até breve, José

até breve, José Camila Goytacaz

Resenhas - até breve, José

Beatriz. 22/12/2015

Um livro simples, mas cheio de sentimento!
"A imagem que criamos é de pais que engravidam, logo chega um bebê, o bebê cresce e vira uma criança, a criança cresce e vira um adolescente, depois adulto, e um dia os pais viram avós. Na narrativa não tem despedida de bebê"
Após a morte de seu filho José, que viveu apenas por 11 dias, o mundo de Camila desabou, assim como o de centenas de outras mães que perdem seus filhos.

Para suportar a dor pela morte de José, a autora decidiu escrever um diário para seu bebê. Encontra consolo e força em outras mães que perderam seus filhos seja por abortos espontâneos ou complicações durante a gestação (perda invisível), seja poucos dias após o nascimento ou com filhos maiores.

Léo 22/12/2023

Chorei, lógico que eu chorei...
Esse episódio ocorreu na minha família há anos atrás, mas parece que foi ontem. Ninguém sabia o que fazer, falar, pensar, encorajar (encorajar o que, meu Deus??????). Foi um desastre que ninguém pensava na possibilidade, e aconteceu, e ninguém sabia o que fazer e depois ninguém também foi correr atrás para saber o que fazer/falar/estar.
E às vezes é só isso, né?
Estar junto, fazer presente, ouvir. Lembrar.

Elani Araújo 05/09/2020

Uma mãe que vê o filho nascer, mas que não sai do hospital.
Este livro eu li por intermédio de uma mãe que acabara de perder a filha recém nascida, a criança já nascerá morta, a família e os médicos não sabiam, e nada poderia fazer. Dor absurda dividida com outras mães, assim li o livro, sem ser mãe, mas por ser mulher entendi a dor e aprendi sobre como se comportar com uma mãe que perde um filho, a ter empatia... A leitura dele, ativa sensações que você nem.sabia que existiam.

Dan 31/05/2021

Sua dor. Sua luta. Sua história.
Com uma narrativa autobiográfica, Camila expõe uma triste perda, seu filho José teve apenas alguns dias de vida. Nessa história, a autora mostra ao leitor todo o seu processo de cura em palavras poéticas e ilustrações belíssimas.

Durante a leitura é possível sentir grande empatia e dor, vendo como uma mãe tenta superar seu processo de luto mesmo nós (leitores) não tendo passado por uma situação parecida.

Em vários momentos você se sente como se ela fosse uma amiga, e cada palavra fosse um desabafo de seus anseios. Ao longo de cada página, ela descreve como passa por esse momento, avançando 2 passos e regredindo 1. Vemos isso em vários momentos onde percebemos autora conta como foi o dia em que conseguiu rir pela primeira vez após a perda de seu filho e em outro momento volta aquele sentimento de perda.

Um livro lindo, poético, doloroso e cheio de esperança.