O Amor que Acende a Lua

O Amor que Acende a Lua Rubem Alves

Resenhas - O Amor que Acende a Lua

Talita342 16/04/2024

A leitura do livro de Rubens foi uma surpresa agradável, iniciada sem grandes expectativas, mas que se revelou uma imersão profunda na mente de um psicanalista. Sua escrita delicada e perspicaz revela uma sensibilidade única para explorar temas como o amor, que passa pela : morte, a escuta atenta e o corpo humano. Os contos apresentam uma abordagem sutil e provocativa, tocando em questões que muitas vezes são consideradas tabu ou simplesmente ignoradas.

Katia Rodrigues 05/02/2024

"A alma é uma catedral submersa"
Conheci Rubem Alves por acaso. Esbarrei, anos atrás, em um de seus livros, "Ostra feliz não faz pérola", enquanto fuçava promoções de e-books. O título me cativou. Eu não gostava de crônicas, mas mesmo assim resolvi dar uma chance. Baixei um pdf fulerage (não façam isso em casa, crianças), e ele permaneceu anos mofando no meu kindle, até que, em 2022, desencalhei o bendito da minha prateleira virtual. A leitura veio na hora certa. Foi amor à primeira crônica.

Rubem Alves era psicanalista, e muitas de suas crônicas surgem de reflexões filosóficas sobre o ser humano, sobre o estar no mundo. Ele nos convida, à sua maneira, a refletir os movimentos da vida. Amante de poesia, Rubem cita diversos poetas. Fernando Pessoa e Cecília Meireles são frequentes. Faz sentido. Filósofos por excelência.

A maneira como Rubem diz as coisas mais sérias por meio de uma aparente conversa-fiada despretensiosa é cativante. Por exemplo, na crônica, "Os moradores do albergue", ele explica os conceitos freudianos de Ego, Id e Superego da maneira mais criativa que eu já vi, "Freud percebeu que o corpo era uma casa de três andares, onde moravam três moradores muito diferentes. No térreo mora um pacato cientista, professor, de hábitos tranquilos e racionais. No porão um playboy sem juízo, que se entrega pela noite adentro a orgias barulhentas. No andar superior funciona um tribunal onde são julgados, condenados e frequentemente punidos os que se desviam das leis impostas pelo juiz que preside o dito tribunal.". Nunca mais esqueço!

Nessa crônica, ele compara nosso corpo a um albergue, "Há moradores de todo tipo - e curioso é que o corpo, parece, não faz uma investigação das credenciais do pretendente a albergado, antes de aceitá-lo como morador.". Somos moradia que abriga vários "eus", de personalidades diversas.

"Comenta o poeta, que se sabia irremediavelmente um fingidor: 'Que sei do que serei, eu que não sei o que sou? Ser o que penso? Mas eu penso tanta coisa...".

Destaque para:
Se eu fosse você
O albergue
Os moradores do albergue

skuser02844 02/02/2024

"É preciso espantar o medo para que a vida não se encolha."
Foi minha primeira leitura do Rubem Alves (e do ano), e posso afirmar que foi uma experiência maravilhosa! Fazia tempo que eu não refletia lendo um livro, e este conseguiu me proporcionar isso (o que eu particularmente amo). Não pretendo me estender muito aqui, porém, recomendo para quem quer uma leitura fluída e reflexiva.

Com certeza, lerei outros livros do Rubem!
5? + ?

Beatriz 21/01/2024

É um ótimo livro para ressaca literária
Como falei no título é de fato um ótimo livro , para quem está passando por uma ressaca literária.
Ele flui com bastante facilidade e com uma escrita de fácil compreensão, eu particularmente gostei bastante pelo fato de cada capítulo aborda algum assunto diferente que acaba fazendo sentido a capítulo anteriores?
Eu gostei da leitura !

Deise.Maria 04/12/2023

Reflexões análogas
Rubens Alves tem uma linguagem singular ,onde ele aborda assuntos de uma forma bem reflexivisa ,e esse livro não podia ser diferente. As vezes parece até que foge um pouco do foco ,oq ele entra em uma metáfora e sai em outra levando a várias mensagens ao mesmo tempo.
O amor que acende a Lua ( não entende o que tinha o conteúdo do livro com o título dele mas enfim) são textos que levam o leitor a refletir sobre assuntos diversos, como as máscaras que nossa personalidade compõem, a liberdade de conquistar nosso sonhos,nossas limitações, expectativas frustradas,a arte de sermos ctiacas no processo de aprendizagem.
Dividido em fases da lua: lua Nova, crescente ,minguante e cheia ,o autor nos leva a tais analogias.
Destacarei aqui um texto que gostei bastante :

"A inteligência adulta é grave. Faz afundar. A inteligência infantil é leve. Faz levitar"
= quando estamos na fase adulta nos esquecemos de como era bom ser criança, perdemos a essência devido a sobrecarga de compromissos e responsabilidades, esquecemos de sermos leves, e isso as criancas sabem ser.

