A Menina Feita de Espinhos

A Menina Feita de Espinhos Fabiane Ribeiro

Resenhas - A menina feita de espinhos

idkkah 02/03/2021

bom mas poderia ser melhor
cara penei MUITOO pra ler esse livro, não é ruim, a leitura é fluída, mas a escrita Amadora deixa muito a desejar. é um clichê do tipo clássico, mas o tantoooo de lição de vida que tem me deixa super nervosa. enfim, fiquei chateada com o final, apesar de ser preciso foi um final tosco e por ser um clichê eu espera mais, anyway, não nego o fato de ter me emocionado um pouco mas talvez seja pq eu so muito sensível ou to no meu período ?? ENFIM valeu a pena o mês inteiro q eu levei pra ler ?

Caebri 05/03/2021

Não é o tipo de gênero literário/ narrativa que me atrai.
Até cerca de 30% do livro, a curiosidade que a premissa despertou me manteve atento, com expectativas sobre a trama e seu desenrolar. Até que... Tudo ficou repetitivo.

O livro promove alguns momentos de reflexão acerca do preconceito, seu processo de superação e auto-aceitação pelas diferenças (nesse caso, os espinhos de Kat, a protagonista narradora de seus anos de vida - até os 20) diante da "normalidade", o social padronizado, seja pelo interpessoal ou pelo estético. Porém, a autora, que afirma ter colocado muito de si na obra, pesou um pouco a mão justamente nisso, entrando num círculo de repetições que fica cansativo, ultrapassando o limite entre transmissão de criador através de sua criação, a peça mais importante, para uma linha direta dos valores ou crenças do criador.

Sendo mais específico com alguns exemplos: há metáforas que já podem ser entendidas na primeira menção; há mensagens que deveriam promover uma reflexão do fictício para o leitor que se tornam muito carregadas, soando quase como uma "pregação" pelo individual da protagonista narradora, Kat, que por vez, é uma voz direta da autora; Kat, aliás, é muito passiva diante dos conflitos, que são amenos, atingindo o ápice somente uma vez durante toda trama, junto com o fato de que, a cada novo desdobramento, o amor, a amizade, aceitação, amadurecimento, carinho e afins são enaltecidos, e isso não deveria ser ruim, não é mesmo? Mas repetição é tanta que fica chato. Como leitor, quero ver mudanças, surtos, arrependimento, ação e consequência, e não uma resignação quase religiosa com tudo.

Em contraponto, a gramática está ótima, sem erros, e momentos muito sensíveis em descrição de sentimentos. Os capítulos são curtos, tornando a leitura mais rápida e aquelas aberturas poucas para as reflexões acerca do preconceito merecem destaque. Mas a estrutura repetitiva e insistência em mensagens positivas a cada mínimo conflito - que são os motores de uma história - nublam esses bons pontos.

Enfim, essa resenha ainda tem um adicional por eu não ser um leitor desse gênero em específico. A ideia dos espinhos foi o que me fisgou no princípio, mas o interesse se perdeu no trajeto.

KelenDZ 07/09/2022

O livro é muito bom...através de várias metáforas, como os espinhos, ela nos ensina que devemos aprender a superar as dificuldades e nos aceitar do jeito que somos.
Adorei o último capítulo contado pelo pai dela.

Hermione 06/04/2021

Esse livro é com certeza um dos melhores que já li, me prendeu bastante, a história é incrível e eu chorei até desidratar hahaha. A protagonista é uma pessoa inspiradora, nos faz refletir sobre mossa vida... Podemos dizer que os limites dela não a limitavam!! Recomendo muito

Josy.Ribeiro 11/04/2021

Não foi uma história que me prendeu. Muito simples, apenas focada na personagem principal. Teve algumas partes emocionantes no geral deixou a desejar.

Malu 23/04/2021

Esse livro mexeu muito comigo, é uma leitura super leve e eu indico pra todo mundo. Fala muito sobre aceitação (em relação a aparência), se sentir bem consigo mesmo e a evolução da personagem principal é lindo de ver.

