.

Me fez lembrar de minhas aulas de evolução na graduação.

Recomendo aos entusiastas da ciência.

Taísa 22/07/2021

É um livro bem conciso, mas considero seu conteúdo muito bom. Não sou expert em biologia e teoria da evolução (e esse é exatamente o público alvo do livro visto sua breviade), mas pelas referências me parece uma leitura confiável acerca do tema. Recomendo muito a quem tenha interesse em conhecer sobre as origens da vida.

Jacques.Bourlegat 17/03/2021

História da Vida
Nesse livro, Edmac Trigueiro nos apresenta ao LUCA. Quem esse ou o quê é isso? Os organismos vivos são divididos em 3 domínios: bactéria, archaea e eukarya (nós pertencemos a este). A ciência descobriu que se fizéssemos uma árvore genealógica de todas as espécies, se voltássemos às origens, chegaríamos ao LUCA (Last Universal Common Ancestor), nosso último ancestral comum.

Com a narrativa que põe em cena os investigadores da biologia evolutiva, um ramo da biologia que estuda como as espécies se transformaram através do tempo, efetuamos essa viagem pelos conhecimentos adquiridos pela humanidade. Da antiguidade, em que o conceito "fixista" pregava espécies sempre imutáveis, validado por explanações filosóficas. Passando pelo "Lamarckismo", um princípio de ideia de como as espécies se modificavam, mas ainda sem desvendar seu funcionamento. Até chegarmos ao conceito revolucionário que realmente desvendou os mecanismos, proposto por Charles Darwin, na "Teoria da Evolução".

Hoje, já acumulamos conhecimento o bastante baseado em evidências, como fósseis, rochas sedimentares e mapeamento genético, para comprovar que as espécies originais sofreram alterações de características em um processo de seleção natural, por meio de pressões seletivas e mutações, por exemplo, que poderiam proporcionar alguma vantagem para sobrevivência, transmitindo-as aos seus descendentes.

É uma excelente introdução a Teoria da Evolução, para começar e entender seus mecanismos e, quem sabe, preparar-se para a leitura do "A origem das espécies".

E, só para constar, quando se trata de ciência, "teoria" é o grau máximo de confirmação de uma hipótese científica.

Lincolnsous 11/01/2021

Um bom livro sem dúvida alguma
Na minha opinião este livro é um bom livro, pois é possível encontrar de maneira bem resumida e simples uma grande quantidade de informações e dados sobre a evolução dos seres vivos desde bactérias até os mamíferos com uma escrita de fácil entendimento, dando ao leitor uma gama de informações que chegam a de fato ficarem gravadas na memória. Se por algum acaso alguém queira saber sobre a evolução dos seres vivos assim como as teorias em volta desse contexto, este livro é uma excelente escolha, tanto para aquele que lê sobre tal assunto pela primeira vez como para aquele que já estudou ou leu sobre e quer revisar ou reler sem perder muito tempo.

Thaís Berganton 13/09/2020

Os mais aptos
Um livro muito bem escrito que abrange um resumo da história da vida. Leitura leve e agradável!! Adorei!

Mariane 12/02/2020

Eu gostei do livro no geral, mas achei muito resumidinho e mais do mesmo, seria bom pra quem tá começando a ler sobre o assunto.

Lisvaldo Tomaela 13/08/2018

Edmac Trigueiro e um autor tupiniquim que vem se concretando como um autor de obras que retratam assuntos, muitas vezes indecifráveis aos olhos leigos, em obras adocicadas, com doses maciças de prazer e aprisionamento de nossa atenção através de uma narração concisa e síntetizada. O livro que se desenvolve dentro dos preceitos da teoria evolucionista, consegue conduzir um público alvo abrangente dentro daquilo que se propôs a abordar na sinopse. Isso porquê, a genialidade está na simpleza em se tratar de um tema tão complexo aos olhos da maioria; por isso essa capacidade inclusiva de leitores leigos se faz presente nas páginas de seus capítulos

Poesia na Alma 01/04/2018

Os mistérios da vida
História da vida, de Edmac Trigueiro, Editora Novo Século, pode ser facilmente confundido com um livro didático, mas, para além desse propósito, o autor numa linguagem simples e direta traz referencias científicas sobre a origem do universo e da vida como a conhecemos se pautando na Biologia Evolucionária. Apesar do tema, o autor media a obra mais para um diálogo entre curiosos. A exemplo disso é que em alguns momentos, recordei da famosa série ‘The Big Bang Theory’.

