A Menina Feita de Espinhos

A Menina Feita de Espinhos Fabiane Ribeiro

Resenhas - A menina feita de espinhos

Joylande 16/07/2015

Livro da Vida - 10º Ato
É indefinível o que estou sentindo nesse instante. Faz apenas minutos que finalizei essa história de amor e bondade.

Não me permiti entrar na popular “ressaca literária” visto que minha inspiração divagaria até não sobrar fragmento sequer de emoção. Precisava sentir, mas também expor esse misto de sensações.

Jamais pensara que leria algo tão especial e único quanto essa obra. Além disso, de uma escritora brasileira. Que máximo! Uma escrita inteligível e deliciosa de ler. Cada página exala poesia. Meu exemplar está repleto de marcações. Terei citações até não querer mais (risos).

A história retrata a vida da garota, Kat, que nasceu com uma anomalia rara na pele que, consequentemente, fazia com que surgissem espinhos por todo o seu corpo, os espinhos expeliam um muco venenoso. Ela cresceu sob olhares de repugnância e medo sendo criticada, apedrejada e humilhada, contudo, Kat tivera forças para seguir adiante e no fim aceitar sua forma física. Com um final emocionante (que me fez soluçar de tanto chorar), a escritora deu um fim correto sem se enrolar durante a história. Vale muito a pena ler!!!

A escritora, Fabiane Ribeiro, conseguiu descrever perfeitamente as ações e sentimentos das personagens e logo entendi o motivo de tal piegas, ela estava numa fase de mudanças e obviamente encontrava-se fragilizada realizando exatamente o que costumo fazer quando estou abalada, escrever... Dando ainda mais vida à personagem.

A cativante e linda Kat. O querido Rubens. O encantador Gregg. O surpreendente Mica. A dualidade Lolita. Que personagens fantásticos! Esse se tornou um dos melhores livros que já li.

Foram diversas as cenas que marcaram, separei três:

• A METÁFORA, o santuário roseiral e a igreja. Os cantos, as rosas e os espinhos eram Deus.
• A DESPEDIDA de Joaquim, o cavalo, e Kat.
• UM RECOMEÇO, a última conversa entre o Gregg e Kat. Em que ela, Kat, pede para que Greggory siga adiante comparando o relacionamento deles com um quebra-cabeça. As peças que foram preenchidas juntos tornou-se o quadro feliz, porém havia os espaços vazios que ele, Gregg, não poderia montar sem ela... Mas sempre que sentisse saudades era capaz de olhar. Logo, ele deveria preencher um novo quebra-cabeça.

Fiquem com essa... “Ser feliz é uma escolha. Ser bonito é também uma escolha, porque a gente quem decide como vai se enxergar quando olhar no espelho a cada novo dia.
Eu agora me enxergava bonita, mesmo com os espinhos. E decidira que as últimas páginas do livro da minha vida seriam felizes, porque eu merecia isso.
A caminhada fora longa até ali.”

📷: @joylande

Título original: A Menina Feita de Espinhos
Gênero: Romance
Páginas: 343
Editora: Universo dos Livros
Classificação: 4/5
Cintya.Kelly 16/07/2015minha estante
Tbm termieni hoje de ler e estou maravilhada! É simplesmente perfeito!

Eduarda.Almeida 22/07/2015minha estante
Terminei de ler hoje. Ele é muito perfeito, me apaixonei pelo livro

mariana.estevao 28/09/2015minha estante
Quero ler também esse. Ontem acabei de ler Entre a Mente e o Coração de Licya Barros e me apaixonei. Agora esse também me chamou atenção

evie 07/12/2015minha estante
leia jogando xadrez com os anjos e igualmente maravilhoso e é da mesma altora fabiane ribeiro

Pequena 21/12/2020minha estante
Como eu vou conseguir ler??

Joylande 13/01/2021minha estante
Não entendi sua pergunta... Você quer saber como conseguir uma edição para ler?

Trix 05/05/2021minha estante
Como e que usa esse app quero muito ler esse livro

Trix 05/05/2021minha estante

Joylande 12/05/2021minha estante
Qual app?