Ana Lee 30/04/2021

Peguei pra ler com quase nenhuma expectativa, mas me surpreendeu.
Uma história triste mas com muitos ensinamentos sobre bondade, sobre ser quem você é e amar isso.
É um livro triste, mas gostoso de ler.

gab 21/07/2021

Chorei tanto que desidratei
Quando li esse livro não estava numa fase muito boa comigo mesma, ele me veio como indicação da mae de uma amiga que me emprestou para ler. Não sei explicar como ele foi importante para mim naquele momento, a história dele é linda e fala sobre amar acima das aparências, de como sempre vai existir alguém que te queira exatamente como você é. Chorei o livro inteiro.

Thay 25/08/2021

Sobre A menina feita de espinhos...
Esse não é um tipo de livro que normalmente gosto de ler, li por que tenho na minha prateleira e ele me surpreendeu muito!
Super leve e fácil de ler, muito emocionante, tô chorando horrores.
Em alguns momentos achei bem repetitivo os pensamentos de Kat, mas a história em si é muito linda.
Vale muito a pena sim, mexeu demais comigo.

"As rosas são bonitas. Mas seus espinhos também."?

Aventuras Literárias 30/08/2021

Quem gosta de drama irá amar
O livro aborda temáticas importantes, porém achei bem carregado de drama, não me atrai esse tipo de leitura. Porém a autora sobre trabalhar bem a narrativa, gostei bastante das metáforas, o final é bem trágico e com uma lição linda.

Luxxanno 26/02/2023

Dor e tristeza
Esse livro foi arrebatador, a sensação de tristeza, isolamento, depressão, repressão e persistência foi lindo de se ler, ela sofreu até o último segundo, mas realizou seu último desejo

Emilly 14/12/2021

Há beleza em tudo
Esse é definitivamente meu livro favorito da vida. Já o li 6 vezes e a cada vez que leio, tenho uma visão diferente sobre tudo que acontece. A Kat é uma personagem cativante que, assim como todo mundo, mostra que é uma pessoa cheia de defeitos e qualidade. Com o tempo, ela se torna cada vez mais maduras e deixa mensagens irreparáveis. É um livro lindo, que mostra como cada coisinha, triste ou feliz, reflete na sua evolução e no seu crescimento psicológico.

Thalita Eduarda 22/12/2021

"A única rosa a caminhar sobre a terra e capaz de realmente se apaixonar."
A escrita é boa e a história flui muito bem, mas a princípio não consegui me conectar com a história, eu lia, mas não me sentia ligada aos personagens, talvez isso tenha se dado pelo modo que a história é contada. Tipo à história é interessante, à leitura é fácil, mas tinha lido até uns uns 26% e à leitura não tinha me conquistado, tanto que ate dei uma pausa na leitura.
Eu lia, mas não sentia aquela vontade, apesar de estar curiosa com o desfecho e sim a história dela é triste, não tinha chegado a me comover ainda.
Resolvi continuar a leitura um tempo depois e a terminei no mesmo dia. É uma história cheia de ensinamentos, com uma força motivadora e sensível ao mesmo tempo, a escrita é poética e autora conseguiu criar bonitas imagens com as palavras.
Porém, teve alguns pontos negativos. Teve momentos que foram um pouco repetitivos e as vezes a história acontecia rápido demais, como foi o caso do Gregg, achei que falto um pouco mais de essência no relacionamento de ambos, não sei, achei tudo um pouco apressado.
Mas apesar de tudo e do começo difícil pra mim, a história se seguiu bem. Sobre o final, apesar de saber que aquilo poderia acabar acontecendo eu não estava preparada, foi um final lindo.

"Cada sonho lindo que temos na vida colore os dias como giz de cera e torna a existência uma benção."

Deeh 21/06/2024

Gostei bastante desse livro. É uma leitura muito boa, pois, nos faz refletir bastante sobre as efemeridades da vida, suas dualidades, seus momentos e, principalmente, sobre o preconceito e as consequências dele na vida das pessoas que possuem algo que a sociedade rejeita.