Uma metáfora tanbem que amei é quando ele compara a nossa alma a um albergue ,uma moradia, que reside vários " eus" ,personalidades diversas que se encaixa em cada situação seja boa ou ruim,não somos definitivos em nossa persona,ela se transmuta a cada momento .

Outro ponto é o texto Conchas ou asas ?
É umm texto bem legal,pq fala sobre escolhas ,de sairmos de nossa zona de conforto o que compara a estarmos na concha ,nossa bolha de proteção ou sermos seres alados ,que desejam voar.
Enfim esses foram apenas alguns que desejei arquivar aqui como exemplo de que suas metáforas são inspiradoras ,com a resalva de que as várias referências que ele faz as heterônimos de Fernando Pessoa, como Bernardo Soares, Alberto Caeiro , Ricardo Reis ,faz com que eu aprenda o que os poemas dele querem dizer coisa pela qual eu tinha dificuldade. E com as analogias do Rubens eu consigo compreender . Eu só não me agradei do final do livro que falou sobre a onipotencia de Deus como um fardo ,entre a questão da trindade, pra mim não rolou esse final!!

luna the creator 21/10/2023

Genioso
Leitura impecável, muito fluida e com reflexões inimagináveis, rubem alves nos leva a adentrar num profundo tópico de nossa vida, aonde nem imaginamos que poderíamos chegar. recomendo ler devagar pra entender a total sabedoria desse livro. lindo, poesia.

Marcelo 22/08/2023

Uma conversa com o senhor da montanha
O livro não é muito grande, e ainda é muito fluido, muito gostoso de se ler, mas uma dica importante, leiam devagar! Aproveite o máximo q se puder de Rubem Alves.

Marco113 28/05/2023

Eu comecei a ler este simplesmente pela crônica ?Se eu fosse você? (perfeita, por sinal) e não poderia ter feito coisa melhor, foi uma imersão completa nos devaneios de Rubem, é profundo, atual e gostoso de ler. Queria que existissem cristãos mais profundos como esses.

theus26 04/05/2023

Por vezes a felicidade se faz com sonhos impossíveis.
Rubens Alves, o que você escreveu aqui, meu deus. Começar pela parte ruim, o final do livro não me pegou muito, dei umas travadas inclusive, o que me fez não querer favoritar, mas todo o início do livro é incrível. A poesia, metáforas, analogias ou só a filosofia e a psicanálise (k) é maravilhosa, flui bastante e dá para fazer mil citações.

stvonnie 09/04/2023

Amei!!????
Gostei muito do livro, fiz bastante marcações (coisa que geralmente não faço). A leitura é bem fluida, a escrita é magnífica, um ótimo livro pra ler enquanto toma café, mostra a beleza em muitas coisa, muito incrível. Recomendo!!!

***quotes***

"'Se as plantas tivessem olhos, gosto e capacidade de julgar, cada planta diría que a sua flor é a mais bonita.' Esse não é o nosso caso. Somos os únicos seres que não estão contentes com o que são. Queremos ser diferentes. Por isso estamos infelizes e doentes."
"Tristeza eu tenho porque muitas das coisas que moram na minha alma não podem ser comunicadas"
"No tempo de Freud as pessoas procuravam os terapeutas para se curarem da dor das repressões sexuais. Aprendí que hoje as pessoas procuram os terapeutas por causa da dor de não haver quem as escute. Não pedem para ser curadas de alguma doença. Pedem para ser escutadas. Querem a cura para a dor da solidão."

Hiury Haffid 26/03/2023

Entre os melhores livros que li até agora. As crônicas de Ruben Alves reunidas nesse livro te fazem querer refazer sempre essa leitura. Indico demais!

vitoriaarcheron 19/02/2023

"Aprendí que hoje as pessoas procuram os terapeutas por causa da dor de não haver quem as escute. Não pedem para ser curadas de alguma doença. Pedem para ser escutadas. Querem a cura para a dor da solidão".
stvonnie 19/02/2023minha estante
vitória skooberr

Dímitra Alectoridis 02/02/2023

Ele, o mestre
Basta um pequeno evento, ou um amontoado de folhas voando ao vento que Rubem faz disso uma crônica. Esta obra mostra seu olhar amoroso, delicado, algumas vezes duro e ácido. Ele mostra a vida. E quando finaliza a obra falando sobre o Menino Jesus, vemos toda ternura no seu coração, escondida debaixo de seus olhos brilhantes...