Beto 11/02/2022

Livro da vida
Acabei de finalizar a leitura...o que dizer desse livro... incrível? Fantástico? Não consigo definir só aqui em palavras.

Foi muito marcante, intenso, leve também, e acima de tudo enriquecedor.

O aprendizado que me trouxe, a forma de ver o diferente, a forma como devemos observar que mesmo nas piores situações e pessoas podemos sim ver e perceber alguma beleza.

A sensibilidade, coragem e resiliência de Kat. O cuidado, renuncia e amor incondicional de seu pai, Rubens. A devoção, companheirismo e a leveza do amor de Gregg...todo os personagens me cativaram e me encantaram.

O final foi lindo e se encaixou perfeitamente em toda história e em minhas expectativas, não poderia se fazer de forma mais pura e linda. Transcendeu.
Silvia410 12/02/2022minha estante
Uau, adorei sua resenha!

Samara 23/05/2022

??
É uma leitura bem fluida, consegue abordar aquilo que é proposto no título, primeira vez lendo um livro dessa autora, achei bacana.
Resenhando Com Luke ® 27/05/2022minha estante
Pra quem disse que não conseguia ler em casa hein Rsrs.

Samara 27/05/2022minha estante
Foi um milagre eu ter conseguido kk

Resenhando Com Luke ® 29/05/2022minha estante
Que bom!

mia 01/01/2021

Quanta sensibilidade na escrita, nos leva a sentir que estamos vivendo e sofrendo com a personagem principal. Emocionante!

Daiana 15/11/2022

A menina feita de espinhos
Comecei o livro gostando e achando bem interessante.
Depois, passei por aquele sentimento de "como assim? Impossível isso!". Achando meio sem noção, sem lógica algumas coisas, porém não deixei de ler.
Ele tem uma leitura fácil.
Te pega em alguns pontos, faz várias reflexões. Sempre trazendo a simbologia dos espinhos com o nosso lado ruim. E trata também do "ser diferente" em uma sociedade tão mesquinha, que não aceita o próximo.
Traz umas reflexões que mexem nesse ponto do preconceito.
O final é emocionante, foi o que mais me tocou, foi onde mais gostei do livro. Principalmente na parte do perdão, algo que é tão difícil de exercermos nos dias atuais.
Vale a pena a leitura. Recomendo.
Silvana137 15/11/2022minha estante
????????

Katia.Elias 08/10/2022

Agora eu entendi! Agora saquei!
No comentário final da autora ela diz que estava passando por um momento de mudança em sua vida que requeria certas despedidas, mesmo que temporárias. E isso fez todo o sentido pra mim. A forma de escrita do livro muda muito depois da metade, vai ficando mais profundo e sensível e provavelmente todos os sentimentos que a personagem derrama nas suas despedidas eram sentimentos reais da escritora.
Infelizmente o arrastado enfadonho e precário de atrativos da primeira metade não me permite dar mais que 3 estrelas.

Val 30/11/2023

A menina feita de espinhos
Não é uma história qualquer de uma menina. É mais que isso. Esse livro fala de aceitação, amor próprio, preconceitos, medos e alegrias. É uma lição de vida. Só leiam. Maravilhoso.

Manu 11/09/2020

Nunca chorei tanto com um livro
Gente que história linda e triste.. estou desidratada esse livro é muito bom

Gabi do NCL 18/06/2023

Registrando Leituras antes de 2023
? Sinceramente eu nem sei por onde começar este #reseniao... Este é uns dos meus livros favoritos!
Amei amei amei.... Chorei tanto com ele.
???????

Bom kkkkkkkk
Ele fala sobre bullying, ter empatia, sobre não ter que seguir o padrão que o mundo impôs e sim ser feliz da sua forma, amor próprio, sobre saber perdoar e pedir perdão, reconhecer que errou, sobre o amor.
Nossa eu assim, me apeguei a este livro; Quando eu li, era jovem néh - adolescente - e fui atingida tao emocionalmente. Lembro-me de estar em um momento tao complicado e difícil em minha vida; acabei me identificando com a personagem principal.