'Portanto, aí está o mistério da vida. Aquilo que nos intriga e nos encanta não é tanto o fato de ter surgido do acaso de uma reação química na natureza, mas o fato de ter-se tornado tão complexa, a ponto de construir o ser humano.'

A teoria evolucionária de Darwin é o ponto norteador da obra bem como em parte seus dilemas familiares e a decisão de não continuar no curso de Medicina, prática e legado familiar. Além da leitura cronológica de trabalhos e principais divulgações e breve descrição de algumas de suas viagens. Relatando alguns dos diversos desafios de uma pessoa em buscar do que acredita.

'A partir de 1837, contudo, enquanto pesquisava, conversava, fazia experiências, anotava, lia e escrevia sobre a transmutação das espécies, não se esquecia de seus outros livros.'

São nessas leituras que Darwin descobre que outras pessoas estão em sua mesma linha de pensamento e então decide adiantar a publicação de sua principal pesquisa preocupado com os créditos sobre a prioridade da descoberta. Isso não lhe dá o rótulo de oportunista era a oportunidade de não perder todos os anos de trabalho. Nesse meandro, o autor vai detalhando outras descobertas semelhantes ou que se complementavam e complementam o estudo original de Darwin. Em seguida, faz uma linha sucinta do tempo sobre a origem da vida na perspectiva biológica nos últimos 4 bilhões de anos, como a evolução é um processo natural que pode durar milhares de anos e nada aleatório e o encontro com pesquisas mais avançadas com o estudo do DNA no reino animal ao qual, nós, homo sapiens, pertencemos.

Dito isto, obviamente, temos a certeza da importância da pesquisa de Darwin. O mais curioso é que intercalando capítulos o autor não perde o tom informal de dialogar com o leitor e trazer a ideia do complexo para o simples.

'Morando em uma cidade litorânea banhada pelo sol, costumo caminhar pela avenida beira-mar. Nesse percurso, às vezes paro para comer tapioca com café, milho quentinho ou beber água de coco. Mal sabia, mas hoje sei, que, em algum dia no passado, nós cinco - a mandioca, o café, o milho, o coco e eu - éramos a mesma ‘pessoa’. A teoria que veio a confirmar (e provar) essa hipótese foi aquela descoberta por Darwin (e Wallace).'

O livro é curto, contém as informações principais tornando a leitura mais fluida e rápida e que o facilita para um ambiente escolar de ensino fundamental e médio ou mesmo estudantes universitários. A propósito, se pensarmos em aulas do ponto de vista interdisciplinar, é possível criar várias possibilidades de uso da obra em aulas conjuntas de disciplinas diferentes.

Dois fatos curiosos e que merecem ser mencionados é que a primeira edição de A Origem das espécies, de Charles Darwin, esgotou num único dia, nos fazendo pensar como a ideia da origem sempre foi e ainda é um fenômeno que suscita a curiosidade do homem perpassando as diversas crenças e abordagens. O outro, é que no livro o autor divide os capítulos intitulado como LUCA, dando vida, inclusive como personagem relacionando-o com o Luca da Turma da Mônica e construindo-o respeitando as etapas que rememoram uma herança familiar de várias gerações. No entanto, LUCA significa, Last Universal Common Ancestor, em português, O Último Ancestral Comum Universal, responsável por toda a vida na Terra e que se assemelha hoje a bactéria.

site: http://www.poesianaalma.com.br/

Peleteiro 19/06/2015

Um livro didatico e divertido
Achei muito interessante, importante e apreciável a ideia do Edmac de escrever de forma simples um assunto tão interessante.
Com esse livro, pessoas que não tem muito afeto com a biologia podem entender muito bem esse tema tão fascinante.
Numa linguagem acessível a todos os públicos, Edmac conseguiu transformar um assunto didático num contar de historias.
Super recomendo! :)