Bora para o reseniao:
Kat é uma adolescente, toda romântica e que mora com seu pai escondida da cidade, longe de qualquer comunicação, de qualquer contato social.
Sua mãe morreu no parto e Kat se culpa por isso, pois, nasceu com uma anormalidade; É feita de espinhos e nem mesmo a ciência sabia explicar como, apenas que se alguém encostar nela pode morrer, porque esses espinhos são venenosos.
Tudo o que ela queria é poder conhecer as pessoas; conversar com alguém diferente.
O único lugar que ela visitava escondida do pai era um jardim cheio de flores, ela amava aquele jardim, se sentia livre por um momento.
Kat insistiu para o pai deixa-la sair para as ruas, falando que tomaria todo cuidado para não encostar em ninguém. Que precisava tentar se socializar.
Por ser do jeito que é, a garota vai enfrentar preconceitos diariamente, olhares de repulsa, palavras duras e atos cruéis.
 Kat e o pai se mudam para longe da cidade, vão para um chalé onde a mãe dela amava ficar. Ela começa a viver dias alegres e tranquilos lá, longe da agressividade da cidade.
Um dia acontece algo tão ruim, é quando percebe que as pessoas podem não ser tão boas assim, é um dia que vai deixar ela arrasada, se sentindo um monstro; Vai se isolar e se afastar.
Depois de um tempo, acredito que uns dois anos acho, Kat vai conhecer um menino que vai mostrar para ela o que é o amor, com quem vai aprender muitas coisas.
Alem dele aparecerá outras pessoas essenciais, uma boas e outra nem tanto.
Apenas Leiam ?

Nathy 29/04/2022

Ser diferente é ser especial!
No começo não estava gostando muito mas o livro vai ficando bem interessante conforme a leitura flui. Ele te faz refletir sobre a vida e o que realmente importa e vale a Pena. Nos ensina a valorizar as pequenas coisas e nos faz entender que tá tudo bem ser diferente. Preparem-se pra chorar. :)

gabe 20/04/2021

Esse com certeza, foi a melhor leitura que fiz, esse livro eu li já tem uns anos. A história é emocionante, eu lembro que chorei do começo ao fim.
A forma como é escrito a história nos faz sentir todos as emoções da personagem.
Carol 20/04/2021minha estante
Eu amo esse livro tbm... Fiquei desidratada de tanto chorar quando li kkk

nana 26/02/2022

O meu livro favorito!
com certeza esse é um dos melhores livros da fabiane, eu me apaixonei por esse livro e não importa quantos eu lerei, ele definitivamente sempre vai ter um espaço no meu coração só pra ele
Sam 26/02/2022minha estante
Esse livro é perfeito ??

Catarse 20/04/2021

Um livro surpreendente que vai te fazer pensar...
Esse livro vai te fazer pensar sobre a vida, pensar sobre o quanto julgamos e o quanto fazemos a aparência valer...
O livro nos mostra Kat, a personagem principal, que nasceu com uma deformidade em sua pele, fazendo com que tenha espinhos venenosos por toda a sua pele (ou seja, ela nunca poderá ser tocada por outro ser vivo). Conforme o livro vai se desenrolando, vamos vendo mais sobre a Kat e o tanto que ela sofre.
MmEsse foi um livro que me fez chorae muito (e olha que é releitura) e todas as vezes que leio eu mudo mais.
É sério só leiam, é maravillhoso ?? (E a melhor parte é que é nacional).

Franciele Francis 08/01/2021

"As rosas são bonitas, mas os espinhos também são."
Kat, nasceu com uma anomalia cutânea, ela tem espinhos por todo corpo.
Ninguém jamais pode chegar perto dela, seus espinhos secretam veneno. Apesar de tudo isso sua jornada ensina a ver o lado bonito das coisas, ensina a amar, a respeitar, a aceitar e a perdoar.
Durante o relato de sua vida, há momentos felizes,tristes, encorajadores, todos eles emocionantes.